collapse

Autor Tópico: Asticot solto  (Lida 2869 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Asticot solto
« em: 17:01 Sábado, 25 de Novembro de 2017 »
Meus amigos

Costumo pescar com uma mistura de engodo e asticots ou com asticot colado, consoante os locais e o que me der mais jeito.

Recentemente experimentei pescar duas vezes com asticot solto, em engodadores fechados com buracos. Na primeira vez apanhei peixe, tal como com a mistura de engodo e asticot. Na segunda gradei.

Ainda não sei bem da eficácia da pesca com asticot solto comparativamente com as outras.

Há algum amigo com experiência desta técnica que me possa dar indicações úteis?

Obrigado.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Asticot solto
« Responder #1 em: 16:01 Domingo, 26 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Recentemente experimentei pescar duas vezes com asticot solto, em engodadores fechados com buracos. Na primeira vez apanhei peixe, tal como com a mistura de engodo e asticot. Na segunda gradei.

Ainda não sei bem da eficácia da pesca com asticot solto comparativamente com as outras.

Na minha opinião, pescar duas vezes com este ou qualquer outro tipo de "feeders" (engodadores) não chega para avaliar a sua eficácia, principalmente se o pesqueiro ou as condições, tanto meteorológicas como o estado e temperatura da água, não forem as mesmas.
Muitas vezes, quando o pesqueiro é relativamente fundo e os buracos do "feeder" são bastante largos, é necessário fechá-los parcialmente (ex: fita isoladora ou outro sistema) de modo a retardar ou diminuir a saída dos "asticots", sob pena de estes saírem durante a descida do "feeder", fazendo com que o peixe suba. O mesmo acontece com os "feeders" de rede (Mesh Cage Feeders), quando se utiliza engodo simples ou com "asticot" e se pesca em pesqueiros com profundidades acima dos 2/3metros.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline nelson sampaio

Re: Asticot solto
« Responder #2 em: 20:29 Domingo, 26 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Recentemente experimentei pescar duas vezes com asticot solto, em engodadores fechados com buracos. Na primeira vez apanhei peixe, tal como com a mistura de engodo e asticot. Na segunda gradei.

Ainda não sei bem da eficácia da pesca com asticot solto comparativamente com as outras.

Na minha opinião, pescar duas vezes com este ou qualquer outro tipo de "feeders" (engodadores) não chega para avaliar a sua eficácia, principalmente se o pesqueiro ou as condições, tanto meteorológicas como o estado e temperatura da água, não forem as mesmas.
Muitas vezes, quando o pesqueiro é relativamente fundo e os buracos do "feeder" são bastante largos, é necessário fechá-los parcialmente (ex: fita isoladora ou outro sistema) de modo a retardar ou diminuir a saída dos "asticots", sob pena de estes saírem durante a descida do "feeder", fazendo com que o peixe suba. O mesmo acontece com os "feeders" de rede (Mesh Cage Feeders), quando se utiliza engodo simples ou com "asticot" e se pesca em pesqueiros com profundidades acima dos 2/3metros.

sem duvida que 2 vezes não chegam para tirar elações
não percas a esperança e continua a insistir
 

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Asticot solto
« Responder #3 em: 18:01 Segunda, 27 de Novembro de 2017 »
Amigos Viera e Sampaio, muito obrigado pelas vossas dicas.
Vou experimentar mais vezes o bicho solto, até porque é operacionalmente mais simples e mais limpo.

Abraços aos dois.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Asticot solto
« Responder #4 em: 23:10 Segunda, 27 de Novembro de 2017 »
Se o pesqueiro for fundo, não invalida de colar bicho e fazer bolas para fisgar .
Ou até trigo conforme o peixe alvo...
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Asticot solto
« Responder #5 em: 09:33 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se o pesqueiro for fundo, não invalida de colar bicho e fazer bolas para fisgar .
Ou até trigo conforme o peixe alvo...

Daniel, se for em provas, na pesca ao "feeder", não é permitida a engodagem sem ser com o "feeder" nem a utilização de fisga.

Para conhecimento e a quem possa interessar, deixo Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre o Regulamento Geral do Campeonato Nacional de Pesca com Feeder de 2017.
« Última modificação: 09:43 Terça, 28 de Novembro de 2017 por JVieira »

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Asticot solto
« Responder #6 em: 10:01 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Boas!

O companheiro JMET bem que podia ir ao jantar do pesqueiro região Lisboa...   ::)
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Conhecer a malta e contar umas histórias.... :fixe:

Abraço!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Asticot solto
« Responder #7 em: 00:04 Quarta, 29 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Daniel, se for em provas, na pesca ao "feeder", não é permitida a engodagem sem ser com o "feeder" nem a utilização de fisga.


Bem sei mestre Vieira,mas pensei não ser o caso... daí ter dito para fazer as bolas e fisgar.

A rapaziada até usa uns engodadores (feeders) propícios para engodar.
E até parece que tem mais ciência do que aparenta...

Bem haja pela nota. :fixe:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]