collapse

Autor Tópico: Linha Surfcasting para pescar directo  (Lida 6055 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tbotelho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 1 vezes
    • setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:21 Terça, 10 de Outubro de 2017
Linha Surfcasting para pescar directo
« em: 22:05 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Boa noite


Por norma uso fio 0,22 com chicote de amortecimento nas pescas em fundo de areia, que é a pesca que normalmente uso.

Eventualmente e de uma forma pouco usual poderei pescar em zonas com alguma rocha e rocomendaram-me colocoar nas outras bobinas 0,35 a 0,40 para pescar em fundo mais rochoso ou com probabilidades da pesca  de ficar presa com frequencia.

Acabei por colocar 0,37 para pescar directo. Acham que é demasiado ou está adequado a este tipo de cenario?

Comentarios ou sugestoes da vossa parte?

De notar que ambas as canas que tenho sao LR.


 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #1 em: 22:44 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Eu acho bom. Se puseres mais grosso vês-te grego para partir se for preciso.

Uma sugestão é não usar nenhum acessório na linha. Fazer uma Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre para a chumbada e um Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre para o estralho. Não sei porquê mas é mais fácil de safar das pedras.

Um carreto rápido também dá jeito pela mesma razão.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tbotelho

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #2 em: 23:29 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Quem pode hoje em dia imaginar pescar com fio direto no surfcasting? Talvez pensa-se o meu avozinho, mas foi há mil milhões de anos, entretanto tudo evoluiu e de que maneira: hoje em dia usam-se fios 0,14, 016, 0,18, vá lá um 0,25. Só se for para lançar para as botas!!! Há cada ideia mais estapafúrdia e nós a perdermos tempo com isto? Por favor..... acordem!!Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline TiAgostinhoMartins

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 35
  • Agradecido: 11 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:58 Quinta, 26 de Janeiro de 2017
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #3 em: 23:53 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Boas aqui por Setúbal quando vou para fundos com pedra costumo usar multifilar 0,20 ou 0,25 e depois compro uma bobine de 300m de 0,45, dos baratos, para ir fazendo chicotes. Um dos únicos pontos relevantes é que como o nó de união fica um pouco grande, deste modo convém que o chicote tenha pelo menos 20 metros, para que o nó não saia da bobine quando a linha está a sair com a maior força, caso contrário vai perder metros no lançamento, e corre o risco de ficar tudo enrolado, este factor é mais perceptível se a cana tiver passadores LowRider.
Quando o sítio é muito complicado costumo por um bocado de câmara ar na chumbada, caso prenda a trazer peixe fica lá só a chumbada.
 
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 566
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #4 em: 23:59 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
Companheiro, também se pesca nos estuários com pedras, ostra, lixo etc,sem ser preciso lançar muito longe, pois ou pesca -se com 0.33-0.35 ou outro,ou mais finos mas multifilares, não estamos na costa com ondulação, onde o mar não permite pescar assim, mas há muitas centenas de pescadores que pescam desta forma.só temos de adequar a nossa pesca, aos locais que pescamos , quer seja em mare ou no rio. dai a não se usar essas medidas,...
 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline TiAgostinhoMartins

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 35
  • Agradecido: 11 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:58 Quinta, 26 de Janeiro de 2017
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #5 em: 01:16 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Eu só pesco assim em sítios de pedra e onde muitas da vezes pesco perto do canal e a chumbada afunda muito, o multifilar ajuda a ver quando está lá peixe como também a ferrar. Caso prenda ou parte pela chumbada ou fico sem o chicote. Assim só tenho de montar outro chicote e siga a marinha, e fico com o multifilar todo no carreto, porque parte sempre pelo nó.

Se pescar directo e ainda por cima com nylon quando prender nunca vai saber por onde partiu, vai ficar sem linha no carreto num instante. Para além que o nylon a esfregar-se pelas rochas em duas pescas e tem as linhas todas coçadas prontas para ir para o lixo.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #6 em: 07:50 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Num ou outro local mas em estuário as vezes utilizo 0,40mm, 0,45mm directo. De resto, detesto pescar em locais com muita pedra mas se essas praias que frequentas forem fundas não vejo mal nisso. Antigamente, e ainda hoje, há quem pesque assim e tambem apanha peixe no entanto, teres um fio mais fino atinges outras distâncias que te podem ser favoraveis mais vezes.
Nelson Peres
 

Offline Francisco Belo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 232
  • Agradecido: 60 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #7 em: 09:38 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Acho curioso, num tópico em que se pede uma opinião sobre que linha utilizar, aparece alguém a dizer que com essas linhas, pescava o avozinho!!
O tópico era para saber opiniões e não para ter um deita abaixo!
Não sou adepto de surfcasting e sei que hoje em dia existem linhas finas fantásticas para essa modalidade assim como para todas as outras. As linhas finas em determinados locais e condições, não tenho dúvidas que façam a diferença entre uma pesca boa de uma valente grade.
No entanto, conheço quem continue a pescar "grosso" e a fazer pescas maravilhosas. Nisso não tenho dúvida  ;) ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Martins, Fred_Bicho, joseferreira77, joao99

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #8 em: 10:33 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Não percebo a razão de criticar por querer usar linhas mais grossas em zonas de pedras...

Aliás, eu faço exatamente o mesmo... Uso 0.20 ou 0.25 em areia e em zonas com pedras uso 0.35 direto, acho lógico fazer isto, até porque uma linha fina tem de ter qualidade, logo será cara, pelo que a pescar com ela em pedra durava 2 ou 3 pescas, se tanto, o que era muito dispendioso.

Tens de ter atenção é à questão dos passadores... Com LR vais perder um bocado de lançamento, pelo que te aconselho a não usar LR, ou se não houver outra alternativa, usa no máximo 0.35 direto... A sufix tem o supreme, um fio azul, barato e resistente, já usei com chumbadas de 150 e ele aguentou na boa...

Sinceramente não aconselho multifilar para pesca de fundo, mas é apenas uma opinião pessoal, fica ensopado, o vento bate mais, provoca maior desgaste... Etc...

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 10:36 Quinta, 19 de Abril de 2018 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, joao99

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #9 em: 10:37 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acho curioso, num tópico em que se pede uma opinião sobre que linha utilizar, aparece alguém a dizer que com essas linhas, pescava o avozinho!!
O tópico era para saber opiniões e não para ter um deita abaixo!
Não sou adepto de surfcasting e sei que hoje em dia existem linhas finas fantásticas para essa modalidade assim como para todas as outras. As linhas finas em determinados locais e condições, não tenho dúvidas que façam a diferença entre uma pesca boa de uma valente grade.
No entanto, conheço quem continue a pescar "grosso" e a fazer pescas maravilhosas. Nisso não tenho dúvida  ;) ;)


O amigo Francisco disse aquilo que muitos preferiram ignorar!

Ve-se por aí cada comentário mais ridículo que por vezes nem nos damos ao trabalho de proferir uma palavra perante tamanha arrogância e ignorância!

Concordo a 100 % que temos que adaptar o nosso material ao perfil do terreno , às condiçoes que vamos encontrar...

Se ao amigo da questao lhe pareceu por bem , o 0,37 parece-me uma boa escolha, mas atençao que lançamentos fortes com pesos de 120 ou mais gramas poderão partir a linha...

Eu há un meses pesquei muito em praias mistas com 0,35 pesos de 100 gramas e o resultados foram optimos.  A opçao de usar linha finas e pescar mais longe teria sido pessima naqueles locais por onde andei.

O amigo duas deu boas dicas..

Boas continuaçoes!
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Martins, joao99

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #10 em: 10:44 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não percebo a razão de criticar por querer usar linhas mais grossas em zonas de pedras...

Aliás, eu faço exatamente o mesmo... Uso 0.20 ou 0.25 em areia e em zonas com pedras uso 0.35 direto, acho lógico fazer isto, até porque uma linha fina tem de ter qualidade, logo será cara, pelo que a pescar com ela em pedra durava 2 ou 3 pescas, se tanto, o que era muito dispendioso.

Tens de ter atenção é à questão dos passadores... Com LR vais perder um bocado de lançamento, pelo que te aconselho a não usar LR, ou se não houver outra alternativa, usa no máximo 0.35 direto... A sufix tem o supreme, um fio azul, barato e resistente, já usei com chumbadas de 150 e ele aguentou na boa...

Sinceramente não aconselho multifilar para pesca de fundo, mas é apenas uma opinião pessoal, fica ensopado, o vento bate mais, provoca maior desgaste... Etc...

Espero ter ajudado.


Eu comprei uma bobin de 1000 m desse 0,35 e é realmnte um bom fio e barato, resistente e durável.
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #11 em: 10:47 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não percebo a razão de criticar por querer usar linhas mais grossas em zonas de pedras...

Aliás, eu faço exatamente o mesmo... Uso 0.20 ou 0.25 em areia e em zonas com pedras uso 0.35 direto, acho lógico fazer isto, até porque uma linha fina tem de ter qualidade, logo será cara, pelo que a pescar com ela em pedra durava 2 ou 3 pescas, se tanto, o que era muito dispendioso.

Tens de ter atenção é à questão dos passadores... Com LR vais perder um bocado de lançamento, pelo que te aconselho a não usar LR, ou se não houver outra alternativa, usa no máximo 0.35 direto... A sufix tem o supreme, um fio azul, barato e resistente, já usei com chumbadas de 150 e ele aguentou na boa...

Sinceramente não aconselho multifilar para pesca de fundo, mas é apenas uma opinião pessoal, fica ensopado, o vento bate mais, provoca maior desgaste... Etc...

Espero ter ajudado.


Eu comprei uma bobin de 1000 m desse 0,35 e é realmnte um bom fio e barato, resistente e durável.

Bem verdade, é bom fio, e para pescar em pedra chega bem... Apesar de eu já ter utilizado em 0.25 e também cumpre muito bem... Lembro.me da sufix ter um fio ultra supreme amarelo fluorescente e esse sim, espetacular, mas deve ter sido uma edição especial ou assim porque desapareceu do mercado... E era ao preço do supreme (6€ uma bobine de 1000 metros)
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #12 em: 10:53 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Esse amarelo nao conhecia... O azul julgo que dei 8ou 9 euros por ele.. Agora com 150 nao me dá confiança para lançar, mas se aguenta ..fixe!
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #13 em: 11:05 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite


Por norma uso fio 0,22 com chicote de amortecimento nas pescas em fundo de areia, que é a pesca que normalmente uso.

Eventualmente e de uma forma pouco usual poderei pescar em zonas com alguma rocha e rocomendaram-me colocoar nas outras bobinas 0,35 a 0,40 para pescar em fundo mais rochoso ou com probabilidades da pesca  de ficar presa com frequencia.

Acabei por colocar 0,37 para pescar directo. Acham que é demasiado ou está adequado a este tipo de cenario?

Comentarios ou sugestoes da vossa parte?

De notar que ambas as canas que tenho sao LR.





Fina ou grossa, se tiver de ficar presa fica. Com chumbada flutuante as probabilidades de ficar presa é menor, mas, basta o fio roçar na rocha para não a tirares!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Linha Surfcasting para pescar directo
« Responder #14 em: 12:52 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
chumbada flutuante
:hummm: Não conheço, podes dar um exemplo, ou colocar uma foto.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]