collapse

Autor Tópico: Pesca no profundo - ajuda  (Lida 2198 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fvarejao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 20 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:29 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Pesca no profundo - ajuda
« em: 23:32 Domingo, 22 de Abril de 2018 »
Boas, consegui arranjar material para o profundo e tenho algumas dúvidas:
Como são as montagens para os gorazes, chernes, pargos?
E as chumbadas? Sendo certo que os pesqueiros estão na ordem dos 300/400 metros e as chumbadas variam entre as 750 gr e 1,5 kg, onde é que estas se arranjam?
Grato pelas respostas, bons lances a todos.
Existem 3 tipos de homens:
Os vivos,
Os mortos e
Os que andam no mar.
(Platão)
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #1 em: 08:54 Terça, 24 de Abril de 2018 »
Na zona de Sesimbra, onde faço esse tipo de pesca as montagens tem habitualmente 8 ou 9 anzóis. A linha madre é 0,90mm, e dividida em 2 partes separada por um destorcedor de rolamento. Os estralhos são 0,60mm com 70 cm comprimento. Os anzois são habitualmente 4/0.
Quanto ás chumbadas, na zona de Lisboa/Setubal qualquer casa de pesca as vende, o preço entre €4,5 e €5,0 o kg.
Nunca vi sair um pargo a essa profundidade, normalmente apanhamos goraz, carapau, imperador, as vezes peixe espada e raramente o jackpot - cherne.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fvarejao, jtc

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #2 em: 09:13 Terça, 24 de Abril de 2018 »
Boas,

Tal como o Mário referiu :fixe:
Na nazaré sei que fazem palangres até muito maiores, mas aqui no pesqueiro, o limite é 9 anzóis  C:-)  ;D ;)

A nazaré era uma zona privilegiada nesta pesca, muitos e bons pesqueiros da profundeza a apenas 5 milhas ou menos do porto de abrigo, sustento de muitos pequenos pescadores de pequenas embarcações, zona rica em goraz e pescada, tudo mudou com os arrastões, agora se apanharem uma dúzia de gorazes já é uma pesca boa...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fvarejao

Offline pantao

Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #3 em: 09:46 Terça, 24 de Abril de 2018 »
Como foi dito, montagens com os anzois que quiseres utilizar, eu por norma utilizo tensos de 50cm.
No tenso enfio uma pérola fotoluminescente a bater no anzol, e uma "luz de profundidade" encostada a chumbeira.
Iscadas de sardinha e lula.
Chumbeiras convém levar várias, pois é o que se perde mais.
Comecei por fazer essa pesca fundeado, hj em dia faço derivas por ser mais produtivo, desde que o mar permita, mas é um tal do chumbo desaparecer!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fvarejao

Offline fvarejao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 20 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:29 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #4 em: 15:58 Terça, 24 de Abril de 2018 »
Boas, antes de mais agradeço as vossas respostas.
Este Pesqueiro é uma autêntica partilha de saberes e de experiências, por isso obrigado a todos.
Em conversa com o responsável da loja de pesca e com o mestre do barco, julgo ter o necessário.
A montagem que cá em cima (Porto) costumam fazer é mais ou menos esta:
Madre o,90 mm com 4 anzóis (n.º 2) com estralho 0,70mm de 70 cm. Destorcedores de rolamentos. Chumbadas a variar entre as 750 gr. e as 1500 gr.
Quanto ao isco, a não descartando a sardinha, a lula de bico é o isco de eleição.
A profundidade do pesqueiro varia entre os 300 e os 400 metros, logo uma pesca à deriva.Como é a primeira vez que vou, não sei bem com o que contar, mas pelo que já vi e ouvi, as espécies andam muito pelos gorazes, ruivos e cherne (raros também).
Quanto às chumbadas, arranjei também na loja de pesca, no entanto andei a informar-se sobre moldes pois tenho possibilidade de fundir numa fundição de aluminio, em que a fusão do chumbo é muito mais baixa que a do aluminio, mas falta-me o molde, para 750 gr. e 1000 gr.
Já pedi um orçamento do molde, mas 150 euros, parece-me um investimento demasiado grande para apostar. Tinha que fazer uma pesquisa do mercado e avaliar se valia a pena o investimento, porque fazer chumbadas só para mim, ao preço do molde, ia ser muito dispendioso.
Existem 3 tipos de homens:
Os vivos,
Os mortos e
Os que andam no mar.
(Platão)
 

Offline pantao

Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #5 em: 16:58 Terça, 24 de Abril de 2018 »
Fvarejao
Não te preocupes mt com o formato da chumbeira, faz um molde de chesso com uma bola de ténis que serve perfeitamente.
Ou então um molde rectangular a terminar em bico.
Não quero influenciar mas 4 anzois é pouco....o dobro talvez :-), não te digo quantos anzois(pela lei 3) mas a madre ronda os 5m, separados de 60cm...da x anzois :-)
Leva tensos já feitos de varias espessuras, quando o peixe está difícil temos que adaptar tensos mais finos. leva de .40, 0.45, 0.50 e 0.60.
É fundamental um bom schock leader para amortecer, gorila uc4 funciona mt bem.
De inicio vais cair na tentação de puxar logo, deixa os gajos morder bem, nos dizemos deixa os gajos "encarniçar" :-) desta forma podes ter um peixe em cada anzol, e visto demorar alguns minutos a puxar para cima convem ser o mais lucrativo possivel.
Nos gorazes podes esperar uma hora e nem um toque, e de repente eles entram e é o frenezim, é fundamental gerires bem o trabalhar nesse periodo.
Se tirares 2 vezes o tenso cheio tens a pesca feita ;-)
Por vezes temos surpresas subindo 3-4m a pesca para cima.
O ideal é entre todos os pescadores comprarem 2 caixas de sardinha e irem largando bocados ao longo do dia.
Se conseguires comprar polvo "cabeçudo" (aqueles polvos pequenos) isca o inteiro no anzol de baixo

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, fvarejao, Paulo Montes

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5089
  • Agradecido: 390 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #6 em: 22:11 Terça, 24 de Abril de 2018 »
Desculpem a minha ignorância, quando vocês dizem madre de 0.90 é a montagem ou a linha do carreto?
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline fvarejao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 20 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:29 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #7 em: 22:22 Terça, 24 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desculpem a minha ignorância, quando vocês dizem madre de 0.90 é a montagem ou a linha do carreto?
É a montagem.
Pelo que foi explicado, temos a linha do carreto, de seguida temos uns largos metros de mono para amortecer devido à elasticidade necessária para não esgaçar a boca dos peixes, depois temos a madre com os estralhos. Basicamente a montagem é constituída pela madre e estralhos.
Existem 3 tipos de homens:
Os vivos,
Os mortos e
Os que andam no mar.
(Platão)
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #8 em: 10:31 Quarta, 25 de Abril de 2018 »
Para além das chumbadas compradas em loja também tenho feitas com restos de chumbo que tinha lá em casa. Como molde utilizei uma vara de bambu, não ficou com o peso exato, mas não andou muito longe ( 1,570 kgs )
 

Offline fvarejao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 20 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:29 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #9 em: 00:02 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para além das chumbadas compradas em loja também tenho feitas com restos de chumbo que tinha lá em casa. Como molde utilizei uma vara de bambu, não ficou com o peso exato, mas não andou muito longe ( 1,570 kgs )
Boas, não percebi essa do molde em vara de bambu. Tem fotos para exemplificar?
Existem 3 tipos de homens:
Os vivos,
Os mortos e
Os que andam no mar.
(Platão)
 

Offline fvarejao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 20 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:29 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #10 em: 00:12 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fvarejao
Não te preocupes mt com o formato da chumbeira, faz um molde de chesso com uma bola de ténis que serve perfeitamente.
Ou então um molde rectangular a terminar em bico.
Boas, eu tenho a hipótese de fundir o que quiser e de qualquer forma, seja em gesso, seja em areia. A questão passa por saber se estou para ter esse trabalho todo e se vale a pena. O gesso, é mais duradouro, depois de feito o molde, desde que esteja bem feito e bem seco, dá para fazer muitas chumbadas sem correr riscos. Por outro lado, fazer moldes em areia ( também chamada de areia verde), sendo mais fácil e mais rápido, tem a sua parte negativa, que é, cada molde corresponde a uma chumbada, pois ao tirar a dita , o molde fica destruído. Basicamente, não gosto d fazer, só por fazer, tem que ser rentabilizado e tem que ficar bem feito, caso contrário é trabalhar para aquecer e isso não faz parte da minha maneira de ser. Ainda estou a estudar a coisa para decidir.
« Última modificação: 00:18 Quinta, 26 de Abril de 2018 por fvarejao »
Existem 3 tipos de homens:
Os vivos,
Os mortos e
Os que andam no mar.
(Platão)
 

Offline pantao

Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #11 em: 00:37 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Melhor que gesso de construção é o gesso utilizado pelos dentistas.
Compra do tipo 4, custa cerca de 25€ um saco de 5kg.
Madre é a linha principal da montagem(0.60-1mm), tenso é o que liga ao anzol(0.40-0.60). Leader é a linha que liga o entrançado a montagem. Convém ter ai uns 10-15m, em alternativa podes utilizar os amortecedores de silicone entre 2mm e 3mm.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fvarejao, Paulo Montes

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #12 em: 06:28 Quarta, 25 de Julho de 2018 »
Boas,
Para as montagens acho que tem boas informacoes ja eu so acho que o anzol n;2 acho pequeno e a minha opniao.
A pesca e uma terapia
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fvarejao

Offline pantao

Re: Pesca no profundo - ajuda
« Responder #13 em: 23:51 Quarta, 25 de Julho de 2018 »
O tamanho do anzol se for para "nacos" de sardinha, convém que ao furar fique o bico de fora e não espetado dentro da sardinha. O numero 2 vai ficar dentro da sardinha.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fvarejao

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]