collapse

Autor Tópico: Excesso de isco!  (Lida 2189 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Excesso de isco!
« em: 13:32 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não sabia que há um limite para ter isco!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Excesso de isco!
« Responder #1 em: 14:44 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Está bem claro na legislação em vigor:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

pdf: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Inserir Citação (seleção)
Portaria n.º 14/2014
Artigo 12.º

Limites à captura diária

1 - O peso total das capturas diárias na pesca lúdica não pode, no seu conjunto, exceder 10 kg por praticante, não sendo contabilizado para o efeito o exemplar de maior peso, sendo que para a pesca submarina este limite é de 15 kg, não sendo igualmente contabilizado o maior exemplar.

2 - O peso das capturas diárias de organismos marinhos, excluindo peixes e cefalópodes, não pode, no seu conjunto, exceder 2 kg por praticante.

3 - Cumulativamente com o limite estabelecido no número anterior, e sem prejuízo do disposto no n.º 1, é autorizada a captura de 3 kg de mexilhão (Mytilus spp), de 5 kg de ostra (Crassostrea spp) e de 5 kg de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum), por dia e por praticante.

4 - O limite de captura diária para anelídeos é de 0,5 litros por praticante, não incluindo os casulos neste limite, não sendo permitida a sua captura com raspagem das superfícies rochosas.
 
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Excesso de isco!
« Responder #2 em: 14:49 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Penso que nenhum praticante de pesca lúdica anda com esses valores no bolso! Só mesmo para business!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Excesso de isco!
« Responder #3 em: 14:56 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Boas Ricardo.  olha  se nós gastássemos  todo esse isco  numa jornada e se isso correspondesse a peixe? ;D ;D
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Excesso de isco!
« Responder #4 em: 14:58 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Ricardo.  olha  se nós gastássemos  todo esse isco  numa jornada e se isso correspondesse a peixe? ;D ;D


;D ;D ;D ;D isso é que era de valor!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Excesso de isco!
« Responder #5 em: 17:05 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Se calhar ele tirou 8 dias de férias e pensava acampar todo esse tempo junto ao mar sem ter de se preocupar em ir comprar mais isco.
Coitado do homem, estragaram-lhe a direta de oito dias com que tinha sonhado toda a vida :(
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Excesso de isco!
« Responder #6 em: 17:49 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mos  todo esse isco  numa jornada e se isso correspond

Concordo contigo, excepto nos anealideos, olha que 0.5L de anealideos diversos nem é assim muito
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Excesso de isco!
« Responder #7 em: 18:24 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mos  todo esse isco  numa jornada e se isso correspond

Concordo contigo, excepto nos anealideos, olha que 0.5L de anealideos diversos nem é assim muito


É capaz de não ser muito, mas para uma jornada penso que chegará! O ideal é levar 1kg de carmarão e "prontos"!  :D
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Oliverio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 6 vezes
    • Ponta Delgada
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:37 Terça, 01 de Maio de 2018
Re: Excesso de isco!
« Responder #8 em: 18:51 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que nenhum praticante de pesca lúdica anda com esses valores no bolso! Só mesmo para business!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Está bem claro na legislação em vigor:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

pdf: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Inserir Citação (seleção)
Portaria n.º 14/2014
Artigo 12.º

Limites à captura diária

1 - O peso total das capturas diárias na pesca lúdica não pode, no seu conjunto, exceder 10 kg por praticante, não sendo contabilizado para o efeito o exemplar de maior peso, sendo que para a pesca submarina este limite é de 15 kg, não sendo igualmente contabilizado o maior exemplar.

2 - O peso das capturas diárias de organismos marinhos, excluindo peixes e cefalópodes, não pode, no seu conjunto, exceder 2 kg por praticante.

3 - Cumulativamente com o limite estabelecido no número anterior, e sem prejuízo do disposto no n.º 1, é autorizada a captura de 3 kg de mexilhão (Mytilus spp), de 5 kg de ostra (Crassostrea spp) e de 5 kg de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum), por dia e por praticante.

4 - O limite de captura diária para anelídeos é de 0,5 litros por praticante, não incluindo os casulos neste limite, não sendo permitida a sua captura com raspagem das superfícies rochosas.
 

Acho que quem faz essas leis, não percebe nada disso ou então não conhece a realidade da pesca lúdica. Será que o problema da falta de stock de peixe, tem a ver com as capturas feitas pelos pescadores lúdicos? Ou será pelos pescadores profissionais, que aqui nos Açores vejo muitas vezes colocarem as redes, mesmo junto à costa, a não respeitarem períodos de defeso das espécies, etc etc.

Este é um assunto, que felizmente ou infelizmente, ainda não fui abordado pelas autoridades com relação a isso, porque revolta-me imenso.
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Excesso de isco!
« Responder #9 em: 18:58 Quarta, 16 de Maio de 2018 »


[/quote]
Acho que quem faz essas leis, não percebe nada disso ou então não conhece a realidade da pesca lúdica. Será que o problema da falta de stock de peixe, tem a ver com as capturas feitas pelos pescadores lúdicos? Ou será pelos pescadores profissionais, que aqui nos Açores vejo muitas vezes colocarem as redes, mesmo junto à costa, a não respeitarem períodos de defeso das espécies, etc etc.

Este é um assunto, que felizmente ou infelizmente, ainda não fui abordado pelas autoridades com relação a isso, porque revolta-me imenso.
[/quote]


Aqui na zona também tenho notado que as boias das redes estão cada vez mais perto da costa, o peixe não entra!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Oliverio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 6 vezes
    • Ponta Delgada
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:37 Terça, 01 de Maio de 2018
Re: Excesso de isco!
« Responder #10 em: 19:03 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Acho que quem faz essas leis, não percebe nada disso ou então não conhece a realidade da pesca lúdica. Será que o problema da falta de stock de peixe, tem a ver com as capturas feitas pelos pescadores lúdicos? Ou será pelos pescadores profissionais, que aqui nos Açores vejo muitas vezes colocarem as redes, mesmo junto à costa, a não respeitarem períodos de defeso das espécies, etc etc.

Este é um assunto, que felizmente ou infelizmente, ainda não fui abordado pelas autoridades com relação a isso, porque revolta-me imenso.
[/quote]


Aqui na zona também tenho notado que as boias das redes estão cada vez mais perto da costa, o peixe não entra!
[/quote]
Pelo menos ainda vês as bóias, eu vi a minha linha a engatar nas redes, e a seguir eles vieram, recolheram e andaram. Depois quando falei com uns amigos que são pescadores profissionais, disseram me que ainda existem umas licenças activas que lhes permite fazer isso.
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Excesso de isco!
« Responder #11 em: 19:09 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Acho que quem faz essas leis, não percebe nada disso ou então não conhece a realidade da pesca lúdica. Será que o problema da falta de stock de peixe, tem a ver com as capturas feitas pelos pescadores lúdicos? Ou será pelos pescadores profissionais, que aqui nos Açores vejo muitas vezes colocarem as redes, mesmo junto à costa, a não respeitarem períodos de defeso das espécies, etc etc.

Este é um assunto, que felizmente ou infelizmente, ainda não fui abordado pelas autoridades com relação a isso, porque revolta-me imenso.


Aqui na zona também tenho notado que as boias das redes estão cada vez mais perto da costa, o peixe não entra!
[/quote]
Pelo menos ainda vês as bóias, eu vi a minha linha a engatar nas redes, e a seguir eles vieram, recolheram e andaram. Depois quando falei com uns amigos que são pescadores profissionais, disseram me que ainda existem umas licenças activas que lhes permite fazer isso.
[/quote]


É o que temos :(
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Excesso de isco!
« Responder #12 em: 19:14 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Um foi apanhado com todo esse isco mas tenho dificuldade em crer que um unico gajo apanhou isso tudo... É impossível um gajo numa maré apanhar essas quantidades de iscos diferentes.
Nelson Peres
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Excesso de isco!
« Responder #13 em: 19:17 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um foi apanhado com todo esse isco mas tenho dificuldade em crer que um unico gajo apanhou isso tudo... É impossível um gajo numa maré apanhar essas quantidades de iscos diferentes.


Talvez, mas depende da engenhoca que utilize!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Excesso de isco!
« Responder #14 em: 20:21 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não são só os mariscadores que podem apanhar isco??? o pescador não pode, correcto?
Afonso
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Excesso de isco!
« Responder #15 em: 20:43 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Penso que se pode, mas dentro dos limites permitidos, costumo apanhar Teagem mas nunca mais de 200/300gr, só para utilizar mesmo no dia a seguir (nunca tive stress)!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline fvarejao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 20 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:29 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Re: Excesso de isco!
« Responder #16 em: 20:50 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Boas a todos, parece-me que o que aqui está em causa é o facto de ser espanhol, possuir espécies para venda em excesso e efectuar comércio à margem da lei. Provavelmente seria para levar para Espanha. Ter espanhóis a delapidar os organismos vivos do país e quiçá a vendê-los em Espanha, não levanta questões a ninguém. No entanto, pelos comentários parece que é um coitado perseguido pela Polícia. Existem regras e são para cumprir, julgo que os valores que o pescador lúdico pode apanhar por dia são justos para uma jornad de pesca. Quando este tipo de iscas deixarem de existir nesta abundância vou ver os comentários sobre os preços que se vão pagar.
Ainda sou daqueles que considera que de Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos.
Fiquem bem.
Existem 3 tipos de homens:
Os vivos,
Os mortos e
Os que andam no mar.
(Platão)
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Excesso de isco!
« Responder #17 em: 21:20 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Sim claro!!! Deve ser ilegal apanhar cá e vender láaaa.... até pelos impostos e licenças que deveria tirar!!! É trafico...

Afonso
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Excesso de isco!
« Responder #18 em: 21:21 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Alguém sabe se se pode apanhar isco para pescar? Se é legal com a licença de pesca, e que quantidades?...

Sabem qual é a lei que o fundamenta ou prevê? Obrigado.
Afonso
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Excesso de isco!
« Responder #19 em: 21:31 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Eu apanho camarinha para a pesca. Desde que tenha medida normal,além disso tenho camaroeiro  com malha de 2 cms
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Excesso de isco!
« Responder #20 em: 21:50 Quarta, 16 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um foi apanhado com todo esse isco mas tenho dificuldade em crer que um unico gajo apanhou isso tudo... É impossível um gajo numa maré apanhar essas quantidades de iscos diferentes.


Talvez, mas depende da engenhoca que utilize!

Ninguem utiliza uma retroescavadora ;D por isso, não há muitas soluções para apanhar que não dando ao cabedal.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Alguém sabe se se pode apanhar isco para pescar? Se é legal com a licença de pesca, e que quantidades?...

Sabem qual é a lei que o fundamenta ou prevê? Obrigado.
Há uma quantidade máxima que se pode apanhar, o Zé Maria mais atrás colocou isso, mas há restrições de ferramenta para apanhar isco, o que a lei prevê quase não dá para apanhar nada...
Nelson Peres
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Excesso de isco!
« Responder #21 em: 01:15 Quinta, 17 de Maio de 2018 »
Para conhecimento da malta, esse espanhol apanhado tinha o isco comprado a muitos dos mariscadores. É um negócio que já dura há décadas: o isco da ria formosa a capturar peixe em Espanha. Quanto aos mariscadores, nenhum deles cometeu crime pois estão licenciados para a actividade. Se vocês vissem o que a PM e a Guarda Fiscal quando patrulham e fiscalizam por aqui, é ver as toupeiras a mexer. Acho bem que tenha acontecido também para ver se se contraria algo que ouvi de uma pessoa cá na cidade ao exclamar que "deveriam ser multados e barcos presos", não se apercebendo que o capturado é mais um dos inumeros intermediários que ganham dinheiro à conta de quem trabalha. Lembrei-lhe o caso da laranja comprada no Algarve, por espanhóis de camiões sem as minimas condições de higiene para transporte de produtos alimentares e depois voltavam a vender a Portugal, as mesmas laranjas, ao triplo do preço, com autocolante de produtor espanhol inexistente. Chamam a isso legalidade?
Voltando ao mar, ao passo que os pescadores e mariscadores assim como eu apanhávamos o marisco na fotografia que se segue, deixando o caranguejo (cavalete) vivo para nos dar mais bocas, como lhe chamamos, os espanhóis atravessavam a canal de Faro a nado, com sacos de rede e capturavam cavaletes com bocas levando tudo o que viam. Nesse tempo a PM nada fazia e era vê-los carregados a chegar a Faro entrando pelo Clube Naval (marina). Hoje em dia, cada uma dessas que apanhamos dá-nos 50 anzois de multa e proibiram o acesso a varias áreas aos mariscadores, com a desculpa da fauna e os passarinhos e os ovinhos nos ninhos e mais o raio que os parta. Mas de maré cheia é ver os barcos dos turistas a navegar pelos mesmos sítios que percorriamos a pé no baixa mar. E vêm-me falar de ilegalidades de pescadores e mariscadores... já não se deixa é muito dinheiro ao Estado como antigamente e como tal, pode-se aniquilar que "não faz falta", mas no Natal gostam de um mariscozinho, um polvinho... esses "doces" dos que fazem as leis para o que vemos acontecer.

« Última modificação: 01:17 Quinta, 17 de Maio de 2018 por ClaudioP »
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Kalundu

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Excesso de isco!
« Responder #22 em: 01:21 Quinta, 17 de Maio de 2018 »
Quanto aos limites de capturas para licenças ludicas, bem explicitas na legislação, temos os dois kilos de marisco, isco vivo e dez kilos de pescado sem contar com o maior exemplar capturado.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por rui salmonete [Hoje às 03:39]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]