collapse

Autor Tópico: Alguém tem dicas para as lampreias?  (Lida 2115 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Alguém tem dicas para as lampreias?
« em: 17:54 Quinta, 06 de Março de 2014 »
Boas,

Talvez por ser uma espécie muito procurada aqui na zona, quer pelos profissionais da restauração, quer por muitos particulares, a pesca a esta espécie é muito "secreta".

Eu, como me encontro na segunda categoria, e de quando em quando tenho que desembolsar alguns euros para poder saborear esta iguaria, e como grande amante de pesca que sou, gostaria de aprender a tirar alguns exemplares do rio para consumo próprio (até porque todos já devem saber o que penso de lucrar com uma atividade dita lúdica).

Acontece que, a todos os grandes pescadores destas artes a quem coloco algumas questões, apenas responde com alguns "balbucios" envoltos em grande mistério e misticismo, como se esta fosse a mais obscura e difícil missão piscatória praticada ao longo do séculos. >:(

De umas por outras já percebi que se usa um rolhão feito com um isco (vísceras de peixe? toucinho cru? toucinho fumado?) dentro de uma meia de vidro. Pela lógica, e tendo como comparação a pesca aos lagostins, bastaria um pau com um fio na ponta e o tal rolhão com uma chumbada.

Depois, acho que deixam esse aparelho na água de um dia para o outro... no dia seguinte já lá estarão algumas lampreias presas que não se largarão do rolhão quando o puxarmos para fora.

Entretanto sei de alguns que usam uma embarcaçãozita, segundo me dá a entender, ao invés de amarrarem/espetarem o aparelho na borda, prendem-no no meio do rio.

Pergunto eu:
Isto faz algum sentido?
Alguém sabe uma técnica melhor e mais efetiva?
Há defeso para esta espécie?
O tamanho mínimo serão os 50cm?
A licença de pesca lúdica para águas interiores serve para apanhar esta espécie ou a sua apanha está barrada apenas a profissionais e todos os outros que lá andam estão iligais?
Quais os iscos a colocar dentro do rolhão?
O rolhão deve ser colocado de um dia para o outro?
Em que zonas? Zonas de corrente ou de calmia? De fundões ou de cabeços? junto da margem ou mais a meio do rio?
Elas vêm agarradas ao rolhão ou é preciso apanhá-las com alguma coisa? Ouvi alguém dizer que as apanha com uma forquilha, será isso permitido?
E deixar o isco de um dia para o outro, será permitido?

Se alguém quiser uma ajuda um dia destes posso ir ajudar com a contrapartida de aprender o processo, prometo não esvaziar o rio, apenas apanhar umas quantas para consumo próprio. Ainda no fim de semana que vem irão ser 4 em cabidela.  :P Compradas porque não as sei pescar. >:( #-o :122: :122: :122:

Entretanto, dicas agradecem-se.

Cumprimentos.


 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Alguém tem dicas para as lampreias?
« Responder #1 em: 18:17 Quinta, 06 de Março de 2014 »
O que já ouvi é que a única forma legal de as apanhar é à rede e só com licença específica para elas, mas não te posso dar a certeza porque já nem sei onde ouvi.

PS: Encontrei um edital do rio Lima: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lampreia só com rede (tresmalho), com licença especial e muitas outras restrições.
Talvez cada rio tenha o seu edital?
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Alguém tem dicas para as lampreias?
« Responder #2 em: 18:18 Quinta, 06 de Março de 2014 »
faz sentido e não deves estar longe do segredo.
por aqui pescam enguis sem anzol, sei que fazem mas nunca o fiz.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Alguém tem dicas para as lampreias?
« Responder #3 em: 18:28 Quinta, 06 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Portaria n.º 14/2014
ANEXO I
Lista de espécies ou grupos de espécies de captura proibida para a pesca submarina
e de retenção proibida para as outras modalidades

Nome comum                                                                         Nome científico                                       Motivo de proibição
Lampreia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Petromyzpn marinus . . . . . . . . . . . . . . . Recurso vulnerável (precaução)

A sua pesca lúdica é proibida.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Alguém tem dicas para as lampreias?
« Responder #4 em: 14:45 Sexta, 07 de Março de 2014 »
Humm, pensava que essa portaria era só para "mar" mas realmente começa com:
"quando praticada em águas oceânicas, em águas interiores marítimas ou em águas interiores não marítimas"

E isto deve englobar todas as "águas". Quer então dizer que quase toda a malta que por aqui as apanha anda "ilegal". Bem assim ainda é pior do que eu pensava... Além de serem muitos a ganhar muito dinheiro com isso ainda andam todos mais ilegais do que eu pensava.

Bem, para mim assim vale mais comprá-las. Não gosto muito de arriscar. :(

Obrigado.
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por Xenas [Hoje às 14:28]

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 12:41]

Okuma por Zagaia [Hoje às 11:19]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]