collapse

Autor Tópico: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?  (Lida 2222 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pantao

Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #15 em: 16:51 Segunda, 30 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fisherboy

Olha que não, eles estão bem pertinho, frequentei bastante a praia do barril/stª Luzia e eram as dezenas encostadinhos, e todos os dias, alguns com mais de 30cm. Impressionante que se atiram a td inclusivamente tirei com boia de agua e raglou.
Quanto ao problema de se comerem outros peixes picados por eles, não vejo problema, uma vez que os vais cozinhar e mesmo em "sashimi" o nosso sistema digestivo deve dar conta do recado, é ingerido e não introduzido no sistema sanguíneo.
Isto é a minha opinião sem fundamento de causa.
Comes e se amanha cá estiveres é pk não faz mal :-)
Se o post não continuar já sabemos... :-)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #16 em: 21:49 Segunda, 30 de Abril de 2018 »
Já apanhei uns gigantes ao corrico de barco ali perto dos pontões de Vilamoura.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #17 em: 22:06 Segunda, 30 de Abril de 2018 »
Bem, eu quando falo cortar a cabeça, naturalmente que falo em cortar atrás dos espigões  ;D ;D, não faria sentido que qualquer outra forma, o que resolve qualquer problema  :)
Nelson Peres
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #18 em: 22:48 Segunda, 30 de Abril de 2018 »
Amigos,
Quanto ao peixe aranha, ambas as duas espécies conhecidas (e já referidas) na nossa costa, embora o veneno nos três espinhos dorsais muito bonitos seja a defesa deles, não nos faz mal depois de cozinhado. Claro que se trata de um tipo de peixe que arranjo logo assim que o apanho, tal como falou o NelsonP.

Picadas deles durante a pescaria, uma boa urinadela na picada amaina (para quem não fuma). A dor acaba por se desvanecer com a solvência do veneno.
Se o meterem no baldes com os restantes já pescados, creio ser a dúvida, não fará mal algum.
Tal como o Fisherman falou, note-se que o facto de atenuância é o calor.
Com a prática, até se agarra no peixe sem ser picados : o polegar e o indicativo nos opérculos do peixe para o tirar do anzol, não esquecendo o bico existente em cada opérculo, perta-se bem a cabeça desse modo e saca-se o anzol. Depois, aproveita-se e corta-se a cabeça logo a seguir aos bicos pretos e amarelos, limpa-se e está tudo resolvido.
Cozidos para as crianças são um mimo e fritos não ficam atrás.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Peixe Aranha - Pode contaminar os outros peixes?
« Responder #19 em: 16:31 Terça, 01 de Maio de 2018 »
Relativamente a este assunto..., já fui picado, já os arranjei, já os comi. Hoje em dia atiro-os à água.

Sobre a questão de o veneno introduzido em outros peixes, poder fazer-nos mal, não faço ideia, embora, desde que cozinhados não me pareça que tal aconteça, mas de facto nunca o testei, pelo que não sei.

Sobre a relação perigo / consumo gastronómico, pois acho que, nomeadamente na embarcada, onde o peixe sobe ao barco e vem a contorcer-se furiosamente, e mesmo que o tentemos matar antes de o subir, as contorções podem trazer dissabores. Muito sinceramente, prefiro soltá-los do que comprometer um dia de pesca e, com azar, ter problemas graves e prolongados com um exemplar maior.

Entre outras histórias que vivi de perto, com pessoal batido, tenho um amigo meu que ao tentar puxar um exemplar desta espécie de tamanho considerável, não sei como se arranjou, deixou-o cair sobre a perna na zona da tíbia, onde o osso está mais perto da pele, sendo que o veneno entrou no osso.
Para abreviar a história..., andou 3 anos, em operações, e após várias, hoje tem uma perna com uns bons bocados a menos, tanto de carne, quanto de osso. Esta história não foi ouvida, acompanhei-a durante o tempo que durou.

Por isso, de há uns anos para cá, peixe aranha, não passa da borda para dentro. Primeiro tento soltá-los, dando esticões no estralho, caso o anzol venha fácil de sair. Se vier ferrado de forma mais difícil, corto o estralho e faço um novo, tudo sem aproximar a mão do bicho.

Não critico quem faça de outra forma..., pessoalmente, não arrisco.

Cumprimentos

Ernesto 
« Última modificação: 16:33 Terça, 01 de Maio de 2018 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 12:41]

Okuma por Zagaia [Hoje às 11:19]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [15:19 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]