collapse

Autor Tópico: Special Dourada  (Lida 5327 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline miguel gomes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 2 vezes
  • respeita o mar para q ele te respeite a ti
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Special Dourada
« em: 18:32 Segunda, 03 de Março de 2014 »
boas companheiros ..
já q esta a começar a época da tao proclamada da dourada, fica aqui uma ideia minha.
fazer um poste q cada um fale das caracteristicas  da pesca,da espeçie do habitate tudo o q seija relevante para uma jornada tao esperada!
em vez de ser uma pessoa a fazer um tópico sobre o assunto vamos tds fazer uma um dicionário sobre esta espeçie, cada um conta um pouco daquilo q sabe e tds juntos matar algumas duvidas sobre esta espeçie.
abraços e boas pescas
Quem não tem cão pesca com gato
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #1 em: 18:50 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Boa iniciativa. Embora pesque numa zona excelente para a dourada pesquei pouca a esta espécie. Fico a aguardar desenvolvimentos porque sei muito pouco. As que apanhei foi com ralos e era pequenas. A montagem era a bola furada na linha do carreto e um estralho com 1,5m.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #2 em: 20:45 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Sou praticante de surfcasting e a dourada é o peixe que mais prazer me dá de apanhar. Na minha zona começam a chegar da desova em Fevereiro/Março. Os Spot´s que escolho são em função da maré (quase sempre) desde que o tempo esteja bom. Dentro desses spot´s diferentes também é ligeiramente diferente a forma de pescar. Faço 2/3 pesqueiros sendo que 1  pesco 80% das vezes e a restante percentagem divide-se pelos outros  2 locais. Acho que conhecer bem o pesqueiro é fundamental para aumentar as hipóteses de sucesso. Começamos a perceber determinadas coisas que fazem diferença.

Em determinados locais conforme a força da maré utilizo chumbo de correr mas na maior parte das vezes uso chumbo fixo com apenas 1 estralho grande, entre 2 a 3 metros. Com marés grandes considero o melhor período as paragens das marés pelo que tenho mais fé na ultima e na primeira hora da vazante/enchente. Quanto aos anzois utilizo Sasame Super X, Chinu e Barros Samurai deste o numero 1 ao 3/0 conforme o isco.

Como iscos utilizo preferencialmente caranguejo, lingueirão com casca em 2 canas e numa terceira cana utilizo borracheira e salsicha o que me dá alguma hipóteses de apanhar outra espécie para livrar  a grade   :join: Tento explorar distâncias diferentes e sondar o fundo. Pontualmente utilizo também taralhão, Ralos, tripa.

Nesta primeira fase da aparição delas ainda vêm magras (naturalmente) mas muito enérgicas, com investidas fortes e pegam bem no isco. É nesta fase (primeiros 3 meses) que tenho registado capturas em maior numero e que as sinto com uma energia fantástica a proporcionar momentos extasiantes com a sua resistência á captura.

 Apartir dali e com a chegada do verão, já estão mais gordinhas e mais desconfiadas. Muitos banhistas na agua, barcos, motas de agua a fazer barulho em tudo o que é sitio afastam o peixe e as capturas tendem a ter melhor hipóteses de captura ao nascer do dia. É neste período que pesco mais durante a época balnear. Depois do verão já estão gordas , já se sente mais peso mas já não considero a intensidade das suas investidas tão forte como na primeira fase que falei no entanto são sempre aquele peixe incrivel  ;)  Para alem disso convém andar em cima  :Pe saber o que elas andam a comer melhor.  O restante  é botar a «minhoca» dentro de agua  ^-^
« Última modificação: 20:52 Segunda, 03 de Março de 2014 por NelsonP »
Nelson Peres
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #3 em: 21:30 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Ó Nelson explica lá o que é o taralhão. Nunca ouvi falar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #4 em: 22:15 Segunda, 03 de Março de 2014 »

 Acho uma boa ideia, assim todos darão as suas ideias e métodos que utilizam na sua captura, já quanto aos spots/pesqueiros penso que ainda é cedo, a maioria das praias foi completamente alterada pelas tempestades de inverno, teremos de deixar o tempo acalmar e estabilizar de modo a que as areias sejam repostas (naturalmente) e se confirmem as coroas e os fundões que vão estar mais estáveis durante a época.

 Por acaso também sou da opinião do Nelson, quando elas surgem da desova (mais magras) são mais gulosas e atacam mais as iscas, sendo que lutam com muita força mesmo.

 Por aqui a isca mais frutuosa costuma ser, caranguejo, americana (minhoca de sangue), lingueirão e bibões

 Está quase :fixe:
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #5 em: 22:32 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Acham viável a pesca nocturna a dourada?
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Special Dourada
« Responder #6 em: 23:00 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ó Nelson explica lá o que é o taralhão. Nunca ouvi falar.

Será isto, o "lingueirão do pacífico" também conhecido entre o pessoal da pesca como "batata"?  ???


                               
« Última modificação: 23:03 Segunda, 03 de Março de 2014 por JVieira »

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #7 em: 23:02 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ó Nelson explica lá o que é o taralhão. Nunca ouvi falar.
Deixo-te aqui 2 fotos ! Há uns com um tamanho muito bom que vão com casca e tudo

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Nelson Peres
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #8 em: 23:03 Segunda, 03 de Março de 2014 »
JVieira batata é outra coisa  :P
Nelson Peres
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #9 em: 23:40 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Costumas apanhar isso?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #10 em: 23:45 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Costumas apanhar isso?

Sim. O taralhão é muito facil de identificar. Faz um buraco redondo do tamanho de uma moeda de 10 centimos (depende do tamanho dele) e quando passar perto ou bates com o pé no chão ele esguincha agua. Depois com uma forquilha ou com um sachito cavas....
Nelson Peres
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Special Dourada
« Responder #11 em: 23:52 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
JVieira batata é outra coisa  :P


Amigo Nelson, essas "batatas" parecem o "sifão" do taralhão partido em pedaços.  :-\

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #12 em: 23:54 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
JVieira batata é outra coisa  :P


Amigo Nelson, essas "batatas" parecem o "sifão" do taralhão partido em pedaços.  :-\
Têm as suas parecenças mas não têm nada haver  :fixe: :fixe:
Nelson Peres
 

Offline miguel gomes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 2 vezes
  • respeita o mar para q ele te respeite a ti
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #13 em: 00:15 Terça, 04 de Março de 2014 »
boas pessoal....e obrigado por aderirem ao especial dourada.

Douradas peixe de migração aqui começam a aparecer no mês de abril com mais entençidade sendo um peixe por norma escolhe estuários , marinas zonas de agua salobra e mais calma para se refugear.
saindo delas dependendo marés e correntes para mariscar,sendo um peixe q anda sempre em cardumes em busca de fundões e marisco pela costa, a pesca da dourada é uma pesca de espera e uma pesca delicada tendo em conta muitos factores.
um dos factores mais importante é a apresentação da iscada, a isca quando é metida no anzol tem de parecer o mais real possível ou seija tem de ter uma apresentação como se estivesse normal no seu habitate, um bom conjunto de material ,cana ,carrete ,linhas mais finas e uma boa linha para estralho pois sendo a dourada um peixe desconfiado temos de trabalhar com estralhos grandes para a isca nunca ficar a pescar perto da xumbada e a iscada xamar a atenção da dourada com a corrente da maré, outro facto importante para os estralhos compridos é o de a dourada tem o habito de quando sente atrito ao puxar a isca tem tendençia em cuspir o anzol assim quando isso acontece com estralhos compridos pode ser tarde de mais para ela o fazer,uma boa linha de estralho faz com q possa se pescar mais tempo sem enrolar e sem abrazoes na linha pois basta um pequeno enleio fatal para a a pesca a dourada falhar.
quando aos lançamentos já sou mais otimista pois sei q as douradas são peixes de fundo e normalmente quem lança mais são aqueles q mais douradas apanham, mas as maiores douradas q vi apaharem foram sempre aos pes como se custuma dizer com lançamentos inferiores a 50 m por isso a q tentar sempre várias funduras de pesca.
As iscas já são mais compleças pois cada isca tem o seu truque e cada zona tem a sua isca,eu de verão com aguas limpas pesco muito com teagem (minhoca da areia ) uma isca imbatível ao meu ver mas desde o apanhar ao limpar e ao iscar tem um grande grau de dificuldade, mas tds as iscas são boas na hora certa e na altura certa, carangueijo ,lingueirão, borracheira salchicha, coreana camarão eu já vi apanhar douradas com quase td quando se tem o factor sorte do nosso lado, agora a q saber escolher a isca para o tipo de zona e de pesca, se tem de pescar mais longe temos de optar por iscas mais lijeiras para ganhar metros nos lançamentos se for para pescar perto já se pode escolher uma variedade maior de iscas.
normalmente quando o amanhecer ou o por do sol coincide com a baixa mar tem tendençia em se propurcionar uma boa jornada de pesca a dourada pois na baixa mar consegue se efectuar lançamentos mais longos ou xegar a zonas q na preia mar é impossível, mas tanto de noite como nas outras horas também se efectuam boas capturas pois isto td são teorias q nem sempre batem certo.o melhor para apanhar douradas é mesmo a malta ir a pesca.
abraço e boas pescas
Quem não tem cão pesca com gato
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #14 em: 09:28 Terça, 04 de Março de 2014 »
a batata do mar já se encontra com alguma facilidade na decathon, vem em caixas e está congelada.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #15 em: 10:19 Terça, 04 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
JVieira batata é outra coisa  :P


Amigo Nelson, essas "batatas" parecem o "sifão" do taralhão partido em pedaços.  :-\
Têm as suas parecenças mas não têm nada haver  :fixe: :fixe:

Já houve essa discussão:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Apesar de não haver certezas, parece mesmo que a batata são os sifões dos taralhões.
« Última modificação: 10:22 Terça, 04 de Março de 2014 por Zé Maria »
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #16 em: 14:35 Terça, 04 de Março de 2014 »
Eu duvido muito Zé Maria. É raro acontecer mas vi um homenzito apanhar batata uma vez no rio. Apanho de tudo o que é isco e já tenho apanhado montes de taralhões, alguns enormes, e os sifões dos taralhões são brancos !!! Ou não estamos a falar do mesmo ou são definitivamente espécies diferentes
« Última modificação: 14:37 Terça, 04 de Março de 2014 por NelsonP »
Nelson Peres
 

Offline DIOGOLUCAS

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 222
  • A pesca é o meu anti-stress
    • TORRES VEDRAS
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Special Dourada
« Responder #17 em: 15:41 Terça, 04 de Março de 2014 »
Olá malta,

Nelson, uma coisa que sempre me fez confusão foi a maneira como iscam o lingueirão com casca...como fazem isso? Com a agulha? Eu uso normalmente iscos vivos e 99% da pesca que faço e surfcasting...agora iscar lingueirão com casca nunca vi . Deve ser bom lá isso deve...mas complicado, não?

Abraço
Diogo Lucas
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #18 em: 15:43 Terça, 04 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá malta,

Nelson, uma coisa que sempre me fez confusão foi a maneira como iscam o lingueirão com casca...como fazem isso? Com a agulha? Eu uso normalmente iscos vivos e 99% da pesca que faço e surfcasting...agora iscar lingueirão com casca nunca vi . Deve ser bom lá isso deve...mas complicado, não?

Abraço
Ola, essa tua questão está no tópico de isco. Clica aqui  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson Peres
 

Offline miguel gomes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 2 vezes
  • respeita o mar para q ele te respeite a ti
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #19 em: 16:21 Terça, 04 de Março de 2014 »
boas pessoal

Sparus aurata é um peixe da família Sparidae. O seu nome vulgar em Portugal é "dourada", sendo bastante apreciado na alimentação.

Pode atingir os 70 cm de comprimento.

É um peixe de ventre prateado e dorso acinzentado, com mancha negra por cima do opérculo e mancha dourada entre os olhos, envolvida por duas zonas escuras. Lábios grossos e dentes frontais fortes.

Habita fundos rochosos do sublitoral.

Alimenta-se de invertebrados e peixes.






A Sparus aurata é a única espécie desta vasta família que é atualmente cultivada em grande escala. É comum em todo o Mediterrâneo, evoluindo igualmente ao longo da costa do Atlântico Este, do Reino Unido às ilhas Canárias. O seu nome latino advém da característica lista dourada que ostenta entre os olhos. Pode viver em águas marinhas, bem como nas águas salobras de lagunas costeiras. Embora viva normalmente em fundos rochosos ou arenosos, pode igualmente ser encontrada em pradarias de ervas marinhas. Durante o período de reprodução (de outubro a dezembro), as douradas adultas deslocam se para águas mais profundas. Os alevins migram para águas costeiras ou estuarinas no início da primavera.Esta espécie é hermafrodita: as douradas são machos no primeiro ou segundo ano de vida, transformando se em fêmeas no segundo ou terceiro ano. A dourada alimenta se de moluscos, crustáceos e pequenos peixes
Quem não tem cão pesca com gato
 

Offline miguel gomes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 2 vezes
  • respeita o mar para q ele te respeite a ti
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #20 em: 16:30 Terça, 04 de Março de 2014 »
nelson já vi q tas um ÁS a apanhar isca , em tempos já apanhei alguma dessa isca por ai mas ainda me falta a técnica de alguns iscos . um fim de semana destes temos de combinar uma apanha de iscos para me ensinares alguns truques q aindam me faltam.
Quem não tem cão pesca com gato
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #21 em: 16:43 Terça, 04 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
nelson já vi q tas um ÁS a apanhar isca , em tempos já apanhei alguma dessa isca por ai mas ainda me falta a técnica de alguns iscos . um fim de semana destes temos de combinar uma apanha de iscos para me ensinares alguns truques q aindam me faltam.
Estou muito longe de ser um ás, mas fui aprendendo umas coisas e vou-me safando bem :fixe:
Nelson Peres
 

Offline miguel gomes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 2 vezes
  • respeita o mar para q ele te respeite a ti
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #22 em: 17:11 Terça, 04 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
nelson já vi q tas um ÁS a apanhar isca , em tempos já apanhei alguma dessa isca por ai mas ainda me falta a técnica de alguns iscos . um fim de semana destes temos de combinar uma apanha de iscos para me ensinares alguns truques q aindam me faltam.
Estou muito longe de ser um ás, mas fui aprendendo umas coisas e vou-me safando bem :fixe:


é mesmo assim nelson viver para aprender e sempre q tenho hipóteses de aprender algo de novo fico grato por isso!
Quem não tem cão pesca com gato
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #23 em: 17:24 Terça, 04 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
nelson já vi q tas um ÁS a apanhar isca , em tempos já apanhei alguma dessa isca por ai mas ainda me falta a técnica de alguns iscos . um fim de semana destes temos de combinar uma apanha de iscos para me ensinares alguns truques q aindam me faltam.
Estou muito longe de ser um ás, mas fui aprendendo umas coisas e vou-me safando bem :fixe:


é mesmo assim nelson viver para aprender e sempre q tenho hipóteses de aprender algo de novo fico grato por isso!

Quando cá vieres a gente trata disso. No entanto, dia 23 mostras-me como apanhas a minhoca da areia que nunca apanhei  :P
Entretanto deixemos  malta opinar sobre a majestosa dourada
Nelson Peres
 

Offline miguel gomes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 2 vezes
  • respeita o mar para q ele te respeite a ti
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Special Dourada
« Responder #24 em: 17:40 Terça, 04 de Março de 2014 »
yap fica combinado
Quem não tem cão pesca com gato
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]