collapse

Autor Tópico: escolha de bateria para sonda  (Lida 1716 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
escolha de bateria para sonda
« em: 20:53 Segunda, 06 de Novembro de 2017 »
boa noite pessoal
comprei recentemente uma sonda e falta a bateria para a mesma e as duvidas instalaram se, quanto mais pesquiso mais indeciso fico, o que comprar, normal AGM, gel ou tipo power bank, a bateria sera so para a sonda o que aconselham
 

Offline pantao

Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #1 em: 00:04 Terça, 07 de Novembro de 2017 »
Como deves procurar leveza, compra uma lipo 3s com o mínimo de 5A.
Encontras nas casas de modelismo.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #2 em: 00:05 Terça, 07 de Novembro de 2017 »
Não sei o que há no mercado específico para esse fim, mas conheço bem a tecnologia das baterias.
Se houver opção de bateria de lítio mesmo que mais cara compensa, é sempre muito mais leve e pequena para a mesma capacidade que as de chumbo (AGM e gel são ambas de chumbo, só muda na forma de armazenamento do ácido eletrólito). Além disso se as de chumbo não forem específicas para "deep cycle", que aguentam melhor os ciclos de carga/descarga mais profundos que vai sofrer por passar umas horas ligada, e em vez disso meteres bateria de mota ou do genero, vai à vida num instante.
E se a bateria de lítio estiver bem feita dá para ter proteção contra de descarga, mesmo que se esgote não sofre grandes danos. As de chumbo levá-las até ao fim da carga é morte anunciada.
 

Offline N Moreira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 218
  • Agradecido: 14 vezes
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #3 em: 18:16 Terça, 07 de Novembro de 2017 »
Boas  :)

eu percebo pouco do assunto , tenho kayak tenho sonda e tenho bateria etc... , foi me aconselhado por quem me vendeu o kayak.

mas do pouco que vou percebendo do assunto , depende da sonda que tens, e do transdutor que essa sonda tem , ou seja o que consome, depois depende tambem da utilização que queres dar pescar 3 horas é uma coisa pescar um dia inteiro é outra são 6 7 horas de pesca.

no outro kayak tinha uma sonda de 5 pulgadas tinha uma bateria de 8 amperes , neste novo tenho uma sonda de 7 pulgadas e tenho uma de 14 amperes

depois não te podes esquecer de comprar o carregador que tem que ser uma cosia boa que é para não haver acidentes.
 

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #4 em: 22:08 Terça, 07 de Novembro de 2017 »
boas
antes de mais obrigado pelas respostas, estou mais inclinado para as de litio embora o pessoal que tem use maior parte baterias normais ,a sonda e uma garmin 151 DV de 4 polegadas por isso o consumo nao deve ser por ai alem, alguma dica de uma casa online para a compra?
 

Offline pantao

Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #5 em: 09:29 Quarta, 08 de Novembro de 2017 »
Tens por exemplo esta aqui que já vem em hardcase.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #6 em: 10:50 Quarta, 08 de Novembro de 2017 »
No manual do Garmin 101DV (aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) indica que a tensão de alimentação pode ir de 10V até 20V. A indicação de consumo é de 1A, que em numeros grosseiros quer dizer que por cada 1000mAh(=1Ah) da bateria vai-te durar uma hora ligado.

As pilhas de lítio normalmente tem uma tensão máxima de 4.2V quando carregadas, e não convém descer dos 3.3V.
No nome das baterias o 3S (numero mais a letra "S") indica o número de pilhas em série.
Assim sendo uma bateria 3S a tensão de funcionamento varia entre 9.9V e 12.6V, e uma 4S entre 12. 6V e 16.8V. Qualquer uma está dentro da gama de funcionamento da tua sonda, mas 4S para os mesmos "mAh" tem mais capacidade por causa da voltagem extra.

As Hardcase recomendadas pelo pantao é boa ideia. Vem numa caixa rígida que protege a bateria.

A loja hobbyking é muito popular, mas é preciso cuidado de que armazem se faz o pedido. De fora da Europa é um bocado mais barato, mas depois para na alfândega e lá se vai a poupança (se passar dos 22€, portes incluidos).
As mais baratas que encontrei dentro das caraterísticas que falei são:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Vais precisar também de um carregador dedicado:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

E cabos para ligar do carregador à bateria. Recomendo comprar 2, um deles para cortar os fios e ligar na sonda, assim é mais fácil tirar a bateria:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se é areia a mais para a tua camioneta, então o mais fácil é ires a uma loja de modelismo que têm lá deste material todo, mas os preços vão ser mais caros.
 

Offline pantao

Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #7 em: 11:05 Quarta, 08 de Novembro de 2017 »
Eu utilizo nos carretos elétricos e é uma maravilha.
2 packs de 5A poem um carro utilitário a trabalhar.
Como a sonda consome 1A não vais ter problemas de elas "incharem"
 

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #8 em: 20:47 Quarta, 08 de Novembro de 2017 »
obrigado pelas respostas, tenho um carregador para bateria de aparafusadora litio 14,8v, sera que nao da para usala
 

Offline pantao

Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #9 em: 23:56 Quarta, 08 de Novembro de 2017 »
Dá mais ou menos...carrega sem ser da forma correta
Não vais conseguir fazer o balanceamento das células(carregamento individual de cada célula) o que perlonga a vida da bateria. Tens carregadores baratos na loja indicada, que te permitem carregar tudo que é baterias. gel, chumbo, nicd, lítio etc, que podes utilizar noutras coisas. Permitem carregar através de rede 220v ou isqueiro do carro, para um desenrasque fazes um carregamento rápido através do isqueiro 10-15m e aguenta umas horas.
Tem outra função importante que é descarregar.
O investimento do meu ponto de vista compensa, tenho lipos com 5 anos e funcionam perfeitamente.
 

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #10 em: 20:58 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
bom, e entao para finalizar o que acham deste conjunto, sera compativel? o que acham?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

precisarei de mais algum cabo de ligacao ou ja terá tudo o necessario incluido?
« Última modificação: 21:07 Quinta, 09 de Novembro de 2017 por pedro.pmm »
 

Offline pantao

Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #11 em: 23:54 Quinta, 09 de Novembro de 2017 »
É um conjunto simpático, que faz o que precisas.
O carregador dá para ligares na bateria do carro através dos "crocodilos", não te permite carregar através da rede electrica 220v, tens que comprar um transformador.
Se possível compra um carregador um pouco melhor tens este que é o que eu uso.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Serve-te por exemplo para carregares a bateria do carro, ou para manteres a outra bateria que tens de chumbo sempre ligada no modo manutenção.
Se tiveres dificuldade neste material envia-me MP que tenho um conhecido que vende em Portugal.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #12 em: 10:21 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Serve-te por exemplo para carregares a bateria do carro, ou para manteres a outra bateria que tens de chumbo sempre ligada no modo manutenção.
Se tiveres dificuldade neste material envia-me MP que tenho um conhecido que vende em Portugal.
O que eu tinha recomendado mais atrás é quase igual, só muda a caixa e o preço (é mais barato). Há todo um conjunto de carregadores com a mesma eletrónica base, que mudam o aspeto e o nome, mas vão dar sempre ao mesmo: ecrã de texto de 2 linhas, 4 botões de controlo, e pequenas variações na potência e numero de bterias em série que carrega.
Também tenho um da família e recomendo, dá para carregar qualquer tecnologia de bateria.
 

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: escolha de bateria para sonda
« Responder #13 em: 20:50 Sexta, 10 de Novembro de 2017 »
obrigado amigos pelas respostas mas vou mesmo para um carregador mais simples, sem ter de ligar ao pc nem programar nem fazer balancos, ligar a ficha e ja esta, e se sobrar tempo vou a pesca :)
 

 

* Tópicos Recentes

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]