collapse

Autor Tópico: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE  (Lida 3971 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #15 em: 09:55 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não é a pesca lúdica que faz a mossa no numero de robalos. Lances ilegais dentro dos rios e estuários no tempo de desova...isso sim. A PM não tem efectivos para fiscalizar...não irá ter certamente para acções de formação. Já aqui foi dito por alguns colegas que se deparam com lances ilegais e comunicam á PM...ela aparece?? Não....A fiscalização também é tão pouca que até é alvo de notica..como á dias apareceu aqui no forum..Uma coisa que devia ser rotina da PM é noticia por simplesmente fazerem o seu serviço..
Sé não há fiscalização, isso sim é o importante. Porque sem ela quaisquer regras que ponham, por sensatas ou absurdas que sejam não irão ser cumpridas...O dinheiro fala sempre mais alto...

Concordo plenamente.
De que serve impor algo, se depois ninguém controla, minguem fiscaliza. Irá continuar tudo na mesma, quem apanha sem medida vai continuar a apanhar, quem faz razias vai continuar a faze-las, etc....
O que é necessário é mais fiscalização, e para quem comete ilegalidades coimas pesadas.
Se começar a aparecer nas redes sociais comentários de coimas pesadas, o pessoal é capaz de começar a cumprir.
Com as leis existentes, mas com o pessoal a cumprir, é o suficiente.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #16 em: 09:57 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não é a pesca lúdica que faz a mossa no numero de robalos. Lances ilegais dentro dos rios e estuários no tempo de desova...isso sim. A PM não tem efectivos para fiscalizar...não irá ter certamente para acções de formação. Já aqui foi dito por alguns colegas que se deparam com lances ilegais e comunicam á PM...ela aparece?? Não....A fiscalização também é tão pouca que até é alvo de notica..como á dias apareceu aqui no forum..Uma coisa que devia ser rotina da PM é noticia por simplesmente fazerem o seu serviço..
Sé não há fiscalização, isso sim é o importante. Porque sem ela quaisquer regras que ponham, por sensatas ou absurdas que sejam não irão ser cumpridas...O dinheiro fala sempre mais alto...

Sou da mesma opinião , esses fazem isso quer seja ou não proibido e uma das razoes porque não defendo um defeso é essa, para eles ate era bom que viesse, o preço do peixe disparava e ainda mais enchiam os bolsos, quem era o prejudicado....é só olhar para vergonha do defeso feito ao sargo na costa vicentina os mesmos de sempre continuaram a encher o bandulho e os que menos impacto causam chucham no dedo, não estão a espera que devolva um peixe com 7, ou 8kg pois não ? Estarei na linha da frente a bater palmas quando vir algum Portuga pescador de robalos a fazer isso, mas claro cada um tem as suas ideias e ainda bem que assim por isso é que somos todos iguais e todos diferentes
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #17 em: 10:17 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quota de capturas/dia. 1 peixe/dia é mais do que suficiente para nós lúdicos. Podemos apanhar 20 numa jornada mas apenas reter 1 deles

apesar de concordar com algumas das ideias esta é completamente estapafurdia.Então eu vou á pesca tenho mulher e filhos e levo um peixe para casa depois de apanhar 20?dou o peixe a quem ao gato?
Já sei,depois de ter gasto centenas de euros em material passo pelo continente compro 2 kilos de linguados com 2 ou 3 dias de gelo a 17 paus o kilo.
Mas afinal andamos á pesca ou andamos a brincar?é que eu gosto muito de pescar mas ainda gosto mais de comer peixe fresco!!

 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #18 em: 10:23 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aumente-se a licensa para 50 ou 100 euros e use-se esse dinheiro para accoes de conciencilizacao e formacao.

está tudo rico.
Não se esqueçam que não é só a malta nova que trabalha ganha mais ou menos e pode arrebentar com umas centenas de euros em material topo de gama xpto que pesca.
Há muita gente reformada com reformas miseráveis e que com a apanha de uns peixinhos vai conseguindo enganar o estomago!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #19 em: 10:32 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Aumentar o valor das licenças, não vai mudar nada, só nos vais prejudicar e fazer pagar mais dinheiro.
1 - O dinheiro não vai ser usado a nosso favor. Vai parar a um bolso qualquer.
2 - Vai aumentar o pessoal que pesca sem licença. Vão ser 1/2 dúzia de pagantes, consequentemente menos dinheiro.

1 exemplar por dia. Só resulta se após capturar um bom exemplar, arrumar o material. O que para quem gosta de pesca é péssimo, se ao fim de 5 minutos á pesca tenho que ir embora.
Por exemplo: Ao fim de 5 minutos á pesca apanho 1 exemplar de 3 kg. e retenho. Belo exemplar para tirar foto e colocar no blog/rede social. Mas ao fim de mais 1 hora de pesca apanho 1 exemplar de 5kg. O que faço???
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ppdionisio

Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #20 em: 10:52 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Penso que se estão a misturar conceitos. Da pesca lúdica em geral continuam os 10kg por pescador mais o exemplar maior...

Do que se está a falar é da pesca ao robalo em concreto... Com o baixar dos stocks parece-me que seja justo e é o deixar de olhar apenas para o nosso umbigo...

Ou então façamos o mesmo que se fez no terreno livre... Deixem-se só as pedras e terrões...

Visto que para lá caminhamos... Não tento consciencializar ninguém... Não sou nenhum santo... Já fiz as minhas "velhaquices" no passado. Neste momento não as faço... Tretas que vejo calo-me e guardo para mim...

Neste momento pesco de forma mais consciente e mais desportiva... Pessoalmente não me choca devolver 1 peixe de 5kg tendo 1 de 3kg já retido (e também não seria a primeira vez)... Parte integrante do meu arsenal de pesca passa por 2 máquinas fotográficas, 1 fita métrica e 1 balança... Já fiz 1h de viagem para ao fim de menos de 30 minutos de pesca estar com peixe pendurado e fazer novamente 1h até casa... Mas isto sou eu...

Apenas não concordo com o assobiar para o lado... De momento a lei permite 10kg aos apeados... existem medidas mínimas a cumprir... A quem respeite essas 2 premissas nada a apontar... Estão dentro da lei... Pessoalmente não concordo com elas mas também não faço juízos de valor, nem sou ninguém para o fazer... Da mesma forma que olhamos para nós mas apontamos apenas o dedo aos profissionais... isso então é a mais pura das tretas, para não a adjetivar em francês, que vejo... Não estragamos tanto mas temos uma quota parte enorme... E mais uma vez a falar em exclusivo de robalos... Não nascem debaixo das pedras (infelizmente) e para atingirem o peso troféu demoram 20 ou mais anos... Os grandes não chegam a grandes por serem parvos... Mas sem lhes dar hipóteses e tempo para crescerem cada vez serão menos... Não resulta o "não liberto porque depois vem outro e apanha"... Talvez sim ou talvez não... Meras suposições

São pontos de vista pessoais...

Continuem a fazer o que gostam, com ou sem capturas, mas acima de tudo que retirem prazer do que fazem... Isso é o mais importante no final das contas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 352
  • Agradecido: 40 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #21 em: 10:55 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Acredito mais na consciência de cada pescador, independentemente do tamanho mínimo, eu por exemplo abaixo de 600gramas não o levo.

Mas mais uma vez digo o problema não são os pescadores lúdicos como nós, são alguns dos anormais dos pescadores profissionais como podemos ver neste caso: em que nas redes vai tudo..... como este caso exisitem dezenas, basta estar a pesca e ver barcos a 300 mts parados...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline Freitas79

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:32 Segunda, 11 de Setembro de 2017
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #22 em: 11:21 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Boas

A tempos li sobre o peixe robalo... E pelo que percebi em Portugal e Espanha os nossos peixes crescem mais rápido daí não termos algumas restrições já aplicadas em países nórdicos... Em que acontece o oposto.
Logo existe regras sobre a captura do robalo... Se demora mais a crescer não podem ser pescados para dar tempo de criação e continuação da espécie.

Agora que doi estar na costa com uma cana na mão e ver um barco quase na costa onde se fizer um lançamento mais puxado corro o risco de acertar na embarcação... E toca a lançar redes...

A Polícia Marítima tem um orçamento muito rodízio face as outras forças policiais logo menos controle... O MAR como é grande algumas mentes iluminadas não se preocupam e é o deixa andar.

Quanto a "nós" os lúdicos... Bem sabemos o que se passa com muitos e muitos pescadores (dizem-se pescadores) e levam sacos cheios de tarecos e estão lá quase todos os dias ou então enquanto dá é para aproveitar... Está mentalidade não ajuda é verdade mas somos mais fiscalizados do que muitas embarcações...

Se as leis forem alteradas é para cumprir... Ou então como diz o ditado: cada cabeça sua sentença...

Boas pescarias e abraço
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida." (Lao Tsé)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #23 em: 12:13 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Como é óbvio, cada cabeça cada sentença, já diz o ditado.
Concordo com várias situações referidas e discordo de outras. Contudo, todas elas legítimas quando fundamentadas.
No entanto, tenho para mim que aqui é como a história da gota de água. Há sempre uma que faz o copo vazar.
Todos os que pescam, sejam lúdicos, profissionais, "híbridos", etc, fazem mossa. Muitas vezes basta aumentar sobejamente o tamanho do anzol, para diminuir o risco de engatar um robalito medida porta-chaves.
Claro que, os danos não são infringidos todos à mesma escala, mas isso é a história da gota de água... tudo conta.

Há, no entanto, aquilo que me parece ser o mais nefasto; SÃO AS REDES ORGANIZADAS DE PESCA, RECEPÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E VENDA AO CONSUMIDOR FINAL, de pescado, no caso concreto, os robalos.
Não incluo nisto, o pescador lúdico que num momento feliz, pesca um robalo de 7 ou 8 kilos e o vende.
Refiro-me aos que massacram os pesqueiros e maximizam as capturas porque, no fim do dia, alguém lhes recepciona os 80, 90 e por aí acima, de kilos de peixe, fazendo uma pipa de massa free tax...
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Freitas79

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:32 Segunda, 11 de Setembro de 2017
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #24 em: 14:01 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como é óbvio, cada cabeça cada sentença, já diz o ditado.
Concordo com várias situações referidas e discordo de outras. Contudo, todas elas legítimas quando fundamentadas.
No entanto, tenho para mim que aqui é como a história da gota de água. Há sempre uma que faz o copo vazar.
Todos os que pescam, sejam lúdicos, profissionais, "híbridos", etc, fazem mossa. Muitas vezes basta aumentar sobejamente o tamanho do anzol, para diminuir o risco de engatar um robalito medida porta-chaves.
Claro que, os danos não são infringidos todos à mesma escala, mas isso é a história da gota de água... tudo conta.

Há, no entanto, aquilo que me parece ser o mais nefasto; SÃO AS REDES ORGANIZADAS DE PESCA, RECEPÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E VENDA AO CONSUMIDOR FINAL, de pescado, no caso concreto, os robalos.
Não incluo nisto, o pescador lúdico que num momento feliz, pesca um robalo de 7 ou 8 kilos e o vende.
Refiro-me aos que massacram os pesqueiros e maximizam as capturas porque, no fim do dia, alguém lhes recepciona os 80, 90 e por aí acima, de kilos de peixe, fazendo uma pipa de massa free tax...

Sem dúvida... "redes organizadas" existem pesqueiros que se aparece alguém novato no local ouvem-se bocas e casos de viaturas vandalizadas e afins...

Tudo pela ganância e fazer mais uns euros... Mas enquanto existir procura vai existir sempre é como o tráfico de droga e mais situações idênticas...

O ser humano é o maior predador a face da terra e muitos são conscienciosos outros é vota e vira.

É triste e tem tendência a piorar a dias li uma notícia que dizia: tudo o que a terra (mundo inteiro) produz esta a ser consumido em 10 meses ou seja não é o suficiente para a população mundial...

E como diz e bem basta usar um anzol maior...   mas é como digo cada cabeça sua sentença...

Boas pescarias
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida." (Lao Tsé)
 

Offline lalves

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Terça, 08 de Dezembro de 2015
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #25 em: 14:25 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Tema sensível... mas cá vai a minha opinião, que é apenas e só a minha opinião.

Defender que o pescador lúdico não tem impacto é absurdo, que tem menos impacto que os profissionais...isso sim! Basta ver o caso da Irlanda em que apenas se pode levar 2 peixes para casa por pescador (não tenho a certeza desse número, mas sei que são poucos) têm um clima menos favorável que o nosso para o crescimento do robalo mas a captura de grandes exemplares é muito superior à nossa...

Não sou contra a levar peixe para a família, mas ninguém necessita de 20 peixes para a família, os peixes ovados apanhados a partir desta altura quantos novos robalos dariam?

Sou a favor de um limite máximo de tamanho para captura pois uma fêmea com 5kg's não coloca o mesmo número de ovos que uma com 1,5... concordo quando se diz aqui que assobiar para o lado é mais fácil, até porque temos por norma só nos manifestarmos quando somos afectados.

Têm o exemplo do robalo riscado na américa que esteve quase extinto e que volta haver com abundância, mas lá está devido ao esforço de todos.

Não podemos apontar só o dedo aos profissionais, temos que olhar para nós próprios... Dou como exemplo o lixo que aqui também foi já falado, agora altura de douradas em Setúbal os pesqueiros estão todos que metem nojo, é absurdo as quantidades de lixo que apareceram...mas lá está ninguém o deita fora...mas ele aparece...douradas marotas a mandar lixo cá para fora  ;) ...


Concordo plenamente com a falta de actuação da PM, é ridículo o que se observa em Setúbal (falo desta porque tenho conhecimento de causa), mas temos que ser todos senão as coisas nunca mudam...temos menos impacto?

Sim, mas podemos minimizá-lo!

Não escondamos a cabeça na areia e fingir que não fazemos nada que tenha impacto! Se há quem seja pior, há! mas não nos desculpemos com as atitudes dos outros!

Os pescadores profissionais em Portugal têm que alimentar as famílias? certo, mas têm que o fazer na legalidade como todos os outros!

Sou a favor do defeso do robalo, sou a favor de medida mínima e máxima e sou a favor que o pescador lúdico apenas possa levar 3 peixes para casa!

E acima de tudo sou a favor que quem não cumpra seja severamente castigado seja lúdico ou profissional, porque enquanto cidadão sei que se andar na ilegalidade isso tem consequências!
Se me sinto melhor pessoa que outros por devolver 95% do peixe que apanho? Não, mas sinto que faço a minha parte para que gerações futuras possam ter um robalo para apanhar se faz diferença? talvez não, mas fico feliz por pensar que tento minimizar a minha pegada ecológica, e que o tento fazer todos os dias...embora com erros ainda, mas que tento corrigir.

Não olhemos apenas para o nosso umbigo!

Bons lances


 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #26 em: 14:48 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
isto quando me começam a falar em futuras gerações e pégadas ecologicas disparam-me logo os alarmes todos.
Há uma isteria global com o politicamente correto e com o ecologicamente correto e com o aquecimento global e por aí a fora.

como se as futuras gerações se preocupassem muito com o legado que nós lhes vamos deixar quando são os primeiros utilizadores de ifones e smartfones cujas baterias de lithium são causadoras do maior impacto ambiental e trabalho infantil escravo nos  países onde aquele minério é extraído,já para não falar nos ténis da nike carregados de plástico e de borracha.


qualquer dia parecemos borregos,não pisar a erva,descarregar só metade do autoclismo,comprar carro eletrico que o a gasolina dá cabo do ambiente,taxa para isto licença para aquilo,apanhar só 3 peixes,licenças a 50 euros/dia iguais ás da Irlanda que lá ganha-se o mesmo como cá.Qualquer dia só os ricos é que podem ir à pesca...á pesca que é uma atividade nata ao ser humano desde que apareceu ao cimo da terra!!

Os caçadores submarinos foram os primeiros a comer a talhada e a seguir vão ser os ludicos...certinho como eu me chamar carlos.
 

Offline lalves

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Terça, 08 de Dezembro de 2015
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #27 em: 15:19 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
No meu post referi a minha opinião!

Vão dizer que o clima que atravessamos é normal (isto é um exemplo)? Não estou aqui para mudar mentalidades, expressei a minha opinião, não acredito no digo só porque sim, há mais que evidências (continuemos a agir da mesma forma e vamos ver onde vamos parar)! Faço o que posso e vou continuar a fazer porque há mais para além do meu umbigo, que não interessa a ninguém além de mim próprio e de meia dúzia de pessoas que me são próximas.

 Os mais novos precisam de ser educados e se acharmos que não temos nada a ver com isso...enfim algo de muito errado se passa! A pesca como a conhecemos pode estar a desaparecer e secalhar daqui por uns anos nem com licenças de 2000 euros! Daqui por mais uns anos talvez nem água haja no autoclismo...mas não façamos nada para mudar isso, porque os que estão a nascer agora não merecem... digam isso às nossas crianças em vez de as educar.

Quem quer ver vê, quem não quiser a mim dá-me igual...e a discussão da pegada ecológica por mim fica por aqui, não é esse o fundo da questão que aqui se fala!




   

« Última modificação: 15:25 Quinta, 23 de Novembro de 2017 por lalves, Motivo: ortografia e acrescentar algo ao post »
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #28 em: 15:37 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
O mundo é global, logo, a responsabilidade é global.
Cada um tem o seu peso no estado actual das coisas e, essa responsabilidade, é maior ou menor em função das nossas atitudes e posturas.
Não é só na pesca.
Que sentido faz os governos andarem, por exemplo, a penalizar os veículos mais poluentes, tentando com isso criar uma consciência colectiva adequada e depois, vemos que sai, em viagem, um ministro ou um secretário e parece uma procissão de altas cilindradas... e nós que temos um país tão bom para os pôr a andar de bicicleta... Além de que muitos iriam beneficiar quer na saúde quer na imagem balofa que a maioria ostenta.
Concordo que cada um deve fazer o seu melhor para minimizar o nosso peso no ambiente, mesmo que, ao nosso lado alguém seja alheio a isso, poderemos ser nós a gota que não faz vazar o copo..
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Possiveis novas medidas/proibições na pesca ao robalo na UE
« Responder #29 em: 15:45 Quinta, 23 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
um ministro ou um secretário e parece uma procissão de altas cilindradas
na mouche,ainda houve um que tentou andar de motorizada mas foi logo excomungado.

por isso é que eu não engulo certas tretas.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]