collapse

Autor Tópico: Novo conjunto (ajuda/dicas)  (Lida 819 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Orfeu

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:41 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018
Novo conjunto (ajuda/dicas)
« em: 15:48 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Boas, como ja referi na apresentacao ja fui a pesca mas nunca pesquei, quero arranjar um kit conjunto e gostava da vossa ajuda e experiencia. Visto não ter pescado nao sei se o meu género de pesca favorita é ao fundo ou a boia, logo gostava de uma cana que se adaptasse um pouco aos dois. Tenho visto que uma accao 100/250 é o ideal mas depois sei que ha varios tipo de linha (nao percebo nada disso) as mais finas tem algum utilidade propria que a mais grossa nao tenha ?
Visto que ainda sou um mero curioso deste desporto nao conheco casas de pesca mas dei uma vista de olhos na prte de pesca da decathlon.( sei que ha produtos melhores )
Se esta kit apropriado para a minha situação ??
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20045
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Novo conjunto (ajuda/dicas)
« Responder #1 em: 16:00 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Esquece isso.
É claro que consegues pescar, e até apanhar peixe.
Uma vez que estás no inicio, o conselho que te dou é ires com alguém que te possa emprestar material e explicar-te algumas coisas. Depois dessa "1ª aula" já saberás o tipo de pesca que queres fazer, e começar a selecionar o material mais adequado á pesca e ao local.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline johnteixeira

Re: Novo conjunto (ajuda/dicas)
« Responder #2 em: 16:17 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Concordo, nada melhor que ires primeiro com alguém e ver como corre.
Assim depois a escolha do que queres será melhor pois no inicio vais evitar gastos de dinheiro em material desnecessário.
 

Offline Orfeu

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:41 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018
Re: Novo conjunto (ajuda/dicas)
« Responder #3 em: 16:19 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Boas a questão é que já tive essa primeira aula, mas não sei se gosto mais ao fundo ou a boia . Há algo que me aconselhes que de para os dois, algo muito amador . E visto que sou da zona de Oeiras seria para esses sítios não sei se aqui da mais a boia ou ao fundo
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20045
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Novo conjunto (ajuda/dicas)
« Responder #4 em: 16:42 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Tens que ir á 2ª aula... ;)
Há muito pessoal a pescar nessa zona, e de certeza que os convites vão surgir.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline alaskaw0lf

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 10 vezes
    • HELLgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Quinta, 01 de Fevereiro de 2018
Re: Novo conjunto (ajuda/dicas)
« Responder #5 em: 17:47 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
Podes ir pela forma fácil ou pela acertada companheiro. A acertada é mesmo teres a segunda aula e tentares perceber o que mais gostas  ;)
A partir daí vais ver que é só indicares um orçamento aqui à malta do Pesqueiro e chovem opções
Pescar é arte, gradar faz parte...
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1154 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Novo conjunto (ajuda/dicas)
« Responder #6 em: 17:53 Quarta, 07 de Fevereiro de 2018 »
 Ó companheiro o problema que tens é que um conjunto para pescar ao fundo não tem nada a ver com um conjunto de pescar à bóia.
 Para ficares no meio dessas duas técnicas acabas por não ter nem material para uma nem para outra pesca.

 A bóia exige uma cana leve e comprida ( 5,6,7 metros), já para o fundo a cana tem de ter força (vais lançar chumbadas acima de 100 g) e o tamanho pode ser (4,20, 4,50 ou 5 metros).

 Já para não falar do carreto que, para bóia é pequeno e leve e para fundo deve ser grande e forte.

 Isto só assim muito sinteticamente ok, com certeza encontrarás o material que mais te agradar (quer na pesca, quer na carteira, entendes :join:)

 Vai vendo o que a malta usa por aí quando pesca à bóia e na pesca ao fundo e vai tirando as tuas dúvidas mesmo perguntando no local.

 Força  :fixe:

 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Orfeu

Offline Nuno Vareda

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 165
  • Agradecido: 16 vezes
    • Póvoa Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:10 Domingo, 14 de Maio de 2017
Re: Novo conjunto (ajuda/dicas)
« Responder #7 em: 10:45 Domingo, 11 de Fevereiro de 2018 »
Boas,

 Ora eu tinha vindo aqui a esta secção no sentido de obter alguma ajuda também, mas identifiquei-me com o Orfeu, e vou incrementar alguma informação, que quem sabe possa ser válida aqui para o companheiro Orfeu.

 Talvez seja um pouco o real problema de quem se sente atraído pela pesca, e como alguém sábio uma vez disse, apanhaste "o Bicho"...
 Nesse ponto nós ficamos a saber, que queremos pescar "ponto". Mas depois existe um leque jeitoso de variantes de pesca, para as quais poderemos apontar.
 Eu penso que já estou ligeiramente um degrau à frente do Orfeu, porque este verão já fui adquirindo material, e alguma (muito pouca diga-se) experiência.

 Equipei-me com os seguintes materiais, considerando sempre um orçamento que para mim fosse adequado:

 Pesca ao Achigã: Cana DAIWA Crossfire 2,1m + carreto Shimano Sienna 4000
 Pesca à bóia e Chumbadinha: Caterplan Xtensis 5mts + (o mesmo carreto de cima, que vou alternando conforme a pesca que faço).

 (confesso que este verão, cheguei a usar a Xtensis para fazer pesca de fundo, ainda que saiba que não se adequa a este tipo de pesca, e sempre limitado a um peso ultraleve, sempre inferior a 100gr).
 
 Tive pelo menos um dia de pesca "brilhante" em que apanhei 11 bailas...e uma gaivota! ???

 Neste momento encontro-me também eu à procura de material para pesca ao fundo ( Surfcasting ), e quero tentar fazer a melhor compra com um orçamento até 100€, entre cana e carreto.
 A pouca experiência, que tenho, já me diz que não devo embarcar no material mais barato, porque a médio prazo poderá sair caro, e porque poderá não se enquadrar na real necessidade que tenho.
 Por outro lado, vou tomando a consciência que existe um mercado absurdo de materiais que se dizem os ex-libris da pesca. Seja pela qualidade do material, seja pela eficácia e durabilidade.
 O que não facilita muito a pesquisa...

 Orfeu, como transmitiu e muito bem o companheiro ffgsoares, tens que tentar perceber o que pretendes da pesca, pelo menos no imediato. Porque podes vir a mudar este interesse, ou vir a conciliar com outros.

 Portanto se me permites um conselho, posso te dizer o seguinte, se comprares um conjunto idêntico ao que mostras nesse link, o mais certo a acontecer poderá ser uma, ou umas pescarias sem sucesso, e encostas a cana em algum canto e nunca mais lhe pegas.
 Tal como já te foi transmitido neste tópico, se tiveres a oportunidade, e conheceres alguém que já pratique pesca, tenta fazer umas perguntas, e essas mesmas perguntas provavelmente darão numa saída para uma pescaria, e aí poderás possivelmente experimentar o material e verificares se é aquilo que queres.

 

 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Novo conjunto (ajuda/dicas)
« Responder #8 em: 11:38 Domingo, 11 de Fevereiro de 2018 »
Nuno se tiveres disponibilidade durante a semana, terei todo o gosto em convidar-te para uma pescaria. Assim poderás experienciar, e depois logo decides se é esse tipo de pesca que queres praticar.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline serpand

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 396
  • Agradecido: 50 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:20 Segunda, 12 de Setembro de 2016
Re: Novo conjunto (ajuda/dicas)
« Responder #9 em: 12:01 Domingo, 11 de Fevereiro de 2018 »
Orfeu a maior parte do pessoal da zona opta por fundo. Nesta pesca usas lançamentos longos para ir ao encontro do peixe, ou mais curtos quando ele encosta. Na boia é curtas distâncias e podes usar engodo para chamar o peixe. Na boia também é mais pesca á superfície, e pelo que tenho observado maioritariamente durante o dia. No meu entender a boia requere pesqueiros mais específicos, como pescas em fundo rochoso onde o peixe interessante se encontra a curtas distâncias. A pesca ao fundo é mais versátil para esta zona, o número de pesqueiros é maior, e parece me que a variedade de peixe é maior ao fundo.
Amar o mar é amar a vida
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por FilipePC [20:47 Quarta, 27 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]

Cana Spinning Amostras 18gr a Zagaias +/- 40gr - Praia - Pelos 100€ por Alexandre81 [17:56 Segunda, 25 de Março de 2024]