collapse

Autor Tópico: volta a usar mesmo anzol ?  (Lida 5999 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #15 em: 00:44 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Normalmente não ... se, no dia seguinte a pescaria for se repetir, talvez repita
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #16 em: 09:03 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Boas

Na pesca embarcada, o anzol do fundo mudo-o quase sempre, mas reaproveito os anzóis, depois de testá-los como já foi dito, os estralhos depende, mas quase sempre são substiuídos, então se estiverem a sair bogas, até lá os mudo.

Na pesca à bóia, mudo quase sempre, porque pesco sobre pedras.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline peskador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 243
  • Agradecido: 16 vezes
    • Na faina por esse mar fora...
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:42 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #17 em: 10:21 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Boas.
Os estralhos (linha) não reaproveito. O anzol, depende do estado do bico.
Quando acabo a pesca, por norma destaco o anzol da linha e tenho sempre um recipiente com farinha /pó de talco onde coloco os anzóis usados que tenham o bico bom ainda.
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #18 em: 10:35 Segunda, 17 de Março de 2014 »
quando pesco em zona de pedra não aproveito os anzóis por que ao longo da pesca vão prendendo e os bicos ficam sempre um bocado danificados, se a pesca for em areia eu volto a uzalos, mas é necessáriom verificar se não apanham ferrugem.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #19 em: 11:21 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Se os anzois e estralhos tiverem em condições volto a utilizar.
Mesmo a pescar na praia ( areia ) o uso de agulhas vai dando cabo do anzol. Por essa razão tento usar anzois de alguma qualidade. Há anzois que mesmo novos, na carteira, ganham logo ferrugem. Há muitas marcas que são descartáveis, é usar e deitar fora.
Quanto aos estralhos, se já tiverem muitos "vicio", é para substituir.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #20 em: 11:43 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Boas
Se o anzol estiver em boas condições pode-se usar novamente, mas claro que convem confirmarem.

Um pequeno senão é o facto de os anzois depois de uma pesca, terem tendencia a criar ferrugem.

Para evitar isso, é lava-los com agua corrente e depois guarda-los numa caixa com arroz. (como sabem o arroz absorve a agua e humidade)
Duram mais tempo.
João Rodrigues
 

Offline nelson amaral

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 762
  • Agradecido: 58 vezes
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:47 Quarta, 12 de Março de 2014
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #21 em: 12:20 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Boas,

Normalmente os anzóis dão-me para mais de uma vez. tendo a reutilizá-los, verificando sempre o seu estado, também tento comprar com alguma qualidade.

Quando vou para o pião ou chumbica nas zonas de muita rocha, esse problema não se põe muito porque ficam lá mais do que os que voltam  :122:, só se safam os que trazem peixe, e esses  são tão raros Ai...Ai...  [-(

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um pequeno senão é o facto de os anzois depois de uma pesca, terem tendencia a criar ferrugem.

Para evitar isso, é lava-los com agua corrente e depois guarda-los numa caixa com arroz. (como sabem o arroz absorve a agua e humidade)
Duram mais tempo.


Ora aí está uma boa técnica. bem lembrado!!

Um abraço
O que se leva desta vida é a vida que se leva...pesquem e sejam felizes
 

Offline carvalho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 293
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:18 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #22 em: 12:22 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Eu só uso se não tiver ferrugem, o que tem tendência a acontecer pois não consigo ir regularmente à pesca.  :(
"Pescar não é ter paciência; ter paciência é a espera entre uma pescaria e outra"
Carvalho
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #23 em: 18:15 Quarta, 19 de Março de 2014 »
Boas,
Eu é conforme o estado do mesmo,normalmente nao aproveito e anzois que nao apanharam peixe,lixo com eles.
Na praia mesmo sem apanhar nada a areia gasta o bico,muitas vezes o pessoal apanha por exemplo um sargote e nem liga ao bico ,mas peixes de boca dura rebentam com eles num instante,para um olho mais apurado poderá  verificar-se que o bico fica dobrado,embora espete na mesma,poderá fazer a diferença na ferragem do proximo peixe,aprendi isto da pior maneira.
Um dos aspectos que considero tambem muito importantes e que nao vi ninguem referir,é o estado da barbela do anzol,nos numeros mais pequenos quando guardados, tendem a ganhar ferugem e o bico da mesma desaparece,ficando a barbela redonda.
Nao há que ligar só ao bico do msmo,este aspecto da barbela tambem me parece muito importante e é o que me leva muitas vezes a substituir os mesmos,apesar de terem o bico bom...
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Carlos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • ntcpnc
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:06 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #24 em: 23:06 Quarta, 19 de Março de 2014 »
Anzol usado é anzol no lixo. >:D
 

Offline Ernesto Lima

Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #25 em: 12:00 Quinta, 20 de Março de 2014 »
Viva Pessoal

Relativamente ao uso do anzol, só o faço quando pesco dias seguidos e dependendo do que sofreram durante a primeira jornada.

Caso termine a pesca e venha para casa, vai tudo fora. Linhas então, nem pensar. Por vezes até as substituo ou refaço todos os nós no mesmo dia de pesca.
A própria ponteira de amortecimento (chicote), não pesca mais que dois dias seguidos e se tive vários arrochanços ou uma pesca muito intensa no primeiro dia, no final da pesca corto-a de imediato para não me esquecer e correr riscos.
Ainda referindo-me ao chicote, quando termina um dia de pesca, após o qual sei que estarei tempo indeterminado sem pescar, também o corto no fim da pesca. Isto porque os nós molharam-se, secaram e não sei que alterações se produziram e as consequências que de tal possam advir. Correr o risco de perder um peixe grande, por causa de 12 metros de monofilamento ou de um anzol... ná!

Pode acontecer, mesmo que o anzol aparentemente esteja em condições, ter já desgastes de que não me aperceba e não acho que valha a pena arriscar, nomeadamente quando se procuram exemplares de maior porte.

Alguns anzóis, grandes e de muito boa qualidade, são a excepção. Mas se ao tornar a montá-los me aperceber que estão oxidados na zona do bico... já eram.

Na verdade, até acho que muitos anzóis aguentam várias pescarias, nomeadamente a pescar aos "diversos" e até mesmo a exemplares maiores, mas neste último caso, o risco de algo correr mal por descuidar ou poupar material, prefiro não o correr.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3847
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #26 em: 18:31 Terça, 01 de Abril de 2014 »
No meu caso fico só com as madres,estralhos fora,se a pesca for intensiva(diversos)anzóis também fora.


cumpts



Manuel Matos
 

Offline J.Vilela

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #27 em: 12:05 Quarta, 30 de Abril de 2014 »
Boas!

Os anzóis,depende do estado deles...faz-se o teste já mencionado,se não agarrarem a pele:fora com eles!
Os estralhos vão sempre fora no final da jornada.
O chicote da chumbadinha,depende de como correu a pesca...se enrochou muito vai fora no final da jornada,senão dá para mais uma pescaria,mais não. ;)

Convém mencionar que guardo tudo num saquinho de plástico onde ponho o lixo que se vai fazendo durante a pescaria,e coloco no caixote do lixo.Nunca deixem o pesqueiro com restos de fio e lixo.  8)

Um abraço
Mantenham os pesqueiros limpos!
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #28 em: 03:11 Sexta, 02 de Maio de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tanto antes como depois de usar os anzóis, costumo experimentá-los na unha do polegar. Ao tentar espetar levemente, o bico na unha e puxar, se o anzol não agarrar e o mesmo resvalar... é para esquecer.

O amigo JVieira tem razão o que para mim não é novidade, pois em miúdo já via muitos antigos fazerem o mesmo.
O bico do anzol tal como as facas e navalhas experimentam-se na unha, nem sequer é preciso espetar nada, basta um leve encosto.

Quanto á erosão do bico é o que menos me preocupa como as facas e as navalhas, afiam-se num piscar de olhos.

Cumprimentos. :fixe:

 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: volta a usar mesmo anzol ?
« Responder #29 em: 15:57 Quarta, 28 de Maio de 2014 »
Eu aproveito sempre os anzóis, desde que estejam em condições, isto é se o bico se mantiver afiado e o anzol não apresentar refugem.

Daí a importência de comprar anzois de qualidade, pois esses dão mais garantias de se manterem em condições de serem reaproveitados.

Quanto ao estralhos sou mais exigente, e caso a linha apresente danos de roçar nas pedras ou esteja muito vincada ou com memória, vai logo fora e faço nova baixada ao anzol.
 

 

* Tópicos Recentes

Okuma por Paulo1973 [Hoje às 20:02]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 19:33]

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 19:23]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [Hoje às 18:29]

Silicone em spray Lidl por Xenas [Hoje às 14:28]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]