collapse

Autor Tópico: A maravilhosa sensação de roubar  (Lida 894 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 53 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
A maravilhosa sensação de roubar
« em: 15:47 Domingo, 16 de Março de 2014 »

- Ribeiro, eu quero é roubar!
- Pois, pois, isso não devia valer.
- Qual quê... A roubar a luta é o triplo.

Este diálogo tive-o no sábado, dia 15, com o meu especial amigo e companheiro de pesca Ribeiro, na vala da Caneja.
Tinha acabado de pescar uma fataça com bem mais que um quilo, ferrada como manda o figurino, pela boca. Sendo que deu menos luta que uma (mais pequena) pescada anteriormente pela barbana caudal.

Foi fantástico! Já há mais de um ano que não pescava uma fataça. Eu e o meu companheiro fizemos um pesqueiro para tentar uns pimpões e uns híbridos, perto da margem contrária. Ao fim de uma hora, nada. Aliás, nada não. Pesquei uma enguia pequenina, que com grande trabalho devolvi desanzolada à água.

- Vamos mas é fazer-nos às fataças - Alvitrou o Ribeiro.
- É já. - Disse eu, retirando da mochila o respectivo engodo.

- Estão difíceis. - Disse eu, ao falhar mais uma ferragem perante um mini-toque tremelicante.

O toque seguinte foi mais consistente. Ferro e bingo! A primeira sensação foi a de que tinha o anzol preso nalgum pau enterrado na lama. Depois foi a constatação de que tinha um peixe enorme ferrado. Corrida para frente. Depois para a esquerda. Inversão para a direita. Tentativa de se enfiar nos caniços. Esforços desesperados da minha parte. E, enfim, novamente em frente e novas repetições das tentativas de fuga para todos os lados e investidas para os caniços..

- Olha, vem roubada, vem pelo rabo. - Disse, às tantas, o Ribeiro.
- Por isso é que parecia ter três quilos em vez de um. Disse eu.

Pouco depois, ferrei a tal fataça pela boca e, a seguir, ferro outra pelo dorso. Nova batalha, que a custo ganhei.

Depois, mais nada quanto a fataças. Ou foi porque o vento parou, ou porque é mesmo assim (lembro-me de outras pescas, no Ruivo, em que entraram e depois de duas ou três tiradas desapareceram).

O meu amigo Ribeiro, que suspirava por uma fataça, teve que trabalhar arduamente para sacar três pimpões. E eu mais nada.
- Oh Ribeiro, tu tinhas que dar nos pimpões, afinal não é em vão que tens a alcunha de "rei dos pimpões".
- Eh pá, calhou. Tenho lá culpa que entrassem no pesqueiro das taínhas.
- Ora Ribeiro, tu até és capaz de tirar pimpões na cabeça de um tinhoso.
- Lá isso é verdade. Mas também te digo que nunca vi um larápio de fataças como tu.


PS: O almoço foram sandes, que nós não somos nenhuns lambões. A não ser às vezes, claro...


 

 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: A maravilhosa sensação de roubar
« Responder #1 em: 11:36 Segunda, 17 de Março de 2014 »
São as que dão mais luta :) :) :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por canivete [Hoje às 07:54]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]