collapse

Autor Tópico: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala  (Lida 15004 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mhosca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:04 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« em: 22:20 Domingo, 09 de Março de 2014 »
Boas Camaradass,
Gostava de ter a vossa opinião, de quem vai fazer umas jornadas ao carapau e ás cavalas(estas meninas dão uma luta :tiro2: ) no molhe de sesimbra. Já tenho ido para lá várias vezes, esta semana vou lá dar um salto, mas queria desta vez engodar o pesqueiro, nunca engodo, mas desta vez queria engodar para sentir a diferença na afluência de peixe se varia muito, com ou sem engodo. Assim sendo fazia um engodo de sardinha, e iscava também com sardinha.

Quem vai para os molhes á procura de carapaus e cavalas, costuma engodar? Como é um molhe a ausência de areia para criar o engodo pode ser um entrave, ou mar ali não é muito mexido possivelmente não é necessário acrescentar areia.

Se me pudessem dar um noção da quantidade de sardinhas são necessárias para uma jornada de pesca, por volta de 5/6horas naquela zona. Se me puderem dar as luzes de como fazer o engodo, estive a pesquisar e uns sites dizem para fazer só com os lombos outros e com a sardinha inteira.

Camaradass tenho lido que uma má engodagem, aos sargos por exemplo, pode afasta-los do pesqueiro, será que o mesmo se aplica aos carapaus e ás cavalas?

Agradecia a vossa sábia ajuda.

Abraços!
Fábio Silva

Fábio Silva
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #1 em: 22:34 Domingo, 09 de Março de 2014 »
Olhe vou lhe dizer o que vi fazerem no molhe de Ferragudo. Aconselho-o a procurar por uma foto do molhe para perceber o que lhe vou dizer.
Então é assim a meio do molhe ou mais perto da praia fica-se ai. Depois prepara o engodo e joga umas 3 ou 4 colheres. Monta o material e vai jogando engodo até começar a sentir peixe. É preferível jogar menos de cada vez que jogar muito de uma só vez. o engodo para o lado contrario para onde a corrente corre. A questão de eles engodarem lá a meio do molhe e no inicio da enchente é porque ao pé da barra a corrente é muito forte. Isto é o pouco que sei. O melhor conselho é ir com alguém que pesque lá assim ou então vai uma vez mais para ver como fazem e depois logo vai outra pescar a sério.
O engodo esmigalhe bem as sardinhas e junte agua do mar.Mas eu de pesca boia com engodo sei só mínimo dos mínimos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pedroff10

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #2 em: 12:42 Segunda, 10 de Março de 2014 »
Uma má engodagem, é sempre uma má engodagem, seja para que espécie for.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Abel Sousa

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 7 vezes
    • Canidelo - Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #3 em: 21:07 Segunda, 10 de Março de 2014 »
So uma questao. Ja ha cavalas e carapaus nesta altura do ano nos molhes ou e`devido a essa zona do pais?
Aqui pelo Porto parece que e no Verao...
Abra;o
Abel Sousa
 

Offline ESPECIAL

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 680
  • Agradecido: 7 vezes
  • sempre puxar pelos queixos deles.
    • cabanas palmela
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:06 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #4 em: 21:13 Segunda, 10 de Março de 2014 »
eu se nao estou enganado tambem acho que è mais p verao mas nao tenho certeza. :fishcool:
Bem vindo este pequeno e grande pesqueiro.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #5 em: 21:17 Segunda, 10 de Março de 2014 »
No Algarve já há cavalas em Abril os carapaus é que são mesmo mais no Verão.
 

Offline Mhosca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:04 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #6 em: 18:13 Terça, 11 de Março de 2014 »
Boas Camaradass,
Conheço pessoal que a semana passada em Sesimbra já conseguiram encher baldes de 25L de carapau, a cavala é que ainda não anda por cá, mas ela há-de vir.
Abraço
Fábio Silva
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #7 em: 12:20 Quarta, 12 de Março de 2014 »
boas

esmaga se uns 3 quilos de sardinha e visto ser um sitio com alguma corrente junta se um pouco de areia para manter o engodo no sitio mas atençao que a pescar aos carapaus e cavalas muito engodo atrai as bogas e o peixe pequeno importante é ir mantendo uma cadênçia no lançamento do engodo.e se possivel mandar algum para cima das rochas mais ha beira de agua pois o vai vem das ondas vai levando o engodo aos poucos engodadno o pesqueiro de maneira mais natural.espero que ajude.

abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11236
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #8 em: 13:40 Quarta, 12 de Março de 2014 »
Normalmente não engodamos. A melhor fase lá é de Maio/ Setembro, sendo o Verão o melhor.
O engodar, embora chame peixe, traz tudo o que é peixe, e ali já temos bogas que cheguem.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Mhosca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:04 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #9 em: 14:03 Quarta, 12 de Março de 2014 »
Boas Camaradass,
Obrigado pelas opiniões, hoje a noite vou para cima deles, dos carapaus claro, e depois digo o que se sucedeu.
Abraço
Fábio Silva
Fábio Silva
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #10 em: 15:34 Quarta, 12 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Camaradass,
Obrigado pelas opiniões, hoje a noite vou para cima deles, dos carapaus claro, e depois digo o que se sucedeu.
Abraço
Fábio Silva
Eu tb sou da opinião  que engodo numa pesca dessas vais chamar aos pesqueiro "bogalhice", mas a pesca faz se de experiencias...
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #11 em: 17:53 Quarta, 12 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Camaradass,
Obrigado pelas opiniões, hoje a noite vou para cima deles, dos carapaus claro, e depois digo o que se sucedeu.
Abraço
Fábio Silva
Eu tb sou da opinião  que engodo numa pesca dessas vais chamar aos pesqueiro "bogalhice", mas a pesca faz se de experiencias...

Bom... nesse caso faz-se "engodo de boga" para juntar ao outro.

O segredo do engodo é mesmo a forma de engodar... engodar é, como já foi dito, de forma constante e pouco de cada vez. Se houver muita corrente, esquece a engodagem ou então arranja um amigo que te engode mais longe de forma a que o engodo chegue ao teu pesqueiro que se deve situar numa zona "parada" (para isso podes levar um amigo iniciado à pesca e colocas-te no teu pesqueiro indicando-lhe um pesqueiro fatal um pouco à frente e depois dizes-lhe como engodar "para ele" >:D >:D >:D >:D).
Tentar engodar sempre para as pedras abaixo dos pés... as ondas tratam de levar o engodo e espalha-lo no pesqueiro.
Quanto ao engodo propriamente dito, a areia faz muita falta mesmo. É só esborrachar sardinhas com uma pedra num buraco como faziam antigamente para fazer a farinha e ir juntando areia, ou então levas a sardinha de casa já moída na liquidificadora e no pesqueiro é só juntar areia.
Entretanto, óleo de sardinha também é muito bom para juntar à nhanha.

Já apanhei muito sem engodo, já apanhei muito com engodo, já gradei sem engodo e também com engodo... a pesca não é uma ciência exata mas considero que em dias que o mar permita, engodar dá um ar melhorzinho à pesca, e até junto dos outros pescadores parecemos "mais entendidos na coisa". (Eina, aquele gajo engoda e tudo) :P

Quanto às bogas... pois é um inconveniente, mas as maiores também as grelho ou coloco no forno com umas tiras de presunto... é verdade que não são robalos mas se as amanhares assim que as pescas tornam-se "comestíveis", e Deus nos livre da fome.  >:D
 

Offline Mhosca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:04 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #12 em: 14:23 Sábado, 15 de Março de 2014 »
Boas Camaradass,
Estive a engodar não deu muito peixe mas para a altura do ano e com a lua quase cheia acho que foi bom. Eu estive a engodar e não apanhei bogas mas o meu primo ao meu lado fartou-se de apanhar. Mas ainda tenho muito que aprender para engodar e pescar aos carapaus. Estive a fazer uma coisa mal na montagem, que depois um pescador mais experiente me disse, e deixo aqui o testemunho pois eu também não sabia.

Eu quando vou para o carapau em Sesimbra costumo montar as coisas em casa, já que o mar em Sesimbra nos molhes não varia muito, e fiz uma montagem de uma bóia de 12g e um chumbo para calibrar de 5g, testei no aquário e pareceu-me bem, mas a bóia ficava muito fora de agora e como os beliscos dos carapaus, muitas vezes não se notavam e perdia peixe, esse pescador aconselhou-me a pescar sempre do um chumbo a calibrar de menos 2g que a bóia, ou seja, se utilizar-mos uma bóia de 12g utilizamos um chumbo de 10g, depois de mudar a montagem as ferragens foram mais, foi pena foi já ser no fim da pesca. Esse pescador pescou 3vezes mais que eu.

Mas deu para matar o vicio.

Abraços
Fábio Silva
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #13 em: 14:33 Segunda, 17 de Março de 2014 »
É isso mesmo. Pelo menos é assim que costumo fazer também.

Para uma boia de 12gr coloco uma oliva ai de 8 ou 9 gr e depois um chumbo fendido de modo a que a que a boia fique com o comportamento que quero. Em dias de mar mais agitado, fica com a ponteira mais fora de água, em dias melhores, fica mais fundo.  Consoante o mar também escolho a boia a utilizar, mas geralmente vou desde os 6 (mar mais claminho) aos 20gr (mar mais agitado).
Este ano cheguei a usar boias de 2 gr em virtude do tipo de carapau que estava a pescar: carapau mais miúdo e com mar que parecia um lago em S. martinho do Porto.

 

Offline Mhosca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:04 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #14 em: 21:27 Segunda, 17 de Março de 2014 »
Boas Camaradass,
Obrigado pelo feedback amigo dpeneireiro.

Eu no inicio também utilizava os chumbos fendidos para calibrar a bóia mas depois descobri os olivetes e deixei de colocar os chumbos fendidos. Será que há estados de mar ou espécie alvo que os chumbos fendidos sejam uma mais valia, em detrimento do olivete para calibar a bóia?

A minha montagem para a bóia, é simples, a bóia fixa normalmente de 12g, mas varia entre as 8g e as 20g dependendo do estado do mar, um olivete para calibrar, missanga, destrocedor e o empate só com o anzol.

Abraços
Fábio Silva
Fábio Silva
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #15 em: 10:30 Terça, 18 de Março de 2014 »
Tu usas a mesma montagem que eu precisamente, só que costumo colocar (ou não) um chumbo fendido de calibração entre o destorcedor e a missanga. Normalmente a oliva terá uns 2gr a menos que o peso da boia e depois o chumbo serve para colocar a boia mesmo na altura que quero em relação à água. Isto porquê:

1º As boias dizem que são de 12gr mas na verdade aquilo tem uma tolerância, logo uma boia em relação à outra pode ficar mais acima de água com o mesmíssimo peso, e com um chumbito posso calibrar isso.

2º Gosto de trabalhar com as boias de maneira a sentir o mais pequeno toque possível, isto é: se o mar estiver tipo piscina deixo apenas uma pontinha da antena de fora, assim a boia terá a mínima resistência à água e ao mais pequenino toque vai ligeiramente abaixo e dá para notar. Neste tipo de mar até uso boias mais sensíveis (de menos peso) para obter esse mesmo efeito. Se o mar estiver um pouco mais mexido, então deixo um pouco mais da boia de fora, e para isso basta tirar o chumbo fendido ou colocar outro mais leve.
Acho também que quanto menor for a resistência da boia à água, menos o peixe nota qualquer coisa de errado na hora de comer.

3º o chumbo fendido dá para trocar em ação de pesca sem grande stress. Se o mar melhorar, ou se eu quiser outro tipo de comportamento da boia, ou se quiser usar um isco mais leve ou mais pesado, tiro o chumbo ou substituo por outro sem ser necessário desmontar tudo e voltar a montar. E atenção que não é preciso esborrachar o chumbo todo e espremer a linha... basta dar um apertozinho para ser fácil de retirar, não ferir a linha mas também não cair durante a luta com uma cavala maluca.

Às vezes também coloco uma mangueirinha de silicone (do mesmo tipo que as boias costumam trazer na vareta) entre a missanga e a oliva para amortecer as pancadas da oliva, ou então uso mesmo umas olivas já com a ponta com uma mangueirinha... isto é apenas um preciosismo e nem sei se resulta mesmo ou se fará grande diferença... mas como quem me ensinou foi um GRANDE pescador e ele faz quase sempre assim, quem sou eu para discordar.

Mas estas são apenas as minhas opiniões, há por ai pessoal muito mais qualificado para te responder do que eu. Eu safo-me aos carapaus mas vejo por ai relatos que "valha-me Deus" e esse pessoal é capaz de ter dicas mais proveitosas que eu.
 

Offline Mhosca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:04 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #16 em: 18:17 Terça, 18 de Março de 2014 »
Camaradass,
Obrigado amigo dpeneireiro.
Agora á parte da bóia ao carapau, lembrei-me agora, qual é a vossa opinião quando está mais vento costumam meter mais peso na bóia, quanto mais a bóia está dentro de água menos leva com o vento e nos dá a sensação de que o peixe anda lá, ou seja, quando dá vento a bóia deita-se ligeiramente, certo?

Abraços
Fábio Silva
Fábio Silva
 

Offline BrunoBarbosa

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
    • Matosinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 28 de Janeiro de 2014
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #17 em: 20:51 Terça, 18 de Março de 2014 »
Boas.
a boia deve ser ser sempre calibrada da mesma forma, já explicaram acima como o deves fazer, quando a boia se deita normalmente não é por causa do vento mas porque está mal calibrada, ou o chumbo está a bater no fundo ou então porque o peixe está a comer de baixo para cima.
vai da prática detetar qual destas está acontecer.
com vento não é muito bom para a boia mas já tirei peixe a boia com algum vento mas torna-se mais desconfortável.

abraço
 

Offline Mhosca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:04 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #18 em: 17:59 Quarta, 19 de Março de 2014 »
Obrigado Camarada BrunoBarbosa

Abraço
Fábio Silva
Fábio Silva
 

Offline NelsonVeloso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto (Francos)
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #19 em: 00:03 Sexta, 04 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
So uma questao. Ja ha cavalas e carapaus nesta altura do ano nos molhes ou e`devido a essa zona do pais?
Aqui pelo Porto parece que e no Verao...
Abra;o

Abel para "nós" é mais tarde sim... lá para o verão...
mas não quer dizer que não apareçam em antes caso venha calor e as aguas aqueçam!
depois por vezes ficam cá é mais tempo.... estes anos em novembro ainda tirei carapau e cavalas
abraço
 

Offline joao.pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Agradecido: 10 vezes
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #20 em: 14:47 Domingo, 06 de Abril de 2014 »
estive aí às cavalas no ano passado... e embora fosse com a intenção de engodar... rapidamente desisti porque detesto pés-de-galo  :-[!! então quero é ficar quietinho o máximo possível!! mesmo sem a engodagem a pescaria correu muito bem...

 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #21 em: 03:41 Segunda, 07 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
estive aí às cavalas no ano passado... e embora fosse com a intenção de engodar... rapidamente desisti porque detesto pés-de-galo  :-[!! então quero é ficar quietinho o máximo possível!! mesmo sem a engodagem a pescaria correu muito bem...



Acredito piamente que naqueles locais sem engodar temos melhores condições para capturar bons numeros de carapau do que a engodar, ora se não, repare...
Por cada carapau tira-se ai umas 2 ou 3 cavalas e em dias maus 2 ou 3 bogas, isto sem engodar...
Como o engodo não chama apenas o peixe pretendido, devemos ter isso em conta.
Caso contrario é carregar de cavalas, se pescas mais fundo são as bogas...
Os carapaus não têm capacidade para se antecipar e atacar os anzois quando estão as cavalas a comer em força...
Posso estar redondamente enganado, mas esta é a minha leitura...

Aproveito para fazer um apelo a quem tem este tipo de atitude:
Por favor, mesmo POR FAVOR, parem com a historia da luz para dentro de agua para chamar o que quer que seja, só espanta quando não é feito como deve ser, e como "deve" ser feito não é legal... Por isso, por vocês, e por quem pesca ao vosso lado, NÃO METAM LUZES NA AGUA!!!
Os peixes andam encardumados, entram e saem dos pesqueiros em intervalos de tempo quase constantes, não é por meterem a luz na agua que as cavalas vêm mais depressa, e muito menos os carapaus, esses metem-se a milhas...

Obrigado
Cumps!
« Última modificação: 04:00 Segunda, 07 de Abril de 2014 por Claudio Nobre »
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #22 em: 14:13 Segunda, 07 de Abril de 2014 »
Boas,

Para mim nessa zona nao tem valido a pena o engodo, porem se levar não começo a engodar assim que chego, se ja tiverem carapaus no pesqueiro nao vou la meter engodo, portanto primeiro experimentar e insistir um pouco, se nao andarem la ai sim poderá fazer uma engodagem, a meu ver devera ser um engodo mais aguado sem muito que comer, mas eu acho dispensavel, é o trabalho que dá, é carregar a lata, ás vezes caga-se aquilo tudo e fica a cheirar mal dias a fio  :lol:

Iscos, camarão, sardinha, cavala e boga.
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #23 em: 20:43 Segunda, 07 de Abril de 2014 »
boas

já pesquei nos pes de galo de sesimbra e sempre engodei e a engodar tive mais bons resultados do que o inverso agora eu nao deito o engodo directamente para a água há minha frente procuro um buraco nas rochas mais atrá mas que tenha acesso ha água ou seja deito o engodo num buraco atrás de mim e a água com o vai e vem natural leva o engodo .agora noutro tipo de pesqueiro já concordo com  o post do claudio nobre tudo depende da nossa experiênçia digo eu ou entao nao é nada disto lol ---tbm pode ser O0

abraço
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Engodo nos Molhes de Sesimbra para a Pesca ao Carapau e Cavala
« Responder #24 em: 16:16 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Boas, aqui pelo Porto (molhe da Foz) só no verão quando as aguas aquecem, eu no ano passado só usava bicha do rio e bóia a +- 4 metros, tenho-vos a dizer era sempre abrir.   
 

 

* Tópicos Recentes

Okuma por Paulo1973 [Hoje às 20:02]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 19:33]

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 19:23]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [Hoje às 18:29]

Silicone em spray Lidl por Xenas [Hoje às 14:28]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]