collapse

Autor Tópico: PESCA EMBARCADA: Acção de Informação/Convívio  (Lida 1230 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
PESCA EMBARCADA: Acção de Informação/Convívio
« em: 14:34 Segunda, 24 de Fevereiro de 2014 »
(como é do conhecimento de todos, as acções de formação, eventos ou noticias que estejam directamente ligados à "nossa" actividade, merecem destaque no "Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre". Como tal e após aprovação da "moderação" e "acessores", foi criado este tópico a pedido do nosso colega, Ernesto Lima)

A pesca (ainda) não é uma ciência exacta.

Sabemos no entanto que, face às espécies que se pretendam capturar, determinados processos se têm verificado na generalidade bastante efectivos.

Os comportamentos do pescador, o tipo de iscas e materiais que usa e principalmente a forma como os utiliza em cada momento de uma jornada de pesca, poderão fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso, em determinados locais e épocas, com condições diversas de mar e vento e tendo continuamente em conta os sinais e resultados que se vão verificando ao longo do dia.

Com base nos pressupostos anteriores e na prática activa e regular que tenho vindo a documentar no blogue "A Minha Pesca" , venho propor a todos os interessados a Acção de Informação / Convívio que se apresenta nos seguintes links abaixo mencionados:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sobre mais pormenores relativos à acção é só perguntar que eu ando por aqui.

Cumprimentos

Ernesto Lima


« Última modificação: 16:30 Segunda, 24 de Fevereiro de 2014 por Costa »
João Rodrigues
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19584
  • Agradecido: 1164 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: PESCA EMBARCADA: Acção de Informação/Convívio
« Responder #1 em: 20:47 Segunda, 24 de Fevereiro de 2014 »

 Parece-me porreiro ó João, está simples e direto, elucida, portanto, força.

 Um abraço  :fixe:
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: PESCA EMBARCADA: Acção de Informação/Convívio
« Responder #2 em: 23:32 Domingo, 02 de Março de 2014 »
Boas

Quem sabe se essa acção não vai ser posta em prática, no clube a que pertenço, direi algo a seu tempo.

Fiquem bem.

Braga 
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: PESCA EMBARCADA: Acção de Informação/Convívio
« Responder #3 em: 21:22 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Fantástico

Se tem não conheço,mas deixo a pergunta o amigo Ernesto tem algum livro escrito?





cumpts



Manuel Matos
 

Offline Ernesto Lima

Re: PESCA EMBARCADA: Acção de Informação/Convívio
« Responder #4 em: 21:59 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Boas Manuel Matos

É coisa que já me indicaram, é coisa que não sei se vai acontecer, mas não tenho, não Sr.. :(

Tenho o meu blogue, onde falo unicamente das pescas que faço e conto o que vou experimentando, assim como, os resultados que vou conseguindo, tentando sempre analisar os "quês" e os "porquês", sem entrar em certezas e tentando não induzir em erro os leitores que me vão acompanhando. :D

A presente acção, assim como uma outra sobre como encontrar pesqueiros e fundear, utilizando a sonda e o GPS de forma simplificada (esta já conseguida pela 3.ª vez), foram a forma que utilizei para me encontrar com os leitores do blogue e passar-lhes informação condensada, baseada nesta procura que fui fazendo ao longo dos anos, desde Setúbal até Sines e em outros locais, sem ter de solicitar marcas a outros pescadores e sem ir com o barco para cima fosse de quem fosse.

Ambas as acções se complementam embora tenham personalidade própria e funcionam como proposta de debate, com base em conceitos que sempre tento fundamentar e se vão enquadrando uns com os outros duma forma que me parece lógica, nomeadamente após as trocas de impressões com uma boa centena de participantes com quem já passei uns dias a falar de pesca, por via destes pequenos eventos.

Resumindo:

Nestas duas acções, com base em resultados e sem pretenciosismos, passo a informação que tenho sobre electrónica marítima e seu uso, fundeio correcto do barco e materiais, comportamentos do pescador, materiais para pesca, montagens, nós, iscas, iscadas, caracterização de dias de pesca, os toques do peixe e as acções desenvolvidas com mais sucesso, em cada momento do dia.
Ao longo de tudo isto, o pessoal interrompe, pergunta, pensamos em conjunto e, na parte prática, eu dou o que sei e quem quiser faz o mesmo. Tudo isto com intervalo para café e um almoço normalmente a preceito.

Esta que aqui está divulgada é a que tem a ver com a acção de pesca, após fundeio do barco em determinado pesqueiro.

E pronto... tá dito! :tecla:

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 22:13 Segunda, 03 de Março de 2014 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: PESCA EMBARCADA: Acção de Informação/Convívio
« Responder #5 em: 22:07 Quarta, 05 de Março de 2014 »
Boas,

A distância, infelizmente, tem inviabilizado a minha presença nessas ações...
De qualquer forma, ainda não perdi a ideia e na próxima quero mesmo participar, vamos ver se consigo. :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: PESCA EMBARCADA: Acção de Informação/Convívio
« Responder #6 em: 12:19 Quinta, 06 de Março de 2014 »
Viva Pessoal

Grato pelos comentários.

Ao Roberto:

Se se arranjar um grupo de interessados que justifique a deslocação e em condições de realização idênticas, desde que alguém arranje a sala e trate do almoço, levo uma ou as duas acções a qualquer lugar do país com muito gosto.

É uma questão de pensar nisso.

Abraço
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 11:59]

Seria um bodiao, arco íris? por Rider [Hoje às 11:30]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]