collapse

Autor Tópico: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha  (Lida 3600 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« em: 12:53 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Há uma enorme escassez de sardinha nos mares ibéricos, diz organismo científico. O Governo português iniciará agora negociações com Bruxelas mas nada será como dantes no mundo da sardinha.

É a confirmação do que se temia: o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla inglesa), que aconselha a Comissão Europeia sobre os níveis sustentáveis de pesca, reitera o diagnóstico de enorme escassez de sardinha nos mares ibéricos e recomenda a suspensão total da pesca. 

Num parecer publicado agora no seu site, o ICES aconselha "captura zero em 2018". Esta recomendação científica, que servirá como referência para a gestão da pesca em Portugal e Espanha no próximo ano, sustenta que "a sardinha com mais de um ano diminuiu desde 2006 e tem estado abaixo do limite de biomassa desovante adequado desde 2009".

Estes dados vêm confirmar as perspectivas negras já traçadas num anterior parecer do ICES, noticiado pelo Negócios, onde este organismo afirmou que à luz dos novos valores de referência, o plano de gestão da sardinha, definido pelas autoridades portuguesas e espanholas, "não é precaucionário, nem no curto nem no longo prazo". E mesmo sem pesca, seriam necessários 15 anos para colocar o stock de sardinha acima do limite de biomassa desovante adequado.

Assim sendo, o Governo português, em articulação com o espanhol, terá de desenhar um novo plano de gestão para apresentar à Comissão Europeia que deverá traduzir-se num corte sem precedentes dos limites legais de pescaria de sardinha. Portugal e Espanha têm autonomia para definir o seu plano de gestão, mas têm de o fazer com a concordância de Bruxelas que terá sempre uma palavra decisiva sobre esta matéria.

O parecer do ICES serve de bitola, mas a Comissão costuma ser sensível aos argumentos sociais e económicos que os governos costumam esgrimir sempre que enfrentam limitações motivadas por razões de sustentabilidade ambiental. Mas uma coisa parece ser certa: no mundo da sardinha, nada será como dantes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MrM

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #1 em: 13:56 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Vamos esperar pelas decisões. Eu cá tenho duvidas que tomem medidas que causem algum impacto.
Nelson Peres
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #2 em: 14:41 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vamos esperar pelas decisões. Eu cá tenho duvidas que tomem medidas que causem algum impacto.

A mim causa-me grande impacto não poder comer sardinhas assadas. É dos meus pratos favoritos. Já estou a salivar pensar nelas...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #3 em: 15:07 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
As medidas acabam sempre da mesma forma, a tapar o Sol com uma peneira.
Se não é pescada na nossa costa vão a Marrocos ou onde ainda der para rapar o pouco que sobra. Ou apanham-na ilegalmente e vendem pela porta do cavalo. O dano é sempre feito.
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #4 em: 15:31 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
resta saber quem tem razão

Pesca da sardinha. Captura zero em 2018? “É um insulto”, dizem os pescadores
HÁ SARDINHA EM ABUNDÂNCIA
A recomendação de captura zero para 2018 é insultuosa porque "está em total contradição com o orgulho e a satisfação que os mestres das embarcações da pesca de cerco" que lidam com uma realidade de "abundância de sardinha nas nossas águas, muito mais significativa do que que a que observaram nos últimos anos".
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #5 em: 15:51 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
é óbvio que quem é dono das embarcações só pensa no seu futuro imediado daí desvalorizar.. 

percebem tanto de stock's, que hoje estamos como estamos..

só estamos a empurrar um problema com a barriga..

mais vale  proibir agora senão no futuro não há nada..

aqui podem consultar informação mais detalhada.. os stock's estão no limite!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



 

Offline joseferreira77

Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #6 em: 15:55 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
problema dos pescadores é que não são uma fonte imparcial a este tipo de parecer.


com a sardinha a 5-6 euros o kilo em outubro, parece-me que até tem um enorme interesse em que seja permitida e altamente controlada para ver o preço a subir.


a malta da costa da ericeira diz que o sargo pega bem no carapau grande mas eu não gosto muito, embora se segure no anzol melhor que tudo.  se calhar vamos ter os aditivos de que já ouvi falar de volta em força para dar cheirinhos ás iscas porque mais cara do que já está, até para o prato, a sardinha é um luxo.
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #7 em: 16:55 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Mas a questão não tá aí !
Tudo bem, suspendemos a captura, nós e a Espanha, mas amigos .. e os outros !? Os q tem acordos c Portugal e Espanha!? Marrocos, etc .. Aqueles q podem vir pescar nas nossas águas !?

Ou corta se o mal pela raiz ou deixa se tar.. isso deve ser uma decisão global, e não continental ..

Sempre ouvi dizer q a captura da sardinha é autosustentavel para Portugal .. somos um peixe q come mto peixe ..

Para mim há mta coisa por detrás desta "politiquisse" de Bruxelas! Qlqer dia basta baixarmos as calças e sirvam se ..

Reza a história q, quando entrámos na UE, q fomos pagos para deixar de, semear, cultivar e produzir .. meus amigos, isto dá q pensar .. pagam para deixar de produzir qualidade ..

Para mim isto é mais uma ideia, politiquisse, para q NÓS, portugueses e espanhóis, importemos peixe nórdico de aquacultura( estes tem apostado forte nesta área e tem recebidos fundos comunitários) ..

É a minha opinião! É a minha maneira de pensar ..

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline nelson sampaio

Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #8 em: 17:07 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
matéria ambígua
por um lado que faz dessa pesca o seu sustento e por outro o interesse de alguns países possivelmente e ter um monopólio nesse assunto
como foi dito vamos esperar e ver
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #9 em: 17:51 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
, suspendemos a captura, nós e a Espanha, mas amigos .. e os outros !? Os q tem acordos c Portugal e Espanha!? Marrocos, etc .. Aqueles q pod
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas a questão não tá aí !
Tudo bem, suspendemos a captura, nós e a Espanha, mas amigos .. e os outros !? Os q tem acordos c Portugal e Espanha!? Marrocos, etc .. Aqueles q podem vir pescar nas nossas águas !?

Ou corta se o mal pela raiz ou deixa se tar.. isso deve ser uma decisão global, e não continental ..

Sempre ouvi dizer q a captura da sardinha é autosustentavel para Portugal .. somos um peixe q come mto peixe ..

Para mim há mta coisa por detrás desta "politiquisse" de Bruxelas! Qlqer dia basta baixarmos as calças e sirvam se ..

Reza a história q, quando entrámos na UE, q fomos pagos para deixar de, semear, cultivar e produzir .. meus amigos, isto dá q pensar .. pagam para deixar de produzir qualidade ..

Para mim isto é mais uma ideia, politiquisse, para q NÓS, portugueses e espanhóis, importemos peixe nórdico de aquacultura( estes tem apostado forte nesta área e tem recebidos fundos comunitários) ..

É a minha opinião! É a minha maneira de pensar ..

Abraço

o facto de outros não fazerem o que é suposto não é razão para nós não fazermos o que é correcto!
é a eterna desculpa..  por esta ordem de ideias eu quando vou á pesca vou deixar o lixo todo lá, visto que encontro sempre os pesqueiros cheios de lixo!

contra factos científicos não há argumentos..  vão-me dizer que é mentira o facto dos stocks de sardinha estarem nos minimos históricos??  parecem o trump a negar as alterações climáticas

é incrível o que uma pessoa lê num forum de pescadores sobre os recursos que necessitamos..

 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #10 em: 17:58 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
O grande problema que está identificado é  no recrutamento ", isto é, na quantidade de jovens sardinhas que é acrescentada ao stock anualmente....





só não vê quem não quer..
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #11 em: 18:04 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
, suspendemos a captura, nós e a Espanha, mas amigos .. e os outros !? Os q tem acordos c Portugal e Espanha!? Marrocos, etc .. Aqueles q pod
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas a questão não tá aí !
Tudo bem, suspendemos a captura, nós e a Espanha, mas amigos .. e os outros !? Os q tem acordos c Portugal e Espanha!? Marrocos, etc .. Aqueles q podem vir pescar nas nossas águas !?

Ou corta se o mal pela raiz ou deixa se tar.. isso deve ser uma decisão global, e não continental ..

Sempre ouvi dizer q a captura da sardinha é autosustentavel para Portugal .. somos um peixe q come mto peixe ..

Para mim há mta coisa por detrás desta "politiquisse" de Bruxelas! Qlqer dia basta baixarmos as calças e sirvam se ..

Reza a história q, quando entrámos na UE, q fomos pagos para deixar de, semear, cultivar e produzir .. meus amigos, isto dá q pensar .. pagam para deixar de produzir qualidade ..

Para mim isto é mais uma ideia, politiquisse, para q NÓS, portugueses e espanhóis, importemos peixe nórdico de aquacultura( estes tem apostado forte nesta área e tem recebidos fundos comunitários) ..

É a minha opinião! É a minha maneira de pensar ..

Abraço

o facto de outros não fazerem o que é suposto não é razão para nós não fazermos o que é correcto!
é a eterna desculpa..  por esta ordem de ideias eu quando vou á pesca vou deixar o lixo todo lá, visto que encontro sempre os pesqueiros cheios de lixo!

contra factos científicos não há argumentos..  vão-me dizer que é mentira o facto dos stocks de sardinha estarem nos minimos históricos??  parecem o trump a negar as alterações climáticas

é incrível o que uma pessoa lê num forum de pescadores sobre os recursos que necessitamos..



Amigo é a minha opinião !

Não queira comparar coisas sem comparação amigo, o lixo tem a ver com o civismo de cada um, se não sabe argumentar ou discutir assuntos não faça comparações e respeite as opiniões  ..

Como sabes q os stocks tão em mínimos históricos!? Mas argumentas com bases em "políticos" sentados na secretária!?

E fico me por aqui ..
Abraço

Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #12 em: 18:09 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
é incrível o que uma pessoa lê num forum de pescadores sobre os recursos que necessitamos..

calma não é preciso nervos.

é certo que todos os estudos apontam na diminuição dos stocks,porém os pescadores afirmam que há muita sardinha,claro que são suspeitos.

Será que por vezes quem faz os estudos não sabe onde procurar a sardinha como os homens do mar?
Eu tenho uma certa dificuldade em aceitar gráficos como factos,mas posso estar errado.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #13 em: 18:43 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Boas,

Decerto lá no meio, entre o estudo e opinião dos pescadores, haverá a quantidade certa de sardinha...  ;D

Esse estudo encomendado, vai decerto orientar as imposições Europeias para uma redução ainda maior da cota, mais defeso e limites diários, mas não acredito na interdição, pois do outro lado existe uma industria também com muita força...

Uma coisa é certa, nunca se viu tantos golfinhos na nossa costa como este ano, as populações estão cada vez maiores e mais saudáveis, cá para mim isto também deveria entrar nesse estudo, vêm atrás de quê??!!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #14 em: 18:44 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
é incrível o que uma pessoa lê num forum de pescadores sobre os recursos que necessitamos..

calma não é preciso nervos.

é certo que todos os estudos apontam na diminuição dos stocks,porém os pescadores afirmam que há muita sardinha,claro que são suspeitos.

Será que por vezes quem faz os estudos não sabe onde procurar a sardinha como os homens do mar?
Eu tenho uma certa dificuldade em aceitar gráficos como factos,mas posso estar errado.


Calma malta, podemos e devemos trocar ideias respeitando também a do outro. É muito simples respeitar, já o assunto em si não é NADA fácil.

O pescador diz que há muita sardinha (pudera, o pescador vive do que apanha...).
Os estudos, não faço ideia como são feitos, revelam que cada vez há menos recursos. Nisto eu acredito, parece-me claro que cada vez há menos peixe, sardinhas neste caso, há que tomar medidas mas tudo o que o Zé Maria disse vai acontecer. E acontece diáriamente, é só passarmos nas bancas da praça.

Eu (e todos vós) não posso apanhar um carapau com 14 cm mas na praça encontro com 6/7 cm... Chocos com 4 cm.... e por aí fora....

Agora, tambem tenho quase a certeza que as decisões são feitas por gente de escritório, não conhecem o terreno, não procuram conhecer, vão acabar por mandar umas leis manhosas e vai continuar tudo na mesma...

O problema é que não é só a sardinha....é tudo !! Há 1001 formas ilegais de fazer as coisas e fiscalização é num numero tão reduzido que até dá vontade de chorar.



Nelson Peres
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #15 em: 18:52 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu (e todos vós) não posso apanhar um carapau com 14 cm mas na praça encontro com 6/7 cm... Chocos com 4 cm.... e por aí fora....

essa é que é essa
« Última modificação: 18:58 Sexta, 20 de Outubro de 2017 por jp »
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #16 em: 18:58 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Uma coisa é certa, nunca se viu tantos golfinhos na nossa costa como este ano, as populações estão cada vez maiores e mais saudáveis, cá para mim isto também deveria entrar nesse estudo, vêm atrás de quê??!!

Não tenho noção se apareceram como nunca, não li nada a esse respeito, mas vi-os várias vezes como de costume mas concordo contigo, esses grupos não vêm a terra com tanta frequência para ir ao MacDonalds ou para ver as estrangeiras... Há comidinha boa...

Nelson Peres
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #17 em: 19:00 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há comidinha boa...

no Sado comem preferencialmente chocos e polvos,é um banquete entre nov e junho
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #18 em: 19:23 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Uma coisa é certa, nunca se viu tantos golfinhos na nossa costa como este ano, as populações estão cada vez maiores e mais saudáveis, cá para mim isto também deveria entrar nesse estudo, vêm atrás de quê??!!

Não tenho noção se apareceram como nunca, não li nada a esse respeito, mas vi-os várias vezes como de costume mas concordo contigo, esses grupos não vêm a terra com tanta frequência para ir ao MacDonalds ou para ver as estrangeiras... Há comidinha boa...


Boas,

Falava mais concretamente na zona da Nazaré, tem uma população que já é considerada "residente", passaram aqui o ano todo.
De tal forma que já fazem saídas de barco para ver os golfinhos na Nazaré, em mar aberto não sei como garantem aos clientes os avistamentos, não sei se têm alguns localizadores nos bichos...
Eu, pessoalmente, nunca tinha visto tantos e com tanta frequência!

Por outro lado, também concordo que é um problema muito real a diminuição de recursos, não só de sardinha mas de uma forma geral, tudo deveria ter defesos e limites, mas isto é outra história...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #19 em: 19:54 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
é incrível o que uma pessoa lê num forum de pescadores sobre os recursos que necessitamos..

calma não é preciso nervos.

é certo que todos os estudos apontam na diminuição dos stocks,porém os pescadores afirmam que há muita sardinha,claro que são suspeitos.

Será que por vezes quem faz os estudos não sabe onde procurar a sardinha como os homens do mar?
Eu tenho uma certa dificuldade em aceitar gráficos como factos,mas posso estar errado.


Calma malta, podemos e devemos trocar ideias respeitando também a do outro. É muito simples respeitar, já o assunto em si não é NADA fácil.




tá tudo calmo! a malta só esta a trocar opiniões!

uma da mensagens que quis passar e que não consegui, é que a malta(não só neste fórum) tem muita tendência para descredibilizar de imediato informações divulgadas por cientistas , organizações, entidades oficiais etc... como se o mundo inteiro  tivesse contra nós..

estes estudos na sua maioria são feitos por cientistas , biólogos, universidades, em colaboração inclusivas com pescadores.. vão as lotas , andam nos barcos, fazem mergulhos,  pesquisa em laboratório ,  e como é lógico posteriormente fazem o tratamento de todos estes dados com a finalidade de emitirem conclusões etc...  a ideia que isto não tem fundamento nenhum é totalmente errada! 

as opiniões dos pescadores e o conhecimento empírico que transmitem é importante mas não são os pescadores as pessoas que mais 'entendem' o mar!

a proposito deste assunto é uma evidencia que há muito menos peixe e com tendência para piorar! o ser humano está a esgotar todos os recursos do planeta! estamos a correr atrás do prejuízo,  este tipo de restrições só peca por tardio!






 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #20 em: 20:15 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
  este tipo de restrições só peca por tardio!

é um facto que estamos cada vez mais a esgotar os recursos do planeta,somos cada vez mais,mas em contra partida várias medidas tem sido postas em prática que minimizam esse impacto,nomeadamente através da aquacultura.

agora proibirem radical e unilateralmente a pesca de uma espécie que ninguém pode ter a certeza absoluta se está em risco parece-me um pouco extremo.

um exerto de uma noite de faina a bordo da “Arrifana” 14/08/2017

O sol nasce à mesma hora em que aparecem as primeiras sardinhas e, claro, as primeiras gaivotas. A ação passa da popa para a proa. Com a ajuda de uma rede mais pequena são retiradas da rede gigante para dentro das caixas térmicas. “Arreia!”, vai gritando um dos homens para o colega que manobra a grua. Em pouco tempo ficam todas cheias: 3750 quilos de sardinha — a quota máxima permitida por dia — e mais umas bicas, sarguetas e linguados que são divididos entre os pescadores. “Então, há ou não há sardinha?”, pergunta em jeito de desafio um dos homens.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #21 em: 21:12 Sexta, 20 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline joseferreira77

Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #22 em: 05:36 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Normalmente aparecem estudos a replicar as coisas nestas situações.

Ignorar ciência e factos é a situação que está a ser amplamente criticada lá no norte das américas.  Digo isto apenas como analógico.

O saber do recrutamento diminuído a mim fez-me acreditar que já não como uma daquelas sardinhas monstrinhas, barrigudas e carnudas já há muito tempo. Mas lembro de peixe a 2euros em que a fartura valia por muito mais.

Mas se uma coisa se pode criticar no estudo, é a necessidade urgente de mais e de origem diversificados.

Reparem que uma agência ambiental que tem impacto sobre economias tem que assumir responsabilidade perante as mesmas. 

Nunca se pode academicamente criticar estudos com opiniões ou actos isolados ou desgovernados

De resto pah é como tudo. Eu acredito que isto está bem pior do que parece.  Não se vê peixe.

Isso da sardinha eles não dizem que não há, eles dizem.que a que há qualquer dia não vai ter o código genético necessário para sobreviver e fazer as coisas que sardinhas fazem e tem feito a serem sardinhas.




 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #23 em: 09:12 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Porreiro, boa partilha.
Nelson Peres
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #24 em: 15:02 Sábado, 21 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #25 em: 22:32 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Afinal parece que o mundo não vai acabar...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Pedro Martinho

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 85
  • Agradecido: 14 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Domingo, 20 de Novembro de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #26 em: 22:49 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
UFA!!! :)
Cumprimentos,

Pedro Martinho
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #27 em: 23:08 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vamos esperar pelas decisões. Eu cá tenho duvidas que tomem medidas que causem algum impacto.

A mim causa-me grande impacto não poder comer sardinhas assadas. É dos meus pratos favoritos. Já estou a salivar pensar nelas...

+ 1
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #28 em: 23:24 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Boas.
O que acho é que os estudos científicos têm de ser levados em conta, os pescadores querem é continuar a apanhar claro, e cada um defende a sua dama.

Mas eu não estou a defender nem acusar ninguém, apenas digo que aqui á 4 anos eu comprava sardinhas no verão a 3 €, daí para cá compro a 7, 8 e 9€ isto em Peniche. Isto quer dizer que a procura é maior que a oferta.

Mas este ano até comprei carapaus mais caros que a própria sardinha!!!

Ab
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #29 em: 00:03 Segunda, 23 de Outubro de 2017 »
Bruxelas não pode proibir nada!!quem manda somos nós.

Bruxelas não proíbe a pesca de sardinha, aconselha os Estados-membros com base em pareceres científicos independentes do conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES)”, lembrou à Lusa o porta-voz da Comissão Europeia.

mas monitorizam e se Portugal se "esticar"mais do que eles deixam podemos sofrer sanções.
 

Offline lalves

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Terça, 08 de Dezembro de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #30 em: 10:07 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
Após ler as opiniões aqui postadas deixo a minha,

Continuamos a esconder a cabeça na areia e a assobiar para o lado, quando vemos sinais de alarme que nos afectam directamente neste caso a sardinha (também adoro uma boa sardinhada)...

Continuamos a achar que os recursos vão durar para sempre, basta olhar para as espécies de animais que estão a desaparecer, para perceber que não vão!

Olhamos para os sinais que nos interessam ver e que apoiam a nossa opinião, qual Trump. Achamos que a nossa pegada ecológica é mínima, mas não é, e tudo o que tenha interesse económico é explorado até mais não.

 A sardinha está na base da cadeia alimentar dos oceanos (obviamente que esta não começa aqui) e todas as populações de animais que quer directa ou indirectamente se alimentam de sardinha vão sofrer com a diminuição de stocks.

A pesca sustentada deveria ser regra, e períodos de defeso deveriam ser obrigatórios para todas as espécies. Já basta a poluição que provocamos... Basta ver as espécies que desapareceram, dou o exemplo das ostras no Sado.

Deveríamos ter a consciência do planeta que estamos a deixar para os nossos descendentes e não olhar apenas para o nosso conforto, ignorar os sinais de alarme não é a solução!

Para terminar também compreendo a renitência em aceitar estudos, principalmente quando existem interesses económicos por trás, mas isto não nos deve fazer deixar de pensar sobre o futuro da biodiversidade!

Bons lances!

 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #31 em: 12:28 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
parece que vão mesmo avançar com a interdição total em algumas zonas do país (norte e centro)....
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #32 em: 13:17 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
Se é para o bem dos nossos filhos, que assim seja!

Saúde
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #33 em: 15:09 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
Se tem que ser não deve haver qualquer hesitação, pena que não o façam também a outras espécies.
Agora, é preciso vigiar bem a costa para não virem cá os outros pescar e, para além disso, os outros europeus também não deviam pescar...
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #34 em: 17:01 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
Pesca da sardinha deverá ser interditada em zonas do Norte e Centro

vai andar tudo ao molhe no Algarve

resta saber se também vai ser proibida no golfo da biscaia onde os franceses e espanhois fazem autenticos massacres

logo agora que eu começava a gostar de sardinhas :(
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #35 em: 17:08 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
A proibir teria que ser em toda a UE, já que nos outros países a UE não pode mandar...
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #36 em: 17:21 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
pelo menos para estes não há crise

A pesca da sardinha representa 57% da produção total de pescado marroquino, com mais de 700 mil toneladas desembarcadas anualmente. A produção de sardinha está concentrada na região do Atlântico Sul e representa mais de 86% do total da produção nacional de sardinha
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #37 em: 14:55 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
aproveitem este ano que para o ano só marroquina e a 10 €


Pesca da sardinha deve ser suspensa em Portugal e Espanha já em 2019

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #38 em: 15:01 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
 ;D ;D ;D ;D
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vamos esperar pelas decisões. Eu cá tenho duvidas que tomem medidas que causem algum impacto.

A mim causa-me grande impacto não poder comer sardinhas assadas. É dos meus pratos favoritos. Já estou a salivar pensar nelas...
Oh duas é tudo psicológico. Comes uns carapaus e pensas nas sardinhas ;D
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #39 em: 15:20 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
Fecha os olhos e pensa nas sardinhas.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #40 em: 15:43 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
Uns  cara pauzinhos com uma açorda de coentros  já marchava :beer:
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #41 em: 15:51 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uns  cara pauzinhos com uma açorda de coentros  já marchava :beer:

e umas enguias tipo esferografica ??não sobra nem a espinha ;)
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #42 em: 15:59 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
Onde estão? :hummm:
 

Offline jp

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 432
  • Agradecido: 50 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:27 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #43 em: 16:07 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Onde estão? :hummm:


no restaurante por baixo do prédio onde moro... :))))
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #44 em: 17:08 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
isto é apenas o princípio... Há muito que aviso que só uma intervenção séria do estado pode fazer algo, existe quem considere que não, que as mentalidades e tal... Esqueçam, não vai dar. Ou se pára o que a pesca profissional faz diariamente, ou se ajusta a pesca lúdica, ou se formam mais agentes e se obriga a uma fiscalização séria e aumento dos tamanhos mínimos ou as próximas gerações estão compremetidas... Mentalidades demoram gerações a mudar, as regras demoram menos...
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #45 em: 21:55 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
isto é apenas o princípio... Há muito que aviso que só uma intervenção séria do estado pode fazer algo, existe quem considere que não, que as mentalidades e tal... Esqueçam, não vai dar. Ou se pára o que a pesca profissional faz diariamente, ou se ajusta a pesca lúdica, ou se formam mais agentes e se obriga a uma fiscalização séria e aumento dos tamanhos mínimos ou as próximas gerações estão compremetidas... Mentalidades demoram gerações a mudar, as regras demoram menos...
 
concordo em pleno Filipe hoje vi um programa no canal 6 e para além da pesca profissional também abordava a pesca desportiva(embarcada e que não é declarada) com um impacto terrivel realmente concordo com regras,defesos, tudo o que possa ter contenção nesta disparidade .
exemplo:o que estão a fazer aos polvos,corvinas,chocos,a dita pesca que acabei de mencionar embarcada sem regras



cumpts



Manuel Matos
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #46 em: 22:13 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
isto é apenas o princípio... Há muito que aviso que só uma intervenção séria do estado pode fazer algo, existe quem considere que não, que as mentalidades e tal... Esqueçam, não vai dar. Ou se pára o que a pesca profissional faz diariamente, ou se ajusta a pesca lúdica, ou se formam mais agentes e se obriga a uma fiscalização séria e aumento dos tamanhos mínimos ou as próximas gerações estão compremetidas... Mentalidades demoram gerações a mudar, as regras demoram menos...


Concordo plenamente.  A coisa tem de ser feita quanto antes.

Se formos á espera das mentalidades estamos perdidos.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3291
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #47 em: 22:27 Sexta, 13 de Julho de 2018 »
Concordo plenamente com o Filipe.
Um dia os nossos netos devem procurar nos livros de Historia para poderem saber que a Sardinha e mais outras espécies ja' existiu e nunca vao conseguir saber o verdadeiro sabor desses peixes.
A nao ser que quem manda, leve o assunto a um nível muito mais responsável e serio, para todos.
Seja com mais policiamento, maiores multas por não cumprimento, melhor e mais formação em investigação, e legislação.
Aqui no Alaska ninguém se pode dar ao luxo de ser apanhado a pescar alguma espécie fora da época designada, não perdoam nem um minuto. Se a pesca do caranguejo real por exemplo começa hoje ao meio dia, não se pode largar nenhuma arte antes do meio dia, igual para quando fecha a época. Isto vale para todos os tipos de pesca, e depois tem medidas a respeitar e no caranguejo as fêmeas não se apanham, todas são devolvidas, isto e' quanto se respeita a manutenção dos lotes de pescado e a garantia de sustento para o futuro. Se tentam fazer algo igual no nosso Portugal, a reacção do povo e' completamente diferente. Veja-se que na compra de por exemplo uma Sapateira, todos  procuram as fêmeas porque como dizem são mais cheias. Mentalidades.
Um abraco a todos e que a Sardinha não falte, se tiver que estar uns anos sem a comer não morro por isso.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline Barril

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 482
  • Agradecido: 33 vezes
    • Leiria_Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Segunda, 13 de Janeiro de 2014
Re: Portugal deve suspender totalmente pesca da sardinha
« Responder #48 em: 09:09 Sábado, 14 de Julho de 2018 »
Se produzíssemos Sardinha de aquacultura se calhar eliminávamos este problema. O que é que os Cientistas e Ministros andam a comer ? Hambúrgueres e plástico ?
«Se queres ser feliz, aprende a pescar», diz um antigo provérbio chinês...
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]