collapse

Autor Tópico: "Canelão" Nacional.  (Lida 6246 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #30 em: 10:34 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Uma vez estava eu a gradar sózinho na praia com as minhas canas de carbono e chega um cota com um canelão. O material que ele tinha era da pesada, zero grosso, pirâmide de 180g e anzóis tipo cavilha e como isco sardinha quase podre.

O gajo faz um lançamento e tira um granda pregado.

Eu fiz dezenas de lançamentos e nada.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #31 em: 11:26 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma vez estava eu a gradar sózinho na praia com as minhas canas de carbono e chega um cota com um canelão. O material que ele tinha era da pesada, zero grosso, pirâmide de 180g e anzóis tipo cavilha e como isco sardinha quase podre.

O gajo faz um lançamento e tira um granda pregado.

Eu fiz dezenas de lançamentos e nada.

Claro também já vi 10 canas boas gradarem e um canelao tirar 10 douradas mas isso não inviabiliza o que eu disse ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline Sergio Ramalho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 35
  • Agradecido: 1 vezes
  • *Nunca se esquece o primeiro*
    • São João da Talha
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:05 Segunda, 07 de Agosto de 2017
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #32 em: 13:28 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Também não acho que é o material que faz o pescador , nem de perto nem de longe, ainda na minha última (2ª) embarcado que fiz , trouxe 9,970kg de peixe , enquanto um dos companheiros do barco falava do seu carreto de 700€ e quase que gradou.
Nem muito menos tenho a ilusão de ir fazer pescarias de sonho, de momento quero uma cana para me entreter e matar o bichinho sempre que possível :D
 

Offline nelson sampaio

Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #33 em: 14:01 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também não acho que é o material que faz o pescador , nem de perto nem de longe, ainda na minha última (2ª) embarcado que fiz , trouxe 9,970kg de peixe , enquanto um dos companheiros do barco falava do seu carreto de 700€ e quase que gradou.
Nem muito menos tenho a ilusão de ir fazer pescarias de sonho, de momento quero uma cana para me entreter e matar o bichinho sempre que possível :D

o material de qualidade so causa mais conforto não pesca mais
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #34 em: 16:19 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também não acho que é o material que faz o pescador , nem de perto nem de longe, ainda na minha última (2ª) embarcado que fiz , trouxe 9,970kg de peixe , enquanto um dos companheiros do barco falava do seu carreto de 700€ e quase que gradou.
Nem muito menos tenho a ilusão de ir fazer pescarias de sonho, de momento quero uma cana para me entreter e matar o bichinho sempre que possível :D

o material de qualidade so causa mais conforto não pesca mais


Comparando um canelão desses com as canas mais modernas concordo com a sua opinião, mas nem sempre o mais caro é mais confortável.
Tenho duas canas tele-surf da Hiro com ação 100-200gr  e pesam 400gr +/- custaram na altura cerca de 40 euros cada uma. A lançar eram super suaves mas só conseguia lançar a 60/70m. Agora tenho canas mais caras, mais rijas, mais pesadas umas 150/200gr e com a mesma açao. Pesco mais peixe, lanço muito mais longe e custa bem mais pescar com elas. Em que ficamos? Nem sempre a qualidade causa mais conforto. Temos é de perceber o que se adapta aos nossos pesqueiros. Quem me dera conseguir pescar com canas com o carbono mais barato e mais parabólico. Infelizmente onde pesco preciso de lançar longe se não passado 30 segundos tenho a chumbada a bater-me nos pés.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #35 em: 19:05 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Acho que se está a confundir algumas coisas aqui..

As canas mais pesadas não são sinonimo de Potencia Fred. As minhas canas actuais de Surfcasting, cana e Carreto pesam 873g CANA + CARRETO cada conjunto, E acredita que as canas têm mais potência que 95% das canas do mercado. Uma coisa não tem nada a ver ..
Em relação ao conforto, o Conforto de uma cana nova para um canelão, tem a ver com o peso, e claro com a grossura .. É bem mais confortável num surfcasting usar uma cana das novas.. em relação ao canelão.

Sergio o material não faz um pescador é claro que não, na pesca Faz o conhecimento, a sorte, os iscos, e claro o material faz parte da equação.

Que ninguém aqui venha dizer que não tem influência, porque quem o diz, é porque não tem real conhecimento do que é a pesca.. ou então não quer "ver".. :)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #36 em: 19:09 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Até dou um Exemplo ,
Aqui no Oeste, de Peniche à Foz do Arelho, quem conhece as praias sabe que havia praias fundas e agora está muito areado tudo.. Quem for de canelão, ou molha os pés para ir lançar com água até aos tintins, ou tira 10% dos peixes que tira alguem com uma cana potente.. o peixe está todo longe, e às vezes meia duzia de metros mesmo num lançamento grande tem feito uma diferença descomunal... Não tem a ver com conhecimento de pesca, são factos..

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #37 em: 20:08 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Ora aí está, nas palavras deste último companheiro tudo o que quis dizer sobre pescar com um antigo canelão versus excelente e recente cana de carbono. Finalmente! Não se trata de "mariquices" nem de kerer ser mais q os outros, antes pelo contrário, mas se pescar perto todos conseguem quando o peixe anda longe nem todos lá chegam, principalmente com as esquivas Douradas. Já tive episódios com pessoal da "velha guarda" em Santa Cruz em que fui fazer o nascer do dia com águas barrentas com queda de mar (sempre excelente) e ferro logo um robalão de 5,700 kgs e meu companheiro um sargalhão de mais de 2 Kgs. Quando dei por isso, tinha mais de 10 comparsas a lançar sobre as nossas linhas à ganância. Como não chegavam lá com os tais canelons só lhes corria e puxava e nem viam o "padeiro" e nós foi sempre a tirar bom peixe até que a ganância deles foi tal, q tornou-se impossível pescar pois eram só linhas cruzadas e presas umas nas outras. Moral da história: Nem pescaram eles porque não chegavam lá, nem nós porque não nos deixaram e viemos embora q não vamos à pesca para ficar chateados (e eles eram muuuitos!Lol). Bonito, não é? Mas por aqui podem perceber bem o que quis dizer em relação a essas diferenças, ok? Saudações desportivas
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline João Carlos Silva

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 129
  • Agradecido: 25 vezes
    • SW Alentejano
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:02 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #38 em: 20:34 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Viva pessoal,
Deliciosa "discussão" sobre estas canas que tantos usaram (eu incluido) durante tanto tempo. Realmente, na altura, eram o melhor do mundo (eram as únicas...). Eu usei e, se retirar a parte do saudosismo inerente à coisa, tenho a dizer que eram um sufoco. Facilmente chegavam perto de um kg (e não estamos a falar do conjunto com um rocha, um sofi ou um mitchel O0). Ainda mais facilmente se levassem um espeto que muitos punham (eu também :'() ainda que não precisassemos dele :D
No entanto, se se adequasse o material (o canelon nacional) aos tempos modernos, certamente teríamos óptimas surpresas. Provavelmente, trocando os passadores, o encaixe, o porta carretos ( e o tal espeto...) teríamos uma cana com 1/3 do peso que se adequaria a muitas soluções.
Eu sou suspeito. Usei as velhíssimas (que hoje até gozam comigo quando passo por elas) e tenho uma cana de embarcada deste material já com os outros materiais "modernos" (porta carretos, espigão, passsadores, etc). Tem mais peso que uma de carbono com o mesmo comprimento? Deve ter. Mas é perfeita para algumas pescas em que uma de carbono não seria num peso nada exagerado. E que, com o carreto adequado, se torna muito muito bem suportável num dia inteiro de pesca
Deixo aqui o link em que podem espreitar o que tenho usado nos últimos seis/sete anos
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
PS - já me fartei de rir ao recordar coisas deste tempo. As "lançadoras" Sportex" de 5,40 num único segmento, todas dobradas, atadas no cabo na traseira do carro com a ponteira no pára choques ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: duas, Sergio Ramalho

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #39 em: 20:51 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
João São optimas para ir ao Safio ehehhe : )
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #40 em: 20:58 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Eu próprio tenho aqui uma Daiwa, velhissima, era do meu avô, tem 3m a cana, nem sei o modelo com um carreto Daiwa 404A e vou mandar restaurar a cana... só PELA GRAÇA, mas daí a depois ir dizer que com aquela cana faço o mesmo que com uma XPTO de spinning de hoje em dia porque é o pescador que faz o peixe... jamais o poderia dizer em consciencia ... Não é Verdade. Se me disserem que um "José Afonso" com um canelão nacional tira mais peixe do que eu com as minhas Hummer's , é verdade tira sim senhor mas em pescadores "parecidos" e mais equiparados , nada a ver.. 

No caso dos Canelons para a pesca de hoje em dia, posso dizer que prefiro qualquer cana a rondar os 80 a 100€ do que qualquer canelão...
A Pesca hoje em dia evoluiu , o peixe é menos, obriga-nos a pensar muito mais no que vamos fazer, já nos obriga a ir mais preparados, e a saber mais, quando era puto ia a pesca, só sabia que Minhoca + Anzol = BALDE CHEIO, mesmo quase a 10 anos atrás, ia lá sabia metade do que sei hoje, e trazia Douradas com 2kg , 3kg, agora é diferente, ja nao dizemos muitos de nós "preciso de um 0.30 ou de 0.20", já levamos várias bobines para os carretos para várias situações, já levamos montagens com várias madres, vários estralhos , vários anzóis.. Porque a verdade é esta, a pesca muda num instante, ou vamos para passar o tempo ou para apanhar peixe, e se num momento podemos não estar a apanhar nada noutro podemos estar a apanhar muito se estivermos preparados. É claro que situações do tipo do canelão apanha mais peixe e bla bla , é claro que vai acontecer 1 ou outro momento de sorte, de o peixe estar perto.. Noutros o material mudou tanto, evoluiu que não se pode dizer que um canelão tira tanto peixe como uma cana recente.

Na competição por vezes o "conhecimento" é tão equiparado que ganha mesmo o que tem a cana e tecnica claro para fazer mais 10m , ou o que tá com mais bobines de fio fino, ou melhor preparado em termos de montagens e panier.

Um canelão não lança, um canelão atira para dentro de água.. É claro que não parte, mas é bambo, é pesado, não é comodo, lança relativamente pouco, mas era bem melhor que uma cana da india lol .. Sei que não é este o tema principal mas gostava de esclarecer..

A pesca é mesmo isto um conjunto de variáveis, e o material faz parte das variáveis.. como faz o conhecimento, a sorte, a praia, o isco, o tempo, a lua, a altura do ano, a maré, etc etc
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Sergio Ramalho

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #41 em: 22:23 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Este último companheiro acertou na mouche traduzindo tudo aquilo que penso sobre o tema "velho canelão" versus xpto cana de carbono. Sobre peso de uma cana moderna, pode-se lá comparar uma das até não mto novas Serts com apenas 425 grs de peso total e 21 mm de espessura de cabo a lançar na boa 150 e 160 grs a mais de 150 mts de que usar um canelão com quase 1 Kg? Poxa, sei bem como dificulta o lançamento e cansa demais num estantinho qualquer "indigena" LOL! Por isso o Gracio espanhol (já campeão do mundo) usa Daiwas que parecem penas mas lançam pra chúchu, vi já 248 mts aferidos por uns contadores de mts que encaixam na cana e no fio mas com 0,14 e 0,16 e ferrando grandes Douradas e Robalos acima de 3 kgs mas é no Mar Mediterrâneo, q não é o mmo mar da Praia Grande, Santa Cruz, ou seja ..costa Oeste portuguesa. Até parece q por lá há mais e maior peixe, aqui tem sido tanta a "rapina" e razia impune e sem controle q quase não há nada q pescar! Tem sido "fartar vilanagem" no saque e qq dia como não há peixe lá temos q pagar para ficarem de braços cruzados a curtir numa suecada! Vejam como foi com a sardinha...paga lá Zé q eu descanso!! Grande avanço tiveram qto a mim os fios unifilares, antes 0,35 do bom/5 kgs equivale hoje a 0,16 e isso faz toda a diferença no alcance e no segurar a chumbada no fundo k mares grandes. Saudações desportivas
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

Offline Ernesto Lima

Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #42 em: 23:09 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
Boa noite a todos

Eis uma discussão extremamente interessante. Não propriamente devido ao ultrapassadissimo Canelão Nacional, mas muito pelos conceitos que entretanto foram ficando no ar.

A evolução do material tem história, como aliás a evolução de tudo, e de facto essa evolução tem sido extremamente interessante e, sem dúvida benéfica, em termos de capturas, muito pela dita evolução permitir o uso de técnicas e formas de pescar que, com anteriores materiais seriam mais difíceis, senão impossíveis, em determinadas condições de mar e vento, assim como devido à diminuição da quantidade de peixe, o que é também uma das razões que levaram à evolução do material, das iscas, das iscadas...., que utilizamos em todas as áreas da pesca..., apeada ou embarcada, com especial realce para as relações leveza / resistência.

Pessoalmente, não devo, não posso e não quero negar a bendita evolução, a qualquer nível, e muito menos nesta nossa área de intervenção..., a pesca.

Face ao descrito, no entanto, incomoda-me, por vezes, que a maioria das discussões em fóruns, e etc., vão muito pouco para além do material. Quero com isto dizer que, por secretismos, ou certos desconhecimentos, verificam-se muito mais discussões sobre as canas matadoras, os carretos extraordinários, os anzóis infalíveis, os fios espectaculares, as ponteiras que têm de ser mudadas, antes até de se experimentarem as de origem, do que propriamente sobre os fundos em que se deve pescar, em determinadas épocas, as leituras dos melhores locais a tentar numa determinada praia, as iscas e formas de iscar, em determinados momentos, num determinado pesqueiro, numa determinada época, em determinada altura da maré, e com determinadas condições de mar e vento.

Quero com o acima descrito dizer que, o conhecimento sobre as questões abordadas, normalmente conseguidos com muitas horas de pesca e comportamentos experimentais evolutivos e diversificados, tendentes a diminuir a influência dos factores sorte / azar, poderão habilitar determinado pescador a pescar com o Canelão Nacional e ter melhores resultados face a alguns outros com material topo de gama, num mesmo local / zona.

Importa referir que o ideal será ter o conhecimento acima descrito e material actual, de média gama, ou superior, mas, infelizmente, pode não ser assim. Muito boa gente, não consegue ter acesso a determinados materiais, mas sabe de pesca a potes, e, muitos outros, têm material topo de gama, do qual são capazes de fazer acções de formação contínua sobre a as acções, racios, pesos, comprimentos e tipos de técnicas para que servem, mas "tocam de ouvido" ou lêem muito, e de pesca sabem pouco, ou muito pouco. Sendo no entanto, esta uma forma de dizer: sou pescador e estou aqui, o que não é mau se estiverem para aprender e não para induzir outros em erro sobre materiais aos quais deram uso insuficiente, ou que ainda nem testaram.

Face a tudo o que para aqui fui dizendo, pergunto-me:

O que será melhor?

Num extremo..., começar com um canelão nacional que foi herdado, gastando o mínimo possível e tentar perceber em que situações poderá este ser efectivo e que material, com resistência adequada e mais leve  o poderá posteriormente substituir?

Noutro extremo..., deixar o canelão sossegado, comprar a cana que alguém aconselha e, caso não consiga pescar, ir comprando outros materiais até que consiga apanhar uns peixes, pensando que só o bendito material, de preferência caro, foi a razão do sucesso?

No meio, informar-se com alguém com provas dadas, adquirir material em conta e experimentar, explorar, informar-se sobre técnicas de pesca adequadas a cada local, previamente "lido" por si, ou com apoio de quem saiba "ler", e face a resultados conseguidos, ir melhorando o material, em função dos resultados e dos conhecimentos que vai adquirindo, sem "colocar a carroça à frente dos bois" (= a comprar material ao quilo achando que tal será a fórmula para o sucesso)?

Resumindo:

Por um lado, na actualidade, sem dúvida que o canelão nacional está ultrapassado. Por outro lado, acho que na grande maioria de intervenções que se fazem, em vários locais da net, promove-se uma imagem de pesca de sucesso mais dependente dos materiais em uso, do que do comportamento do pescador em acção de pesca e, consequentemente, da sua capacidade de adaptação aos materiais que possa possuir e manejar.

Para todos os efeitos..., obrigado canelão nacional por a tua ainda existência permitir estas trocas de ideias.

Cumprimentos

Ernesto 
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, Nelson Peres, ajrs, ze carlos, Sergio Ramalho, Timo

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3310
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #43 em: 23:28 Terça, 05 de Dezembro de 2017 »
 :aplau:

obrigado Ernesto
Abraço
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: "Canelão" Nacional.
« Responder #44 em: 01:29 Quarta, 06 de Dezembro de 2017 »
A "discussão" está a ficar cada vez melhor, isto trata-se de um Forum sobre pesca ao mais alto nível como demonstram à saciedade as fantásticas intervenções, trocas de ideias e explanação de pontos de vista e experiências pessoais vividas à volta deste maravilhoso desporto (mas cada vez mais mal quisto, perseguido e vilipendiado pelas altas esferas apenas preocupados em cobrar míseras licenças... q nunca sabemos para onde vai o dinheiro). Sobre trocar-se ideias sobre pesqueiros, praias, iscos, materiais, etc..., isso seria ideal e cá estamos para isso, mas há quem julgue (errada e egoisticamente) que "o segredo é a alma do negócio" e q isso era "entregar o oiro ao bandido", não sei se me faço entender... Não sou assim nem serei, mas não me peçam q divulgue onde anda o (pouco) peixe, pois senão nem eu nem outros conseguem apanhar nada porque cai lá tudo à ganância: Como dizia Confúncio "Não dês um peixe a um homem com fome...antes ensina-o a pescar...etc". Claro q vale mais alguém iniciar-se com velho canelão que nunca pescar porque não pode gastar o q pedem nas lojas (exageradamente) por uma moderna cana de carbono. Eu tb comecei com cana de bambú sextavado vão + de 50 anos e fui evoluindo consoante podia. Mas tem q existir equilíbrio e sensatez, pois dizer-se que é melhor um canelão q uma moderna cana de carbono, ou nada se sabe de pesca (prática) e manda-se praki umas "bocas" ou não percebo onde se quer chegar. Gastar dinheiro, trabalho e depositar esperanças a reconstruir um velho "barrote" q em breve será p arquivar num museu ou juntar uns "tustes" para investir numa boa cana das recentes (não precisa ser XPTO!), eis a questão como dizia Shakespear (risos). Claro q nunca será a qualidade do material q ensina a pescar, há sempre tanto a aprender e nunca se sabe tudo, tem razão quando diz q ideal é um iniciado informar-se junto dos que sabem mais (mas nunca TUDO!) e ir melhorando com a prática, mas já caí no erro de comprar barato e mais tarde ter de gastar de novo e muito mais para puder evoluir e esse material ficou na despensa (museu) a ganhar pó e a lembrar-me do erro cometido. Nesse aspeto, desculpe mas não posso estar mais em desacordo, até pq há uma larga gama de canas no mercado com boa relação qualidade/preço e isso irá ajudar melhor um iniciado a evoluir. Não ensina mas ajuda a aprendizagem e evita a criação de erros depois mto difíceis de reverter. É a voz da experiência pessoal a falar, se calhar estarei errado... enfim. Saudações desportivas.
Fisherman
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergio Ramalho

 

* Tópicos Recentes

Daiwa ou VEGA por FilipePC [Hoje às 17:07]

Silicone em spray Lidl por Xenas [Hoje às 14:28]

Okuma por Zagaia [Hoje às 11:19]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]