collapse

Autor Tópico: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha  (Lida 3595 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #15 em: 18:52 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu (e todos vós) não posso apanhar um carapau com 14 cm mas na praça encontro com 6/7 cm... Chocos com 4 cm.... e por aí fora....

essa é que é essa
« Última modificação: 18:58 Sexta, 20 de Outubro de 2017 por jp »
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #16 em: 18:58 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Uma coisa é certa, nunca se viu tantos golfinhos na nossa costa como este ano, as populações estão cada vez maiores e mais saudáveis, cá para mim isto também deveria entrar nesse estudo, vêm atrás de quê??!!

Não tenho noção se apareceram como nunca, não li nada a esse respeito, mas vi-os várias vezes como de costume mas concordo contigo, esses grupos não vêm a terra com tanta frequência para ir ao MacDonalds ou para ver as estrangeiras... Há comidinha boa...

Nelson Peres
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #17 em: 19:00 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há comidinha boa...

no Sado comem preferencialmente chocos e polvos,é um banquete entre nov e junho
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #18 em: 19:23 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Uma coisa é certa, nunca se viu tantos golfinhos na nossa costa como este ano, as populações estão cada vez maiores e mais saudáveis, cá para mim isto também deveria entrar nesse estudo, vêm atrás de quê??!!

Não tenho noção se apareceram como nunca, não li nada a esse respeito, mas vi-os várias vezes como de costume mas concordo contigo, esses grupos não vêm a terra com tanta frequência para ir ao MacDonalds ou para ver as estrangeiras... Há comidinha boa...


Boas,

Falava mais concretamente na zona da Nazaré, tem uma população que já é considerada "residente", passaram aqui o ano todo.
De tal forma que já fazem saídas de barco para ver os golfinhos na Nazaré, em mar aberto não sei como garantem aos clientes os avistamentos, não sei se têm alguns localizadores nos bichos...
Eu, pessoalmente, nunca tinha visto tantos e com tanta frequência!

Por outro lado, também concordo que é um problema muito real a diminuição de recursos, não só de sardinha mas de uma forma geral, tudo deveria ter defesos e limites, mas isto é outra história...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #19 em: 19:54 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
é incrível o que uma pessoa lê num forum de pescadores sobre os recursos que necessitamos..

calma não é preciso nervos.

é certo que todos os estudos apontam na diminuição dos stocks,porém os pescadores afirmam que há muita sardinha,claro que são suspeitos.

Será que por vezes quem faz os estudos não sabe onde procurar a sardinha como os homens do mar?
Eu tenho uma certa dificuldade em aceitar gráficos como factos,mas posso estar errado.


Calma malta, podemos e devemos trocar ideias respeitando também a do outro. É muito simples respeitar, já o assunto em si não é NADA fácil.




tá tudo calmo! a malta só esta a trocar opiniões!

uma da mensagens que quis passar e que não consegui, é que a malta(não só neste fórum) tem muita tendência para descredibilizar de imediato informações divulgadas por cientistas , organizações, entidades oficiais etc... como se o mundo inteiro  tivesse contra nós..

estes estudos na sua maioria são feitos por cientistas , biólogos, universidades, em colaboração inclusivas com pescadores.. vão as lotas , andam nos barcos, fazem mergulhos,  pesquisa em laboratório ,  e como é lógico posteriormente fazem o tratamento de todos estes dados com a finalidade de emitirem conclusões etc...  a ideia que isto não tem fundamento nenhum é totalmente errada! 

as opiniões dos pescadores e o conhecimento empírico que transmitem é importante mas não são os pescadores as pessoas que mais 'entendem' o mar!

a proposito deste assunto é uma evidencia que há muito menos peixe e com tendência para piorar! o ser humano está a esgotar todos os recursos do planeta! estamos a correr atrás do prejuízo,  este tipo de restrições só peca por tardio!






 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #20 em: 20:15 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
  este tipo de restrições só peca por tardio!

é um facto que estamos cada vez mais a esgotar os recursos do planeta,somos cada vez mais,mas em contra partida várias medidas tem sido postas em prática que minimizam esse impacto,nomeadamente através da aquacultura.

agora proibirem radical e unilateralmente a pesca de uma espécie que ninguém pode ter a certeza absoluta se está em risco parece-me um pouco extremo.

um exerto de uma noite de faina a bordo da “Arrifana” 14/08/2017

O sol nasce à mesma hora em que aparecem as primeiras sardinhas e, claro, as primeiras gaivotas. A ação passa da popa para a proa. Com a ajuda de uma rede mais pequena são retiradas da rede gigante para dentro das caixas térmicas. “Arreia!”, vai gritando um dos homens para o colega que manobra a grua. Em pouco tempo ficam todas cheias: 3750 quilos de sardinha — a quota máxima permitida por dia — e mais umas bicas, sarguetas e linguados que são divididos entre os pescadores. “Então, há ou não há sardinha?”, pergunta em jeito de desafio um dos homens.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #21 em: 21:12 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline joseferreira77

Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #22 em: 05:36 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Normalmente aparecem estudos a replicar as coisas nestas situações.

Ignorar ciência e factos é a situação que está a ser amplamente criticada lá no norte das américas.  Digo isto apenas como analógico.

O saber do recrutamento diminuído a mim fez-me acreditar que já não como uma daquelas sardinhas monstrinhas, barrigudas e carnudas já há muito tempo. Mas lembro de peixe a 2euros em que a fartura valia por muito mais.

Mas se uma coisa se pode criticar no estudo, é a necessidade urgente de mais e de origem diversificados.

Reparem que uma agência ambiental que tem impacto sobre economias tem que assumir responsabilidade perante as mesmas. 

Nunca se pode academicamente criticar estudos com opiniões ou actos isolados ou desgovernados

De resto pah é como tudo. Eu acredito que isto está bem pior do que parece.  Não se vê peixe.

Isso da sardinha eles não dizem que não há, eles dizem.que a que há qualquer dia não vai ter o código genético necessário para sobreviver e fazer as coisas que sardinhas fazem e tem feito a serem sardinhas.




 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #23 em: 09:12 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Porreiro, boa partilha.
Nelson Peres
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #24 em: 15:02 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #25 em: 22:32 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Afinal parece que o mundo não vai acabar...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Pedro Martinho

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 85
  • Agradecido: 14 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Domingo, 20 de Novembro de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #26 em: 22:49 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
UFA!!! :)
Cumprimentos,

Pedro Martinho
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #27 em: 23:08 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vamos esperar pelas decisões. Eu cá tenho duvidas que tomem medidas que causem algum impacto.

A mim causa-me grande impacto não poder comer sardinhas assadas. É dos meus pratos favoritos. Já estou a salivar pensar nelas...

+ 1
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #28 em: 23:24 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Boas.
O que acho é que os estudos científicos têm de ser levados em conta, os pescadores querem é continuar a apanhar claro, e cada um defende a sua dama.

Mas eu não estou a defender nem acusar ninguém, apenas digo que aqui á 4 anos eu comprava sardinhas no verão a 3 €, daí para cá compro a 7, 8 e 9€ isto em Peniche. Isto quer dizer que a procura é maior que a oferta.

Mas este ano até comprei carapaus mais caros que a própria sardinha!!!

Ab
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #29 em: 00:03 Segunda, 23 de Outubro de 2017 »
Bruxelas não pode proibir nada!!quem manda somos nós.

Bruxelas não proíbe a pesca de sardinha, aconselha os Estados-membros com base em pareceres científicos independentes do conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES)”, lembrou à Lusa o porta-voz da Comissão Europeia.

mas monitorizam e se Portugal se "esticar"mais do que eles deixam podemos sofrer sanções.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]