collapse

Autor Tópico: Pesca aos diversos  (Lida 5143 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Pesca aos diversos
« em: 18:21 Terça, 04 de Março de 2014 »
Como o titulo indica pesca aos diversos,comporta várias especies,sendo as mais comuns,sargos,carapaus,choupas,por vezes a entrada de pargotes,bicas,polvos.....
Por vezes cada um de nós tem aptência,por uma determinada especie,outras vezes o lote pode determinar a procura de outra opção na busca da dita especie.No meu caso essa aptência é por choupas,outros será carapaus,sargos etc.Podemos minimizar determinadas capturas em detrimento de outras?
Carapaus;
Choupas;
Sargos;
Parguetes;
Outros;
Que medidas tomariam para os evitar ou capturar,isto num cenário de pesca produtiva com as várias espécies a colaborar.


abraço


Manuel Matos

 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #1 em: 18:43 Terça, 04 de Março de 2014 »
viva

por acaso em principio também vou até á Comporta este fim de semana

em relação a especies, posso dar as três principais, para mim, claro, que são os Parguetes os Besugos e as Choupas, também gosto bastante de apanhar uns Carapaus mas aqui costumam ser de tamanho reduzido

Neste pesqueiro o meu isco preferido é a Bomboca fresca, é simplesmente um espectáculo é pena é ser um pouco dificil de se arranjar. Além da Bomboca costumo usar Lingueirão que é muito bom para o Besugo e as Cavalas acabadinhas de apanhar são um isco muito bom para os Parguetes, estes são apenas alguns iscos que costumo usar nesta zona


abraço
luis sabino
 

Offline Carolas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 5 vezes
    • A-do-Mourão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:08 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #2 em: 01:18 Quarta, 05 de Março de 2014 »
Por norma quando tento selecionar a especie a apanhar vou analisando no que é que aquilo que eu quero está a comer.

Por exemplo na ultima embarcada que fiz em peniche reparei que apenas quando punha camarão no anzol é que tirava carapaus,como estava mais virado para os sargos e choupas que estavam a sair um pouco com tudo retirei o camarão da lista de iscas e acabaram-se os carapaus.

Logicamente que não ha 2 dias iguais pelo que penso que se deve analisar como é que a bicharada anda a comer para assim fazer a seleção daquilo que queremos apanhar.

Cumps
 

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca aos diversos
« Responder #3 em: 16:17 Quinta, 06 de Março de 2014 »
Viva Manuel Matos

Na pesca aos diversos, ao fundo, em embarcação fundeada, tendencialmente os peixes como a Choupa, Sargueta ou Safia, Besugo, já para não falar de Cavalas, Carapaus, Bogas e etc., e principalmente os exemplares mais pequenos, tenho ideia que costumam pegar mais altos, não querendo com isto dizer que não caiam ao anzol de baixo de vez em quando.
A isca em uso terá também uma palavra a dizer, como referido pelo Carolas, sendo a sua alteração uma forma possível de selecção.

Já o Parguete verdadeiramente perto de quilo, assim como o Sargo legítimo grande, caindo algumas vezes em anzóis mais altos, têm tendência a pegar no anzol de baixo, sendo que também as iscas terão a sua importância. Neste caso parece-me ainda verdade que os peixes mais pequenos de todas estas espécies, salvo algumas excepções, vêm mais vezes nos anzóis de cima.

Na pesca que faço, direccionada a exemplares maiores, onde só uso dois estralhos compridos, é quase certo que, quando a pescar ao fundo, caem no anzol de baixo com raras excepções.
Já em situação de muito peixe miúdo ou Carapaus e Cavalas grandes a roubarem isca e a caírem continuamente no anzol do estralho de cima, costumo cortá-lo e ficar a pescar só com o estralho de baixo, com a intenção de não ser enganado pelos toques iniciais do peixe miúdo, Cavalas e Carapaus e evitando mexer muito a baixada.
Nas condições referidas, a estratégia de cortar o estralho de cima e só pescar com o de baixo, aumentando o tamanho e por vezes a dureza das iscas em uso, já muitas vezes me deu excelentes resultados quanto a maiores exemplares.

Poder-se-à contrapor com a pesca da chumbadinha, onde muitas vezes os Pargos, Douradas e até outros se atiram ainda a pesca vai 10 e mais metros acima do fundo, mas neste caso os tamanhos das iscas, a forma como vão apresentadas e os locais onde são colocadas, caindo lentamente na coluna de água, podem surtir outros efeitos e consequentes resultados, não comparáveis tecnicamente com aqueles conseguidos quando todos os pescadores pescam com a baixada assente no fundo.
Também a pesca com isca viva, nomeadamente usando Carapau, Cavala, Boga ou até Besugos pequenos, é normalmente colocada alta (3 a 5m do fundo), não contando também como exemplo, já que os predadores maiores não "estranharão" encontrar esta comedia acima do fundo

Não pretendo com o que atrás referi dizer que é assim ou assado taxativamente, simplesmente refiro o que normalmente me tem dado melhores resultados estando a pescar ao fundo, direccionado a determinados exemplares e tentando não capturar ou ser importunado pelos que não procuro.

Espero que o que aqui escrevi, possa ser aplicado na pesca aos diversos, dando-lhe mais algumas ideias que possa usar nas suas tentativas quanto à escolha que sugere.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 16:22 Quinta, 06 de Março de 2014 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #4 em: 20:07 Quinta, 06 de Março de 2014 »
Carapau:é o que pretendemos?o que podemos fazer? diminuir os estralhos cerca de 15cm é suficiente ,reduzir o tamanho dos anzois e basta uns pedacinhos de isca.O inverso devemos evitar cores brilhantes,colocar chumbada mais pesada para passar mais rapidamente a cortina dos carapaus e evitar apanhá-los a meia água onde se alimentam,retirar os anzois de cima,mais drástico será optar por outro tipo de montagem partindo do principio que temos alternativas.O alvo a atingir são choupas ?tem o mesmo tipo de alimentação dos sargos,mas formatos de boca diferente,para as choupas aumentaria o nº de anzol dependendo da marca até um 2/0 até 3/0 para iscos mais volumosos e rijos, colocaria estralhos na ordem dos 40cm.
Sargos neste caso as ditas safias,optaria por anzois finos mas robustos na ordem dependendo da marca nº3,4,6 e reduziria  um pouco os estralhos para um tamanho entre os 25 a 30 cm nas circunstâncias em que é descrito este cenário iscos por exemplo pedaços de camarão com casca.
No caso de serem dectetado os parguetes no pesqueiro optaria por uma montagem baixa de 2 anzois com estralhos +-de 50cm com anzois nº 2/0 da marca Haybusa referi aqui esta marca pois a diferença para os anzois atrás mencionados é relevante e a sardinha essa não pode faltar.
Nas situações posteriores aos parguetes,colocaria montagens em fluo de 0,33 ou 0,30 em estralhos de 0,28 a 0,26 no caso dos parguetes subiria para um 0,37 em estralhos de 0,33 a 0,35
O enriquecimento do tópico será a colaboração de todos vós,gostaria que opinassem
o que mudariam se for o caso como fariam perante um cenário como o descrito .


abraço



Manuel Matos

 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #5 em: 18:12 Terça, 18 de Março de 2014 »
Boas

Começo por dizer que já tudo foi dito, nas intervenções efectuadas, diria apenas que para fugir das cavalas e até aos carapaus para além do aumento do peso da chumbada, quando estão duas pescas em cima, um lança e o outro lança momentos depois e um pouco mais fora.

As iscadas generosas e devidamente efectuadas com o elástico, deixam por norma o peixe miúdo de determindas espécies fora de "combate", mas tudo dependerá sempre da espécie alvo.

Para apanhar carapaus estando eles em cardume, nem é preciso isco, é só mandar as nossas pescas e anzóis para baixo, dois puxões pequenos e siga para cima.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1412 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #6 em: 18:22 Terça, 18 de Março de 2014 »
Inserir Citação (seleção)
As iscadas generosas e devidamente efectuadas com o elástico

Pelo que já percebi no relato que fizeste da ultima prova de 2013, realizada em março de 2014, dizes que colocas o elástico no isco antes de iscado, será que entendi bem?

Pensava que o elástico era colocado depois de iscado.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #7 em: 23:50 Terça, 18 de Março de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
As iscadas generosas e devidamente efectuadas com o elástico

Pelo que já percebi no relato que fizeste da ultima prova de 2013, realizada em março de 2014, dizes que colocas o elástico no isco antes de iscado, será que entendi bem?

Pensava que o elástico era colocado depois de iscado.

Percebeste bem, é assim que faço.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #8 em: 15:33 Quarta, 19 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
As iscadas generosas e devidamente efectuadas com o elástico

Pelo que já percebi no relato que fizeste da ultima prova de 2013, realizada em março de 2014, dizes que colocas o elástico no isco antes de iscado, será que entendi bem?

Pensava que o elástico era colocado depois de iscado.

Percebeste bem, é assim que faço.

Fica bem.

Braga

O que faço é, coloco o isco na agulha, linha elástica, e depois passa para o anzol.
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #9 em: 15:40 Quarta, 19 de Março de 2014 »
para iscas tipo minhoca acho que não é muito adequado, mas camarão é capaz de ser e pelos vistos resulta eheheheh

eu hoje em dia praticamente não isco nada que seja preciso linha de silicone sem usar o instrumento que o JAfonso demonstrou, aquele tipo cabo de colher, ou agulha dupla, mas esses são para iscar já no anzol.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #10 em: 09:14 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Boas

Existem inúmeras maneiras de iscar o mesmo tipo de isco, com e sem elástico, colocar o isco no anzol, na agulha simples, na agulha dupla, na "colher", numa superfície quinada e sei lá que de mais formas e feitios.

Em competição não se pode estar a perder tempo a fazer isso nos anzóis, pelo pelo qual se faz antes, ou até durante a prova, por exemplo sempre que a pesca vai para baixo, porque temos de ter sempre a cana na mão, em acção de pesca, caso contrário o peixe não conta.

Eu não gosto de colocar o elástico sobre o isco no anzol, para mim a iscada feita na agulha vai mais composta, os nossos olhos também comem e se calhar os dos peixes também, "digo eu". 

Nas agulhas o elástico fica sobre o isco e quando tenho de iscar novamente, tiro tudo, elástico, quase em simultaneo, o que não acontece com a outra forma de iscar.

Eu na pesca em Peniche mostrei iscadas de camarão e de sardinha, pelo menos que me lembre, tudo feito nas agulhas e viram a forma, por exemplo, um camarão descascado, sem cabeça e cortado ao meio, sobre o comprido, depois de ter a linha fica quase com o formato do camarão. As ameijoas como já disse deixo a "língua" de fora e passo elástico no restante. Nas sardinhas ou petingas, corto-as ao meio, coloco o elástico de forma a que a pele fique para o interior e a carne para o exterior.

Resumidamente, estas são algumas formas de como utilizo o elástico nos iscos.

Fiquem bem.

Braga   
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #11 em: 10:19 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Braga, tenho pena de não ter ido no barco contigo. Um dos meus handicaps é a preparação e colocação do isco.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #12 em: 10:32 Sexta, 21 de Março de 2014 »
todo esse trabalho eu fiz durante a viagem,por exemplo o Diogo Lucas estava atento




abraço



Manuel Matos
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #13 em: 10:50 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Boas

Ó Mario Leão outras oportunidades irão surgir e não custa ir tentando entretanto.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #14 em: 10:52 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Boas

Ó Manuel Matos isso dá quando é nestas pescas, em provas o isco é descascado e preparado a caminho do pesqueiro, onde muitas vezes o tempo é curto.

Fica bem.

Braga   
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #15 em: 13:22 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Boas

Após reler as intervenções vou responder ao Fábio, apanhei os pargos em Peniche, sempre com camarão e parece que os carapaus andavam por lá, mas eu em montagens com três anzóis, ferrei em todos eles.

É verdade que utilizo outras iscas, mas em 90% das minhas pescas é só camarão e ameijôa.

Fiquem bem.

Braga 
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #16 em: 14:03 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Braga, já agora que camarão preferes, o selvagem ou de aquacultura ? Na embarcada do Pesqueiro o Manel tinha uns camarões que mais apetecia comer ...
Aqui á tempos, disseste num tópico que só usavas um destorcedor. No ínico da montagem usas uma tercina ? 
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #17 em: 14:22 Sexta, 21 de Março de 2014 »
o que o Braga prefere é secundário, acho melhor sabermos o que o peixe prefere >:D

não tenho dúvidas que o selvagem é melhor, até o peixe sabe...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #18 em: 14:55 Sexta, 21 de Março de 2014 »
João, a mim também me parece que é o selvagem, mas entre os meus colegas de embarcada, há opiniões divergentes.
Há um colega por exemplo que diz que o que interessa é que o camaão seja vermelho.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1412 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #19 em: 14:59 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Nas 3 ultimas embarcadas que fiz, comprei do selvagem ( bem mais caro ), e não notei grandes diferenças.
Na próxima vai do mais barato seja ele qual for.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #20 em: 15:01 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nas 3 ultimas embarcadas que fiz, comprei do selvagem ( bem mais caro ), e não notei grandes diferenças.
Na próxima vai do mais barato seja ele qual for.

és gradeiro como eu!
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #21 em: 16:46 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Consigo comprar no momento camarão selvagem caixas de 2kl mais barato do que o de aquicultura a 8,50 euros.A textura do camarão selvagem é mais rija,existe um roubo por parte do peixe no camarão de aquicultura é mais facil penso eu,feitas as contas não sei não,ao olfacto dos peixes haverá diferenças?




abraço



Manuel Matos
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #22 em: 17:52 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Manel se o camarão for temperado achas que o peixe distingue?
Por exemplo numa embarcada em Milfontes o companheiro que estava a pescar à proa comigo estava a utilizar uns camarões selvagens que dava dó de os mandar para a água a medida era 20/30, 2 anzóis 6/0 não apanhavam o camarão todo, pareciam carabineiros, eu estava a utilizar camarão 40/60 da aquacultura comprado no pingo doce, resultado ele apanhou 3 pargos e eu apanhei 2 e perdi outro, são os que tenho no avatar, conclusão não foi o camarão que fez a diferença, para mim no caso do camarão acho que não faz grande diferença a proveniência do camarão. Atenção que naquela pesca os camarões vão inteiros para o mar.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos diversos
« Responder #23 em: 19:57 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Boas

Já tudo foi dito, pode ser de aquacultura, pode ser selvagem, de perferência que seja rijo, pois já comprei um que a descascar e mesmo com cuidado que tenho em mantê-lo sempre ao fresco, era mole, sm elástico não dava para iscar.

Também prefiro o camarão rosa ao branco.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por canivete [Hoje às 07:54]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]