collapse

Autor Tópico: Carta de Marinheiro Espanhola  (Lida 24068 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
    • c
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:56 Terça, 29 de Junho de 2021
Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #45 em: 11:17 Terça, 29 de Junho de 2021 »
Bom dia,

Estou a pensar comprar um kayak e deparei-me agora com a necessidade de tirar carta de marinheiro, algo caricato e ao mesmo tempo ridículo, pois não se trata de questões de segurança caso contrário a navegação de recreio com canoa/kayak sem ser para pesca também necessitaria de carta, mas enfim uma vez mais Portugal no seu melhor...
Porque sou completamente avesso a esta forma de agir pelas instituições portuguesas estou a ponderar tirar a carta em espanha contudo gostava de saber se a situação acima mencionada já está clarificada? Existe aqui algum pescador com carta espanhola que consiga confirmar se tudo está a funcionar devidamente? Reparei no portal da queixa que a circular 60 teria sido suspensa contudo após ler os textos abaixo fiquei com a sensação que voltou a ser reposta alguém consegue confirmar o que se passa?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 e
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

« Última modificação: 11:26 Terça, 29 de Junho de 2021 por AM »
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #46 em: 12:20 Terça, 29 de Junho de 2021 »
Boas,

Carta de marinheiro espanhola da equivalencia a marinheiro junior, o que para kayak e suficiente!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Dito isto, aconcelho vivamente a refletir e a equacionar se nao deveria fazer mesmo o curso de marinheiro em portugal.....mais que a carta o importante é o conhecimento sobre a legislação, prioridades, etc. Além de que , para quem gosta de andar no mar, o saber navegar dá um enorme prazer!

Isto é como na estrada amigo, se não queremos condutores com a carta de condução tirada "na farinha amparo" nas estradas, também não queremos "marinheiros de sofá" a conduzir embarcações nos nossos rios e mares! ;)
 

Offline AM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
    • c
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:56 Terça, 29 de Junho de 2021
Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #47 em: 14:19 Quarta, 30 de Junho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Carta de marinheiro espanhola da equivalencia a marinheiro junior, o que para kayak e suficiente!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Dito isto, aconcelho vivamente a refletir e a equacionar se nao deveria fazer mesmo o curso de marinheiro em portugal.....mais que a carta o importante é o conhecimento sobre a legislação, prioridades, etc. Além de que , para quem gosta de andar no mar, o saber navegar dá um enorme prazer!

Isto é como na estrada amigo, se não queremos condutores com a carta de condução tirada "na farinha amparo" nas estradas, também não queremos "marinheiros de sofá" a conduzir embarcações nos nossos rios e mares! ;)


Antes de mais muito obrigado pela informação.
Genericamente estou de acordo com o que é dito contudo existem coisas com as quais não estou.

A questão do conhecimento e da segurança coloca-se com todos que andam em embarcações sejam eles pescadores a kayak ou outros que estão em passeio com canoas ou kayaks. Se esta é uma questão universal ( a da segurança) não se compreende (corrijam-me se estou enganado) porque é estando a pescar num kayake é necessário carta e nas outras situações não.

Relativamente à questão de andar na estrada aí também temos coisas muito curiosas (uma vez mais os interesses de alguns a funcionar). Basta olhar para o facto dos "papa-reformas" poderem andar na estrada e para isso bastar ter carta de mota (penso que ainda é assim...). Se para carro é necessário ter uma carta diferente da de mota porque é que a de mota dá para andar de "papa-reformas"? Um dia destes lembram-se de obrigar a ter carta de bicicleta (estes sim se calhar deviam de ter (naturalmente estou a brincar) pois por vezes andam na estrada aos molhos a ocupar toda a faixa de rodagem).

Penso que é necessário existir bom-senso quando se tomam algumas decisões e não se deve exigir mais do que aquilo que é estritamente necessário. Estou convencido  (mas admito estar errado) que quanto mais se tenta apertar as regras para algo que não apresenta razão de ser, poucos irão cumprir. Por outro lado estas decisões podem ter consequências nomeadamente em termos económicos, estou curioso sobre o efeito desta nova legislação na venda de embarcações (em particular kayaks) de pesca. Será que a venda não diminuiu significativamente, alguém tem dados sobre isto? 

Nota: o meu comentário não pretende ser uma resposta ao comentário anterior mas apenas um desabafo sobre pequenos funcionamentos/regras do nosso país que a mim me causa alguma perplexidade... nomeadamente devido à falta de bom-senso
« Última modificação: 14:33 Quarta, 30 de Junho de 2021 por AM »