collapse

Autor Tópico: Pesca rochas  (Lida 7770 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline David

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 75
    • Alentejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:27 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Pesca rochas
« em: 12:53 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Boas pessoal.
Só pratico um tipo de pesca, o surfcasting. Mas um senhor aqui da minha terra, faz questão que eu vá com ele umas quantas vezes pescar nas rochas, em Sines/Porto Covo, para ver se eu ganho o bichinho :P
Eu nunca pratiquei este tipo de pesca, mas calculo que os carretos e canas a usar sejam diferentes do surfcasting. Como tal, gostaria que me indicassem quais os tipos de cana/carreto que se devem usar. Não queria gastar muito dinheiro para já, porque posso nem gostar e depois fico com o material sem uso.


Obrigado e boas pescarias  :)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #1 em: 13:01 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Depende dos pesqueiros mas se eu estivesse no teu lugar e para experimentar levava um dos carretos que tens e uma cana que tivesse telescópica. :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #2 em: 13:10 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depende dos pesqueiros mas se eu estivesse no teu lugar e para experimentar levava um dos carretos que tens e uma cana que tivesse telescópica.
porque telescopia???
 

Offline David

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 75
    • Alentejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:27 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Pesca rochas
« Responder #3 em: 13:14 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Os carretos que tenho são 2 Super Ultegra XSA e um Ultegra XSB. E tenho duas Vegas Hellions 4.5mt e uma Vega Supercaster 4.5mt.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #4 em: 14:03 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depende dos pesqueiros mas se eu estivesse no teu lugar e para experimentar levava um dos carretos que tens e uma cana que tivesse telescópica.
porque telescopia???

Bem, pescar em rochas a primeira coisa que me veio á cabeça foi pescar em altura. Fazer uma boia, chumbadinha ou mesmo fundo não sei, não tenho referência sequer do local a pescar. Nestas condições que refiro, eu nunca vi ninguém fazer este tipo de pesca com uma cana de surfcasting mas tambem não sei que local o camarada vai pescar, repito :)
Nestes locais é muito mais pratico uma cana telescópica e normalmente pesca-se com a cana na mão. Por alguma razão existem canas e carretos de surfcasting, boia, jigging, etc,etc.... Mas a imaginação dá para tudo...

No lugar do camarada eu não gastava dinheiro e levava o que tinha só para não gastar dinheiro em saber se iria dar uso ou não. Mas cada um sabe do seu bolso  :D

Como só tens esse material... nem que eu ficasse com o braço em sangue O0 O0 mas não comprava material de proposito para ir uma vez  ;D
Nelson Peres
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #5 em: 15:01 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Boas.

Para mim depende do tipo de "pesca em rocha", e a definição que usam para isso. É que eu faço alguma pesca nas rochas, mas pesco ao mesmo estilo que surfcasting, só que em vez de ter apenas areia, tenho rochas com buracos de areia e zonas com muita prisão e zonas de rocha areada... os chamados fundos mistos.
Se for este o caso, o material que tens dá perfeitamente e diria mesmo que é o indicado, tendo sempre em conta que o esforço pedido é muito superior que na areia, e que o modo do pescador lidar com as prisões é o fator que mais contribui para o seu maior ou menor desgaste.

Agora se por "pesca nas rochas" entenderes pescar nas falésias a grande altura, qualquer carreto que tens vai dar perfeitamente para umas jornadas e aguentarão sem problemas, apesar de sofrerem muito mais do que numa jornada de surfcasting, já as canas... eu ia à mesma com elas mas nunca abusando. São canas desenhadas para pesca numa dada posição e irão padecer muito em pesca horizontal, especialmente com grandes exemplares... mas aguentar hão-de aguentar e para experimentar servem perfeitamente.
Se for para continuar, para a altura tens conjuntos mais adaptados para essas situações, normalmente essas canas são telescópicas, com grande poderio de elevação e os carretos são desenhados por forma a terem um veio curto e muita força.




 

Offline David

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 75
    • Alentejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:27 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Pesca rochas
« Responder #6 em: 15:41 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Epá aquilo no máximo deve ser para pescar a 10 metros de altura. Eu as canas sinceramente, as Hellions acho que servem para desenrascar só para ver se gosto ou não. Mas os carretos estava com receio de os ir por a fazer tanto esforço lol.
 

Offline purplerain

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #7 em: 22:32 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Epá aquilo no máximo deve ser para pescar a 10 metros de altura. Eu as canas sinceramente, as Hellions acho que servem para desenrascar só para ver se gosto ou não. Mas os carretos estava com receio de os ir por a fazer tanto esforço lol.

Para essas alturas eu estaria mais preocupado com as canas do que com os carretos. Mesmo numa de experimentar, as canas podem levar algum toque que as comprometam. Mas também numa ou outra vez seria um azar do caraças. Se o companheiro insiste até pode ter por lá alguma cana que te empreste.
Se fores numa de comprar, quanto ao carreto o Daiwa Opus Bull é uma boa opção. Quanto às canas há algumas telescópicas que estão bem pensadas para essa pesca, a Barros e a Vega estão bem servidas.
Vamos lá botar de molho!!
 

Offline caseblock

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 228
  • Agradecido: 5 vezes
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #8 em: 23:04 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Boas, eu tb pesco ao fundo nas rochas (estilo surfcasting),algumas vezes em altura outra vezes nao...Vc pode estar descansado, que qualquer um dos carretos que mencionou fazem o serviço sem dificuldade nenhuma, sao carretos que tem força qb. Em relaçao as canas embora nao tenham sido pensadas para rockfishing penso que tb servem, principalmente as hellion que tem ponteira tubular (a supercaster julgo ser hibrida, se for o caso nao aconselho)...

Cps
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #9 em: 23:11 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Eu creio é que deves clarificar se vais pescar ao fundo ou à bóia/pião. Se for ao fundo e se tiveres sitio para espetar a cana em segurança (toques, etc.) então o material que tens serve perfeitamente; se vais pescar com bóia/pião, ou seja ficar com a cana na mão muito tempo, bom, neste caso prepara-te que vai fazer doer braços e costas... Seja como for, para pescar uma vez não vale a pena comprar material de propósito. Esse teu amigo deve ter uma cana a mais que te empreste... quer-me parecer que quem pesca num determinado estilo nunca tem apenas uma cana...
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #10 em: 00:17 Terça, 18 de Março de 2014 »

 Claro que o material que tens dá, vais é ter de aguentar com ele nos braços, normalmente há poucas possibilidades de colocar a cana sem a riscar e tal,... e estar com uma Hellion e um Super U não vai ser fácil.

 Por aqui a malta quando faz um bocado ali nas malhadas de pedra procura levar uma cana mais leve e um carreto assim mais tipo todo o terreno com linha aí de 0,35 direto, depois procura-se uma pedra onde se possa encostar a cana, nem que se meta um pano para não estar a riscar contra a pedra.

 Vai e experimenta, por vezes se fôr uma pesca ligeira até é engraçada e saca-se uns sargotes e safias bem bons.

 Força :fixe:

 
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Pesca rochas
« Responder #11 em: 19:46 Terça, 18 de Março de 2014 »
Boas

Leva o material que tens... Servem perfeitamente para primeira vez. Atenção que no surfcasting usam-se linhas muito mais finas que em rockfishing. Eu uso 0,25 0,20 e 0,18 em surfcasting e no minimo 0,35 em rocha. Eu não pescaria com a cana na mão... Geralmente meto duas em espetos para rocha... Aproveita o convivio e depois conta o relato.
Boas pescarias pessoal
Work to fish
 

Offline David

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 75
    • Alentejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:27 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Pesca rochas
« Responder #12 em: 13:01 Quarta, 19 de Março de 2014 »
Obrigado pessoal pelas respostas.
Nos vamos pescar á bóia. Vou levar então a minha Hellion e um dos carretos e já da para experimentar. Só tenho é que encher a bobine suplente que cá tenho com um fio mais grosso.

Obrigado pelas dicas, e depois conto como correu a pescaria hehe  :)
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #13 em: 15:12 Quarta, 19 de Março de 2014 »

 Bóia, ... não leves a hellion :join: tens uma cana mais macia, leva-a  :fixe:
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #14 em: 15:49 Quarta, 19 de Março de 2014 »
Aí por esses lados não é novidade usarem canas de surf a pescar á boia.

Ao contrário do meu emérito amigo Soares, eu acho que não é boa ideia usar uma cana macia, porque se tiveres um peixe de kilo, o que não será dificil, se ela for macia vai encostar á escarpa e prende. Quanto mais rija e forte for melhor.

Acho que os carretos por uma vez ou outra irem aí não avariam.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca rochas
« Responder #15 em: 15:52 Quarta, 19 de Março de 2014 »
Eu também diria que a hellion é um pouco melhor, não só pelo que disse o joaonumberone, mas também porque a outra que tens é (segundo percebi) uma supercaster e caso alguma coisa corra menos0 bem e ela saia com algumas escoriações, é mais "mal empregada".
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Pesca rochas
« Responder #16 em: 21:11 Quarta, 19 de Março de 2014 »
Entao pescar á boia... como uma hellion... Pede a um amigo uma cana de boia.
Work to fish
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por Zagaia [Hoje às 11:50]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 10:03]

Ajuda Daiwa por FilipePC [22:13 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [21:21 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]