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Autor Tópico: Carta de Marinheiro Espanhola  (Lida 24057 vezes)

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Offline Nel.edgar

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Carta de Marinheiro Espanhola
« em: 22:55 Terça, 27 de Março de 2018 »
Oi malta! Alguem aqui que tenha obtido a carta de navegador de recreio em Espanha e pediu o averbamento para a categoria equivalente em Portugal?

Aqui na minha terra já ouvi falar que a malta vai a Espanha por ser mais barato e depois trazem um certificado que é valido por 10 anos... n sei se será verdade.. ???

"Atiratòmar e diz q´temperrarem!!
 

Offline carvent

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #1 em: 00:06 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Boas.
Alguém aqui no fórum terá mais informação: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #2 em: 00:17 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Se a tua dificuldade é monetária, podes requerer o exame por tua conta, não necessitando de passar por uma escola.
Desta forma ficas legal e sem preocupações.
Estudas, fazes as cartas, existe muita informação na net. Caso necessites diz que te envio por email.
Depois solicitas exame e pagas cerca de 100 euros.
 

Offline joseferreira77

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #3 em: 11:02 Quarta, 28 de Março de 2018 »
pantão, isso é em portugal ou lá fora?

até que ponto podes pedir exame por conta própria? tenho a de patrão local, posso fazer a de patrão de costa assim?

obrigado!
JMF
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #4 em: 11:49 Quarta, 28 de Março de 2018 »
Sim podes
Requeres a DGRM exame.
As escolas apenas te preparam, são um intermediário.
O valor cobrado por estes a grande maioria é o lucro da escola, claro que pagam instalações, professores, material etc.
Ficas é isento das "cunhas" que as escolas tem, tens mesmo que saber.
No meu caso juntamos-nos 8 amigos e o valor ficou 150€ + 40 para liçenca de radio para quem quis, o capitão deslocou-se a Aveiro, provavelmente se for em Lisboa será mais barato.
O barco para a parte prática tb tem que ser fornecido.
No caso de Local para de Costa pouco mais tens que saber, mudam as cartas, entras com vento e corrente.
Feitas as contas poupas 500€ ;-)
 
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Offline Telmo_Ferreira

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #5 em: 12:32 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
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Se a tua dificuldade é monetária, podes requerer o exame por tua conta, não necessitando de passar por uma escola.
Desta forma ficas legal e sem preocupações.
Estudas, fazes as cartas, existe muita informação na net. Caso necessites diz que te envio por email.
Depois solicitas exame e pagas cerca de 100 euros.

Boas pantao, uma pequena duvida.
Apenas pretendo a carta de marinheiro, eu teria que arranjar um barco para o exame? ou é apenas uma exame escrito ?

Obrigado
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #6 em: 13:40 Quinta, 05 de Abril de 2018 »
Marinheiro também tem parte prática, nós e navegação, é necessário barco. Podes sempre fazer como eu fiz na altura, apareci de mota de agua e ele não teve vontade de se molhar :-) Em relação a Patrão Local tens que saber tudo igual menos navegar através de cartas em papel. Nunca aconselho a de marinheiro, a diferença de preço é minima, com a de Patrão Local já não tens limite de potencia, comprimento, podes navegar de noite e 5 milhas da costa e 10 de um porto de abrigo.
 

Offline ACSantos

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #7 em: 21:45 Terça, 10 de Abril de 2018 »
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Oi malta! Alguem aqui que tenha obtido a carta de navegador de recreio em Espanha e pediu o averbamento para a categoria equivalente em Portugal?

Aqui na minha terra já ouvi falar que a malta vai a Espanha por ser mais barato e depois trazem um certificado que é valido por 10 anos... n sei se será verdade.. ???



Boa noite Nel.edgar

Hoje falei com a Policia Maritima por essa questao que tambem estava na duvida e eu tou encostado a Espanha e informaram-me que a carta tirada em Espanha para residentes em Portugal nao é valida.

Fica a info.

Cumprimentos
 

Offline Telmo_Ferreira

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #8 em: 09:20 Quarta, 11 de Abril de 2018 »
Bom dia pessoal,
cada vez mais chego à conclusão que cada capitania tem as suas leis ou pelo menos gosta de as interpretar à sua maneira.
Liguei para o a capitania do porto de Setúbal, expliquei que tenho a intenção de ir a Espanha tirar a carta, a resposta deles foi que essa "carta" é valida em Portugal.
Com isto tudo, fico com receio porque já estou mesmo a ver que, mais dia menos dia, vou ter chatices. Por falta de competência de alguém.
 

Offline ACSantos

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #9 em: 11:44 Quarta, 11 de Abril de 2018 »
Bom dia Telmo

Esta info deram-me em Caminha,mesmo aqui encostado a Espanha e tb cheguei a conclusao que mais vale tira-la por ca...
Contudo vou aguardar pela suposta alteraçao da legislacao que falaram.

Cumps
 

Offline ctxspinning

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #10 em: 13:08 Quarta, 11 de Abril de 2018 »
Eu tenho a minha tirarda nos States e e legal cá , posso andar de barco , noite etc.. sem stress .   Porque a espanhola não sera a mesa coisa, Pq quers trocar ? 
 

Offline foquinha

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #11 em: 12:09 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
Decreto-Lei n.o 124/2004
de 25 de Maio

Artigo 34.o
Reconhecimento de cartas estrangeiras
1 — As cartas de navegador de recreio ou os documentos
equivalentes emitidos pelas administrações dos
países membros da União Europeia são automaticamente
reconhecidos em Portugal nos termos e para os
efeitos do presente Regulamento.
2 — As cartas de navegador de recreio ou os documentos
equivalente emitidos pelas administrações de
países terceiros podem ser reconhecidos pelo IPTM
desde que a sua emissão tenha como pressuposto o cumprimento
de requisitos análogos aos exigidos no presente
Regulamento.
 
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Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #12 em: 14:53 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
Por curiosidade quanto fica a carta em Espanha?
 

Offline ACSantos

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #13 em: 21:08 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
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Por curiosidade quanto fica a carta em Espanha?

150 euros mais ou menos...

Hoje voltei a carga na Policia Maritima e na Capitania junto com o decrero de lei e de nada serviu...inclusive disseram que a carta PNB por ca nem a marinheiro equivale...pelos vistos a entrada em Portugal dessa carta foi tanta que eles parece terem meios ou formas legais de tramar o pessoal...

Com isto volto a estaca 0...vou ter que gastar uma pipa de massa e tempo para tirar Patrao Local para andsr no rio apenas por causa do motor...ta mal!!!
 

Offline Nelson Peres

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #14 em: 21:29 Quarta, 18 de Abril de 2018 »
O motor é quantos cavalos ?!
Nelson Peres
 
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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #15 em: 05:59 Quinta, 19 de Abril de 2018 »
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O motor é quantos cavalos ?!

85...
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #16 em: 23:54 Sexta, 20 de Abril de 2018 »
O tempo nunca é perdido, vais aprender ;-)
Os euros esses é que custam...
Solução mais em conta é tirares a de marinheiro e registar a embarcação na Bélgica, dessa forma já podes andar com 85vc
 

Offline ACSantos

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #17 em: 09:09 Segunda, 23 de Abril de 2018 »
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O tempo nunca é perdido, vais aprender ;-)
Os euros esses é que custam...
Solução mais em conta é tirares a de marinheiro e registar a embarcação na Bélgica, dessa forma já podes andar com 85vc

Como?

Explica la isso a um camarada que e mesmo toto pf :D

Abraco
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #18 em: 09:50 Segunda, 23 de Abril de 2018 »
A lei para embarcações registadas na Bélgica diz que o que define o limite desta é a categoria do fabricante e não de quem a governa.
Retirado do pavilhão Belga

"Na legislação belga não é exigida nenhuma carta/licença para navegar em mar "exterior" com um barco de recreio registado na Bélgica
 
Navegação marítima
Os barcos que navegam no mar no exterior, para o qual é exigido um certificado de registo de bandeira belga, são considerados navios para os quais a legislação belga é aplicável. Neste caso, por exemplo, isto significa que nenhuma carta/licença de condução é necessário, dado que não é obrigatório na Bélgica. "


Resumindo gastas 485€ e tens o problema resolvido.
Cabe-te a ti decidir navegar tendo adequirido conhecimentos ou não, eu axo indispensáveis e não concordo mas é o que esta na lei. Não pagas impostos nem vestorias....
Tendo carta acaba por ser melhor registo Holandes.
Podes consultar mais informações aqui
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Offline ACSantos

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #19 em: 13:48 Segunda, 23 de Abril de 2018 »
Isto é uma confusao terrivel...e dependendo da zona a Policia Maritima diz o que mais lhes convem pois um colega meu pos lados do Porto com a carta Espanhola nao tem problemas nenhuns.
No caso do meu barquito se nao estou em erro tenho placa do fabricante na traseira com os dados do barco e a potencia de 85 ou 90HP.
Qual a entidade que dita as leis nestes casos?
Melhor que perguntar a PM será perguntar à entidade que regula isto...se alguem me poder dizer qual é e tiver um contacto de email agradeço.

Obrigado
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #20 em: 15:07 Segunda, 23 de Abril de 2018 »
Não é confusão nenhuma, a lei é bem clara.
Categoria atribuída a uma embarcação é dada por o fabricante e não vem na placa. Na placa vem potencia máx e lotação.
Tens que pedir ao fabricante as especificações da embarcação.
Por a lei Portuguesa, embarcação registada em Portugal tens que ter patrão de Costa para esse motor.
Se a registares na Bélgica não necessitas de carta nenhuma e não pagas imposto anual.
Com registo Holandês, necessitas de carta mas não pagas imposto anual.
Cá vais pagar 90CV x 2 Euros = 180 euros de imposto por ano, em 2 anos pagas o registo, já deves ter pago isso até final de Janeiro, caso não tenhas o melhor é nem pensares por o barco na agua, a multa doi!
Para tirares as dúvidas da carta Espanhola esta tem que dizer no "rank" LOCAL SKIPPER e não BASIC SKIPPER.
Tens toda a legislação no site do IPTM
 

Offline Beto_Manja

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #21 em: 15:14 Segunda, 23 de Abril de 2018 »
Boas,

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Cá vais pagar 90CV x 2 Euros = 180 euros de imposto por ano, em 2 anos pagas o registo, já deves ter pago isso até final de Janeiro, caso não tenhas o melhor é nem pensares por o barco na agua, a multa doi!

Pantão, se ele tiver o barco registado cá, tem de pagar o imposto até final de Janeiro, quer tenha o barco na água ou não...
A multa por falta de imposto é cobrada pelas finanças e não pela PM.

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Por a lei Portuguesa, embarcação registada em Portugal tens que ter patrão de Costa para esse motor.

Patrão Local também dá ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #22 em: 15:42 Segunda, 23 de Abril de 2018 »
Sim Patrão Local  :D
 

Offline ACSantos

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #23 em: 22:40 Segunda, 23 de Abril de 2018 »
Nao sei o que dizer depois de ler isto tudo...tou pasmado...qual a reaçao da PM quando se depara com o pessoal com registos noutro lado e sem necessidade de carta?

Sinceramente neste momento nao sei o que fazer,de duvidas em relação a carta ja estamos a falar de registos :D
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #24 em: 23:49 Segunda, 23 de Abril de 2018 »
A PM quando vê uma embarcação com bandeira Holandesa ou Belga nem quer saber! não tem por onde pegar :-)
Podem é fiscalizar-te o pescado.
Também sou contra estas leis, mas se reparares tudo que é barcos "grandes" com "grandes" motores que dariam muitos euros ao estado (ladrão) vês a bandeirinha belga/holandesa ou então são MT, para não pagarem impostos e não se chatearem com burocracias.
 

Offline ACSantos

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #25 em: 22:08 Quarta, 25 de Abril de 2018 »
Alguem sabe alguma coisa em relação a isto?
Nao se assustem, é 1 ficheiro PDF.

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Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #26 em: 00:44 Quinta, 26 de Abril de 2018 »
Já se fala nisso há bastante tempo, não passa de uma proposta.
Com os lobys que estão instalados, não sei se algum dia irão para a frente.
Quando tens "capitães" da marinha a se deslocarem para fazer os exames pelas escolas do pais e a cobrarem-se, essas propostas devem morrer no papel.
 

Offline joao magalhaes

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #27 em: 00:36 Quinta, 26 de Julho de 2018 »
Se forem perguntas nas capitanias e uma perda de tempo porque cada uma tem a sua lei,

eu comprei o meu barco na altura com registro de aveiro tive a burra ideia de ir perguntar na capitania como fazer para mudar a classe de 5  para 3 ela disse me logo que eu nao podia sair do porto porque tinha registro de aveiro e estava a mais de 10milhas do meu porto de registro.

mas a lei e de 3 milhas da costa e 10 de um porto de abrigo seja qual for o porto por isso vez que tipo de sabedoria eles tem.
A pesca e uma terapia
 

Offline Marco António

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #28 em: 20:10 Segunda, 22 de Outubro de 2018 »
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Se forem perguntas nas capitanias e uma perda de tempo porque cada uma tem a sua lei,

eu comprei o meu barco na altura com registro de aveiro tive a burra ideia de ir perguntar na capitania como fazer para mudar a classe de 5  para 3 ela disse me logo que eu nao podia sair do porto porque tinha registro de aveiro e estava a mais de 10milhas do meu porto de registro.

mas a lei e de 3 milhas da costa e 10 de um porto de abrigo seja qual for o porto por isso vez que tipo de sabedoria eles tem.

Saindo de Aveiro até Vila do Conde o que não falta são portos de abrigo, ao fim e ao cabo as 10 milhas são 20 milhas ou seja: 10 milhas á saida de Aveiro para norte e de Espinho para sul outras 10 milhas o que prefas 20 milhas sempre dentro da lei :)
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #29 em: 14:17 Terça, 23 de Outubro de 2018 »
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Saindo de Aveiro até Vila do Conde o que não falta são portos de abrigo, ao fim e ao cabo as 10 milhas são 20 milhas ou seja: 10 milhas á saida de Aveiro para norte e de Espinho para sul outras 10 milhas o que prefas 20 milhas sempre dentro da lei


Marco, quais são os Portos de Abrigo entre Aveiro e Vila do Conde?
Saindo de Aveiro os portos de Abrigo ou é Leixões ou Figueira da Foz. As 10 milhas, mesmo perfazendo as 20 não servem para nada.
 

Offline Catagoria

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #30 em: 18:35 Terça, 13 de Novembro de 2018 »
OLa boa tarde

   Represento uma escola nautica de vigo em Portugal. E tem muita coisa aqui que é um completo absurdo. A LICENCIA DE NAVEGACION ( carta de marinheiro) nao é apenas valida em Portugal mas sim em todos os paises membros da comunidade Europeia. Quem disser o contrario esta a enganar as pessoas, ou deve ser dono de uma Escola Nautica em Portugal. Quem disser que foi autuado, tambem esta a mentir.  Agradeço a quem foi autuado tire uma foto e a coloque aqui para ver. Pois trato eu de lhe pagar a multa.
 O regulamento nautico em vigor é o DEC LEI n 124/2004 de 25 de Maio e no artº 34 diz o seguinte 1- Qualquer carta ou titulo emitido por um pais membro da uniao europeia é automaticamente reconhecido em portugal.
   Nao fala em residencias nem em bandeiras de barcos nem em mais porcaria nenhuma so diz apenas isso ponto nao inventem mais do que la esta escrito.
   Tambem ja me disseram que a policia anda atras de mim. Ainda nao me prenderam. Nem vao prender. Porque ja levei este caso a PROVEDORIA DE JUSTICA DA UNIAO EUROPEIA  e deram me razao.
   A carta de marinheiro espanhola é melhor e mais barata que a nossa ponto. È vitalicia e aqui nao, nao tem limite de potencia, e podemos atravessar portugal de les a les nao nos afastando mais que 2 milhas da costa, pois para os espanhois a costa é considerado um porto de abrigo.
   Cada um tira a carta onde quer. Pois a de carro tambem a posso tirar em espanha ou franca. Por acaso tirei a minha de automovel tambem em espanha. abraço a todos.

 
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Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #31 em: 00:12 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
Se o Afonso Henriques te houve a falar assim tão bem de Espanha ainda vem lá do outro mundo! :D :D :D
A nossa legislação mudou, penso que para melhor, mas ainda falta mudar mt coisa...
Como aparte tenta navegar Portugal de lés a lés a 2 milhas da costa com vento de terra, bastam 5 nós de vento nem é preciso mais. A minha opinião pessoal é não ser tão complicado certas coisas cá e tb não ser só facilidades como em Espanha.
 

Offline Catagoria

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #32 em: 01:07 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
Facilidades em Espanha?????? Essa esta boa. Voce em portugal de canoa pode ir ate as berlengas. mas de barco ja nao pode. KKKKKKK Tem malta que vai tirar cmg a carta a espanha eles que digam veem-se miudos ja com um sentido de marinheiros que nao temos aqui. Porque aqui com a vontade de ganhar dinheiro e encher os bolsos privam-nos de tudo. Faz algum sentido num pais com salarios minimos mais baixos que em Espanha e a carta custar o dobro???? E nao me diga para ser autodidata, pois em Espanha é por intermedio de uma escola.
 

Offline pantao

Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #33 em: 09:52 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
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Voce em portugal de canoa pode ir ate as berlengas

Até posso ir de banheira se quiser e o problema é meu, mas legalmente não posso e ainda bem.
Penso que o amigo não atingiu o que eu quiz dizer, talvez tenha que escrever em espanhol.
Dizer-me que os miudos em Espanha tem um sentido de marinheiro superior ao nosso esclareçe bem a sua posição.
Não concordo com facilitismos, e dizer-me que 2 milhas da costa é considerado porto de abrigo é de quem não tem o minimo de noção do que é a nossa costa.
Já agora pergunto-lhe se pertence a alguma OMG? pois deve levar os tugas a Espanha de graça...
 

Offline Catagoria

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #34 em: 12:12 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
 Eu ate lhe respondia, ao seu tom ironico e de gozo. Mas como saiu hoje o novo regulamento nautico, e só veio reforçar o que em posts anteriores mencionei, que as cartas ou licensas europeias sao automaticamente reconhecidas em portugal sem ser necessario pedir equivalencia. Fico por aqui e deixo a sua inteligencia para quem esta disposto a o aturar. Passe bem
 

Offline Zé Maria

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #35 em: 12:31 Quarta, 14 de Novembro de 2018 »
Vamos ter calma malta, é possível discutir o assunto sem ataques pessoais.
 

Offline fred32

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #36 em: 14:07 Sexta, 07 de Dezembro de 2018 »
com o novo regulamento a entrar em vigor dia 1 de janeiro já não há problema com as cartas espanholas, pois havia capitanias que não a reconhecia porque diziam que tínhamos de ter residência espanhola ,agora penso que já não podem por estes entraves pois o ponto 2 do reconhecimento vai tirar essa lacuna na lei Artigo 39.º
Reconhecimento de cartas estrangeiras
 1 - As cartas de navegador de recreio ou os documentos equivalentes emitidos pelas administrações dos Estados-membros da UE são automaticamente reconhecidos em Portugal, nos termos e para os efeitos do presente decreto-lei.
 2 - Os reconhecimentos previstos no número anterior não carecem da emissão da correspondente carta de navegador de recreio nacional, nos termos do presente decreto-lei.
 

Offline rmmr768

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #37 em: 15:04 Terça, 11 de Dezembro de 2018 »
EU TENHO A LICENCIA DE NAVEGACION ESPANHOLA E ESTÁ VÁLIDA EM PORTUGAL, JA FALEI COM O BMAR PARA PASSAR PARA PORTUGAL. NESTE MOMENTO TOU A ESPERA DE RESPOSTA.
 

Offline fred32

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #38 em: 17:44 Quarta, 12 de Dezembro de 2018 »
depois de novidades pois já fiz essa pergunta para la e informaram que não dava equivalência a de marinheiro ca apenas a principiante que é a mesma coisa que não ter nada
 

Offline Marco António

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #39 em: 16:06 Terça, 25 de Dezembro de 2018 »
«Porto de abrigo», um porto ou um local da costa onde uma ER pode encontrar refúgio e as pessoas podem embarcar e desembarcar em segurança.
 

Offline Shimneon

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #40 em: 17:24 Sexta, 28 de Fevereiro de 2020 »
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OLa boa tarde

   Represento uma escola nautica de vigo em Portugal. E tem muita coisa aqui que é um completo absurdo. A LICENCIA DE NAVEGACION ( carta de marinheiro) nao é apenas valida em Portugal mas sim em todos os paises membros da comunidade Europeia. Quem disser o contrario esta a enganar as pessoas, ou deve ser dono de uma Escola Nautica em Portugal. Quem disser que foi autuado, tambem esta a mentir.  Agradeço a quem foi autuado tire uma foto e a coloque aqui para ver. Pois trato eu de lhe pagar a multa.
 O regulamento nautico em vigor é o DEC LEI n 124/2004 de 25 de Maio e no artº 34 diz o seguinte 1- Qualquer carta ou titulo emitido por um pais membro da uniao europeia é automaticamente reconhecido em portugal.
   Nao fala em residencias nem em bandeiras de barcos nem em mais porcaria nenhuma so diz apenas isso ponto nao inventem mais do que la esta escrito.
   Tambem ja me disseram que a policia anda atras de mim. Ainda nao me prenderam. Nem vao prender. Porque ja levei este caso a PROVEDORIA DE JUSTICA DA UNIAO EUROPEIA  e deram me razao.
   A carta de marinheiro espanhola é melhor e mais barata que a nossa ponto. È vitalicia e aqui nao, nao tem limite de potencia, e podemos atravessar portugal de les a les nao nos afastando mais que 2 milhas da costa, pois para os espanhois a costa é considerado um porto de abrigo.
   Cada um tira a carta onde quer. Pois a de carro tambem a posso tirar em espanha ou franca. Por acaso tirei a minha de automovel tambem em espanha. abraço a todos.



Boas. Na escola que representa tb tem a carta de patrão local?
 

Offline HSP1960

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #41 em: 22:35 Sábado, 13 de Junho de 2020 »
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Se o Afonso Henriques te houve a falar assim tão bem de Espanha ainda vem lá do outro mundo! :D :D :D
A nossa legislação mudou, penso que para melhor, mas ainda falta mudar mt coisa...
Como aparte tenta navegar Portugal de lés a lés a 2 milhas da costa com vento de terra, bastam 5 nós de vento nem é preciso mais. A minha opinião pessoal é não ser tão complicado certas coisas cá e tb não ser só facilidades como em Espanha.


 Devem Ler com atenção a circular nº. 60 do DGRM

CIRCULAR N.º 60
ADMINISTRAÇÃO MARÍTIMA PORTUGUESA

A DGRM assegura o controlo desta Circular enquanto publicada na sua página oficial da internet (Área “Administração Marítima”).
No caso de impressão ou download, esta passa imediatamente a “documento não controlado” pelo que é responsabilidade dos
Utilizadores confirmar, através da consulta da mesma página da internet, que a mesma se mantém em vigor.

ASSUNTO | Licenças de navegação emitidas pelas entidades competentes espanholas

PARTES INTERESSADAS | Administrações Marítimas, Autoridades, Entidades Formadoras de Navegadores de Recreio e Titulares de Cartas de Navegador de Recreio

AVISO | A consulta deste documento não substitui a leitura dos documentos legais referenciados e publicados pelas fontes oficiais
1. OBJETIVO
A presente circular visa divulgar o entendimento da Administração Marítima Portuguesa sobre a utilização de licenças de navegação espanholas para a condução de embarcações de recreio em Portugal.
2. LICENÇAS DE NAVEGAÇÃO ESPANHOLAS
Nos termos do disposto no artigo 39º do Decreto-Lei n.º 93/2018, de 13 de novembro, as cartas de navegador de recreio ou os títulos emitidos por administrações dos Estados-membros da União Europeia são automaticamente reconhecidos, sendo que o reconhecimento é feito, conforme indicado na citada norma, nos termos e para os efeitos do referido Decreto-Lei.
As licenças de navegação emitidas pelas entidades competentes espanholas habilitam os navegadores de recreio para governo de motos náuticas de classe C e embarcações de recreio até 6 metros de comprimento e uma potência motora adequada de acordo com o fabricante, para navegação diurna, até 2 milhas náuticas de qualquer direção de um porto, marina ou local de abrigo, sendo que a formação de acesso a estas licenças tem um total de 6 horas, duas teóricas - que compreendem uma introdução aos conteúdos práticos e noções básicas para o uso de uma estação de rádio VHF portátil, limitando-se ao conhecimento do canal 16- e 4 práticas.
O artigo 35.º do Decreto-Lei nº 93/2018, de 13 de novembro, estabelece as competências das diferentes categorias de navegadores de recreio e respetivos requisitos de acesso, sendo que as acima referidas licenças de navegação espanholas não têm qualquer correspondência com nenhuma das cartas e respetivas competências constantes da legislação nacional em vigor.

Neste contexto a DGRM considera que as licenças de navegação espanholas, nos moldes definidos, não podem, de acordo com o quadro legal vigente, ser consideradas como título habilitante para o comando e condução de embarcações de recreio nos termos do n.º 1 do artigo 35º do acima citado Decreto-Lei, uma vez que não são garante da segurança das pessoas embarcadas, dos bens e do meio ambiente marinho.

Lisboa, 18 de novembro de 2019
O Diretor-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
 

Offline Nitrob

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #42 em: 01:29 Sexta, 09 de Outubro de 2020 »
Esta circular está suspensa no site da dgrm.
 

Offline eau13356

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #43 em: 09:49 Sexta, 09 de Outubro de 2020 »
Bom dia

Sem querer deitar mais achas para a fogueira, acho que estão a perder o fundamento da carta. Quando opto por tirar a carta e pagar mais de 500 euros (patrão local), espero mais do que um papel. Além das obrigações legais tive 3 aulas práticas e mais de 30 de formação teórica. Nestas aprendi conceitos que, ainda que obsoletos pela tecnologia, considero fundamentais para melhor cimentar futuros conhecimentos e experiências. Compreendo que o dinheiro certamente é um fator a considerar mas não vejam isto apenas como um meio para um fim. Qualquer dia posts como o do colega jomartes (Quase abalroamento em pleno areal) serão infelizmente, mais comuns. Obviamente que tal não implica uma relação direta entre a inconsciência das pessoas e as suas hablitações. Mas a formalidade de uma carta mais dificil de obter, certamente incutirá outro tipo de sentido de responsabilidade. Digo eu...

Abraço
 Sergio
 
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Offline Beto_Manja

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #44 em: 13:21 Sexta, 09 de Outubro de 2020 »
Boas

Em (quase) todos os campos da sociedade, o governo é reactivo em vez de pró-activo...
As leis são feitas à medida dos acontecimentos, daí termos tantas lacunas na legislação, que, qualquer bom advogado, safa até as ilegalidades mais óbvias!

Nesta questão das cartas/licenças de marinheiro, será uma questão de tempo até surgirem acidentes graves em quantidade suficiente, para merecerem a atenção dos governantes mas, quando essa altura chegar, quantas milhares de licenças não andarão já por aí sem que ninguém as possa, por lei, anular?!

É esperar para ver, como sempre...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline AM

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #45 em: 11:17 Terça, 29 de Junho de 2021 »
Bom dia,

Estou a pensar comprar um kayak e deparei-me agora com a necessidade de tirar carta de marinheiro, algo caricato e ao mesmo tempo ridículo, pois não se trata de questões de segurança caso contrário a navegação de recreio com canoa/kayak sem ser para pesca também necessitaria de carta, mas enfim uma vez mais Portugal no seu melhor...
Porque sou completamente avesso a esta forma de agir pelas instituições portuguesas estou a ponderar tirar a carta em espanha contudo gostava de saber se a situação acima mencionada já está clarificada? Existe aqui algum pescador com carta espanhola que consiga confirmar se tudo está a funcionar devidamente? Reparei no portal da queixa que a circular 60 teria sido suspensa contudo após ler os textos abaixo fiquei com a sensação que voltou a ser reposta alguém consegue confirmar o que se passa?

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« Última modificação: 11:26 Terça, 29 de Junho de 2021 por AM »
 

Offline PMiranda

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #46 em: 12:20 Terça, 29 de Junho de 2021 »
Boas,

Carta de marinheiro espanhola da equivalencia a marinheiro junior, o que para kayak e suficiente!

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Dito isto, aconcelho vivamente a refletir e a equacionar se nao deveria fazer mesmo o curso de marinheiro em portugal.....mais que a carta o importante é o conhecimento sobre a legislação, prioridades, etc. Além de que , para quem gosta de andar no mar, o saber navegar dá um enorme prazer!

Isto é como na estrada amigo, se não queremos condutores com a carta de condução tirada "na farinha amparo" nas estradas, também não queremos "marinheiros de sofá" a conduzir embarcações nos nossos rios e mares! ;)
 

Offline AM

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Re: Carta de Marinheiro Espanhola
« Responder #47 em: 14:19 Quarta, 30 de Junho de 2021 »
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Boas,

Carta de marinheiro espanhola da equivalencia a marinheiro junior, o que para kayak e suficiente!

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Dito isto, aconcelho vivamente a refletir e a equacionar se nao deveria fazer mesmo o curso de marinheiro em portugal.....mais que a carta o importante é o conhecimento sobre a legislação, prioridades, etc. Além de que , para quem gosta de andar no mar, o saber navegar dá um enorme prazer!

Isto é como na estrada amigo, se não queremos condutores com a carta de condução tirada "na farinha amparo" nas estradas, também não queremos "marinheiros de sofá" a conduzir embarcações nos nossos rios e mares! ;)


Antes de mais muito obrigado pela informação.
Genericamente estou de acordo com o que é dito contudo existem coisas com as quais não estou.

A questão do conhecimento e da segurança coloca-se com todos que andam em embarcações sejam eles pescadores a kayak ou outros que estão em passeio com canoas ou kayaks. Se esta é uma questão universal ( a da segurança) não se compreende (corrijam-me se estou enganado) porque é estando a pescar num kayake é necessário carta e nas outras situações não.

Relativamente à questão de andar na estrada aí também temos coisas muito curiosas (uma vez mais os interesses de alguns a funcionar). Basta olhar para o facto dos "papa-reformas" poderem andar na estrada e para isso bastar ter carta de mota (penso que ainda é assim...). Se para carro é necessário ter uma carta diferente da de mota porque é que a de mota dá para andar de "papa-reformas"? Um dia destes lembram-se de obrigar a ter carta de bicicleta (estes sim se calhar deviam de ter (naturalmente estou a brincar) pois por vezes andam na estrada aos molhos a ocupar toda a faixa de rodagem).

Penso que é necessário existir bom-senso quando se tomam algumas decisões e não se deve exigir mais do que aquilo que é estritamente necessário. Estou convencido  (mas admito estar errado) que quanto mais se tenta apertar as regras para algo que não apresenta razão de ser, poucos irão cumprir. Por outro lado estas decisões podem ter consequências nomeadamente em termos económicos, estou curioso sobre o efeito desta nova legislação na venda de embarcações (em particular kayaks) de pesca. Será que a venda não diminuiu significativamente, alguém tem dados sobre isto? 

Nota: o meu comentário não pretende ser uma resposta ao comentário anterior mas apenas um desabafo sobre pequenos funcionamentos/regras do nosso país que a mim me causa alguma perplexidade... nomeadamente devido à falta de bom-senso
« Última modificação: 14:33 Quarta, 30 de Junho de 2021 por AM »
 

 

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