collapse

Autor Tópico: surcasting norte  (Lida 6279 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
surcasting norte
« em: 12:06 Segunda, 01 de Maio de 2017 »
Boas, estou a pensar virar me a serio para o surfcasting, a uns tempos o meu velhote deu me um material e a unica coisa que fiz com ele foi ficar na ponte de fão a pescar ao fundo sem nenhum resultado, estava a usar coreano, nao consigo perceber o que ando a fazer de mal aqui.  tambem fui mais para cima do outro lado do farol antes da curva, novamente ao fundo (muita corrente que me puxava o tenso e chumbo literalmente para a margem. tinha um tenso de 50 cm a dividir o clip com uma chumbada de 120 e anzol numero 6. isto so uso coreano.

entretanto enquanto me virava aos ceus e desesperava por alguma coisa percebi que secalhar o melhor caminho estava memso atras de mim e era a praia. no entanto nunca pesquei da praia nem em pedra por isso nao faco ideia do que procurar quando procurar um sitio para pescar, preciso de uma ajuda quanto aos sitios e talvez quanto a montagem.

equipamento:

cana

SURF 420 TELESCÓPICA CAPERLAN
- Tamanho / Volume: 4,20 m / 1,12 m
- Composição / Peso: Fibra de vidro / 707 g
- Potência: 100 g - 120 g

carreto

ADONIS 7000 CAPERLAN
- Rolamentos: 6 + 1 trait anticorrosão
- Volta da manivela: 92 cm
- Relação: 4,2:1
- Peso: 665 gr
- Capacidade: 350 m de 35/100
- Potência do travão: 6 kg

-capacidade m/mm : 480/0.30 - 350/0.35 - 270/0.240 - ja agora qual o melhor fio para por neste carreto? é das serias duvidas que ainda nao consegui perceber.


boas pescas!
João Ferreira
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: surcasting norte
« Responder #1 em: 17:58 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Acho que a cana tem pouca ação para pescar na praia principalmente no Norte. Uma cana com essa ação deverá ter uma best performance na casa das 100gr o que na minha opinião é pouco para pescar no norte a nao ser num dia de mar muito calmo. Eu no minimo começo com 120gr e normalmente acabo sempre a usar 150gr. O carreto serve perfeitamente para surfcasting. Quanto à linha do carreto se for para uma praia com muita rocha ou pedra e como é iniciante da modalidade de surfvasting o ideal será usar fio 0,40. Se for para uma praia em que de certeza só há areia pode utilizar linha 0.25 ou 0.20 com chicote claro tendo sempre em atenção que se vier um peixe jeitoso terá de o cansar e recolher com mais cuidado para não quebrar a linha. A vantagem de usar linhas finas será um maior alcance no lançamento e também uma melhor fixação da chumbada no fundo do mar devido ao menor atrito criado pela linha e também pelo proprio peso da linha. Quanto à linha do estralho ou tenso aconselho a usar desde 0,25 a 0,35 e escolha uma linha com pouca memoria para nao ter que andar sempre a tirar nós e para a linha não ficar cansada rapidamente. Olhe para o mar e veja como está, se estiver forte nem vale a pena usar a 0,25, comece logo com 0,30 ou 0,35. Se o mar estiver calmo pode usar uma espessura mais fina pois ajuda no trabalhar do isco e supostamente quanto mais fina mais difícil será o peixe assustar se  enquanto que faz o ataque ao isco. Experimente casulo, bicha da pedra, bicha normal e ganso. Coreano também nao me tem trazido grandes alegrias.

Quanto às montagens comece com um anzol ligado a uma urfe por exemplo. Se quiser usar 2 anzois (no norte nao aconselho 3 pois normalmente enrola tudo e perdemos muito tempo a por tudo em condições) basta pesquisar aqui no forum e irá encontrar um pdf onde ensina tudo ao promenor.

Cumprimentos
« Última modificação: 18:05 Quarta, 03 de Maio de 2017 por Fred_Bicho »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AtumComCreme

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Re: surcasting norte
« Responder #2 em: 18:29 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Estive as ler atentamente o que me disse e tenho algumas duvidas, 0.40 no carreto ok, mas no próprio carreto nao tem essa medida em mm, coloco na mesma sem problema? regra geral podemos abusar nos mm para alem dos que nos fornecem?

como me disse que a acao da cana e reduzida, duas chumbadas de 120 mas de forma diferente vao ter o mesmo comportamento na agua? uma em pera, ou uma em triagulo, poderei ir por esse caminho e ver qual delas resultam melhor na minha cana? , para o estranho, 0.25,0.35 mono ou fluor?

obrigado!
« Última modificação: 18:31 Quarta, 03 de Maio de 2017 por AtumComCreme »
João Ferreira
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: surcasting norte
« Responder #3 em: 18:52 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Olá, não conheço minimamente nenhum local do norte em termos piscatórios, não te sei aconselhar a esse respeito. O material não ajuda mas o carreto desenrasca. A cana não te permite quase nada, parece-me muito débil para esses mares do norte em que precisas de carregar um pouco mais no chumbo.

A chumbada triangular segura-te melhor o chumbo que a Pera, o formato da chumbada vai-te dar desempenhos diferentes. Assim como a expessura do fio. Quando mais grosso, menos capacidade de lançamento tens, mais pega o vento e a aguagem por exemplo.

Como não conheço a zona não opino sobre expessuras. Eu gosto de pescar fino, mas pesco no Algarve e quase sempre em fundo de areia. Uso por norma 0,20mm. Em fundo mistos ou de pedra conver usar mais grosso. Acho que deves aumentar o tamanho do anzol. N.6 é mesmo muito minusculo e a coreana como isco é uma coisa que eu não gosto de usar.
Nelson Peres
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: surcasting norte
« Responder #4 em: 18:59 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Nao tem problema nenhum colocar 0,40 nesse carreto pois conheço o carreto e muita gente pesca com essa medida de linha aqui no norte. Essas medidas não são para se seguir à regra mas sim para termos noção da quantidade de linha que a bobine do carreto leva de acordo com a sua espessura. Claro que nao podemos abusar muito pois o rodízio do carreto pode nao estar preparado para linhas muito grossas ou muito finas. Mas ha sempre uma tolerância.

Quanto à cana penso que a ação está errada. (Temos mais ou menos a mesma idade por isso espero que nao me leves a mal mas vou te tratar por tu.) Vê se na cana nao diz ação 100-200gr. Se disser isso esquece o que disse no outro post quanto à acção da cana.

Para um pescador com pouca experiência em lançamentos uma chumbada torpedo ou uma piramide nao vai afetar muito o comportamento no lancamento. Mais 10 menos 10 metros... Para quem ja tem alguma experiência vai se notar bem que um torpedo voa bem mais longe que uma piramide.
Pessoalmente prefiro pescar com torpedo acho que o lançamento sai melhor. A cana tanto lança pirâmides como torpedos. Consoante o estado do mar é que decidimos o que utizar. Se estiver um mar bruto ponho piramide se estiver mais para o calmo uso torpedo ou pêra.

Quanto à questão da linha do estralho eu pessoalmente acho o fluorcarbono bastante caro, claro que tem as suas vantagens como por exemplo ser "invisível" debaixo da agua. Como pesco à noite nao dou muita importancia a isso entao optei apenas por linhas com pouca memória. Uso yuki invisible e ate agr nao tenho tido grandes problemas de nós. Ha também quem use a linha amnésia. Claro que ha muita gente que defende o uso de fluorcarbono, até há topicos aqui no forum que sao verdadeiros debates sobre o assunto. Por exemplo se pescasse no alentejo ou algarve onde o mar parece um lago e a agua é muito transparente de certeza que ia usar fluorcarbono. Aqui no norte acho dispensável devido ao preço.

Como diz o Nelson numero 6 é minusculo. Usa anzol numero 2 pra baixo.
« Última modificação: 19:03 Quarta, 03 de Maio de 2017 por Fred_Bicho »
 

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Re: surcasting norte
« Responder #5 em: 19:36 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Ambos tem razao! no site de decathlon esta especificado mal as acção da cana! fui a garagem confirmar e é de 100-200! por isso acho que estamos encaminhados nesse assunto, equipamento aguenta! xD

quanto as chumbadas eu referia-me  nao como pode influenciar o lançamento mas como elas se comportam no fundo. mas acho que isso vou ter que juntar umas quantas e tentar,

a mim o 6 parece me um anzol aceitável, lá esta, a falta de experiência dá nisto, vou em manter entre o n2 e n4, vou tentar arranjar casulo e experimentar, sem nunca deixar a coriana de fora porque ja vi o meu pai pescar com ela peixinhos porreiros quando era miúdo.

Fred_Bicho já agora, para que zonas vais aqui no norte? eu pesca nocturna nunca fiz, porque se mal me desenrasco de dia, de noite ainda dava bronca xD

NelsonP aqui no norte pelo menos na minha zona (esposende, povoa e viana) parece que as costas sao armadilhas pelo menos do que consigo perceber, como pescador de rio que decidiu virar se para o mar a procura do grande peixe, todos os sitios que tem um bocado de rocha na minha cabeça sao proibitivos de pesca ao fundo por isso estou a tratar do plano b que é pescar bom buldo e levar sempre as duas hipoteses, tanto ao fundo como buldo.
João Ferreira
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: surcasting norte
« Responder #6 em: 19:51 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Anzol numero 4 é muito pequeno também ;). O ideal será mesmo 2 ou 1 ou 1/0. Não esquecer que a medida minima do robalo é 36cm  C:-). Um robalo com 36cm ja tem uma boca onde cabe uma rolha de champagne. Mesmo pescando com azois desse tamanho solto muito peixe sem medida por isso nao tenhas medo de pescar com anzois maiores.

Pesco normalmente desde Vila do Conde até Esposende.
O sitio onde costumo pescar mais é perto da estalagem de St. André.
De vez em quando mando me para outros sítios à descoberta de novos pesqueiros.
 

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Re: surcasting norte
« Responder #7 em: 19:55 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
agora com fotos, para que voces consigam perceber melhor como a coisa vai.  aqui as fotos da minha ultima montagem e local onde estive,
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

quanto aos peixes, eu pessoalmente solto todo o peixe que apanho, com todo o cuidado que posso, gosto de os ver e tocar neles e claro a sensação de os pescar, nao quero tirar proveito e tento fazer com que a minha passagem em todos os pesqueiros que vou nao se notem nem daqui a 1 dia ou 1000 anos.
« Última modificação: 23:07 Quinta, 04 de Maio de 2017 por Zé Maria, Motivo: jeito na foto »
João Ferreira
 

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Re: surcasting norte
« Responder #8 em: 19:56 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

esta é a montagem com o devido anzol e estranho que ja vem nele e que uso na montagem
« Última modificação: 23:07 Quinta, 04 de Maio de 2017 por Zé Maria, Motivo: jeito na foto »
João Ferreira
 

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Re: surcasting norte
« Responder #9 em: 20:02 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Fred_Bicho

escontrei mesmo agora estes por usar

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

é destes a que te referes?
« Última modificação: 23:08 Quinta, 04 de Maio de 2017 por Zé Maria, Motivo: jeito na foto »
João Ferreira
 

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: surcasting norte
« Responder #10 em: 20:06 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
agora com fotos, para que voces consigam perceber melhor como a coisa vai.  aqui as fotos da minha ultima montagem e local onde estive,
[img]http://[ [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [/img




quanto aos peixes, eu pessoalmente solto todo o peixe que apanho, com todo o cuidado que posso, gosto de os ver e tocar neles e claro a sensação de os pescar, nao quero tirar proveito e tento fazer com que a minha passagem em todos os pesqueiros que vou nao se notem nem daqui a 1 dia ou 1000 anos.

Se soltas o peixe todo mais uma razão para subires o tamanho. Um anzol numero 6 é mais propício a ser engolido que um anzol numero 1. Ao ser engolido a probabilidade de recuperação diminiu bastante pois pode ferir algum órgão. Ja pesquei por aí mas eram so amostras de peixes desde solhas, mini robalos, linguados,  enguias mas nunca me saiu nada em condições.

Quanto à montagem é bastante simples mas nao quer dizer que não resulte. Vê o topico fixado chamado "montagens de um herege". Tem la muitas opções de montagens para surfcasting.

Vês a linha enrolada? Parece um pentelho... Isso deve se ao facto da linha ter memoria. Uma linha com pouca memoria evita isso.
 

Offline AtumComCreme

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 16 vezes
  • Na pesca, o que dás, recebes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Domingo, 12 de Junho de 2016
Re: surcasting norte
« Responder #11 em: 20:13 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
eu gosto de pescar aqui, porque? porque era onde vi o meu pai pescar, esses peixes que falas sao exatamente os que o via pescar e gostava de poder faze lo tambem, apesar de querer ir para o mar tambem. que tipo de pesca usas-te? se me poderes dizer especificamente sofre este sitio ganhava o dia porque é um sitio onde gosto de ir.

estou a ver esse pdf e é uma autentica bíblia sobre o assunto, e mesmo ali a minha frente e eu sem ver! acho que lá me explica exatamente tudo o que preciso
João Ferreira
 

Offline johnteixeira

Re: surcasting norte
« Responder #12 em: 20:47 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Atum com creme, mantem a coisa o mais simples possivel.

Compra uma coisa que se chamam stoopers que se vendem nas casas de pesca, São umas borrachas que já trás (borracha-misanga-destorcedor-misanga-borracha) isto passase para a linha madre, depois é só colocares no fim da madre uma alfinete de chumbada para trocares a chumbada que bem desejares.

O estralho ( linha com anzol) é só meteres no destorcedor do stoopers, que, podes mover para cima para baixo de acordo com as condições do mar.

Deixo te um video da autoria do luis moreno onde ele utiliza o stooper. Para mim a forma mais eficas e mais simples de se pescar para quem inicia e não só.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumps.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nuno.jesus

Offline Fred_Bicho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 325
  • Agradecido: 11 vezes
    • Guimarães
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:08 Quinta, 17 de Setembro de 2015
Re: surcasting norte
« Responder #13 em: 20:57 Quarta, 03 de Maio de 2017 »
Compreendo perfeitamente a nostalgia. É algo que me faz feliz também. Nao te sei falar grande coisa desses pesqueiros. Era muito novo quando pescava aí. Não tinha grande técnica e material bom muito menos. Pescava com uma cana de barco de 3 partes com cerca de 2.5m. um carreto pequeno com o dobro da minha idade, nessa altura apenas abria o drag para passar a linha pelos passadores depois apertava ao máximo a ver se ele nao se desmontava todo. Usava chumbo tipo amendoa cerca de 30/50gr. Um anzol directo no chumbo como tens nessa foto. Saiam cerca de 30 robalos de palmo por dia mais umas solhas e quando vinha um linguado era uma alegria. Mais tarde veio uma notícia que a agua do cavado estava contaminada com mercúrio. Nunca mais aí pesquei... No ano passado estive por aí e tinha uma placa que dizia que não era permitido pescar em alguns sítios onde pesquei em tempos.
 

Offline nuno.jesus

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 1 vezes
    • BRAGA
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:20 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: surcasting norte
« Responder #14 em: 12:26 Segunda, 17 de Julho de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Atum com creme, mantem a coisa o mais simples possivel.

Compra uma coisa que se chamam stoopers que se vendem nas casas de pesca, São umas borrachas que já trás (borracha-misanga-destorcedor-misanga-borracha) isto passase para a linha madre, depois é só colocares no fim da madre uma alfinete de chumbada para trocares a chumbada que bem desejares.

O estralho ( linha com anzol) é só meteres no destorcedor do stoopers, que, podes mover para cima para baixo de acordo com as condições do mar.

Deixo te um video da autoria do luis moreno onde ele utiliza o stooper. Para mim a forma mais eficas e mais simples de se pescar para quem inicia e não só.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumps.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Atum com creme, mantem a coisa o mais simples possivel.

Compra uma coisa que se chamam stoopers que se vendem nas casas de pesca, São umas borrachas que já trás (borracha-misanga-destorcedor-misanga-borracha) isto passase para a linha madre, depois é só colocares no fim da madre uma alfinete de chumbada para trocares a chumbada que bem desejares.

O estralho ( linha com anzol) é só meteres no destorcedor do stoopers, que, podes mover para cima para baixo de acordo com as condições do mar.

Deixo te um video da autoria do luis moreno onde ele utiliza o stooper. Para mim a forma mais eficas e mais simples de se pescar para quem inicia e não só.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumps.

Neste video é que dá mesmo para ver a montagem toda: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]