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Autor Tópico: Carta de Marinheiro Espanhola  (Lida 24056 vezes)

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Offline Catagoria

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #30 em: 18:35 Terça, 13 de Novembro de 2018 »
OLa boa tarde

   Represento uma escola nautica de vigo em Portugal. E tem muita coisa aqui que é um completo absurdo. A LICENCIA DE NAVEGACION ( carta de marinheiro) nao é apenas valida em Portugal mas sim em todos os paises membros da comunidade Europeia. Quem disser o contrario esta a enganar as pessoas, ou deve ser dono de uma Escola Nautica em Portugal. Quem disser que foi autuado, tambem esta a mentir.  Agradeço a quem foi autuado tire uma foto e a coloque aqui para ver. Pois trato eu de lhe pagar a multa.
 O regulamento nautico em vigor é o DEC LEI n 124/2004 de 25 de Maio e no artº 34 diz o seguinte 1- Qualquer carta ou titulo emitido por um pais membro da uniao europeia é automaticamente reconhecido em portugal.
   Nao fala em residencias nem em bandeiras de barcos nem em mais porcaria nenhuma so diz apenas isso ponto nao inventem mais do que la esta escrito.
   Tambem ja me disseram que a policia anda atras de mim. Ainda nao me prenderam. Nem vao prender. Porque ja levei este caso a PROVEDORIA DE JUSTICA DA UNIAO EUROPEIA  e deram me razao.
   A carta de marinheiro espanhola é melhor e mais barata que a nossa ponto. È vitalicia e aqui nao, nao tem limite de potencia, e podemos atravessar portugal de les a les nao nos afastando mais que 2 milhas da costa, pois para os espanhois a costa é considerado um porto de abrigo.
   Cada um tira a carta onde quer. Pois a de carro tambem a posso tirar em espanha ou franca. Por acaso tirei a minha de automovel tambem em espanha. abraço a todos.

 
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Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #31 em: 00:12 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
Se o Afonso Henriques te houve a falar assim tão bem de Espanha ainda vem lá do outro mundo! :D :D :D
A nossa legislação mudou, penso que para melhor, mas ainda falta mudar mt coisa...
Como aparte tenta navegar Portugal de lés a lés a 2 milhas da costa com vento de terra, bastam 5 nós de vento nem é preciso mais. A minha opinião pessoal é não ser tão complicado certas coisas cá e tb não ser só facilidades como em Espanha.
 

Offline Catagoria

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #32 em: 01:07 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
Facilidades em Espanha?????? Essa esta boa. Voce em portugal de canoa pode ir ate as berlengas. mas de barco ja nao pode. KKKKKKK Tem malta que vai tirar cmg a carta a espanha eles que digam veem-se miudos ja com um sentido de marinheiros que nao temos aqui. Porque aqui com a vontade de ganhar dinheiro e encher os bolsos privam-nos de tudo. Faz algum sentido num pais com salarios minimos mais baixos que em Espanha e a carta custar o dobro???? E nao me diga para ser autodidata, pois em Espanha é por intermedio de uma escola.
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #33 em: 09:52 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
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Voce em portugal de canoa pode ir ate as berlengas

Até posso ir de banheira se quiser e o problema é meu, mas legalmente não posso e ainda bem.
Penso que o amigo não atingiu o que eu quiz dizer, talvez tenha que escrever em espanhol.
Dizer-me que os miudos em Espanha tem um sentido de marinheiro superior ao nosso esclareçe bem a sua posição.
Não concordo com facilitismos, e dizer-me que 2 milhas da costa é considerado porto de abrigo é de quem não tem o minimo de noção do que é a nossa costa.
Já agora pergunto-lhe se pertence a alguma OMG? pois deve levar os tugas a Espanha de graça...
 

Offline Catagoria

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #34 em: 12:12 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
 Eu ate lhe respondia, ao seu tom ironico e de gozo. Mas como saiu hoje o novo regulamento nautico, e só veio reforçar o que em posts anteriores mencionei, que as cartas ou licensas europeias sao automaticamente reconhecidas em portugal sem ser necessario pedir equivalencia. Fico por aqui e deixo a sua inteligencia para quem esta disposto a o aturar. Passe bem
 

Offline Zé Maria

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #35 em: 12:31 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
Vamos ter calma malta, é possível discutir o assunto sem ataques pessoais.
 

Offline fred32

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #36 em: 14:07 Sexta, 07 de Dezembro de 2018 »
com o novo regulamento a entrar em vigor dia 1 de janeiro já não há problema com as cartas espanholas, pois havia capitanias que não a reconhecia porque diziam que tínhamos de ter residência espanhola ,agora penso que já não podem por estes entraves pois o ponto 2 do reconhecimento vai tirar essa lacuna na lei Artigo 39.º
Reconhecimento de cartas estrangeiras
 1 - As cartas de navegador de recreio ou os documentos equivalentes emitidos pelas administrações dos Estados-membros da UE são automaticamente reconhecidos em Portugal, nos termos e para os efeitos do presente decreto-lei.
 2 - Os reconhecimentos previstos no número anterior não carecem da emissão da correspondente carta de navegador de recreio nacional, nos termos do presente decreto-lei.
 

Offline rmmr768

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #37 em: 15:04 Terça, 11 de Dezembro de 2018 »
EU TENHO A LICENCIA DE NAVEGACION ESPANHOLA E ESTÁ VÁLIDA EM PORTUGAL, JA FALEI COM O BMAR PARA PASSAR PARA PORTUGAL. NESTE MOMENTO TOU A ESPERA DE RESPOSTA.
 

Offline fred32

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #38 em: 17:44 Quarta, 12 de Dezembro de 2018 »
depois de novidades pois já fiz essa pergunta para la e informaram que não dava equivalência a de marinheiro ca apenas a principiante que é a mesma coisa que não ter nada
 

Offline Marco António

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #39 em: 16:06 Terça, 25 de Dezembro de 2018 »
«Porto de abrigo», um porto ou um local da costa onde uma ER pode encontrar refúgio e as pessoas podem embarcar e desembarcar em segurança.
 

Offline Shimneon

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #40 em: 17:24 Sexta, 28 de Fevereiro de 2020 »
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OLa boa tarde

   Represento uma escola nautica de vigo em Portugal. E tem muita coisa aqui que é um completo absurdo. A LICENCIA DE NAVEGACION ( carta de marinheiro) nao é apenas valida em Portugal mas sim em todos os paises membros da comunidade Europeia. Quem disser o contrario esta a enganar as pessoas, ou deve ser dono de uma Escola Nautica em Portugal. Quem disser que foi autuado, tambem esta a mentir.  Agradeço a quem foi autuado tire uma foto e a coloque aqui para ver. Pois trato eu de lhe pagar a multa.
 O regulamento nautico em vigor é o DEC LEI n 124/2004 de 25 de Maio e no artº 34 diz o seguinte 1- Qualquer carta ou titulo emitido por um pais membro da uniao europeia é automaticamente reconhecido em portugal.
   Nao fala em residencias nem em bandeiras de barcos nem em mais porcaria nenhuma so diz apenas isso ponto nao inventem mais do que la esta escrito.
   Tambem ja me disseram que a policia anda atras de mim. Ainda nao me prenderam. Nem vao prender. Porque ja levei este caso a PROVEDORIA DE JUSTICA DA UNIAO EUROPEIA  e deram me razao.
   A carta de marinheiro espanhola é melhor e mais barata que a nossa ponto. È vitalicia e aqui nao, nao tem limite de potencia, e podemos atravessar portugal de les a les nao nos afastando mais que 2 milhas da costa, pois para os espanhois a costa é considerado um porto de abrigo.
   Cada um tira a carta onde quer. Pois a de carro tambem a posso tirar em espanha ou franca. Por acaso tirei a minha de automovel tambem em espanha. abraço a todos.



Boas. Na escola que representa tb tem a carta de patrão local?
 

Offline HSP1960

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #41 em: 22:35 Sábado, 13 de Junho de 2020 »
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Se o Afonso Henriques te houve a falar assim tão bem de Espanha ainda vem lá do outro mundo! :D :D :D
A nossa legislação mudou, penso que para melhor, mas ainda falta mudar mt coisa...
Como aparte tenta navegar Portugal de lés a lés a 2 milhas da costa com vento de terra, bastam 5 nós de vento nem é preciso mais. A minha opinião pessoal é não ser tão complicado certas coisas cá e tb não ser só facilidades como em Espanha.


 Devem Ler com atenção a circular nº. 60 do DGRM

CIRCULAR N.º 60
ADMINISTRAÇÃO MARÍTIMA PORTUGUESA

A DGRM assegura o controlo desta Circular enquanto publicada na sua página oficial da internet (Área “Administração Marítima”).
No caso de impressão ou download, esta passa imediatamente a “documento não controlado” pelo que é responsabilidade dos
Utilizadores confirmar, através da consulta da mesma página da internet, que a mesma se mantém em vigor.

ASSUNTO | Licenças de navegação emitidas pelas entidades competentes espanholas

PARTES INTERESSADAS | Administrações Marítimas, Autoridades, Entidades Formadoras de Navegadores de Recreio e Titulares de Cartas de Navegador de Recreio

AVISO | A consulta deste documento não substitui a leitura dos documentos legais referenciados e publicados pelas fontes oficiais
1. OBJETIVO
A presente circular visa divulgar o entendimento da Administração Marítima Portuguesa sobre a utilização de licenças de navegação espanholas para a condução de embarcações de recreio em Portugal.
2. LICENÇAS DE NAVEGAÇÃO ESPANHOLAS
Nos termos do disposto no artigo 39º do Decreto-Lei n.º 93/2018, de 13 de novembro, as cartas de navegador de recreio ou os títulos emitidos por administrações dos Estados-membros da União Europeia são automaticamente reconhecidos, sendo que o reconhecimento é feito, conforme indicado na citada norma, nos termos e para os efeitos do referido Decreto-Lei.
As licenças de navegação emitidas pelas entidades competentes espanholas habilitam os navegadores de recreio para governo de motos náuticas de classe C e embarcações de recreio até 6 metros de comprimento e uma potência motora adequada de acordo com o fabricante, para navegação diurna, até 2 milhas náuticas de qualquer direção de um porto, marina ou local de abrigo, sendo que a formação de acesso a estas licenças tem um total de 6 horas, duas teóricas - que compreendem uma introdução aos conteúdos práticos e noções básicas para o uso de uma estação de rádio VHF portátil, limitando-se ao conhecimento do canal 16- e 4 práticas.
O artigo 35.º do Decreto-Lei nº 93/2018, de 13 de novembro, estabelece as competências das diferentes categorias de navegadores de recreio e respetivos requisitos de acesso, sendo que as acima referidas licenças de navegação espanholas não têm qualquer correspondência com nenhuma das cartas e respetivas competências constantes da legislação nacional em vigor.

Neste contexto a DGRM considera que as licenças de navegação espanholas, nos moldes definidos, não podem, de acordo com o quadro legal vigente, ser consideradas como título habilitante para o comando e condução de embarcações de recreio nos termos do n.º 1 do artigo 35º do acima citado Decreto-Lei, uma vez que não são garante da segurança das pessoas embarcadas, dos bens e do meio ambiente marinho.

Lisboa, 18 de novembro de 2019
O Diretor-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
 

Offline Nitrob

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #42 em: 01:29 Sexta, 09 de Outubro de 2020 »
Esta circular está suspensa no site da dgrm.
 

Offline eau13356

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #43 em: 09:49 Sexta, 09 de Outubro de 2020 »
Bom dia

Sem querer deitar mais achas para a fogueira, acho que estão a perder o fundamento da carta. Quando opto por tirar a carta e pagar mais de 500 euros (patrão local), espero mais do que um papel. Além das obrigações legais tive 3 aulas práticas e mais de 30 de formação teórica. Nestas aprendi conceitos que, ainda que obsoletos pela tecnologia, considero fundamentais para melhor cimentar futuros conhecimentos e experiências. Compreendo que o dinheiro certamente é um fator a considerar mas não vejam isto apenas como um meio para um fim. Qualquer dia posts como o do colega jomartes (Quase abalroamento em pleno areal) serão infelizmente, mais comuns. Obviamente que tal não implica uma relação direta entre a inconsciência das pessoas e as suas hablitações. Mas a formalidade de uma carta mais dificil de obter, certamente incutirá outro tipo de sentido de responsabilidade. Digo eu...

Abraço
 Sergio
 
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Offline Beto_Manja

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #44 em: 13:21 Sexta, 09 de Outubro de 2020 »
Boas

Em (quase) todos os campos da sociedade, o governo é reactivo em vez de pró-activo...
As leis são feitas à medida dos acontecimentos, daí termos tantas lacunas na legislação, que, qualquer bom advogado, safa até as ilegalidades mais óbvias!

Nesta questão das cartas/licenças de marinheiro, será uma questão de tempo até surgirem acidentes graves em quantidade suficiente, para merecerem a atenção dos governantes mas, quando essa altura chegar, quantas milhares de licenças não andarão já por aí sem que ninguém as possa, por lei, anular?!

É esperar para ver, como sempre...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

 

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