collapse

Autor Tópico: A pesca é muito isto...  (Lida 733 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 53 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
A pesca é muito isto...
« em: 18:00 Sábado, 08 de Março de 2014 »

7.05 h.:
Interior de um pequeno café-taberna, no centro de uma vila piscatória e de veraneio, em Setembro.
- Então o amigo vai à pesca, hem! Se calhar, os peixes ainda estão a dormir, ah, ah ah!... Eu tenho uma cana e um carreto e trago sempre o material nas férias, mas acabo por não o utilizar. Não tenho paciência... E você vai tão cedo, com este friozinho do Norte. Tá bem tá… Mas acho muita piada aos pescadores, especialmente quando eles contam as pescarias… Lá diz o ditado: caçadores, pescadores e outros mentirosos, ah, ah, ah!…
- …
- Já vai?... Então boa pesca! E não exagere muito no tamanho e na quantidade dos peixes, ah, ah, ah!...

7.21 h.:
O pescador desportivo escolhe o pesqueiro numa lage, ao fundo de uma pequena arriba, entre duas praias.

7.44 h.:
O pescador apanha um robalote. Volta-se de costas para o mar, para desanzolar e guardar o peixe e vê um velhote, observando-o, no cimo da pequena arriba.

7. 58 h.:
O desportista da cana e do anzol apanha o segundo “cachaço” e constata que o mirone se mantém no seu posto.

9.19 h.:
O homem dá por finda a pescaria. Recolhe de uma poça de água e acondiciona os quatro robalitos pescados. Todos da mesma talha, na ordem do meio quilo. O velhote postado no cimo da arriba volta costas e desaparece.

14.27 h.:
Após almoçar robalo grelhado, o veraneante e pescador desportivo dirige-se com a mulher à esplanada da praia e pede dois cafés.
- Sr. Nicolau, hoje de manhã, um tipo apanhou 8 ou 9 robalotes, ali na lage do canto da praia. – Disse o empregado enquanto pousava as duas bicas.

15, 03 h.:
- Amigo Nicolau, olhe que está a dar peixe na lage onde costuma pescar. Hoje de manhã esteve lá um fulano que tirou uma dúzia de robalos, todos com mais de um quilo. – Disse Ramiro, um veraneante conhecido de férias anteriores, quando Nicolau regressava da esplanada.

16.58 h.:
- Sr. Nicolau, Sr. Nicolau, apanharam uma caterfa de robalos, todos à volta do quilo e meio, na lage dos mexilhões, onde o Sr. costuma pescar. – Disse um natural da terra, velho conhecido de muitos Verões, ao passar junto à janela da casa habitualmente alugada por Nicolau, no mês de Setembro.

17,10 h.:
Nicolau dirige-se ao café-taberna onde havia tomado o café da manhã.
- Uma imperal, por favor.
- Olá, olá!… Como as coisas são… Eu ainda esta manhã lhe dizia que não tinha paciência para pesca e agora você apanha-me aqui, preparado para dar banho à minhoca.
- Já agora, o que é que lhe motivou essa súbita vontade? – Perguntou Nicolau, enquanto mirava a cana e o carreto, de procedência chinesa, do inesperado pescador.
- Não sabe a novidade!? Houve um bacano que esta manhã se encheu de robalos, numa lage ali ao canto da praia. Todos com mais de dois quilos. Vou para lá agora, a ver se arranjo lugar. Há 10 minutos já lá estavam sete manos…
- …
- A propósito, apanhou alguma coisa, hoje de manhã?
- Quatro peixitos…
- Eh lá!... A sério!? Não haverá aí exagero de pescador? Não leve a mal… É que caçadores e pescadores… ah, ah, ah!...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A pesca é muito isto...
« Responder #1 em: 18:19 Sábado, 08 de Março de 2014 »
Quem conta um conto aumenta um ponto :sim: Esta boa  ^-^
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A pesca é muito isto...
« Responder #2 em: 18:51 Domingo, 09 de Março de 2014 »
Boas,

O sr. Nicolau lá vai ter de arranjar outro pesqueiro nos próximos tempos....

Boa história!
Obrigado pela partilha. :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: A pesca é muito isto...
« Responder #3 em: 12:08 Quarta, 12 de Março de 2014 »
É MESMO MESMO asim :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [18:18 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]