collapse

Autor Tópico: Pesca do Polvo  (Lida 4618 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Xico da Granja

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 28
  • Agradecido: 4 vezes
    • Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Sexta, 09 de Maio de 2014
Pesca do Polvo
« em: 09:28 Segunda, 07 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca do Polvo
« Responder #1 em: 10:10 Segunda, 07 de Maio de 2018 »
 :(
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca do Polvo
« Responder #2 em: 11:10 Segunda, 07 de Maio de 2018 »
Boas .Em Oeiras por vezes anda lá um grupinho  que tudo o que vem ao ferro ,e´tudo saco. Aqui nos Olivais anda um casal com uma carrinha a vender peixe , o mês passado a minha vizinha foi-lhe comprar peixe . Dentro de uma caixa de esferovite tapado com um pano era só aranhiços. Perguntei-lhe se não tinha vergonha de estar a vender aquilo, ao que ela me disse que tinha que ganhar  a vida, e eu disse-lhe que aquilo era crime , e tanto ela como quem lho vendeu deviam de ir presos.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Pesca do Polvo
« Responder #3 em: 11:49 Segunda, 07 de Maio de 2018 »
Infelizmente cabe primeiro á cabeça de cada um, depois ás fiscalizações  só assim se pode mudar o rumo destes acontecimentos :(
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Pesca do Polvo
« Responder #4 em: 18:58 Segunda, 07 de Maio de 2018 »
É sempre a mesma conversa. :evil:
O preço que o polvo atingiu nos últimos tempos é escandaloso e acaba por atrair mais pescadores para esta actividade... e quem paga é o consumidor final.
Agora são os próprios pescadores a falar em defeso biológico mas quando na altura, em que ainda havia bastante polvo, se falava em defeso e limitar a pesca e o nº de barcos, era o fim do mundo com os argumentos do costume... famílias a passar fome, ter que largar a vida do mar, etc., etc., etc....
Enquanto deu, foi "à grande e à francesa"!  :grrr:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: Pesca do Polvo
« Responder #5 em: 19:14 Segunda, 07 de Maio de 2018 »
Vira o disco e toca o mesmo... Enquanto persistirem mentalidades que em nada protegem as espécies isto nunca mudará
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Pesca do Polvo
« Responder #6 em: 20:08 Segunda, 07 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas .Em Oeiras por vezes anda lá um grupinho  que tudo o que vem ao ferro ,e´tudo saco. Aqui nos Olivais anda um casal com uma carrinha a vender peixe , o mês passado a minha vizinha foi-lhe comprar peixe . Dentro de uma caixa de esferovite tapado com um pano era só aranhiços. Perguntei-lhe se não tinha vergonha de estar a vender aquilo, ao que ela me disse que tinha que ganhar  a vida, e eu disse-lhe que aquilo era crime , e tanto ela como quem lho vendeu deviam de ir presos.

eu sei que isso é verdade...há malta aqui do barreiro que vai a Oeiras de proposito ao polvo e trazem tudo aranhiços é o que vier...também já vi em setubal malta a sacar aranhiços,perguntei a mim prório o que é que aqulo teria que comer depois de frito ou cozido ou assado ou o raio que os parta.

ainda hoje atirei fora um polvo com mais ou menos 300 gramas e uma raia do tamanho de um prato,chocos que consiga fechar a mão em volta deles vão todos para dentro de água!!!como é que querem que haja peixe se rapam tudo??

eu o ano passado e já este ano fui fiscalizado todos os meses!!!acabei por apanhar uma multa porque tinha o colete ao meu lado e não o tinha vestido.100 paus!!onde é que anda a fiscalização???

hoje tive que vir para dentro do rio porque me esqueci de levar os fachos de mão...tenho quase a certeza que se não me viesse embora de onde estava a pecar levava com eles em cima...conclusão não deu nada e vim-me embora quase de mãos a abanar.
« Última modificação: 20:12 Segunda, 07 de Maio de 2018 por jp »
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Pesca do Polvo
« Responder #7 em: 20:23 Segunda, 07 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

:nono:
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jp, antoniopereira

Offline MárioRosa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 37 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:24 Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Re: Pesca do Polvo
« Responder #8 em: 19:22 Quarta, 16 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas .Em Oeiras por vezes anda lá um grupinho  que tudo o que vem ao ferro ,e´tudo saco. Aqui nos Olivais anda um casal com uma carrinha a vender peixe , o mês passado a minha vizinha foi-lhe comprar peixe . Dentro de uma caixa de esferovite tapado com um pano era só aranhiços. Perguntei-lhe se não tinha vergonha de estar a vender aquilo, ao que ela me disse que tinha que ganhar  a vida, e eu disse-lhe que aquilo era crime , e tanto ela como quem lho vendeu deviam de ir presos.
Ainda a semana passada no Leclerc da Amora vi o preço do polvo a 4 euros o que como é óbvio me chamou a atenção, quando me dirijo à banca do peixe fiquei de boca aberta, eram polvos no máximo com 100g, autenticos aranhiços, até chamei a minha mulher para ver, e não compreendo como pode ser legal um hipermercado ter polvos daquele tamanho `a venda, mas eu não os posso apanhar...è o País que temos
Um dia é da pesca, o outro dia...é meu
 

Offline Kapax

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 373
  • Agradecido: 81 vezes
  • A sorte não se compra tem-se
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:47 Quinta, 06 de Dezembro de 2018
Re: Pesca do Polvo
« Responder #9 em: 19:36 Quarta, 16 de Janeiro de 2019 »
boas pescadores, era tão simples era só devolver há água o pescado sem medida,mas todos pesca lúdica profissional,etc...
eu não sei como este pedaço de terra chamado terra ainda consegue levar com o ser humano :122:
A sorte não se compra tem-se
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Pesca do Polvo
« Responder #10 em: 20:49 Quarta, 16 de Janeiro de 2019 »
Tou a ver que no lecrerc é recorrente,ca nas caldas costumam ter uns sarguinhos bons,daqueles escuros,mas com um palmo de um puto de 5 anos,nem sei quem é que compra aquilo
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Pesca do Polvo
« Responder #11 em: 20:54 Quarta, 16 de Janeiro de 2019 »
Pena não conseguir denunciar todas estas situações.
A todos os níveis, quer os supermercados, quer os pescadores.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca do Polvo
« Responder #12 em: 20:56 Quarta, 16 de Janeiro de 2019 »
A nível de superfícies de venda é comum e vergonhoso. C:-)
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca do Polvo
« Responder #13 em: 12:39 Quinta, 17 de Janeiro de 2019 »
Todas as grandes superfícies, principalmente as grandes deviam de ser alvo de fiscalizações surpresa por parte das autoridades competentes.Não só pelo tamanho do pescado como também o aspecto do mesmo. Eu falo por mim (peço desculpa  por citar o nome ) No Pingo Doce aqui dos olivais , deixei de comprar peixe. Aspecto horrível. Cheira mal . Já reclamei para o apoio a cliente e nada de resposta. Algum dia  dá-me na mona peço o livro de reclamações e pimba .Assim já respondem
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Pesca do Polvo
« Responder #14 em: 14:13 Quinta, 17 de Janeiro de 2019 »
comprar peixe nas grandes superficies é uma questão de sorte,em 90%das vezes o peixe já tem mais 3 dias
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Pesca do Polvo
« Responder #15 em: 14:35 Quinta, 17 de Janeiro de 2019 »
O peixe no geral já é muito pouco, tanto é que já se vendem tainhas e salemas no pingo doce por exemplo, e penso que no futuro cada vez mais vai ser assim, e comer um robalo um sargo ou uma dourada vai passar a ser em dias especiais porque o preço vai ser uma coisa de loucos dada a escassez, e não creio que haja muita volta a dar, o mal está feito e é quase impossível travar uma coisa destas antes de se chegar perto da extinção de muitas espécies, é impossível chegar a uma empresa gigante de pesca e dizer que agora têm de parar os arrastos durante não sei quantos anos, e o estrago já feito certamente demoraria tanto tempo a repor que acho que a maioria de nós já cá não estaria para ver
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: Pesca do Polvo
« Responder #16 em: 16:02 Quinta, 17 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O peixe no geral já é muito pouco, tanto é que já se vendem tainhas e salemas no pingo doce por exemplo, e penso que no futuro cada vez mais vai ser assim, e comer um robalo um sargo ou uma dourada vai passar a ser em dias especiais porque o preço vai ser uma coisa de loucos dada a escassez, e não creio que haja muita volta a dar, o mal está feito e é quase impossível travar uma coisa destas antes de se chegar perto da extinção de muitas espécies, é impossível chegar a uma empresa gigante de pesca e dizer que agora têm de parar os arrastos durante não sei quantos anos, e o estrago já feito certamente demoraria tanto tempo a repor que acho que a maioria de nós já cá não estaria para ver

De doidos já é. Há uns meses, num continente no centro de Lisboa estavam a vender uma dourada selvagem a 29,99€ o Kilo
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Pesca do Polvo
« Responder #17 em: 01:14 Sexta, 18 de Janeiro de 2019 »
é o fim,quem tem dinheiro come peixe selvagem fresquinho e bife do lombo,quem não tem come a reshemenga,não há volta a dar..
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pesca do Polvo
« Responder #18 em: 16:45 Quinta, 24 de Janeiro de 2019 »
Alguém faz ideia de onde, como, a que organismo dirigir para apresentar queixa de uma grande superfície? Não há vez em que não vá ao hipermercado e veja peixe sem medida! Mag quando falo sem medida não é 1 ou 2cms, é falta de medida mesmo à grande
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Pesca do Polvo
« Responder #19 em: 16:52 Quinta, 24 de Janeiro de 2019 »
Asae?
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Pesca do Polvo
« Responder #20 em: 16:54 Quinta, 24 de Janeiro de 2019 »
Em relação a isso acho que é quase impossível ter voz e que seja tomada em conta, mas há que tentar e louvo quem o faz. Mas também acho que muitas vezes é pior ver o peixe miúdo a ser todo largado morto no mar em vez de ser aproveitado já que o mal está feito. O mais certo é eles alegarem que é peixe de aquacultura e por isso é que não tem a medida
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pesca do Polvo
« Responder #21 em: 17:15 Quinta, 24 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em relação a isso acho que é quase impossível ter voz e que seja tomada em conta, mas há que tentar e louvo quem o faz. Mas também acho que muitas vezes é pior ver o peixe miúdo a ser todo largado morto no mar em vez de ser aproveitado já que o mal está feito. O mais certo é eles alegarem que é peixe de aquacultura e por isso é que não tem a medida

É de lei terem a placa com informação do preço e tipo de criação (selvagem ou aquicultura), método de captura em caso de ser selvagem é que não tenho a certeza. Sendo selvagem, os tamanhos mínimos legais de captura são iguais para todos. Com 1 queixa acredito que não tenha qq impacto, mas com várias...
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Pesca do Polvo
« Responder #22 em: 17:20 Quinta, 24 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em relação a isso acho que é quase impossível ter voz e que seja tomada em conta, mas há que tentar e louvo quem o faz. Mas também acho que muitas vezes é pior ver o peixe miúdo a ser todo largado morto no mar em vez de ser aproveitado já que o mal está feito. O mais certo é eles alegarem que é peixe de aquacultura e por isso é que não tem a medida

No inicio do ano li uma notícia de uma lei Europeia de obrigação de desembarcar todas as capturas, a ser aplicada já em 2019. Mas não consigo encontrar referencias.
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Pesca do Polvo
« Responder #23 em: 12:22 Sexta, 25 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em relação a isso acho que é quase impossível ter voz e que seja tomada em conta, mas há que tentar e louvo quem o faz. Mas também acho que muitas vezes é pior ver o peixe miúdo a ser todo largado morto no mar em vez de ser aproveitado já que o mal está feito. O mais certo é eles alegarem que é peixe de aquacultura e por isso é que não tem a medida

No inicio do ano li uma notícia de uma lei Europeia de obrigação de desembarcar todas as capturas, a ser aplicada já em 2019. Mas não consigo encontrar referencias.

Isso parece ser uma boa medida, só espero que não seja um pau de dois bicos, não vá depois servir de desculpa para se capturar tudo e mais alguma coisa com e sem medida
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca do Polvo
« Responder #24 em: 15:30 Sexta, 25 de Janeiro de 2019 »
Para fazer reclamações desse tipo existe duas formas.Ou se chama a ASAE ou se pede o livro de reclamações. Só que eles depois vão  buscar as facturas  e vêem que o peixe não é nosso  vem de Espanha. Segundo a ASAE come com eles, por isso quanto a mim o melhor é o livro de reclamações  . Atenção que não é só o tamanho do pescado é também o aspecto por vezes....... não digo mais nada
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca do Polvo
« Responder #25 em: 15:46 Sexta, 25 de Janeiro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
Segundo a ASAE come com eles, por isso quanto a mim o melhor é o livro de reclamações  . 

Reclamar no livro, vai ser direcionado para a ASAE.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Pesca do Polvo
« Responder #26 em: 12:37 Segunda, 28 de Janeiro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em relação a isso acho que é quase impossível ter voz e que seja tomada em conta, mas há que tentar e louvo quem o faz. Mas também acho que muitas vezes é pior ver o peixe miúdo a ser todo largado morto no mar em vez de ser aproveitado já que o mal está feito. O mais certo é eles alegarem que é peixe de aquacultura e por isso é que não tem a medida


Cá está a dita notícia.
Na verdade trata-se de uma regra de 2013 que tem vindo a ser aplicada aos poucos (eu desconhecia).
Regra conhecida como "obrigação de desembarque", aprovada em 2013 e com total implementação em 2019.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre 
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!