collapse

Autor Tópico: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda  (Lida 2989 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ERIFISHERMAN

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 11 vezes
    • ERICEIRA
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:41 Sexta, 20 de Janeiro de 2017
um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« em: 14:00 Sexta, 06 de Outubro de 2017 »
Boas tardes a todos malta da faina,

Sou pescador de todos os estilos menos da caça submarina... mas ... ontem deram-me todo o material necessário para ir "brincar" aos mergulhos... agora...
receios e duvidas que eu tenho... sou da ericeira e amanhã gostava de ir molhar o fato mas tenho algumas duvidas... estará o mar bom para isso?

Não vou sair mais que 50 metros da costa e não tenciono por questões obvias brincar a mais de 3 / 4 metros ... devo ir até á praia do sul...

Alguém entendido me consegue dar um feed-back?

Obrigado,

Erifisherman
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #1 em: 20:51 Sexta, 06 de Outubro de 2017 »
Não é uma modalidade de pesca muito falada aqui, não me parece termos companheiros a praticar pesca submarina, pelo menos que participem habitualmente no forum. Espero que recebas alguma ajuda, vamos ver !
Nelson Peres
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #2 em: 23:26 Sexta, 06 de Outubro de 2017 »
Boas  ERIFISHERMAN, infelizmente já alguns anos que eu deixei de fazer caça submarina, com muita pena minha, embora tenha o material todo.
Atualmente apenas dou uns mergulhos com o meu filho só com óculos, tubo e barbatanas para o ensinar e são momentos muito bem passados.
Bem agora que já desabafei, passo aos conselhos!

Em primeiro tenta encontrar alguém que já o faça e te possa ajudar/acompanhar. É sempre melhor fazer caça acompanhado. Os problemas aparecem do nada.

Mas se queres experimentar o material, o que te digo é que vás ao mar mas apenas com o fato, cinto, máscara e barbatanas de modo a te ambientares, esquece a caça nesta fase inicial. Nada de aventuras.
Eu fiz durante muitos anos sem fato, e quando comprei e me fiz ao mar a adaptação foi complicada.
Por isso te digo, vai só para te ambientares, 2 a 3 mt de profundidade e aprender a fazer o pato.

Grd ab

"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #3 em: 10:50 Sábado, 07 de Outubro de 2017 »
Boas camarada...

Esquece a caça durante os primeiros 10/15 mergulhos.
Bóia sempre amigo, e de preferencia com uma poita para nao teres fios enrolados no teu corpo, podes optar por uma mangueira daquelas de aquario de 8mm , a mangueira evita que andes constantemente enrolado nela, começa por treinar uns mergulhos , primeiro que tudo tens de conhecer os teus limites e quando os conheceres ja sabes que tens de parar antes de chegar a eles. 
Eu sempre mergulhei sozinho mas no inicio nao te aconselho a fazer amigo, vao te aparecer muitos sustos pela frente e as vezes é bom ter alguem que esteja do teu lado.
Já mais metas a mao num boraco que nao tens visao do mesmo, muito menos tentes entrar em algum.
È preferivel ires sempre com medo, pois quando se ganha muita confiança é quando podem surgir os problemas.
De resto... aproveita , desfruta da beleza e das coisas magnificas que o fundo do mar te vai proporcionar .
Abraço
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline NG99

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 7 vezes
    • Santo Tirso
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:45 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #4 em: 15:31 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
O windguru ajuda muito neste tipo de pesca. Visibilidade da água, força da corrente, altura de ondas do mar. Por norma, faço sempre a última hora a descer até à primeira a subir por questões de segurança. A bóia no início é uma grande ajuda. Questão principal: em caso de aflição ou susto, cinto fora. Pra começar de preferência sempre acompanhado. De resto é o melhor tipo de pesca que existe. Bons tiros!
 

Offline pantao

Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #5 em: 15:42 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Visibilidade da agua no windguru? :o
Qual é o parâmetro  que nunca vi?
 

Offline NG99

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
  • Agradecido: 7 vezes
    • Santo Tirso
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:45 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #6 em: 15:46 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Visibilidade da agua no windguru? :o
Qual é o parâmetro  que nunca vi?

Não tem lá especificado. Mas pela ondulação, ou seja, mar mais mexido ou mais calmo consegue-se ter uma noção do estado da água no fundo. Claro está que convém também conhecer a zona e tirar as próprias conclusões.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #7 em: 16:08 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Em Cascais a transparência da água está relacionada com a direcção do vento. Vento de norte agua transparente, vento de sul a opaca.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #8 em: 16:11 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Não acho que seja o mar ideal para aprendizagem.
É apenas uma opinião de quem conhece bem esse mar.
Ou então esperas por mar de verão.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mocaccino84

Offline pantao

Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #9 em: 16:34 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Duas

É engraçado como as condições variam numa distancia relativamente pequena e na mesma costa.
Em Aveiro vento norte escurece a agua e vento sul limpa, mais uma que nada é certo na pesca  :D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mocaccino84

Offline joseferreira77

Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #10 em: 21:12 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Vai pó cavalinho com maré baixa treinar na piscina da frente e quando virar metes a bóia a bulir na da esquerda

Pena este tempo da treta. Cuidado a descer.
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #11 em: 21:14 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Vamos lá ver, hoje choveu bem; amanhã a água vai estar suja e ainda por cima o mar vai subir. escolhe outro dia... :nono:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mocaccino84

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #12 em: 21:56 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Duas

É engraçado como as condições variam numa distancia relativamente pequena e na mesma costa.
Em Aveiro vento norte escurece a agua e vento sul limpa, mais uma que nada é certo na pesca  :D

No Algarve acho que é igual a aqui.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Ernesto Lima

Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #13 em: 22:01 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Boa noite Erifisherman

Tem conselhos bastante importantes, dos quais realço:

- Não ir sózinho, e se for, ir com muito cuidado, com mar bom, em zona abrigada com alguma visibilidade, adaptar-se ao material e preparar-se para  desfrutar.
- Para vestir o fato, se este tiver borracha directa ao corpo, leve uma embalagem para aí com um litro, ou mais, com uma teca de shampoo, ou gel de banho, diluídos em água. Molha o fato interiormente com esta mistela para melhor o vestir por escorregar. Se for de tecido encostado ao corpo, uns sacos de plásticos, mais para o grosso, colocados nos pés e nos braços ajudam a fazer escorregar bem os pés, através das calças, e as mãos, através do casaco. Os sacos serão retirados após cumprirem a função de fazer escorregar as nossas extremidades pelas apertadas mangas e pernas das calças. Os sacos só funcionam se o interior do fato for de tecido. Estas dicas para lhe facilitar a 1.ª fase..., vestir o fato.

Entre muitos outros conselhos possíveis e para não complicar muito o início, uma última dica em direcção mais fisiológica:
   
- Logo que mergulhamos, a pressão da água actua de imediato sobre nós e há uma manobra que deve fazer logo que inicia a imersão e que se destina a equilibrar a pressão no ouvido e manter os tímpanos equilibrados - manobra de Valsalva - consta esta de apertar o nariz com o polegar e o indicador e expirar pelo nariz. Esta manobra deve ser feita, repetida e suavemente, ao longo de toda a descida, as vezes que forem necessárias, para empurrar ar para as trompas de eustáquio e equilibrar a pressão a partir do ouvido interno, mantendo estável a posição da membrana do tímpano. Mesmo a mergulhar a 3 / 4 metros existe a necessidade de assim actuar, evitando maleitas posteriores.
Ao princípio temos de pensar, mas com o hábito e com o conhecimento que vamos ganhando sobre as reacções do nosso corpo, acabamos por fazer tudo isto sem pensar e até de formas mais simples.

No Domingo, o mar é calmo e o vento é de terra, talvez a água esteja melhor, tanto em calma, quanto em visibilidade.

Esta explicação é bastante simplista, mas penso que é suficiente para uma primeira abordagem.

Que quando for, tudo corra pelo melhor, sem grandes esforços e stresses. São maus conselheiros em quase todas as actividades e péssimos nesta.

Cumprimentos

Ernesto Lima
« Última modificação: 22:11 Terça, 28 de Novembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #14 em: 23:22 Terça, 28 de Novembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não tem lá especificado. Mas pela ondulação, ou seja, mar mais mexido ou mais calmo consegue-se ter uma noção do estado da água no fundo. Claro está que convém também conhecer a zona e tirar as próprias conclusões.

Lamento mas discordo, eu quando tenho oportunidade de o praticar faço na zona de cascais onde o mar muitas vezes é calmissimo, e quando se entra xxxiiiiiii não se vê nada... mas eu tb não sei como se vê, simplesmente vejo as condições do mar (calmo ou não) e dps entro para praticar um pouco... maioria das vezes vale pela beleza do fundo do mar porque peixe bom nem velo ou FALTA de pontaria
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Fisherboy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
  • Agradecido: 13 vezes
    • Odivelas/Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:09 Sexta, 30 de Setembro de 2016
Re: um verdadeiro nabo nestas andanças que quer uma ajuda
« Responder #15 em: 21:45 Quinta, 30 de Novembro de 2017 »
Epahhh o ERIFISHERMAN não que saber como é que a água fica turva  :))

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
sou da ericeira e amanhã gostava de ir molhar o fato mas tenho algumas duvidas... estará o mar bom para isso?
Não vou sair mais que 50 metros da costa e não tenciono por questões obvias brincar a mais de 3 / 4 metros ... devo ir até á praia do sul...
Alguém entendido me consegue dar um feed-back?
ERIFISHERMAN, em relação da escolha do local, já vou tarde. Mas em relação ás outras duvidas, posso dizer o seguinte:
Como a sua experiência é "zero", aconselho que vá acompanhado de um camarada que já tenha alguma experiência na pescasub
No caso de não ter ninguem nesta situação, faça como já aqui sugeriram. Escolha um local (pode ser a praia), em que o mar esteja "chão/flat", e equipado sem a arma. Ou seja, fato, cinto de pesos, mascara, tubo, barbatanas e BOIA de sinalização. Isto porquê? Porque pode acontecer não se sentir confortável com o fato vestido (já aconteceu com muitas pessoas). A sensação de aperto corporal é inevitável, para além disso o respirar por um tubo (snorkel) requer adaptação. Uma coisa é conseguirmos fazer apneia fora de água, outra é fazer apneia com a cabeça submersa.
Há ainda a adaptação ás barbatanas, como na pesca submarina estas comportam palas de maiores dimensões a natação tem de ser adequada. Tal como o mergulho.
Passar da posição horizontal á superficie, para uma posição quase vertical durante o mergulho, requer treino. Um processo nos primeiros mergulhos, é ficar a "chapinhar" e não conseguir mergulhar.

Resumindo, vá ao mar em segurança, e várias vezes para treinar a sua aquacidade. Quando se sentir confortavel na respiração e no mergulho, então parta para o processo de adaptação à arma.
Apesar de não ser uma arma que dispara balas, não deixa de ser uma arma. E como tal, a sua utilização tem riscos. Para si e para terceiros.
NUNCA carregue a arma fora de água. Nem a aponte para nada que não seja peixe.

Bons mergulhos
 :tuba:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas