collapse

Autor Tópico: Que carreto escolher  (Lida 5170 vezes)

Offline C. Ferreira

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:58 Quinta, 15 de Março de 2018
Que carreto escolher
« em: 12:42 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Boas tardes amigos, venho aqui pedir conselhos a quem me possa ajudar... Sou um aprendiz de pescador, e estou agora mais ou menos a começar...
Sou do interior, mas a alguns anos vim viver para a Póvoa de santa iria... Quero começar a pescar apeado aqui na Foz do rio Tejo, ou para a praia, e apanhar uns robalos e talvez uma boa Corvina, daquelas que aparecem no YouTube 🤗, ou o que sirva para o jantar!!! 😀
 mas tenho um conjunto de pesca muito limitado...
Pelo que peço a vossa ajuda.
Quais são os melhores carretos para pesca ao fundo,e surfcasting, que tenham boa precisão de drag, boa capacidade de fio, com uma boa qualidade preço..
E que cana povivalente escolher, ???

Desde já agradeço toda a ajuda que puderem me dar!!!

Offline nelson sampaio

Re: Que carreto escolher
« Responder #1 em: 12:48 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Será melhor colocar um orçamento pois pelo que dizes pode aparecer Material de topo é muito caro
Canas e carretos acima dos 1000 € o conjunto

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: C. Ferreira

Offline C. Ferreira

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 12:39 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Será melhor colocar um orçamento pois pelo que dizes pode aparecer Material de topo é muito caro
Canas e carretos acima dos 1000 € o conjunto

Sim... Como é óbvio não poderia suportar tal orçamento... Mas entre o carreto (o qual acho mais importante) e a cana.... E sei que pode para muitos parecer ridículo... Mas não queria dar mais de 150 euros pelo conjunto... E queria que fosse um conjunto polivalente em que eu pudesse confiar... Sem ligar a marcas ou estética... Agradeço desde já toda a ajuda!

Offline LuisO.91

• Robalo
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
« Responder #3 em: 12:58 Quinta, 29 de Março de 2018 »
Amigo no que toca à cana tens a vercelli enygma special que deves conseguir por volta de 90€ max, que se não for para grandes aventuras chega bem e é uma boa cana para o preço (equipada com Fuji). Com esta escolha sobram 60 biscas para escolher um carreto

Cumps

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 22:40 Quinta, 29 de Março de 2018 »
A Special para pescar no tejo as corvinas vai certamente ser uma barraca. É uma cana muito sensível pura de surfcasting de praia e ideal para gramagens baixas.

Se vais pescar no Tejo tens que esquecer os híbridos e comprar uma cana tubular.
O carreto convém ser robusto, por esse preço vai ter que ser algo pesado pois barato, leve e muito forte não existe, mas é preferível ter mais umas gramas mas teres segurança na pesca.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
« Responder #5 em: 09:24 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Sugiro dar uma olhadela no material usado, de vez em quando aparece bons negócios...

Mas a nivel de carretos tens o tubertini supercast 8000 (ronda os 80€) e o adonis 7000 (ronda os 60)
A nível de canas, sugiro tubulares... Tens a Vercelli Oxygen Combat Pro KW Tubular, que ronda os 80 €

Agora, se quiseres uma opinião sincera e de quem já passou pelo mesmo, apesar de já ter sido há muito tempo, é juntar mais uns euros e aí sim comprar algum melhor, isto considerando que com o tempo vai haver a necessidade e o querer de evoluir e melhorar o equipamento... Por 200€ já se consegue outras opções, pelo menos a nível de canas... Os carretos que mencionei são os melhores até aos 100€ (sem ser usados, claro)

Espero ter ajudado.
O Mar faz o Pescador

Offline JoaoSantos

• Marlin
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 17:23 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Ora bem. Uma coisa é ires às corvinas XXL e outra coisa é ires tentar apanhar uns robalecos ou umas bailas. São pescas que requerem material diferente.

Se fores às corvinas XXL a pescar ao fundo da margem (expo, Poço do Bispo, Belém, etc)  vais ter que usar fio Multifilar e chumbadas de 200 gr. A corrente do Tejo é muito forte e mesmo com 200 gr é difícil fixar a chumbada. Para isto aconselho-te o carreto DAIWA BG60 (dos antigos) que o compras à volta de 80 euros. Quanto à cana tens que comprar uma tubular um pouco rija senão partes a lançar 200 gr., melhor dizendo arremessar 200 gr. Eu uso 2 canas já com alguns anos; uma SERT e outra Caperlan. Não te esqueças do multifilar.

Offline fisherman

• Corvina
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
« Responder #7 em: 20:18 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Boas, companheiros
Não me levem a mal falar nisto aqui, mas por acaso até tenho à venda aqui no fórum (classificados), no OLX e no CUSTO JUSTO (e já lhe baixei preço) uma cana q julgo mmo ideal para Corvinas XXL com 200 grs de chumbada (mas nunca pesquei às corvinas XXL no Tejo), uma Sert Sunset Spéciale Maigre 150-300, super forte, 2 partes por isso é mto mais forte, 4,80 mts, tudo em FUji, ponteira marcadora e lança admiravelmente chumbadas pesadas. Estou a vende-la porque sinto (e infelizmente, sei) já não ter "cabedal" para ela (67 anos) ao surfcasting e está por cá a estragar-se. Adoro a cana mas a realidade é o que é. Mais uma vez, desculpem se vos falo disso aqui, não é  mero oportunismo, apenas porque tenho pena que esteja para aqui a ganhar teias de aranha e julgo que para esse tipo especial de pesca seria mmo a ideal, tiro na mouche. Há mto poucas pq foi edição especial feita para a equipa de surfcasting de França, mas há malta que as conhece mto bem. Saudações desportivas.
Fisherman

Offline C. Ferreira

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 22:26 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Sugiro dar uma olhadela no material usado, de vez em quando aparece bons negócios...

Mas a nivel de carretos tens o tubertini supercast 8000 (ronda os 80€) e o adonis 7000 (ronda os 60)
A nível de canas, sugiro tubulares... Tens a Vercelli Oxygen Combat Pro KW Tubular, que ronda os 80 €

Agora, se quiseres uma opinião sincera e de quem já passou pelo mesmo, apesar de já ter sido há muito tempo, é juntar mais uns euros e aí sim comprar algum melhor, isto considerando que com o tempo vai haver a necessidade e o querer de evoluir e melhorar o equipamento... Por 200€ já se consegue outras opções, pelo menos a nível de canas... Os carretos que mencionei são os melhores até aos 100€ (sem ser usados, claro)

Espero ter ajudado.

Ora bem. Uma coisa é ires às corvinas XXL e outra coisa é ires tentar apanhar uns robalecos ou umas bailas. São pescas que requerem material diferente.

Se fores às corvinas XXL a pescar ao fundo da margem (expo, Poço do Bispo, Belém, etc)  vais ter que usar fio Multifilar e chumbadas de 200 gr. A corrente do Tejo é muito forte e mesmo com 200 gr é difícil fixar a chumbada. Para isto aconselho-te o carreto DAIWA BG60 (dos antigos) que o compras à volta de 80 euros. Quanto à cana tens que comprar uma tubular um pouco rija senão partes a lançar 200 gr., melhor dizendo arremessar 200 gr. Eu uso 2 canas já com alguns anos; uma SERT e outra Caperlan. Não te esqueças do multifilar.

Boas tardes agradeço a sugestão e os conselhos... Mas fio multifilamentos para o Tejo??? Não tem pedras a mais? Disseram me que o ideal seria usar 0,4 ou 0, 5 monofilamento, se possível com pouca memória...

Offline C. Ferreira

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 22:35 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Não estou à espera de realmente apanhar uma Corvina XXL... Mas que elas estão lá... Estão!!! Opções em segunda mão não me sinto confiante em comprar, devido a minha falta de conhecimentos, e por preferir ter uma garantia da loja... Quanto à cana aconselharam me uma semi híbrida, de fibra de vidro com alguma percentagem de carbono, e ter muita atenção com a qualidade dos passadores... Quanto ao carreto, aconselharam a ser de grande capacidade de fio, pra levar pelos menos 300 m de 0.5 mono...
Neste momento estou a usar no carreto 0.30... Um chicote com 0.4 de 15m, depois leva destrocedor e engate rápido, duas pernada de 40 cm de fluorocarbono, presas ao chicote com destrocedor e stopers.... E no final destrocedor e engate rápido e uma chumbada de 120g, que acho pouco para o Tejo, mas que é o limite recomendado pela minha actual cana...
« Última modificação: 22:46 Sexta, 30 de Março de 2018 por C. Ferreira »

Offline FRAPE

• Marlin
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 22:51 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Não estou à espera de realmente apanhar uma Corvina XXL... Mas que elas estão lá... Estão!!! Opções em segunda mão não me sinto confiante em comprar, devido a minha falta de conhecimentos, e por preferir ter uma garantia da loja... Quanto à cana aconselharam me uma semi híbrida, de fibra de vidro com alguma percentagem de carbono, e ter muita atenção com a qualidade dos passadores... Quanto ao carreto, aconselharam a ser de grande capacidade de fio, pra levar pelos menos 300 m de 0.5 mono...
Não está á espera, mas tem de estar preparado para isso, não vai pescar contando apanhar corvinas pequenas , tem que contar que lhe pode cair uma de 30kg na linha. e ter material para isso, para as outras esta a vontade, a maioria usa multifilar na casa do 0.25 0.30. não há contemplaçoes, no ato de ferrar as costas e os braços vão ao limite, e a linha tem que estar lá.

Offline JoaoSantos

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 23:30 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Se realmente queres tentar fazer uma pesca às corvinas XXL tens que ir preparado para isso. Doutro modo e levando material mais ligeiro arriscas-te a perder o peixe da tua vida.

Geralmente eu ando pela zona da marina da Expo ou Poço do Bispo. Quase todos usam multifilamento 0,25 0,30 e até 0,35.  Uns usam o  multifilar directo a um destorcedor c/alfinete para a chumbada de onde também sai o estralho do anzol. Outros utilizam um chicote de 0,60 ou 0,80  +- com 1,5 m em mono e destorcedor c/alfinete para a chumbada de onde também sai o estralho do anzol. Por exemplo, estou a usar os destorcedores da NBS Rolling nº 3/0 45 kg

Lá para o fim de Abril já está bastante malta a matar o vicio, passa por lá e vai vendo

Offline C. Ferreira

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 21:43 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Se realmente queres tentar fazer uma pesca às corvinas XXL tens que ir preparado para isso. Doutro modo e levando material mais ligeiro arriscas-te a perder o peixe da tua vida.

Geralmente eu ando pela zona da marina da Expo ou Poço do Bispo. Quase todos usam multifilamento 0,25 0,30 e até 0,35.  Uns usam o  multifilar directo a um destorcedor c/alfinete para a chumbada de onde também sai o estralho do anzol. Outros utilizam um chicote de 0,60 ou 0,80  +- com 1,5 m em mono e destorcedor c/alfinete para a chumbada de onde também sai o estralho do anzol. Por exemplo, estou a usar os destorcedores da NBS Rolling nº 3/0 45 kg

Lá para o fim de Abril já está bastante malta a matar o vicio, passa por lá e vai vendo

Vou com toda a certeza!!! E ei de ir também pronto para o avo da Corvina!!! 😀 obrigado pela dica!!!

Offline JoaoSantos

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 22:12 Terça, 03 de Abril de 2018 »

Vou com toda a certeza!!! E ei de ir também pronto para o avo da Corvina!!! 😀 obrigado pela dica!!!

Quando passares por lá, além de veres malta a pescar ao fundo vais ver que a maioria pesca ao spining com vinis. Normalmente a maior parte da  malta do spining só vai fazer a maré (duas horas de enchente e uma de vazante). Para a semana se não chover eu passo por lá e digo-te alguma coisa.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]