collapse

Autor Tópico: Chicotes cónicos surfcasting  (Lida 2609 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ORLANDO SERTORIO

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:06 Sábado, 16 de Setembro de 2017
Re: Chicotes cónicos surfcasting
« Responder #15 em: 23:44 Segunda, 25 de Setembro de 2017 »
Serpan e Frape,  a ambos o meu obrigado pela dica. Já aprendi mais qualquer coisa.
Bem hajam companheiros
 

Offline Pedro Pereira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 1 vezes
    • Mafra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 11 de Setembro de 2017
Re: Chicotes cónicos surfcasting
« Responder #16 em: 10:39 Sábado, 30 de Setembro de 2017 »
Boas,

A parte mais fina do chicote cónico deve ser de diâmetro inferior ou superior ao da madre?
Por exemplo se tiverem um 0,22 na madre, usam um chicote a começar em 0,20 ou em 0,24?  :-\
Abraço
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Chicotes cónicos surfcasting
« Responder #17 em: 11:46 Sábado, 30 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

A parte mais fina do chicote cónico deve ser de diâmetro inferior ou superior ao da madre?
Por exemplo se tiverem um 0,22 na madre, usam um chicote a começar em 0,20 ou em 0,24?  :-\
Abraço

Boas,


O ideal é ser no mesmo diâmetro da madre para o nó ficar mais disfarçado possível, mas eu pessoalmente uso chicote 0,23 com a madre 0.20 só para poder aguentar um pouco mais antes de partir e por vezes apertar um bocado mais com eles , ou até mesmo desprender do fundo sem partir assim muito rápido.
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19662
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chicotes cónicos surfcasting
« Responder #18 em: 16:36 Sábado, 30 de Setembro de 2017 »

 Quanto a mim tenho a perceção que o chicote aguenta um pouco menos que a linha madre (pelo menos as linhas madres que uso (marcas) ) daí usar sempre que possível 2 centésimas acima (tipo, linha madre 0.20, chicote a começar em 0.22 ou no máx 0.23.

 Quando não tenho essas duas centésimas acima, corto um bocado no chicote (na zona fina, meço a linha em casa e vou ver onde cortar, depois mesmo em mudas na pesca já sei o que cortar no chicote) para ficar um pouco mais forte na medida que a madre.

 Isto é a minha prática, até posso estar errado mas é o que me dá mais conforto (nem que seja psicológico  :join:)

 Procuro linhas madres de boa qualidade para poder tirar partido na espessura, normalmente uso 0.18, 0.20, mais raramente o 0.22, acima disso não uso, só mesmo numa exceção.

  :fixe:

 
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chicotes cónicos surfcasting
« Responder #19 em: 17:21 Sábado, 30 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto a mim tenho a perceção que o chicote aguenta um pouco menos que a linha madre (pelo menos as linhas madres que uso (marcas) ) daí usar sempre que possível 2 centésimas acima (tipo, linha madre 0.20, chicote a começar em 0.22 ou no máx 0.23.

É o que eu faço. O ideal é que quando prender e tiveres que puxar à força parta sempre pelo chicote e nunca pela madre.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chicotes cónicos surfcasting
« Responder #20 em: 18:47 Sábado, 30 de Setembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Quanto a mim tenho a perceção que o chicote aguenta um pouco menos que a linha madre (pelo menos as linhas madres que uso (marcas) ) daí usar sempre que possível 2 centésimas acima (tipo, linha madre 0.20, chicote a começar em 0.22 ou no máx 0.23.

 Quando não tenho essas duas centésimas acima, corto um bocado no chicote (na zona fina, meço a linha em casa e vou ver onde cortar, depois mesmo em mudas na pesca já sei o que cortar no chicote) para ficar um pouco mais forte na medida que a madre.

 Isto é a minha prática, até posso estar errado mas é o que me dá mais conforto (nem que seja psicológico  :join:)

 
  :fixe:

 

Tenho tal e qual o mesmo raciocínio.
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Finalmente tempo para lá ir por carlosfishcarlos [Hoje às 20:23]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Alexandre81 [Hoje às 20:11]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]