collapse

Autor Tópico: Montagem surfcasting  (Lida 5144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Montagem surfcasting
« Responder #15 em: 18:04 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Em canas com passadores normais, mais largos, o chicote conico é um.certo desperdício por ser mais caro e partir mais facilmente, especialmente se pescares num local onde prende frequentemente. Ai deves pescar com chicote normal, se prender muito pescas sem chicote com madre 0.40, ou entao um multifilar na madre tipo O,18 com Chicote, assim prejudicas menos os lancamentos.atencao que o multifilar leva chicote nao por partir, mas porque te corta o dedo se não o puseres. Podes sempre comprar uma boa dedeira, mas no meu ver atrapalham depois com outras tarefas. Se tiveres uma cana mais avançada, pelo menos para pesca de praia, com passadores mais estreitos o chicote conico faz muita diferença por causa do nó de ligação chicote/madre. Este nó se for volumoso vai perturbar o lançamento  e diminuir a performance da cana.
Amar o mar é amar a vida
 

Offline johnteixeira

Re: Montagem surfcasting
« Responder #16 em: 18:05 Sexta, 09 de Março de 2018 »
O fio dos estralhos só por si é outra coisa que vais aprender aos poucos, muita, mas mesmo muita, tentativa e erro. Isto porque, na jornada de pesca, o que está a funcionar agora não funciona necessariamente 2 horas depois pois a pesca é uma arte dinamica e o mar muda constantemente as suas condições.

Em resumo pensa assim. 100% flurocarbono tem tendência a ser um fio mais rijo, logo, a partida enrola menos. Apesar de haver ai no mercado flurocarbonos horríveis.

O yuki invisible é um florocoated, ou seja, um monofilamento revestido de flurocarbono. Para mim, é o melhor fio para estralhos que já usei a nível de preço qualidade e polivalência para o surfcasting, uso em 0.30.

Ficas bem servido com ele.

Tenta procurar pelo forum, pois existem por ai muitas explicações sobre o trabalhar dos estralhos a nivel de diametros e comprimentos.

Cumps.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Martins, DiogoV95, Sansoni7

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #17 em: 18:06 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Boas,

A utilização das montagens separadas do chicote usa-se essencialmente pela rapidez em acção de pesca, daí ser completamente imprescindível em competição.
Isto permite trocar montagens já iscadas, ou alterar mesmo o tipo de montagem (estralhos e anzóis diferentes, com tamanhos e espessuras diferentes) muito rapidamente.

Em lazer, podes usar a montagem no chicote, com os stoppers e destorcedor, é uma pesca mais "descansada"...
Iscas apenas quando tirares as pescas da água.
Apesar de não ser tão rápido quanto as montagens separadas, também permite algumas alterações ao tipo de pesca sem perderes uma eternidade, basta trocar estralho (já previamente preparados e guardados nas rodelas de eva) e para pescares com 2 estralhos podes subir o que está no chicote e colocar uma urfe na ponta do mesmo.

Eu pesca das duas formas, tenho bobines já com a montagem preparada no chicote e tenho outras bobines apenas com o clip no chicote para usar montagens preparadas em separado ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DiogoV95

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 567
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #18 em: 18:14 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em canas com passadores normais, mais largos, o chicote conico é um.certo desperdício por ser mais caro e partir mais facilmente, especialmente se pescares num local onde prende frequentemente. Ai deves pescar com chicote normal, se prender muito pescas sem chicote com madre 0.40, ou entao um multifilar na madre tipo O,18 com Chicote, assim prejudicas menos os lancamentos.atencao que o multifilar leva chicote nao por partir, mas porque te corta o dedo se não o puseres. Podes sempre comprar uma boa dedeira, mas no meu ver atrapalham depois com outras tarefas. Se tiveres uma cana mais avançada, pelo menos para pesca de praia, com passadores mais estreitos o chicote conico faz muita diferença por causa do nó de ligação chicote/madre. Este nó se for volumoso vai perturbar o lançamento  e diminuir a performance da cana.
~companheiro, nunca o nó do chicote, com linhas finas ( por isso se utilizam os chicotes),vai pertubar o lançamento, muito menos diminuir a performance da cana.
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Montagem surfcasting
« Responder #19 em: 18:24 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em canas com passadores normais, mais largos, o chicote conico é um.certo desperdício por ser mais caro e partir mais facilmente, especialmente se pescares num local onde prende frequentemente. Ai deves pescar com chicote normal, se prender muito pescas sem chicote com madre 0.40, ou entao um multifilar na madre tipo O,18 com Chicote, assim prejudicas menos os lancamentos.atencao que o multifilar leva chicote nao por partir, mas porque te corta o dedo se não o puseres. Podes sempre comprar uma boa dedeira, mas no meu ver atrapalham depois com outras tarefas. Se tiveres uma cana mais avançada, pelo menos para pesca de praia, com passadores mais estreitos o chicote conico faz muita diferença por causa do nó de ligação chicote/madre. Este nó se for volumoso vai perturbar o lançamento  e diminuir a performance da cana.
~companheiro, nunca o nó do chicote, com linhas finas ( por isso se utilizam os chicotes),vai pertubar o lançamento, muito menos diminuir a performance da cana.

Experimenta numa Blackstar usar chicote normal 0.40 e uni-lo a um 0.20 e vês a diferença na estabilidade do lançamento quando usas um conico.
Amar o mar é amar a vida
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 567
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #20 em: 18:43 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Nunca,vou atar um o.40 para fazer de chicote, tenho os cónicos que servem para isso,  mesmo para diminuírem o nó da união. agora fazer um nó com 0.40, é obvio que terá sempre um nó volumoso.
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Montagem surfcasting
« Responder #21 em: 21:36 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nunca,vou atar um o.40 para fazer de chicote, tenho os cónicos que servem para isso,  mesmo para diminuírem o nó da união. agora fazer um nó com 0.40, é obvio que terá sempre um nó volumoso.

Eu tenho uma cana mais baixa gama, com passadores largos, sem ser fuji, uma Vega warrior surf, nessa cana o volume do nó é menos importante que na Blackstar
Amar o mar é amar a vida
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #22 em: 21:56 Sexta, 09 de Março de 2018 »
 Malta, desculpem estar a meter-me mas, é só mais uma dica, ok.

 Já passei em tempos por essa fase, chicote de 0.40 e linhas da ordem dos 0.22, digo-vos, pescava com uma cana com passadores LR (low Rider), são os mais finos que se usam, e, sempre pesquei na boa.

 Com o passar do tempo e depois de ler e pescar com malta que usava chicotes cónicos passei a experimentar, depois passei mesmo a usar somente estes e porquê, reparemos.

 Que pesca fazemos, é só em areal? ou pescamos onde der e se houver pedra acabamos por perder muito material, ou ainda, adaptá-mo-nos a pescar com linhas finas ou nem por isso.

 É esse o problema, temos de saber se só queremos pescar na praia, em areal e, se queremos pescar com linhas finas, então pescamos com linhas finas e com chicotes cónicos (e temos intuído que pescamos assim) podemos pensar que ... ah... o chicote cónico é fraco parte logo assim que prende um pouco, eu não tenho essa percepção, o chicote cónico pode ser caro para algumas carteiras, é verdade mas fraco não é, reparem, madre 0.20, coloquem um chicote 0.22-0.57 e raramente parte pelo chicote, pois eu prefiro perder o chicote do que se parta a linha madre e perca 40 ou 50 metros dela, até porque se partir a linha madre tudo o resto lá fica.

 Então o que acontece se estiver a linha madre de 0.20 com um chicote de uma linha 0.40 parte onde?, na linha madre concerteza, mas pode ser no nó ou não, pode muito bem levar logo 40 ou 50 metros de madre, logo era preferível ter perdido só o chicote e ter ficado com a linha madre pronta a levar outro chicote e tá a andar.

 Portanto isso não passa de uma questão de custos, os chicotes cónicos, e há os baratos (e são muito bons) custam cerca de 80/90 cêntimos cada e, um bocado de linha normal de 0.40 ou 0.45 sai muito mais barato, é a isso que a malta olha, mas esse barato é na hora porque vistas bem as coisas às vezes sai mais caro.

 Portanto cada um opta pelo que pode, na carteira, e que lhe incute segurança, embora, e isto na minha opinião, deva colocar todos os prós e contras em mente, que pesca quer fazer, quais os spots que usa mais e que condições eles têm e, aí adequar as suas pescas o melhor possível a essa situação.

 Desculpe-me o companheiro que colocou o post porque ele só pedia informações de ajuda e muito bem mas, a malta levou a discussão para outros patamares e lembrei-me de dar a minha opinião de vivência.

 Agora para o companheiro que pediu ajuda, pode fazer como diz o companheiro Beto, tem bobines com a madre (a madre é a linha do carreto mais o chicote, quando pesca fino) preparada só com um clip na ponta para pendurar as montagens, ou pode usar logo os acessórios para o estralho no chicote e na ponta o clip para a chumbada, funciona tudo igual só com menos acessórios e nós.

 O que uso, todas as bobines têm os acessórios para o estralho, raramente pesco com dois anzóis, está tudo na linha madre, (linha/chicote), quando quero dois anzóis, faço como alguém já aí falou, puxo os stopers para cima e em baixo, tiro a chumbada penduro uma urfe e volto a pendurar a chumbada (sabes o que é uma urfe, ok) e estás a pescar com dois anzóis. :join: 

 Força :fixe: 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Montagem surfcasting
« Responder #23 em: 23:56 Sexta, 09 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Malta, desculpem estar a meter-me mas, é só mais uma dica, ok.

 Já passei em tempos por essa fase, chicote de 0.40 e linhas da ordem dos 0.22, digo-vos, pescava com uma cana com passadores LR (low Rider), são os mais finos que se usam, e, sempre pesquei na boa.

 Com o passar do tempo e depois de ler e pescar com malta que usava chicotes cónicos passei a experimentar, depois passei mesmo a usar somente estes e porquê, reparemos.

 Que pesca fazemos, é só em areal? ou pescamos onde der e se houver pedra acabamos por perder muito material, ou ainda, adaptá-mo-nos a pescar com linhas finas ou nem por isso.

 É esse o problema, temos de saber se só queremos pescar na praia, em areal e, se queremos pescar com linhas finas, então pescamos com linhas finas e com chicotes cónicos (e temos intuído que pescamos assim) podemos pensar que ... ah... o chicote cónico é fraco parte logo assim que prende um pouco, eu não tenho essa percepção, o chicote cónico pode ser caro para algumas carteiras, é verdade mas fraco não é, reparem, madre 0.20, coloquem um chicote 0.22-0.57 e raramente parte pelo chicote, pois eu prefiro perder o chicote do que se parta a linha madre e perca 40 ou 50 metros dela, até porque se partir a linha madre tudo o resto lá fica.

 Então o que acontece se estiver a linha madre de 0.20 com um chicote de uma linha 0.40 parte onde?, na linha madre concerteza, mas pode ser no nó ou não, pode muito bem levar logo 40 ou 50 metros de madre, logo era preferível ter perdido só o chicote e ter ficado com a linha madre pronta a levar outro chicote e tá a andar.

 Portanto isso não passa de uma questão de custos, os chicotes cónicos, e há os baratos (e são muito bons) custam cerca de 80/90 cêntimos cada e, um bocado de linha normal de 0.40 ou 0.45 sai muito mais barato, é a isso que a malta olha, mas esse barato é na hora porque vistas bem as coisas às vezes sai mais caro.

 Portanto cada um opta pelo que pode, na carteira, e que lhe incute segurança, embora, e isto na minha opinião, deva colocar todos os prós e contras em mente, que pesca quer fazer, quais os spots que usa mais e que condições eles têm e, aí adequar as suas pescas o melhor possível a essa situação.

 Desculpe-me o companheiro que colocou o post porque ele só pedia informações de ajuda e muito bem mas, a malta levou a discussão para outros patamares e lembrei-me de dar a minha opinião de vivência.

 Agora para o companheiro que pediu ajuda, pode fazer como diz o companheiro Beto, tem bobines com a madre (a madre é a linha do carreto mais o chicote, quando pesca fino) preparada só com um clip na ponta para pendurar as montagens, ou pode usar logo os acessórios para o estralho no chicote e na ponta o clip para a chumbada, funciona tudo igual só com menos acessórios e nós.

 O que uso, todas as bobines têm os acessórios para o estralho, raramente pesco com dois anzóis, está tudo na linha madre, (linha/chicote), quando quero dois anzóis, faço como alguém já aí falou, puxo os stopers para cima e em baixo, tiro a chumbada penduro uma urfe e volto a pendurar a chumbada (sabes o que é uma urfe, ok) e estás a pescar com dois anzóis. :join: 

 Força :fixe: 

Para mim a função principal do chicote conico é mesmo diminuir o volume do nó para não perturbar o lançamento, e em segundo lugar partir mais facilmente de forma a não sacrificar a madre. Aliás muito raramente me aconteceu perder madre com chicote não conico, geralmente parte na zona mais terminal do chicote, não sendo por vezes necessário substituí-lo.

A questão da influência do volume do nó depende muito da distância que se pretende alcançar. Se for para lançamentos descontraídos de meia distância está tudo bem, agora se for para animalizar em otg porque o peixe está longe, aí já influencia, basta uma pequena trepidação aumentar o atrito do fio com o passador.
Amar o mar é amar a vida
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #24 em: 17:13 Sábado, 10 de Março de 2018 »

 Claro, concordo contigo companheiro, se um gajo quer tirar mesmo partido de todo o material de forma a atingir as distâncias que pretende, procura uma cana forte, leve e equilibrada com um carreto adequado, depois linhas finas, 16, 16 ou 20 bem equipadas de chicote cónico e chumbadas dinâmicas, torpedos, bicos de pato e outras, com haste.

 Para pescar na descontra, ok, isso é outra coisa, mas também pesca na boa  :join:

  :fixe:
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 567
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #25 em: 17:56 Sábado, 10 de Março de 2018 »
Se não for para pescar longe, nem tem necessidade  de usar chicote nem  linhas finas , pesca-se com 0.35 ou 0.40 , acaba com o problema dos nós.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #26 em: 17:56 Sábado, 10 de Março de 2018 »
A principal função do chicote usado com linhas mais finas é aguentar o lançamento. Sem o chicote, como é óbvio, cada tiro cada melro, fica chumbada, chicote e montagem no mar, daí ser a principal função.

Os chicotes cónicos têm a vantagem, e aqui entra a segunda função, na minha opinião  :), de igualar ou aproximar o diâmetro das linhas (madre e chicote cónico) de forma a fazer um nó mais pequeno que faça menos atrito na saída da linha nos últimos passadores o que vai permitir uma saída de linha mais fluída.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se não for para pescar longe, nem tem necessidade  de usar chicote nem  linhas finas , pesca-se com 0.35 ou 0.40 , acaba com o problema dos nós.

Um 0,35mm direto é capaz de ser muito pouco para a maioria do pessoal de use apartir das 125gr. de chumbo, diria eu. E o 0,40mm têm que ser bom.
« Última modificação: 17:59 Sábado, 10 de Março de 2018 por Nelson Peres »
Nelson Peres
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 567
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #27 em: 18:02 Sábado, 10 de Março de 2018 »
Nunca parti uma linha 0.35 a pescar direto ate 140gr. a lançar com certeza.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagem surfcasting
« Responder #28 em: 22:56 Sábado, 10 de Março de 2018 »

 Mas com calma.  :join:
 

Offline DiogoV95

Re: Montagem surfcasting
« Responder #29 em: 13:08 Segunda, 12 de Março de 2018 »
Obrigado a todos pela ajuda, consegui esclarecer algumas dúvidas que tinha em relação a esta pesca, agora com o tempo há que aprender ainda mais e aperfeiçoar
Para uns água salgada, para outros água sagrada
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]