collapse

Autor Tópico: Preparação para uma embarcada  (Lida 6405 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Preparação para uma embarcada
« em: 12:44 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Boas
Vou tentar relatar o procedimento que faço sempre antes de fazer uma embarcada.

Na véspera, após um jantar relativamente “leve” (pronto…depende :) ) e por volta das 21h retiro da arca congeladora as sardinhas que vou usar e deixo-as dentro da geleira durante a noite. De seguida vou descascar cerca de ½ kg de camarão deixando o restante ½ kg com casca e inteiro. Ao camarão que descasco reservo as cabeças e esmago-as todas de forma a criarem o típico molho que deitam e que depois rego os camarões descascados. Ponho-os num tuperware e deixo durante a noite também dentro da geleira juntamente com as sardinhas. (importa referir que deixo a geleira aberta durante a noite)
Por norma só pesco com estes dois iscos, mas as vezes e quando consigo encontrar lingueirão fresco levo sempre uns, mas estes não requerem qualquer preparação, bastando irem bem acondicionados e apertados com um elástico.
Em relação aos iscos estou pronto!

De seguida vou ver a roupa que levo vestido…….
No verão é fácil:
Uns “crocs”, (publicidade à parte mas a marca “Lemigo” tem uns muito bons) calções e t´shirt.
Muito importante e indispensável é levar o boné do “pesqueiro”, óculos escuros de preferência com lentes polarizadas 8) e protector solar.
No Inverno:
Botins de borracha (e mais uma vez, “Lemigo” que deixam os pés quentes durante todo o dia), calças de fato de treino, t´shirt, casaco e capa impermeável. 

1 garrafa de 1,5l de agua e comida que consiste numas sandes, uns rissóis, panados, etc. Tudo isto vai numa mala pequena.

De seguida vou ver o material……
Dou uma vista de olhos pela cana e carreto só mesmo por descargo de consciência pois tenho sempre ambos bem limpos e tratados. (levo sempre 2 canas e 1 carreto)
Dentro da minha mala de pesca tenho o seguinte:
1 carreto
2 caixas, uma com 30 e outra com 10 montagens varias.
1 caixa com alicate comprido, desembuchador, linha para atar as iscas, faca, tesoura, chumbadas varias e claro….licença de pesca.
1 avental comprido
1 rede
3 sacos plásticos
2 panos
1 colete “auxiliar de flutuação”

1 geleira
1 caixa para por o peixe (por norma todos os barcos têm os cestos, mas eu tenho a minha da sorte….pancadas… :) )
 
E vou para a cama tentar dormir, coisa que é muito difícil antes de uma pesca.

Por volta das 04h acordo, banho tomado, roupa vestida e vou por 2 placas de gelo na geleira e agora sim, fecho-a! Isto vai-me fazer com que os iscos e nas 3 horas que faltam para começar a pescar fique no ponto….

De seguida vou tomar o pequeno almoço que consiste numa tosta mista, um chá e claro um cafezinho escaldado.

E siga p´a pesca……..
Já no barco e durante a viagem até ao pesqueiro como sempre uma sandocha ou qualquer outra coisa.

Chegando ao pesqueiro e após a poitada feita é altura de montar a cana, mas antes, ponho o avental e retiro os iscos que vou usar nas próximas 2 ou 3 horas, o resto fica dentro da geleira. Retiro também 5 ou 6 montagens, o alicate, desembuchador, linha de atar os iscos e 2 chumbadas, uma de 140g e outra de 180g.
Tudo isto ponho no tabuleiro se couber, ou em qualquer outro lado mas de maneira a que facilmente possa usar. Armo a minha caixa do peixe e ponho-a ao meu lado.
O restante deixo dentro da mala e guardo-a por forma a não atrapalhar ninguém.
(e isto é importante pois quando estamos num barco com mais companheiros, quanto mais espaço houver para nos mexermos, melhor e não convêm ter material que não vamos usar na altura a atrapalhar pois para alem de ser inconveniente para nós também o é para os outros e para mais pode-se tornar perigoso. É importante sabermos respeitar o nosso espaço e o dos outros e não nos esquecermos que não estamos sozinhos no barco)

Cana montada, montagem posta e chumbada de 140g que por norma é sempre a primeira que ponho mas caso seja preciso mudo para outra mais pesada.

Pesca para baixo e vamos começar a desfrutar de um dia bem passado, na companhia de amigos e de preferência com uns peixes pelo meio.

E é assim…..mais um dia passou e ficamos a pensar logo no próximo.
João Rodrigues
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #1 em: 13:08 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Obrigado pela partilha João. Gostei de acompanhar a pré-pesca. Sempre dá para retirar algo para nós  ;)
Nelson Peres
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #2 em: 13:25 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
a rede está a mais.
no teu caso claro.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #3 em: 13:36 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
João a sardinha tenta descongelar apenas na viagem de barco até ao pesqueiro com agua do mar e um pouquito de sal.. vais ver que fica uma maravilha... Quanto ao resto é mais ou menos a mesma coisa, completando os isco ( nao gosto de ir ao mar sem amejoa), e levando sempre umas 40 montagens diferentes ;)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #4 em: 14:06 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Nunca calculei que levasse tanta montagem para uma pesca só  :o ???  Comentário de um leigo na matéria, claro  :P :fixe: :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #5 em: 14:17 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
a rede está a mais.
no teu caso claro.

A rede só será usada quando apanhar um peixe digno de ir para lá.....o que quer dizer que não cabe na geleira.
João Rodrigues
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #6 em: 14:25 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nunca calculei que levasse tanta montagem para uma pesca só  :o ???  Comentário de um leigo na matéria, claro  :P :fixe: :fixe:

Amigo Nelson....levo sempre bastantes montagens e sabes porquê?????
Normalmente o joaonumberone precisa sempre de "qualquer coisa"!  :)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
João a sardinha tenta descongelar apenas na viagem de barco até ao pesqueiro com agua do mar e um pouquito de sal.. vais ver que fica uma maravilha... Quanto ao resto é mais ou menos a mesma coisa, completando os isco ( nao gosto de ir ao mar sem amejoa), e levando sempre umas 40 montagens diferentes ;)

Amigo Pedro, vou experimentar essa da sardinha!
Em relação as montagens.....são 40 diferentes.....medidas, madres, estralhos, anzois....tudo diferente.
Basicamente tenho sempre 4 ou 5 iguais.

PS:
não disse, mas nos bolsos laterais da mala estão sempre mais umas montagens extras.....
João Rodrigues
 

Offline Ernesto Lima

Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #7 em: 14:33 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Viva João Rodrigues.

Uma preparação, no mínimo bastante cuidada e adequada a quem sai numa MT.

Tenho a sorte de ter tido saúde e trabalho que me permitiram optar por ter barco próprio, o que de algum modo permite algumas liberdades e de facto quando oiço falar em levantar às 4.00 da manhã, sinto-me meio incomodado, pois ao contrário da grande maioria de nós pescadores, sou mais pescador de fim de tarde e por tal me penitencio  :-[.

Muitos de vós dirão: "... dá Deus nozes a quem não tem dentes"  :D, mas nem é por falta de dentes, é mais por prazer e pela distância a que se encontram os pesqueiros ali em Sines, permitindo até ir apanhar uns peixes para o jantar, às 3 da tarde, mesmo nesta altura do ano.

Quanto à preparação, não falha nada e até as canas ficam montadas de véspera, já com montagens e tudo, coisa que só se pode fazer em barco próprio e ainda mais se dormir a bordo que é normalmente o meu caso.

Por tal costumo levantar-me tarde e más horas, tomar o pequeno almoço ali pelo barco com o solinho a aquecer-me, fingindo que não estou a pensar qual o 1.º pesqueiro a tentar, o que fazer se não der, se tenho tudo o que preciso e etc.; gozando cada minuto.

Depois ainda vou tomar o café para na volta olhar o mar de cima, enquanto o(s) companheiro(s) não chegam, caso não vá a solo, e, por volta das 09.30/10.00, lá saio para o mar, muitas vezes pensando... a esta hora já o pessoal que veio cedo está com uns belos peixes a bordo... porque raio venho eu a esta hora?
Mas acabo por encolher os ombros e pensar... "passei e ainda passo a vida toda a levantar-me cedo... quero lá saber! :D

Mas uma coisa é certa... ainda me custa a adormecer antes de um dia de pesca.

Estas antecedências são sem dúvida meia pesca e acho que estou numa fase dessas, isto porque o windguru já me está a dizer que vem aí umas abertas  :205:. Vamos ver!?

Abraço
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #8 em: 14:48 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Sr Ernesto Lima, faz muito bem em ir tarde, eu se pudesse fazia o mesmo, de facto não lembra ao diabo obrigarem a malta a levantar ás 4 da manhã.

Já assisti a um mestre que se queria ir embora da doca porque eram 7:10 e o combinado era ás 7:00, e eu só pensava "será algum peixe que tem um horário de passagem tão apertado, ou será que acordei em Inglaterra e não percebi..."

por um par de cavalas deixar o homem que fez 50km em terra! nem foi comigo, mas esse ficou riscado das minhas poucas embarcadas...

10minutos
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #9 em: 15:06 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva João Rodrigues.

Uma preparação, no mínimo bastante cuidada e adequada a quem sai numa MT.

Tenho a sorte de ter tido saúde e trabalho que me permitiram optar por ter barco próprio, o que de algum modo permite algumas liberdades e de facto quando oiço falar em levantar às 4.00 da manhã, sinto-me meio incomodado, pois ao contrário da grande maioria de nós pescadores, sou mais pescador de fim de tarde e por tal me penitencio  :-[.

Muitos de vós dirão: "... dá Deus nozes a quem não tem dentes"  :D, mas nem é por falta de dentes, é mais por prazer e pela distância a que se encontram os pesqueiros ali em Sines, permitindo até ir apanhar uns peixes para o jantar, às 3 da tarde, mesmo nesta altura do ano.

Quanto à preparação, não falha nada e até as canas ficam montadas de véspera, já com montagens e tudo, coisa que só se pode fazer em barco próprio e ainda mais se dormir a bordo que é normalmente o meu caso.

Por tal costumo levantar-me tarde e más horas, tomar o pequeno almoço ali pelo barco com o solinho a aquecer-me, fingindo que não estou a pensar qual o 1.º pesqueiro a tentar, o que fazer se não der, se tenho tudo o que preciso e etc.; gozando cada minuto.

Depois ainda vou tomar o café para na volta olhar o mar de cima, enquanto o(s) companheiro(s) não chegam, caso não vá a solo, e, por volta das 09.30/10.00, lá saio para o mar, muitas vezes pensando... a esta hora já o pessoal que veio cedo está com uns belos peixes a bordo... porque raio venho eu a esta hora?
Mas acabo por encolher os ombros e pensar... "passei e ainda passo a vida toda a levantar-me cedo... quero lá saber! :D

Mas uma coisa é certa... ainda me custa a adormecer antes de um dia de pesca.

Estas antecedências são sem dúvida meia pesca e acho que estou numa fase dessas, isto porque o windguru já me está a dizer que vem aí umas abertas  :205:. Vamos ver!?

Abraço

Caro Ernesto, acredite que se eu tivesse barco proprio, fazia precisamente o que o meu amigo faz.
Mas como não é o caso, tenho de fazer o que "todos" fazem quando querem fazer uma embarcada.

É a vida..... :fixe:

PS:
Ainda me lembro de uma vez que fui a Aveiro fazer uma embarcada......tal não era a adrenalina que chegamos a Aveiro pouco passava das 03h da manha e hora combinada era ás 05h  :hahaha:
João Rodrigues
 

Offline Ernesto Lima

Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #10 em: 15:42 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Viva Pessoal

Joaonumberone: Deixe lá isso do "Sr" que me faz velho homem...  :-"

Ao João Rodrigues:

Foi uma brincadeira e até entrar na "antecipação" da pesca... é claro que o pessoal em MT tem de ir cedo, muito pelas distâncias a percorrer, tanto até ao porto de saída, quanto até aos pesqueiros.

Também é verdade que às vezes é capaz de haver alguns exageros, mas faz parte, não há volta a dar.

Necessário é ter cuidado com as idas e principalmente as voltas, a guiar, depois de uma noite em branco ou quase, mais um dia de pesca.

Abraço
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #11 em: 19:06 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva João Rodrigues.

Uma preparação, no mínimo bastante cuidada e adequada a quem sai numa MT.

Tenho a sorte de ter tido saúde e trabalho que me permitiram optar por ter barco próprio, o que de algum modo permite algumas liberdades e de facto quando oiço falar em levantar às 4.00 da manhã, sinto-me meio incomodado, pois ao contrário da grande maioria de nós pescadores, sou mais pescador de fim de tarde e por tal me penitencio  :-[.

Muitos de vós dirão: "... dá Deus nozes a quem não tem dentes"  :D, mas nem é por falta de dentes, é mais por prazer e pela distância a que se encontram os pesqueiros ali em Sines, permitindo até ir apanhar uns peixes para o jantar, às 3 da tarde, mesmo nesta altura do ano.

Quanto à preparação, não falha nada e até as canas ficam montadas de véspera, já com montagens e tudo, coisa que só se pode fazer em barco próprio e ainda mais se dormir a bordo que é normalmente o meu caso.

Por tal costumo levantar-me tarde e más horas, tomar o pequeno almoço ali pelo barco com o solinho a aquecer-me, fingindo que não estou a pensar qual o 1.º pesqueiro a tentar, o que fazer se não der, se tenho tudo o que preciso e etc.; gozando cada minuto.

Depois ainda vou tomar o café para na volta olhar o mar de cima, enquanto o(s) companheiro(s) não chegam, caso não vá a solo, e, por volta das 09.30/10.00, lá saio para o mar, muitas vezes pensando... a esta hora já o pessoal que veio cedo está com uns belos peixes a bordo... porque raio venho eu a esta hora?
Mas acabo por encolher os ombros e pensar... "passei e ainda passo a vida toda a levantar-me cedo... quero lá saber! :D

Mas uma coisa é certa... ainda me custa a adormecer antes de um dia de pesca.

Estas antecedências são sem dúvida meia pesca e acho que estou numa fase dessas, isto porque o windguru já me está a dizer que vem aí umas abertas  :205:. Vamos ver!?

Abraço
Amigo João, utilizando uma expressão muito usada por aqui as suas escritas e opiniões são musica para os meus ouvidos  :music: :fixe: :fixe:
Obrigado :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #12 em: 20:12 Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 »
O ernesto lima, apesar de nunca ter tido o prazer de privar com ele, é alguem que me dá um prazer imenso ouvir falar da pesca embarcada, e onde ja tive o prazer de o seguir virtualmente em varias casas .É sem duvida um professor mais ainda que pescador, mas com o qual eu me identifico no prazer da pesca....   
Sem duvida que saindo neste momento da minha vida muito pouco ao mar, e principalmente muito pouco em MTs, concordo com o ernesto dizendo que " que se lixe o madrugar". O prazer de privar com grandes amigos ao pequeno almoço, o prazer de desfrutar da viagem (em vez de ir a levar pancada pelo caminho todo), o prazer  de comer e beber sem pressas para apanhar peixe ou mudar pesqueiro, e o prazer de pescar até nos apetecermos sem horas tabeladas para o regresso... para mim esses prazeres sao impagáveis e sao o maior orgasmo que se pode ter na pesca embarcada..
 

Offline Ernesto Lima

Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #13 em: 00:01 Quinta, 20 de Fevereiro de 2014 »
Viva Pedro Lourenço

Não tem dúvida... principalmente a parte do "orgasmo" \:D/

Abraço
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #14 em: 12:01 Quinta, 20 de Fevereiro de 2014 »
excelente post, quem nunca fez embarcada, fica aqui com o abc todo
 ^-^ ^-^
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #15 em: 00:07 Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 »
Verdadeiro "sumo".
E bom.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #16 em: 19:49 Sábado, 22 de Fevereiro de 2014 »
Parabens,um artigo para consulta extremamente válido



abraço


Manuel Matos
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #17 em: 22:52 Sábado, 22 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Excelente tópico, para os iniciantes das embarcadas, com outros tantos comentários muito bons.

Por norma eu começo por preparar o material, canas e carretos preparados no saco-canas, dois conjunto prontos a pescar, a maior parte da vezes já estão preparados nos dias anteriores.

Como o João não fala na ameijoa e apesar de já o ter dito noutro local, eu na véspera da pesca e quando chego a casa do trabalho, retiro cerca de 2,5 Kg de ameijoa do congelador, deixou-a a descongelar um pouco e então começo a tirá-las da casca, colocando-as num escorredor.

Distribuo-as em várias taças pequenas, por doses e com sal grosso, sem ser muito, contudo, preparo com elástico/silicone; (com a língua à mostra) e sem sal uma outra quantidade.

Como estão divididas voltam ao frio, até arrancar para a pesca, no barco, vou tirando à medida que vai sendo necessário, colocando-as num escorredor e coloco sempre mais sal.

Já agora mais uma dica, alguns dos camarões descascados cortem-nos ao meio de alto a baixo, espetem uma metade numa agulha dupla elástico para cima, para os reservar podem fazer como o João referiu.
 
Montagens arrumadas na caixa, com stock reposto, chumbadas noutro recipiente, de cores e tamanhos variados, restante material e já referido tudo num saco.   

Ainda não tenho colete de salvação, ou o auxiliar de flutuação, mas tenho de adquirir um.

Para a pesca levo o meu saco de canas, o saco com material e bucha e a arca térmica, mas dentro desta levo uma arca pequena, onde vão os iscos, umas quantas minis pretas e brancas, um saco com sal grosso, um saco de lona, para colocar o peixe que vou capturando, depois de lá ter posto água.

Atenção que também levo 1,5 litro de água.

Sobre o dormir nessa noite é sempre difícil e pelo que li isso é comum a muitos de nós, mas também faço muitas directas.

Lá chegados e prontos a pescar, devemos analisar o que está a comer, se o faz mais a baixo, ou mais a cima, se existe muita aguagem, se devemos colocar mais chumbo, ou aliviar o peso, ajustar a embraiagem do carreto, etc.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Alvaro Leite

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 228
    • Santa Maria da Feira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:26 Sábado, 25 de Janeiro de 2014
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #18 em: 23:45 Sábado, 22 de Fevereiro de 2014 »
Que magnífico tópico!
Uma verdadeira vitamina para quem é aficionado da pesca embarcada!
Estou cá com uma ressaca......
Vamos a elas antes que elas venham a nós!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #19 em: 08:34 Sábado, 01 de Março de 2014 »
Boas,

Excelente tópico!

Gostava de acrescentar com as minhas metodologias mas, infelizmente, não tenho...
Para dizer a verdade, sou até um bocado desmazelado em 'rituais' e por isso, por vezes, pago caro...

Basicamente, as montagens estão feitas (as vezes ainda com alguns estralhos partidos de anteriores pescarias, mas pronto....)
Isco congelado, está sempre disponível, camarão, amêijoa, sardinha, etc..
O isco fresco ou vivo, dependendo da disponibilidade, trato no dia anterior.
Os carretos e canas são armados na marina e zarpo por volta das 8 ou 9h, já aconteceu arrancar à hora de almoço e até depois de almoço, mas prefiro ir de manhã para aproveitar bem o dia e normalmente, se não tiver compromissos, controlo a coisa para chegar a marina ainda com alguma luz para tratar da limpeza do barco em condições.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline João Miguel Farinha de Ol

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
  • Agradecido: 1 vezes
    • Agualva - Cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:15 Domingo, 21 de Outubro de 2018
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #20 em: 08:19 Segunda, 21 de Dezembro de 2020 »
Excelente tópico , obrigado
 

Offline Nelsonrico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 188
  • Agradecido: 99 vezes
    • Évora
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Domingo, 16 de Setembro de 2018
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #21 em: 09:38 Terça, 22 de Dezembro de 2020 »
Depois de quase tudo dito, eu acrescentaria ainda o limão, sim, não saio de casa sem o limão. Não é para temperar o peixe logo no barco, ;D mas no final do dia, gosto de lavar as mãos com o limão, elimina os cheiros resultantes dos iscos  e desinfecta algumas picadas que possam surgir ;)
Pancas... :huuum:
Há mar e mar, há ir (para Évora) e voltar...

Cumprimentos,
Nelson Riço
 

Offline Edgar Correia

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
  • Agradecido: 2 vezes
    • Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:27 Sexta, 13 de Novembro de 2020
Re: Preparação para uma embarcada
« Responder #22 em: 09:45 Sexta, 25 de Dezembro de 2020 »
Bom dia de Natal.

Divinal  Tópico, pura adrenalina as vossas citações.

Boas Festas para Todos Vós.

 :aplau:
 

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [Hoje às 14:58]

Mochila Vs Panier Surfcasting por duas [Hoje às 14:21]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]