collapse

Autor Tópico: Em especial zona norte  (Lida 2330 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Em especial zona norte
« em: 22:27 Terça, 20 de Março de 2018 »
Boas pessoal da pesada
 
Ainda sou verdinho no surfcasting e ando sempre atrás de mais umas dicas
Queria ir fazer uma jornada e queria levar mais que um isco sendo certo que o casulo fará parte o que mais aconselham
Ameijoa?
Choco?
Americana?

Tendo em atenção que é para a zona do porto nomeadamente arredores Gaia e Matosinhos

Desde já obrigado
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Em especial zona norte
« Responder #1 em: 08:34 Quarta, 21 de Março de 2018 »
Aí para o lado do porto não sei, mas aqui na zona oeste eu não dispenso levar navalhas/lingueirão e carangueijo...sendo que depois talvez leve minhoca de sangue/americana, casulo, coreano (pau para toda a obra, tento sempre ter)... Mas como os € estão caros, prefeiro ficar pelas 2 primeiras opçoes, que são gratuitas...

Mas para o teu lado, tens de perceber qual é o peixe que mais abunda nesta altura do ano e fazeres a tua escolha em função disso. P/ex: nesta altura do ano por aqui já estáo a sair douradas e robalos, dai a minha escolha passar por lingueirao e carangueijo.

Cumps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Re: Em especial zona norte
« Responder #2 em: 13:42 Quarta, 21 de Março de 2018 »
Por aqui vão saindo e segundo ouço falar é Robalos e sargos  e solhas as vezes   costumo levar casulo mas gostava que alguém aqui com experiência da zona me desse mais uma semana dicas do que costumam levar quando falo com alguns pescadores todos eles dizem só levo casulo mas acho que não estão a contar a missa toda....
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Em especial zona norte
« Responder #3 em: 22:37 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Infelizmente há pessoal assim, escondem o que fazem/usam... Pessoalmente acho que quando o sol nasce é para todos e depois cada um sabe o que faz... Mas pelos peixes que disseste, eu pessoalmente iria investir em lingueirao sem casca, iscado com una agulha e bem atado com elástico... Podes experimentar minhoca de sangue (muito caro, para mim não compensa)...minhoca branca para o robalo também é bom... Mas eu ia para as navalhas...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Re: Em especial zona norte
« Responder #4 em: 09:41 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Obrigado Antonio Silva pela dica vou experimentar a ver que resultados dá
E em relação a esconder vesse inclusive aqui no fórum pois pensei que teria um feedback maior por aqui mas mesmo assim ninguém respondeu a não ser o Antonio sinceramente não sei qual será o problema de relevar o isco que usam mas pronto
São capazes de passar uma semana a falar de uma cana que querem comprar e tem isto? e faz aquilo? e os passadores ?
Mas no entanto esquecem se que o que atrai o peixe é o isco e não a cana.... Mas pronto são ideias ....
Mais uma vez obrigado pela disponibilidade
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Em especial zona norte
« Responder #5 em: 10:05 Sexta, 23 de Março de 2018 »
No que eu puder ajudar, ajudo... Apesar do que é bom no oeste pode não servir para o norte, apesar do peixe ser o mesmo....

O isco é extremamente importante, apesar de um bom conjunto também puder fazer diferença, mas para mim mais importante do que o isco é a forma de iscar e o anzol... Mas isso é outra conversa...

Voltando ao tema, como já disse, experimenta navalhas sem casca... Teagem também é bom, apesar de ser difícil de encontrar... Grilo também é bom, mas ainda mais difícil de apanhar/comprar...um isco que eu utilizo imenso, e com bons resultados ao robalo (sargos não costuma ser o meu peixe alvo), mas que penso ser bom para sargos de maior porte é o carangueijo pilado, muito bom mesmo... Os robalos (e as belas douradas) são doidos por isso, mas ao iscar tens de deixa.lo vivinho...

Qualquer dúvida dispõe, tento sempre ajudar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Online Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Em especial zona norte
« Responder #6 em: 10:09 Sexta, 23 de Março de 2018 »
o facto de muitos pescadores presencialmente esconderem muitas coisas, algumas vezes é em sua defesa, porque infelizmente hoje em dia e é pena, quando se tira um peixe é quase preciso fazê-lo às escondidas se não é morte certa do local de pesca, outros simplesmente são arrogantes, e outros preferem mesmo não os chateiem e deixem fazer a sua pesca descansados,  em relação ao não contarem que isco usam isso pouco ou nada na minha opinião interessa, é que é tão mas tão relativo, e penso que estares no porto ou em lisboa não é isso que vai ditar que deves utilizar mais ou menos um tipo de isco deves trabalhar mais em função de como está o mar
« Última modificação: 10:17 Sexta, 23 de Março de 2018 por Joaol »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline pingu

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 47
  • Agradecido: 9 vezes
    • V. N. Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:01 Segunda, 05 de Fevereiro de 2018
Re: Em especial zona norte
« Responder #7 em: 10:15 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Pedro tens que ter calma porque não há segredos quanto aos iscos usados. Alias, tu proprio enumeraste os iscos usados no surfcasting... tanto faz ser no sul como no norte. Tens uns quantos anelideos que podes usar (coreana, teagem, casulo, ganso...), tens iscos brancos (ameijoa, berbigão, lula, choco, lingueirão) e ainda podes usar caranguejo, sardinha... Tudo tira peixe! Agora não penses que é apenas o isco que conta para o sucesso da pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Em especial zona norte
« Responder #8 em: 10:20 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o facto de muitos pescadores presencialmente esconderem muitas coisas, algumas vezes é em sua defesa, porque infelizmente hoje em dia e é pena, quando se tira um peixe é quase preciso fazê-lo às escondidas se não é morte certa do local de pesca, outros simplesmente são arrogantes, e outros preferem mesmo não os chateiem e deixem fazer a sua pesca descansados,  em relação ao não contarem que isco usam isso pouco ou nada na minha opinião interessa, é que é tão mas tão relativo, e penso que estares no porto ou em lisboa não é isso que vai ditar que deves utilizar mais ou menos um tipo de isco deves trabalhar mais em função de como está o mar


Sem dúvida, o estado do mar também tem influência na escolha do isco, a cor da água, se tá com muita corrente ou não... Tudo fatores a ter em conta... Com o conhecimento da zona estes fatores deixam de ser relevantes porque sabes que em dias de chuva o mar está x, com vento tá y, e escolho o isco (e até o material) em função disso... Mas posso dizer que aqui normalmente só uso caranguejo rijo, pilado, navalhas, coreano (pouco) e teagem (quando consigo apanhar)

Alem do mais, o que hoje tira peixe, amanhã pode gradar... Já tive situações, e bastantes, em que hoje tirei 8 e 9 douradas só com carangueijo e no dia seguinte, com condições muito idênticas (para não dizer iguais) elas só pegarem em lingueirao com casca (porque sem casca nem olhavam)... A pesca é isto , ler o mar, ter instinto e tentar a sorte... Mas a mei ver deve.se levar sempre 3 iscos diferentes, aqueles que temos maior fé...
« Última modificação: 10:25 Sexta, 23 de Março de 2018 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11875
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Em especial zona norte
« Responder #9 em: 10:57 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Boas companheiro iscos sempre obrigatórios, casulo, coreana, bixa do lodo, sardinha, ameijoa, e lula de bico e depois tens de os usar mediante o pesqueiro ou o peixe alvo que pretendas mas esses iscos são os que mais por cá se usam  ^-^ ^-^
"born to fish forced to work"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Re: Em especial zona norte
« Responder #10 em: 11:49 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Eu tenho pouca experiência e aí as minhas perguntas tb em parte percebo que a maior parte do pessoal lê " a e tal o isco " e nem sequer ligam pois não vai acrescentar nada ao que já sabem ... Compreendo isso
Mas por exemplo eu ao fazer este tipo de perguntas já aprendi (embora não saiba ainda o que é) um ou outro isco novo como o caso de grilo que desconheço e lula de bico que tb não sei o que é
Para mim que tenho pouca ou nenhuma experiência é muito importante ler as vossas opiniões pois assim posso sempre ir experimentando e ver depois os que melhor resultado vão dando
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Em especial zona norte
« Responder #11 em: 12:19 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas companheiro iscos sempre obrigatórios, casulo, coreana, bixa do lodo, sardinha, ameijoa, e lula de bico e depois tens de os usar mediante o pesqueiro ou o peixe alvo que pretendas mas esses iscos são os que mais por cá se usam  ^-^ ^-^

Ora aqui está um exemplo do que eu digo de cada zona é uma zona... Aqui no oeste, eu e o pessoal que eu conheço não utiliza a bixa do lodo (aqui chama.se minhoca da lama? Suponho que seja o mesmo??), sardinha em surfcasting nada, ameijoa nao, lula não...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Em especial zona norte
« Responder #12 em: 12:22 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu tenho pouca experiência e aí as minhas perguntas tb em parte percebo que a maior parte do pessoal lê " a e tal o isco " e nem sequer ligam pois não vai acrescentar nada ao que já sabem ... Compreendo isso
Mas por exemplo eu ao fazer este tipo de perguntas já aprendi (embora não saiba ainda o que é) um ou outro isco novo como o caso de grilo que desconheço e lula de bico que tb não sei o que é
Para mim que tenho pouca ou nenhuma experiência é muito importante ler as vossas opiniões pois assim posso sempre ir experimentando e ver depois os que melhor resultado vão dando


Mesmo que não acrescente ao que já se sabe, sou da opinião que se deve ajudar.... Quando eu comecei a pescar, há quase 20 anos, também gostava que os mais velhos me ajudassem...

Se tiveres alguma dúvida em como iscar ou qualquer coisa, diz... Encontras muitas formas de iscar os iscos, mas nada como alguém dizer a opinião pessoal e como tem melhores resultados.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Re: Em especial zona norte
« Responder #13 em: 12:23 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas companheiro iscos sempre obrigatórios, casulo, coreana, bixa do lodo, sardinha, ameijoa, e lula de bico e depois tens de os usar mediante o pesqueiro ou o peixe alvo que pretendas mas esses iscos são os que mais por cá se usam  ^-^ ^-^

Ora aqui está um exemplo do que eu digo de cada zona é uma zona... Aqui no oeste, eu e o pessoal que eu conheço não utiliza a bixa do lodo (aqui chama.se minhoca da lama? Suponho que seja o mesmo??), sardinha em surfcasting nada, ameijoa nao, lula não...
Pois lá está por isso eu no tópico pus zona norte pois sei que varia os isco de zonas para zonas
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Em especial zona norte
« Responder #14 em: 12:26 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Pedro se o pessoal da tua zona não usa iscos como a sardinha por exemplo deveria fazê.lo, pois acredita que eu conheço vários pescadores , e alguns mais velhos até, que também não a usam, e por vezes fazem bem mal, pode ser a diferença em pescar um dois tres ou mais robalos bons por exemplo ou nenhum!
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Em especial zona norte
« Responder #15 em: 12:27 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Já agora uma dica, tudo tem a sua época, a partir de agora começa a ser bom usá-la.
é a experiência que tenho.
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Re: Em especial zona norte
« Responder #16 em: 12:47 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora uma dica, tudo tem a sua época, a partir de agora começa a ser bom usá-la.
é a experiência que tenho.
Joaop já agora qual a quantidade ou parte da sardinha põe no anzol e e como a isca?
 

Offline pingu

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 47
  • Agradecido: 9 vezes
    • V. N. Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:01 Segunda, 05 de Fevereiro de 2018
Re: Em especial zona norte
« Responder #17 em: 14:23 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Tensa aqui um video que exemplifica uma das formas de iscar sardinha para surfcasting

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Sequeira

Offline Pedro Sequeira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:26 Terça, 10 de Outubro de 2017
Re: Em especial zona norte
« Responder #18 em: 14:31 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tensa aqui um video que exemplifica uma das formas de iscar sardinha para surfcasting

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado pingu mais uma boa dica
É como se costuma dizer... quem não sabe é como quem não vê e eu agora sei por vi 😉
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Em especial zona norte
« Responder #19 em: 15:09 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Boas joaop. A maneira de preparar a sardinha está correto, mas há um pequeno senão, Em vez de por a pele da sardinha para fora põe para  dentro. e convêm escamar a sardinha. Isto porquê porque a sardinha vai melhor se vir carne branca. Eu faço boia e costumo iscar com sardinha e tiro a pele. Só fica  a parte branca  e lombos. Um abraço. António Pereira
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11875
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Em especial zona norte
« Responder #20 em: 15:23 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas joaop. A maneira de preparar a sardinha está correto, mas há um pequeno senão, Em vez de por a pele da sardinha para fora põe para  dentro. e convêm escamar a sardinha. Isto porquê porque a sardinha vai melhor se vir carne branca. Eu faço boia e costumo iscar com sardinha e tiro a pele. Só fica  a parte branca  e lombos. Um abraço. António Pereira
Já tirei peixe com ela iscada das duas maneiras  :) :)
"born to fish forced to work"
 

Offline pingu

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 47
  • Agradecido: 9 vezes
    • V. N. Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:01 Segunda, 05 de Fevereiro de 2018
Re: Em especial zona norte
« Responder #21 em: 17:10 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Eu penso que so com o cheiro dá para tirar peixe ehehe
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Em especial zona norte
« Responder #22 em: 17:50 Sexta, 23 de Março de 2018 »
nunca tinha visto desta forma...
aquele "arame"  é uma agulha de iscar? não conhecia esse modelo com argola... essas agulhas vendem-se em portugal?
bem mais uima maneira para testar nas bogas quando o mar deixar...
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Em especial zona norte
« Responder #23 em: 19:41 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Boa forma de iscar, acredito que isso dê resultados, mas também acho que aqui na minha zona nao deva funcionar...apesar de nunca ter experimentado, alias, nunca vi ninguem aqui no oeste a iscar com sardinha em surfcasting...apenas boia...

Uma coisa que eu costumo fazer com sardinha é quando tou ao corrico ao robalo, pego em pedaços de sardinha (do lombro, principalmente), e coloco na "metade" do anzol que fica de fora da amostra (como se fosse uma isca normal de minhocas) e ato bem com silicone... Já pude constatar que faz diferença, tive com 1 colega ao meu lado, igual amostra e eu a tirar robalos e ele nada... Tudo bem que os fios e chumbada nao era iguais, mas eu quero acreditar que foi da sardinha, isto porque depois de algum tempo, disse-lhe para meter também sardinha e ele também tirou 2 robalos...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1399 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Em especial zona norte
« Responder #24 em: 23:21 Sexta, 23 de Março de 2018 »
Vai á zona de Peniche, e a malta da velha guarda só usa sardinha na pesca do robalo.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por duas [Hoje às 14:21]

Seria um bodiao, arco íris? por Rider [Hoje às 11:30]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]