collapse

Autor Tópico: Assunto complicado  (Lida 2945 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge Guerreiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • Agradecido: 3 vezes
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:45 Segunda, 29 de Maio de 2017
Assunto complicado
« em: 01:42 Terça, 30 de Maio de 2017 »
Boas pessoal!!..tenho andado a magicar como hei-de tentar pôr termo a uma situaçao que se vem a passar no rio de Alvor ha ja uns tempos mas está complicado!!..Sempre que temos as marés grandes aparecem 5 pessoas oriundas da Roménia que vivem em Espanha que são conhecidos por terem quase acabado com as salsichas (titas) noutros rios algarvios e que agora estao decididos a acabar tambem com o rio de Alvor..Parecem autenticas máquinas a cavar.Quando acabam o serviço o rio fica virado do avesso qual vara de javalis kual ké??..Apanham juvenis,tudo,ali não interessa o tamanho..Pelo caminho ainda cortam os chamados Minhocões de olhão aos pedaços que ficam pás gaivotas uma vez que o buraco é muito parecido com o buraco da salsicha mas eles nao os aproveitam.Escusado será dizer que o produto da apanha é comercializado em Espanha..Agora a parte complicada é esta!!!..As autoridades alegam falta de pessoal para se deslocar ao local(Policia maritima e instituto de conservaçao da natureza)...E nao foi só uma vez já foram duas vezes que os chamei e nao apareceu ninguém para acabar com aquela situaçao!..Tive o cuidado de escolher dias para os denunciar em que nao estava praticamente ninguem no rio não fosse acabar por pagar o justo pelo pecador...Se apanhasse um sargo no pncvsa no tempo de Defeso(Proibição)quase que aposto que havia contingente com fartura?!..Alguma sugestao para pôr termo a isto uma vez que as autoridades nada querem fazer?..             Obrigado pela paciência! Saùde  ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nuno.jesus

Offline nelson sampaio

Re: Assunto complicado
« Responder #1 em: 07:24 Terça, 30 de Maio de 2017 »
não esta fácil
creio que o melhor sera não desistir e sempre que os vires avisa as autoridades
em situação mais extrema tenta ter ajuda de uma fonte de comunicaçao
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Assunto complicado
« Responder #2 em: 08:51 Terça, 30 de Maio de 2017 »
Isso é um tema mtooooooooo complexo! Nem sei se haverá solução legalmente ..
Acho q só irá acabar quando chegar aquela situação do pouco ou nada para apanhar ..
É o q vai acontecer aos ralos nos Algarves também ..

Enfim ..
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Assunto complicado
« Responder #3 em: 09:15 Terça, 30 de Maio de 2017 »
É ligares sempre para as autoridades e não desistires.

Envia também por email para o Comandante da PM a relatar a situação e no faceebok deles da PM ou UCC/GNR publica lá, se possível anexa fotografias da situação, vais ver que vai dar frutos ao fim de pouco tempo. 
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Jorge Guerreiro

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Assunto complicado
« Responder #4 em: 10:06 Terça, 30 de Maio de 2017 »
Acho que o melhor é fazer como sugeriu o JVieira noutro tópico:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
quantas vezes ja chamamos a maritima .por causa das redes.as vezes quando chegam ja e tarde...
...chamei a maritima apareceu passado 2 horas

A justificação do costume...
A solução é tão simples e eficaz. Quem faz a chamada deve ficar com todos os dados... identificação de quem atendeu a chamada e hora a que a mesma foi feita. Caso a chamada não tenha tido qualquer resultado ou tenha pecado por tardia há que fazer uma participação para a Capitania, visto que o Capitão do Porto é, por norma, o Comandante da Polícia Marítima.
Se não fizermos isto... nem vale a pena falarmos destes episódios.

Além disso a sugestão do luisfgpinto também é boa: uma boa dose de fotos a mostrar o estrago publicada nas redes sociais das entidades (in)competentes hoje em dia também pode dar resultados. Nunca tanto como hoje se aplica aquela frase do que a "à mulher de César não basta ser séria, tem que parecer séria"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Jorge Guerreiro

Offline luisrds

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:15 Sexta, 07 de Outubro de 2016
Re: Assunto complicado
« Responder #5 em: 10:18 Terça, 30 de Maio de 2017 »
Atenção que isto de denunciar «algo» às autoridades é bem complicado. Já me aconteceu por duas vez denunciar as autoridades, uma foi infracção que estava a presenciar (contra mão na autoestrada) e só tive foi chatices. E outra foi um roubo de uma viatura do meu patrão. O nosso nome é que vai à frente de tudo, autos de policia, tribunais e sei lá mais o quê.

Mas pronto, cada uma faz o que pensa ser o melhor.
Tenho a certeza que o que fugiu era o maior de todos!!! Palavra de pescador.
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Assunto complicado
« Responder #6 em: 11:09 Terça, 30 de Maio de 2017 »
A solução é continuar a denunciar e esperar por resultados. Por exemplo, em que viatura se fazem transportar? Na volta, é mais fácil intercetar a viatura do que andar a "correr" atrás seja de quem for pelo lamaçal fora. Vejam o exemplo dos bivalves.
Por vezes, atuar, pelo menos com rapidez e eficácia, não será tão fácil como parece. Se assim fosse, tudo tinha solução e, infelizmente, não é o que se vê. Já aconteceu um pouco com toda a gente, ou por causa da pesca, ou de um cão, ou pelo ruído, ou uma viatura, eu sei lá. A questão do denunciante ter receio e dificilmente se identificar, a meu ver, pode desvalorizar a denúncia, isto em situações de mera contra-ordenação, porque no crime a coisa já muda de figura.
Com todo o respeito, um comentário que não entendi foi o da situação de pagar o justo pelo pecador. Partindo do princípio que se está dentro da lei, o tal justo, penso que não há nada a temer. Agora, há que ter em atenção que, numa denúncia em seja dada resposta, eu acho que a ação deverá ser imparcial, ninguém vai levar palas nos olhos para apenas ver o que foi denunciado. Doa a quem doer.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jorge Guerreiro

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Assunto complicado
« Responder #7 em: 12:04 Terça, 30 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A solução é continuar a denunciar e esperar por resultados. Por exemplo, em que viatura se fazem transportar? Na volta, é mais fácil intercetar a viatura do que andar a "correr" atrás seja de quem for pelo lamaçal fora. Vejam o exemplo dos bivalves.
Por vezes, atuar, pelo menos com rapidez e eficácia, não será tão fácil como parece. Se assim fosse, tudo tinha solução e, infelizmente, não é o que se vê. Já aconteceu um pouco com toda a gente, ou por causa da pesca, ou de um cão, ou pelo ruído, ou uma viatura, eu sei lá. A questão do denunciante ter receio e dificilmente se identificar, a meu ver, pode desvalorizar a denúncia, isto em situações de mera contra-ordenação, porque no crime a coisa já muda de figura.
Com todo o respeito, um comentário que não entendi foi o da situação de pagar o justo pelo pecador. Partindo do princípio que se está dentro da lei, o tal justo, penso que não há nada a temer. Agora, há que ter em atenção que, numa denúncia em seja dada resposta, eu acho que a ação deverá ser imparcial, ninguém vai levar palas nos olhos para apenas ver o que foi denunciado. Doa a quem doer.
Sigam o que diz o João porque eu sei do que ele está a falar e mais não digo..............
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Jorge Guerreiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • Agradecido: 3 vezes
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:45 Segunda, 29 de Maio de 2017
Re: Assunto complicado
« Responder #8 em: 13:54 Terça, 30 de Maio de 2017 »
Obrigado pelas sugestoes..É como na pesca,nada como ser persistente!..A parte em que falo no justo talvez não tenha sido a melhor forma de os descrever mas refiro-me a quem poderá apanhar por tabela alguma multa uma vez que há sempre um ou outro aventureiro de forquilha na mão tentando desenrascar umas iscas pa fazer uns lances aqui na zona..Embora muitas vezes com isco suficiente para uma pescaria ou duas mas acabam por estar também ilegais..Evidentemente que as autoridades nessa situaçao têm que cumprir a sua obrigaçao.
 

Offline Fisherboy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
  • Agradecido: 13 vezes
    • Odivelas/Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:09 Sexta, 30 de Setembro de 2016
Re: Assunto complicado
« Responder #9 em: 22:28 Quinta, 01 de Junho de 2017 »
Denunciar SEMPRE!!!  C:-)
Há duas formas eficazes, como sugeriram já aqui.
Uma é enviar a denuncia para o Capitão do porto: capitania.portimao@amn.pt ou capitania.portimao@marinha.pt
e para o comando local da Policia Marítima: policiamaritima.portimao@amn.pt
com descrição do local e da infração cometida bem como imagens em anexo

A outra solução é denunciar a matricula da viatura utilizada.
É mais facil intervir, pois não tem de pisar o lodo nem molhar as botas (neste caso, até a GNR pode entrar em ação a pedido da PM)

Façam desta forma e vão ver que dará resultado.... ;)

Para quem gostar de intervenção mais "radical", deixo um desafio em forma de puzzle...
eles usam viaturas, certo?  as viaturas tem pneus, certo?..... >:D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Jorge Guerreiro

Offline Jorge Guerreiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • Agradecido: 3 vezes
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:45 Segunda, 29 de Maio de 2017
Re: Assunto complicado
« Responder #10 em: 12:20 Sexta, 02 de Junho de 2017 »
Amigo fisherboy...pelo que vi esse puzzle ja foi feito pelo menos 2 vezes 8)..pelos vistos compensa-lhes voltar...Matricula dos 2 carros que utilizam ja as entrega-mos à PM e outras entidades  inclusive numa ocasiao ainda ficamos especados quase 2horas ao pé dos ditos carros à espera das autoridades e nada...Já fui à capitania pessoalmente uma vez que estou mesmo disposto a tentar acabar com isto e entre descriçao pormenorizada de tudo,até horários lhes dei  facilitei-lhes o trabalho ao maximo enfim ficaram com a papinha toda feita como se costuma dizer...o mais caricato é que na unica situaçao em que lá foram disseram-me"somos poucos e temos que estar em todo o lado e nao pudemos estar aqui á espera que saiam da lama."A melhor foi quando deram a entender para juntar uns quantos e uns paus e coisa e tal e :moca:,um pouco dificil de acreditar hemmm???..Talvez tenham razão..Infelizmente acho que isto só lá vai mesmo com comunicaçao social ou eventualmente á moda antiga!..O que me deixa a pensar é que as autoridades assim que lhes digo que sao romenos que vêm de Espanha e que comercializam o isco nesse país parece que, se havia alguma vontade de "agarra-los" puff.....foi-se!!..Será porque sabem que irá ser papelada para preencher á bruta e nao dará em nada por nao serem portugueses??.Será essa a razao??.O que começou por uma simples denuncia por ter sido ameaçado por um deles que me dava com a enxada na cabeça,apenas por tentar chamá-los á razão por estar a apanhar tudo o que era criação de titas(nem tamanho de bibis tinham...ás báldadas!?)agora já se tornou numa batalha  pessoal uma vez que vêm para aki fazem desfazem destroiem e ainda se vão a rir na cara dum gajo?!?!..Se fôr o zé português é porque o anzol é pequeno demais ou tamos a pescar voltados para o rio e nao pode ser ou a boia nao tem lá a tal bandeirinha que entretanto caiu com o vento ou alguma onda maior ou o peixe tem que ter o rabo cortado ou ainda porque tou em sagres a 50 metros de altura e no tal dia 2 de fevereiro o tal sargo resolveu comer-me o anzol e agora???..Sargos voadores?!?..só sobrevivem msm de páraquedas!!...enfim multas a torto e a direito, claro está que a autoridade tem sempre razao pk se estamos em infraçao só temos que pagar!..Devia era ser para todos!!Digo eu!!..Bem" iste já vai longue e é vou msé ali a ver s'apanho uns chocos pò mé jantar...Cumprimentos ;)
 

Offline joseferreira77

Re: Assunto complicado
« Responder #11 em: 15:07 Sexta, 02 de Junho de 2017 »
cá para mim devias éra levar umas chaves e roubar-lhes a matricula enquanto os palhaços andam lá.

isso e escrever CRIMINOSOS  no lado da carroça.

....depois pronto, é isso, louvamos-te pelos teus esforços dentro da lei e da chatice para lidares com estes palhaços.

vala o que seja, eu gosto da tua atitude e quero que continues mesmo que seja fútil.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Assunto complicado
« Responder #12 em: 23:30 Sexta, 02 de Junho de 2017 »
levarem as titas e deixarem minhocas? tá tudo louco!
 

Offline Fisherboy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
  • Agradecido: 13 vezes
    • Odivelas/Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:09 Sexta, 30 de Setembro de 2016
Re: Assunto complicado
« Responder #13 em: 22:12 Sábado, 10 de Junho de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O que me deixa a pensar é que as autoridades assim que lhes digo que sao romenos que vêm de Espanha e que comercializam o isco nesse país parece que, se havia alguma vontade de "agarra-los" puff.....foi-se!!..Será porque sabem que irá ser papelada para preencher á bruta e nao dará em nada por nao serem portugueses??.Será essa a razao??.O que começou por uma simples denuncia por ter sido ameaçado por um deles que me dava com a enxada na cabeça,apenas por tentar chamá-los á razão por estar a apanhar tudo o que era criação de titas(nem tamanho de bibis tinham...ás báldadas!?)agora já se tornou numa batalha  pessoal uma vez que vêm para aki fazem desfazem destroiem e ainda se vão a rir na cara dum gajo?!?!
Amigo Jorge. É de louvar essa sua insistencia de quem não se dá por vencido.  :aplau:
Esse pessoal não reside por essa zona, pois não? São individuos que vem e vão, certo?
Se calhar, podia-se por o SEF "ao barulho"  ::)

Aqui vai mais um "puzzle": a cola de cianoacrilato entra bem nas fechaduras....
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Assunto complicado
« Responder #14 em: 14:42 Domingo, 11 de Junho de 2017 »
Há qualquer coisa aqui que não bate certo !

Romenos que vêm de Espanha para apanhar só Salsichas ?!! Com tanta cavadela que fazem, pelo que vejo descrito, apanhariam borracheiras ao montes (já não quero estar a incluir, taralhões, lingueirões, minhocão (bicha branca)).... Não entendo tambem, porque razão, não levam os tais chamados minhocões de Olhão, sendo que este, são muito mais caros que qualquer salsicha !!!

Bem...adiante!

O companheiro tem sido persistente, já li aqui bons conselhos. Quando se denuncia por telefone é complicado. Do outro lado, está quase sempre alguem que já se acomodou á falta de condições e eles estão-se borrifando... Esta é a verdade ! Respostas como a que levou, acontecem varias vezes. Identificar a pessoa com quem falou é importante e denunciar por escrito a PM tambem. Como já foi feito várias vezes e tudo segue igual, não sei se estou a dizer alguma asneira ???, mas a PM deve ter um livro de reclamações.

Faça a reclamação (mais uma) desta vez sobre a falta de capacidade de resposta as inúmeras denuncias que já fez, se não tiver receio nenhum, com identificação dos agentes com a quem têm denunciado.

É uma tema difícil, muito difícil !! Há falta de meios mas também falta de vontade. A fiscalização é feita naquela zona, nas marés de grande amplitude. Não sempre, mas fazem de vez enquando fiscalizações nessa zona. Por terra e por mar para não deixar escapar quem prevarica.

A ria é grande, há muita quantidade e variedade de iscos. Em cada 20 pessoas que lá vão, 19 delas estão a apanhar isco de forma ilegal. Quero ver alguém que apanhe, por exemplo, borracheiras ou minhocões sem uma forquilha !! A lei não proibe a apanha de iscos mas condiciona de tal forma os utensílios que não é possível apanhar nada de jeito sem furar a lei.

A questão já vai longa.... Como é que as casas de isco tem estes iscos que falei, só estes, á venda ?! Faturas, onde estão ?! Ninguem têm....

A diferença entre esses Romenos e eu ou você (não sei se apanha isco para pescar ou não) é só na diferença de quantidade que apanhamos. Isso não faz de nós menos violadores da lei. Somos igualmente prevaricadores, não interessa se é para vender ou se é para pescar. Eu apanho para pescar. Se eu for apanhado, a multa é igualzinha. Daí eu julgar que a questão do «pagar o justo pelo pecador» não faz sentido. Nós sabemos que não se pode, e eles sabem bem que todos os dias vai pessoal ao rio. Como a legislação não está bem feita, as autoridades vão só as vezes fiscalizar. Acabar de vez com a apanha teria muitos custos. Para alem de que, por tabela, lojas de pescas, marisqueiras que vendem isco (por exemplo) sofreriam na pele um impacto económico muito forte que por sua vez influênciaria outros sector tambem.... Tipo bola de neve.


Nelson Peres