collapse

Autor Tópico: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23  (Lida 6192 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #30 em: 12:28 Sexta, 30 de Março de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A kalli thyfoon


Eu sei estava a referir me Predroko 😉
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #31 em: 11:54 Domingo, 01 de Abril de 2018 »
Olá André!

Falo concretamente de linhas como é o caso de algumas que também já vi que usas como é o caso da kenta e da skyline.

A typhoon anda no mercado desde 2014 ou 2015? Foi vastamente comparada a outras linhas e a conclusão é que realmente tem qualidade para o preço que apresenta mas não tem a durabilidade de linhas mais caras. Mais caras entramos na gama de linhas que refiro no primeiro parágrafo e são só duas, linhas acabadas de outra forma, linhas que não secam e que duram mais pescas. claro que é óptima e vem numa bobine de 3000 metros, mudas com muita regularidade e sai barato mas depois a pescar e em situações mais exigentes será que se pesca com a mesma tranquilidade?





 

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #32 em: 13:42 Domingo, 01 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá André!

Falo concretamente de linhas como é o caso de algumas que também já vi que usas como é o caso da kenta e da skyline.

A typhoon anda no mercado desde 2014 ou 2015? Foi vastamente comparada a outras linhas e a conclusão é que realmente tem qualidade para o preço que apresenta mas não tem a durabilidade de linhas mais caras. Mais caras entramos na gama de linhas que refiro no primeiro parágrafo e são só duas, linhas acabadas de outra forma, linhas que não secam e que duram mais pescas. claro que é óptima e vem numa bobine de 3000 metros, mudas com muita regularidade e sai barato mas depois a pescar e em situações mais exigentes será que se pesca com a mesma tranquilidade?








Eu entendo aquilo que tu estás a referir em relação a linha eu não estou aqui a dizer que é melhor que y ou z estou q referir que a linha tem boa qualidade em relação a duração isso não posso responder é cedo demais mas já se apeitou nalgumas situações complicadas.
Mais tarde com mais tempo de utilização aí sim deixo a minha opinião em relação a duração.

E pergunto também a amigos meus que também deu para experimentar e dizerem me o que achas pessoal assim como eu tem kenta, skyline...

Para mim a linha que tem melhor resistência é a skyline.
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #33 em: 12:50 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Em 0.20 mm apenas experimentei a Yuki Kenta e agora utilizo a Sufix Calema Surf.
Em termos de durabilidade ainda é cedo para tecer considerações, mas em termos de resistência posso dizer que a Sufix aguenta mais uma chumbada areada antes de partir que a Yuki. Pode ter até ter sido dos nós, não sei, mas a elasticidade superior da Sufix permite continuar a puxar onde a Yuki normalmente já tinha partido. Na última pesca no Meco fiquei impressionado com a força que tive que fazer, já tinha a cana toda vergada e estava mesmo à espera que a linha cedesse mas a chumbada lá acabou por se soltar.
Por metade do preço acho uma excelente opção, mesmo que dure um pouco menos.
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #34 em: 13:05 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
em termos de resistência posso dizer que a Sufix aguenta mais uma chumbada areada antes de partir que a Yuki. Pode ter até ter sido dos nós, não sei, mas a elasticidade superior da Sufix permite continuar a puxar onde a Yuki normalmente já tinha partido.

Primeira coisa que eu faço quando compro uma linha nova é medir sua espessura no micrometro ...  Digo isso pois ja comprei 0,20 e a mesma tinha na verdade 0,22, ai é covardia comparar com outras de medida real informada.
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #35 em: 14:47 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em 0.20 mm apenas experimentei a Yuki Kenta e agora utilizo a Sufix Calema Surf.
Em termos de durabilidade ainda é cedo para tecer considerações, mas em termos de resistência posso dizer que a Sufix aguenta mais uma chumbada areada antes de partir que a Yuki. Pode ter até ter sido dos nós, não sei, mas a elasticidade superior da Sufix permite continuar a puxar onde a Yuki normalmente já tinha partido. Na última pesca no Meco fiquei impressionado com a força que tive que fazer, já tinha a cana toda vergada e estava mesmo à espera que a linha cedesse mas a chumbada lá acabou por se soltar.
Por metade do preço acho uma excelente opção, mesmo que dure um pouco menos.

Micrómetro com ela para tirar a teima.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #36 em: 15:19 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Há uma coisa que o pessoal não costuma colocar em causa, mas cá vai:

Estamos a falar de medidas na caso dos décimos de milímetro, com divergências de centésimos de milímetro.

Os equipamentos de medida que usam, para fazer essas comparações, estão calibrados?

Podemos confiar assim tanto na aferição desses aparelhos para tecer considerações com a aproximação de centésimas de milímetro?

Eu não estou a dizer que não podemos, estou apenas a trazer a discussão "para a mesa", pois podemos estar a cometer um erro contra o qual se luta em industria/ serviços (sistemas de qualidade em geral) que é utilizar equipamento de medida descalibrado e depois nada "bate certo"...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #37 em: 15:40 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há uma coisa que o pessoal não costuma colocar em causa, mas cá vai:

Estamos a falar de medidas na caso dos décimos de milímetro, com divergências de centésimos de milímetro.

Os equipamentos de medida que usam, para fazer essas comparações, estão calibrados?

Podemos confiar assim tanto na aferição desses aparelhos para tecer considerações com a aproximação de centésimas de milímetro?

Eu não estou a dizer que não podemos, estou apenas a trazer a discussão "para a mesa", pois podemos estar a cometer um erro contra o qual se luta em industria/ serviços (sistemas de qualidade em geral) que é utilizar equipamento de medida descalibrado e depois nada "bate certo"...


Eu te entendo, mas trabalho no departamento de engenharia de uma grande empresa ... instrumentos aferidos, calibrados e de marca renomada.
Linhas como a colmic X5000 e a former batem cravadas na medida indicada (medida feita ao longo de 5m de linha aproximadamente) ... ou seja, quando é precisa é precisa mesmo.
Ao usar, ja sente-se a diferença de uma 0,20 para uma 0,22 em termos de resistência.
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #38 em: 15:56 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Renato, é mesmo aí que eu quero chegar, comparar o que é comparável e com alguma consciência se estamos a usar o equipamento adequado ou não.

Ainda há a questão do processo de medição, ao qual é necessário estar atento (pelo menos pensar que o processo de medição pode não ser igual ao que estamos a usar, por isso é que existem normas para fazer determinadas medições - para garantir que a medição é feita sempre da mesma forma, por todos, e assim podermos comparar o resultado - repararam que a "vega potenza world champion" faz referência à norma de medição - ISO 2062 - que define como se deve medir... o fish test só me dá vontade de rir... eles apresentam um determinado valor, mas é possível fazer fish tests quase para todos os gostos - a menos que exista uma norma ISO Fish test...  >:D).

Daí ser importante a comparação que fazes "a linha x", na minha medição, corresponde ao valor correto.

Mesmo que não se saiba qual é o processo correto de medição, nem se o equipamento é o adequado, já dá para ter uma ideia.

A questão da medição nos 5m também é importante porque, para além de verificar se a linha é homogénea, faz várias medições (é que uma medição é pouco mesmo com aparelhos calibrados). Com aparelhos não calibrados/ não fiáveis, podemos ter um desvio e uma baixa reprodutibilidade dos resultados (uns maiores, outros menores).

Vejo que para ti não é necessária esta conversa, mas para muito pessoal "uma régua é uma régua" e não coloca em causa a medição que essa régua está a fazer, nem o processo que está a usar.

Obviamente que um desvio de 1 mm em 1 km tem pouca importância (para a maioria dos casos), mas à escala das décimas de milímetro, desvios de centésimas de milímetro podem ter significado.
« Última modificação: 16:03 Terça, 03 de Abril de 2018 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #39 em: 17:00 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Podemos confiar assim tanto na aferição desses aparelhos para tecer considerações com a aproximação de centésimas de milímetro?

Não é nenhuma ciência. Penso que tens que ter comparação para poder ter resposta útil.

Se um fio diz na bobine que é 0.20mm e fizeres a medição e der 0.20mm, está tudo ok.

Se em seguida fizeres a mesma medição num fio de outra marca e der 0.22mm, alguma coisa está mal.

Voltas ao primeiro fio e confirmas a medição e assim sabes que que o problema não é do aparelho.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #40 em: 17:34 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Sim duas, admitindo que o primeiro está OK.

Atenção que eu não quero tornar isto uma "ciência", apenas que exista essa consciência de tentativa de confirmação que mencionas.

Para ti é claro que o deves fazer, mas há muita gente que usa instrumentos de medida sem a noção que eles podem não estar a medir corretamente.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #41 em: 19:16 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Companheiros, aquela do fish test do fio World Champion da Vega não lembra a ninguém, é de gargalhada!! Iam mmo buscar um peixe daquele peso para cada medida de fio e esperar que partisse ou não ..só contaram p'ra você..LOL...LOL...LOL... jhe,jhe, jhe!!! Não veem eles o rídículo?? E os comerciantes (como foram vários) aproveitam logo p pôr no anúncio o valor do fish test mto + elevado para tentar enganar o zé pacóvio! Táva-se a ver! O 0,25 (3000 mts) 25,00 euros desse fio é razoável em quantidade/qualidade/preço, mas comprei 0,20 e partia seguidinho sem qq nó e quase nenhuma força, não sei se estaria estragado, já me tinham dito q abaixo de 0,25 o fio é lixo. Troquei p Kali Kunnan Cyclone 0,20 - 5000 mt, lindo vermelho alaranjado e é outra loiça e K o desconto da vergonha do comerciante afinal paguei o mmo! Há mtos fios aldrabados em diâmetros (ex. Trabucco) mas p confirmar só k um micrómetro (fig. abaixo), mas quem vai comprar um só p'ra isso? Nas lojas de pesca tem mas escondem dos clientes...não convém. A medida e regras de medição ISO aparentemente são garante (?) de alguma verdade , mas....não me fio totalmente. Pior é ser 0,25 num lado, 0,23 e 0,26,5 noutro, q também há disso por aí e eu já vi, foi tudo p o lixo. Saudações desportivas
Fisherman
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #42 em: 19:22 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim duas, admitindo que o primeiro está OK.

Atenção que eu não quero tornar isto uma "ciência", apenas que exista essa consciência de tentativa de confirmação que mencionas.

Para ti é claro que o deves fazer, mas há muita gente que usa instrumentos de medida sem a noção que eles podem não estar a medir corretamente.

Agora para sorrir, a yuki kenta anuncia aos milésimos de milímetro. Eu tenho nas medidas 0.185mm e 0.205mm. Lol.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #43 em: 19:44 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agora para sorrir, a yuki kenta anuncia aos milésimos de milímetro. Eu tenho nas medidas 0.185mm e 0.205mm. Lol.
:LooooL:

O povo costuma dizer que "nem tanto ao mar..."!!

Mas esta discussão é pertinente, porque há decisões que se tomam e convinha que existisse alguma seriedade na informação que nos dão!

Quando eu estou para decidir se dou 30€ por uma bobina com 2000 m de determinado fio (e não de outro) não posso estar a experimentar e depois mandar fora, ou usar esse fio para "enchimento"... para isso usava fio de 10€.

Mesmo quando opto por um 0,25 em vez de um 0,20, não o estou a fazer por acaso... convém mesmo que o 0,25 tenha mais resistência que o 0,20 (por causa do areamento, por exemplo), caso contrário mais vale pescar com o 0,20, que tem outras vantagens.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Companheiros, aquela do fish test do fio World Champion da Vega não lembra a ninguém, é de gargalhada!! Iam mmo buscar um peixe daquele peso para cada medida de fio e esperar que partisse ou não ..só contaram p'ra você..LOL...LOL...LOL... jhe,jhe, jhe!!! Não veem eles o rídículo??
É um atentado à nossa inteligência... se colocarem um "fish" de 200 kg, numa piscina (sem corrente), aposto que também o conseguem puxar... nem que leve umas dezenas de horas...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
(...) O 0,25 (3000 mts) 25,00 euros desse fio é razoável em quantidade/qualidade/preço, mas comprei 0,20 e partia seguidinho sem qq nó e quase nenhuma força, não sei se estaria estragado, já me tinham dito q abaixo de 0,25 o fio é lixo. Troquei p Kali Kunnan Cyclone 0,20 - 5000 mt, lindo vermelho alaranjado e é outra loiça (...)
Isto interessa-me... ando para comprar um fio na casa dos 0,25 (para aquelas pescas de surfcasting em que não necessito de lançar assim muito longe, mas que o mar está a arear e eu quero estar mais do que 20 segundos sem levantar a chumbada)...

Estava a pensar nesse vega, mas se o Kali é melhor nos 0,20 também deve ser nos 0,25... isto é tramado!
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Linhas - opinião vs experiência em espessuras entre 0,18 e 0,23
« Responder #44 em: 20:22 Terça, 03 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Companheiros, aquela do fish test do fio World Champion da Vega não lembra a ninguém, é de gargalhada!! Iam mmo buscar um peixe daquele peso para cada medida de fio e esperar que partisse ou não ..só contaram p'ra você..LOL...LOL...LOL... jhe,jhe, jhe!!! Não veem eles o rídículo?? E os comerciantes (como foram vários) aproveitam logo p pôr no anúncio o valor do fish test mto + elevado para tentar enganar o zé pacóvio! Táva-se a ver! O 0,25 (3000 mts) 25,00 euros desse fio é razoável em quantidade/qualidade/preço, mas comprei 0,20 e partia seguidinho sem qq nó e quase nenhuma força, não sei se estaria estragado, já me tinham dito q abaixo de 0,25 o fio é lixo. Troquei p Kali Kunnan Cyclone 0,20 - 5000 mt, lindo vermelho alaranjado e é outra loiça e K o desconto da vergonha do comerciante afinal paguei o mmo! Há mtos fios aldrabados em diâmetros (ex. Trabucco) mas p confirmar só k um micrómetro (fig. abaixo), mas quem vai comprar um só p'ra isso? Nas lojas de pesca tem mas escondem dos clientes...não convém. A medida e regras de medição ISO aparentemente são garante (?) de alguma verdade , mas....não me fio totalmente. Pior é ser 0,25 num lado, 0,23 e 0,26,5 noutro, q também há disso por aí e eu já vi, foi tudo p o lixo. Saudações desportivas



Acho um texto um pouco "perdido"... De quem não tem muita noção do mercado em geral. Desculpa mas é o que penso.
Essa dos comerciantes terem micrómetros e esconderem é realmente só falar por falar. Posso te dizer que conheço N lojas que têm, não é só aquela a que pertenço, e sempre que é solicitado é emprestado ao cliente para a seu belo prazer utilizar.
Uso a 2 anos o cinnetic sky line, fio de alta qualidade, comecei a usar mais recentemente o world champion, primeiro em 0.20 mm. e depois meti 0.16 mm... Partir? Lol. Bem, estou farto de tirar peixe e 0 problemas. Isso não quer dizer que tu não possas ter, mas o que escreves é disparatado. Sobre os fios no geral terem fish tests aumentados, e diametros incertos, concordo.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

 

* Tópicos Recentes

Finalmente tempo para lá ir por carlosfishcarlos [Hoje às 20:23]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Alexandre81 [Hoje às 20:11]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]