collapse

Autor Tópico: Defeso do Achigã  (Lida 5201 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Defeso do Achigã
« em: 03:51 Sábado, 29 de Abril de 2017 »
Boas Malta!

Aqui pelas minhas bandas durante o 1° de Maio a Malta costuma juntar se e vamos todos aos petiscos e copos(piquenique) junto das ribeiras ou barragens.
Este ano calha numa barragem.
A minha dúvida é, como o Achigã está no defeso, pode se pescar(pesca e solta)!?

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #1 em: 10:52 Sábado, 29 de Abril de 2017 »
Boas

Legalmente pode-se pescar, até porque, além de existirem espécies que não estão no defeso e coabitam com outras que estão no defeso, este ano também não saiu o edital que regula o defeso do achigã.

Moralmente, quem conhece e gosta de pescar ao achigã, sabe que perturbar um ninho nesta época pode ser o suficiente para eles perderem a prol...

Fica ao critério de cada um :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Defeso do Achigã
« Responder #2 em: 11:21 Sábado, 29 de Abril de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Legalmente pode-se pescar, até porque, além de existirem espécies que não estão no defeso e coabitam com outras que estão no defeso, este ano também não saiu o edital que regula o defeso do achigã.

Moralmente, quem conhece e gosta de pescar ao achigã, sabe que perturbar um ninho nesta época pode ser o suficiente para eles perderem a prol...

Fica ao critério de cada um :fixe:

Boas Beto!

Obrigado por responderes, mas por exemplo aqui pelo sul provavelmente já essa fase está ultrapassada não!? O Achigã não é a minha praia, por isso pergunto ..

Abraço e obrigado
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline Barril

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 482
  • Agradecido: 33 vezes
    • Leiria_Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Segunda, 13 de Janeiro de 2014
Re: Defeso do Achigã
« Responder #3 em: 09:41 Domingo, 30 de Abril de 2017 »
Olá,

Pescar no defeso é sempre controverso, mesmo com devolução dos exemplares capturados.


Boas Pescarias

«Se queres ser feliz, aprende a pescar», diz um antigo provérbio chinês...
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Defeso do Achigã
« Responder #4 em: 09:15 Segunda, 01 de Maio de 2017 »
Acho que ficou sem efeito ...
Irei esperar por dia 16 ..

Abrigado na mesma @
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline João Pinto

Re: Defeso do Achigã
« Responder #5 em: 11:01 Segunda, 01 de Maio de 2017 »
Sinceramente isso do defeso é uma grande "#$"#$, a Sul estão nos ninhos e a norte estão já nas margens, apesar de não se dever pescar directamente a eles TODOS o fazem, existe uma mão cheia que não pescam a eles nesta altura onde eu me incluo, existem até alguns que dão a cara a marcas de pesca e que durante a altura dificil andam aos Lucio percas e quando se torna fácil e ilegal andam aos Achigãs para publicar as fotos/ videos mais tarde assim que acabar o defeso
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Defeso do Achigã
« Responder #6 em: 13:00 Segunda, 01 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sinceramente isso do defeso é uma grande "#$"#$, a Sul estão nos ninhos e a norte estão já nas margens, apesar de não se dever pescar directamente a eles TODOS o fazem, existe uma mão cheia que não pescam a eles nesta altura onde eu me incluo, existem até alguns que dão a cara a marcas de pesca e que durante a altura dificil andam aos Lucio percas e quando se torna fácil e ilegal andam aos Achigãs para publicar as fotos/ videos mais tarde assim que acabar o defeso

Boas João.

Obrigado João, pois a minha dúvida era essa do "sul" sendo eu novato na pesca de águas interiores a minha dúvida era em q "fase" estava o Achigã aqui pelo o sul ..

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline Victor Azevedo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:29 Quarta, 10 de Maio de 2017
Re: Defeso do Achigã
« Responder #7 em: 00:35 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Admira-me não encontrar aqui qualquer referência ao facto de, por não ter saído regulamentação, a pesca do Achigã ser permitida no período em que antes correspondia ao Defeso.

Na verdade, estamos numa verdadeira bagunça e, ou muito me engano, ou jamais o Defeso voltará a ser aplicado. Mais, pelo que vou lendo (Expresso de 22/4) e Revista Mundo da Pesca (Maio) está para ser regulamentada a proibição de devolver exemplares pescados às águas e, mais, está em estudo a possibilidade de envenenar as águas para liquidar e dizimar tudo o que é predador (achigãs, carpas, trutas arco-iris, etc.

Estranho que ninguém aqui fale nesta incrível e assustadora medida.
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Defeso do Achigã
« Responder #8 em: 01:14 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Parece que há quem seja mais papista do que o papa! Uma coisa é hoje em dia fazer tudo prevenir a introdução de novas espécies não autóctones, outra é tentar limpar os rios de espécies introduzidas há um século ou mais!
Tens links para algo de concreto acerca disso?
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Victor Azevedo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:29 Quarta, 10 de Maio de 2017
Re: Defeso do Achigã
« Responder #9 em: 09:51 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
O que escrevi foi baseado no que li e deixei referência disso mesmo e nada mais tenho a acrescentar.

Fechar os olhos a uma realidade que infelizmente parece estar a ser criada nos gabinetes é que me preocupa.

 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #10 em: 10:04 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Admira-me não encontrar aqui qualquer referência ao facto de, por não ter saído regulamentação, a pesca do Achigã ser permitida no período em que antes correspondia ao Defeso.

Na verdade, estamos numa verdadeira bagunça e, ou muito me engano, ou jamais o Defeso voltará a ser aplicado. Mais, pelo que vou lendo (Expresso de 22/4) e Revista Mundo da Pesca (Maio) está para ser regulamentada a proibição de devolver exemplares pescados às águas e, mais, está em estudo a possibilidade de envenenar as águas para liquidar e dizimar tudo o que é predador (achigãs, carpas, trutas arco-iris, etc.

Estranho que ninguém aqui fale nesta incrível e assustadora medida.
Boas,

Isso já foi debatido por aqui, em vários tópicos, basta procurar  :fixe:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Essa de envenenarem as águas nunca ouvi falar e acho completamente absurdo, nunca ninguém iria aprovar tal medida a não ser que esse veneno soubesse seleccionar as espécies invasoras...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline João Pinto

Re: Defeso do Achigã
« Responder #11 em: 10:11 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Admira-me não encontrar aqui qualquer referência ao facto de, por não ter saído regulamentação, a pesca do Achigã ser permitida no período em que antes correspondia ao Defeso.

Na verdade, estamos numa verdadeira bagunça e, ou muito me engano, ou jamais o Defeso voltará a ser aplicado. Mais, pelo que vou lendo (Expresso de 22/4) e Revista Mundo da Pesca (Maio) está para ser regulamentada a proibição de devolver exemplares pescados às águas e, mais, está em estudo a possibilidade de envenenar as águas para liquidar e dizimar tudo o que é predador (achigãs, carpas, trutas arco-iris, etc.

Estranho que ninguém aqui fale nesta incrível e assustadora medida.
Boas,

Isso já foi debatido por aqui, em vários tópicos, basta procurar  :fixe:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Essa de envenenarem as águas nunca ouvi falar e acho completamente absurdo, nunca ninguém iria aprovar tal medida a não ser que esse veneno soubesse seleccionar as espécies invasoras...
Olá Beto parece absurdo não parece? está neste momento a ser feito em Espanha, já foi feito em várias barragens e é como dizes vai tudo á frente, sendo que Portugal vai atrás de tudo o que é feito em Espanha que achas que vai acontecer?
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Defeso do Achigã
« Responder #12 em: 11:05 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Admira-me não encontrar aqui qualquer referência ao facto de, por não ter saído regulamentação, a pesca do Achigã ser permitida no período em que antes correspondia ao Defeso.

Na verdade, estamos numa verdadeira bagunça e, ou muito me engano, ou jamais o Defeso voltará a ser aplicado. Mais, pelo que vou lendo (Expresso de 22/4) e Revista Mundo da Pesca (Maio) está para ser regulamentada a proibição de devolver exemplares pescados às águas e, mais, está em estudo a possibilidade de envenenar as águas para liquidar e dizimar tudo o que é predador (achigãs, carpas, trutas arco-iris, etc.

Estranho que ninguém aqui fale nesta incrível e assustadora medida.
Boas,

Isso já foi debatido por aqui, em vários tópicos, basta procurar  :fixe:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Essa de envenenarem as águas nunca ouvi falar e acho completamente absurdo, nunca ninguém iria aprovar tal medida a não ser que esse veneno soubesse seleccionar as espécies invasoras...
Olá Beto parece absurdo não parece? está neste momento a ser feito em Espanha, já foi feito em várias barragens e é como dizes vai tudo á frente, sendo que Portugal vai atrás de tudo o que é feito em Espanha que achas que vai acontecer?


podes dar um exemplo concreto?
qual a barragem, quais as substancias usadas etc...
 

Offline Victor Azevedo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:29 Quarta, 10 de Maio de 2017
Re: Defeso do Achigã
« Responder #13 em: 11:29 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
A referência ao envenenamento das águas está mencionada na Revista "Mundo da Pesca" deste mês de Maio, coisa que saiu depois de uma reunião de Março no Ministério da Agricultura e Pescas. Isto é o que diz a notícia e nada estou a inventar.

Entretanto, chegou-me também a informação que no Japão já estão a fazer essa selecção, não com envenenamento mas com choques na água que deixam os peixes "desmaiados" e depois, com redes, fazem a selecção retirando os achigãs e preservando as outras espécies. Mas, repito, esta informação chegou-me de fonte que considero credível mas não tenho mais nada que a sustente.

Quanto a Espanha a informação que tenho é de que vão também exterminar os predadores (achigãs, carpas, truta arco-iris, etc) mas desconheço que medidas estão ou vão adoptar.

Pescador há mais de 40 anos e defensor do achigã e do seu Defeso, custa-me muito saber de todas estas decisões e nem quero imaginar ver-me impedido de exercer o meu desporto preferido mas acho que não devemos enterrar a cabeça na areia e antes enfrentar de caras o problema que aí vem. Se é que não está cá já neste momento...
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Defeso do Achigã
« Responder #14 em: 12:53 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Isto deve ter água no bico ..

Daqui a 5 anos as espécies vão tar em vias de extinção, e vai haver menino q vai receber x por cada exemplar reposto na natureza .. financiado pela UE ..

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #15 em: 14:18 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isto deve ter água no bico ..

Daqui a 5 anos as espécies vão tar em vias de extinção, e vai haver menino q vai receber x por cada exemplar reposto na natureza .. financiado pela UE ..

Abraço
Boas,

Epá, não queria ir tão longe na especulação mas, pensando bem, fazem jogadas dessas em tantas vertentes, incluindo no ambiente, que não me choca nada que alguém ande a puxar esses cordelinhos...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #16 em: 14:23 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá Beto parece absurdo não parece? está neste momento a ser feito em Espanha, já foi feito em várias barragens e é como dizes vai tudo á frente, sendo que Portugal vai atrás de tudo o que é feito em Espanha que achas que vai acontecer?
Boas João,

Se já fizeram desconheço...
Mas como é possível, ainda para mais num país com politicas de esquerda, como é o caso da Espanha a agora também Portugal??!!
Então por cá o PAN até quer acabar com a caça (se calhar de seguida vai a pesca também) como podiam alguma vez permitir largar químicos para matar peixes, sejam invasores ou não??!!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline João Pinto

Re: Defeso do Achigã
« Responder #17 em: 15:20 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
eu vi no canal caça e pesca, mostraram uma grande entrevista  e mostraram a ser aplicado, mas ao que parece mata não só as carpas como todos os pequenos peixes e invertebrados.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #18 em: 15:30 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre o PMPáscoa colocou um vídeo de uma lagoa onde mataram todas as carpas (e creio que tudo o resto guardando apenas 1000 peixes rei para reintrodução).

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Abraço

PS - Fiquei obtuso com esta aberração, uma coisa é pedir para pescar indiscriminadamente a espécies alvo, outra é derreter tudo a veneno.
 

Offline João Pinto

Re: Defeso do Achigã
« Responder #19 em: 16:33 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre o PMPáscoa colocou um vídeo de uma lagoa onde mataram todas as carpas (e creio que tudo o resto guardando apenas 1000 peixes rei para reintrodução).

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Abraço

PS - Fiquei obtuso com esta aberração, uma coisa é pedir para pescar indiscriminadamente a espécies alvo, outra é derreter tudo a veneno.
vinha agora fazer o past desse video, vi também já outro
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Defeso do Achigã
« Responder #20 em: 16:41 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Eu pergunto..

Com que direito vem um pescador e introduz uma espécie num rio/albufeira para beneficio/prazer próprio?
Já fizeram essa pergunta?
Nós só estamos ter esta discussão porque alguém em algum determinado momento só pensou em si mesmo e literalmente borrifou-se para a natureza!
Eu gosto de pescar, ainda no domingo fui fazer uns lances aos achigãs mas percebo que se tenham que tomar atitudes em virtude do completo falta de bom senso das pessoas , neste caso dos pescadores lúdicos.
Estamos a colher aquilo que semeamos..

 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #21 em: 18:36 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu pergunto..

Com que direito vem um pescador e introduz uma espécie num rio/albufeira para beneficio/prazer próprio?
Já fizeram essa pergunta?
Nós só estamos ter esta discussão porque alguém em algum determinado momento só pensou em si mesmo e literalmente borrifou-se para a natureza!
Eu gosto de pescar, ainda no domingo fui fazer uns lances aos achigãs mas percebo que se tenham que tomar atitudes em virtude do completo falta de bom senso das pessoas , neste caso dos pescadores lúdicos.
Estamos a colher aquilo que semeamos..


Boas,

Outro assunto amplamente debatido mas que nunca gera consenso...
Na minha opinião, a carpa e achigã não deveriam ser considerados invasores, pois foram legalmente introduzidos e estão cá há dezenas (achigã) e centenas (carpa) de anos sem grandes impactos ou pelo menos impactos negativos.
Falando em grandes impactos, com a introdução de barragens, criando grandes massas de água parada e consequentes reduções drásticas das condições e caudais das ribeiras, se não fossem as carpas e achigãs, tinhas provavelmente massas de águas completamente desertas de peixe...
Por outro lado, sim, temos diversas espécies ilegalmente introduzidas, que estão a causar grandes impactos nas espécies residentes (para não chamar de autóctones...).
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #22 em: 19:11 Quinta, 11 de Maio de 2017 »
 :( Muitas delas libertadas inconscientemente!!!  :(

São tão bonitas enquanto pequenas... quando não requerem muitos cuidados... quando os gastos não são exagerados ...

:o Muitas pessoas não sabem o problema que isto pode causar!!!  :o

Não devemos libertar animais exóticos.  ^-^

A nossa "inconsciente" boa vontade pode ter consequências desastrosas! Algumas espécies de aves, peixes, répteis e anfíbios foram libertados intencionalmente (por ex., para lhes devolver a liberdade, para “melhorar” a qualidade de vida porque estavam aprisionados) e tornaram-se invasoras; já para não falar dos que foram introduzidos para melhorar a suposta riqueza piscícola (que por falta de conhecimento, ameaçam as espécies autóctones)... bem mas isto dá pano para mangas!!!  >:D

Não podemos apenas olhar para o nosso umbigo!... e nos nossos interesses!!!

Temos que ser sensatos e agir com bom senso... o que está mal, já está!... apenas temos que o controlar (ou tentar melhorar)... Como? Isso cabe a cada um!... Temos que pensar no hoje e no amanhã, senão mais tarde não nos podemos queixar.

Existiram sempre pessoas a favor e outras contra, nunca se pode agradar a todos. - isso é sabido por todos

Apenas temos que expor as nossas ideias e os motivos! Porque? Como? Para quê? Efeitos positivos/negativos? Estratégia? blablabla

E nos fazer ouvir!!! Fundamentando todos os aspectos... e não só porque sim ou porque eu quero!  8)

Muitos de nós apenas criticamos, tudo e todos... mas agir poucos de nós agimos!!! Eu falo por mim também.

Bem... como o está de chuva vou limpar o material...  >:D
« Última modificação: 19:25 Quinta, 11 de Maio de 2017 por Afons0 »
Afonso
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #23 em: 16:30 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Blah blah blah (que gostava que lessem), e lá pelo meio:

Inserir Citação (seleção)
Esta preocupação de centenas de milhares de portugueses advém do facto de que aquele o atual projecto de diploma e a sua lista negra anexa (assim chamada pelo ICNF) é idêntico e até mais gravoso do que o que foi em 2015 publicada em Espanha e que se revelou num rotundo fracasso por não cumprir o Regulamento Comunitário 1143/2014 na parte que aquele refere que cada Estado deverá ter em especial atenção aos  benefícios sociais e económicos, no laser, no grau de preocupação que determinada espécie possa trazer ou estar a causar, na escolha das espécies com  maior impacto adverso de entre as potenciais espécies invasoras actualmente existentes, nos custos de aplicação, da inacção, aos aspectos de rentabilidade e por fim na especial atenção às espécies que são utilizadas em grande escala e que proporcionam benefícios sociais e económicos a cada Estado-Membro.

e mais:

Inserir Citação (seleção)
Cabe aqui referir que apareceram de imediato empresas estrangeiras especializadas na matança dos peixes, pois existia dinheiro para ser gasto do Estado e da C.E., que quanto a nós devia ser aplicado na protecção das espécies nativas e não numa matança desumana e sem sentido

Que acham desta frase??? Fará algum sentido? Nah, eu acho que deve ser mentira e falar de lobbys deste tipo devia ser proibido. Primeiro a natureza, populações e afins... só depois o dinheiro para os chulos, é assim que funciona (ou não).  8)

E como alguém disse: quando alguém vir que fez borrada (e estou a ser irónico porque isso já está à vista de todos), virá alguém dizer que afinal teremos que reintroduzir peixes e por fim vêm mais uma quantidade de empresas especializadas (que porventura serão as mesmas que produziram o dito seletor) a garantir que têm os melhores peixes e as melhores condições para a reintrodução.

Leiam, mal não fará.

Eu sou de ambos os lados: a carpa está nos leitos dos nossos rios há tantos anos (duas centenas segundo consta) que deveria ser considerada espécie naturalizada.
O achigã foi introduzido pelo nosso estado (não foram curiosos) em alguns leitos em meados do seculo passado (anda ai a história da introdução que hei-de pesquisar).

Já quanto às perca-sol, lúcio-perca, lúcio, siluro, ablete/alburno... deviam efetivamente ser controlados. Acho é que o método selecionado deverá ser repensado: em vez de veneno que tudo mata e cujo impacto real ninguém poderá prever, deveriam solicitar aos pescadores lúdicos e profissionais a pesca intensiva com morte. Parece uma solução fraca, mas se reorientarmos os orçamentos em venenos e tudo o que isso envolve para esta questão creio que se poderia conseguir um controlo efetivo.

Abraço
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #24 em: 16:42 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Concordo plenamente...

Todas as medidas que devam ser adoptadas têm que ser ponderadas e bem discutidas... para chegar a um consenso!  ;)

Se pensam eliminar as carpas! ou o achegã!!!... Porquê o defeso deles e o tamanho mínimo?... (Mentes iluminadas... chamados lobbies e interesses económicos)...  :o :(

Afonso
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Defeso do Achigã
« Responder #25 em: 16:44 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Inacreditavel!
Custa a acreditar que tenham sido estudo científicos a servir de base à decisão de usar quimicos para eliminar espécies!
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Defeso do Achigã
« Responder #26 em: 16:47 Sexta, 12 de Maio de 2017 »
Já agora deixo a história do achigã e o porquê da sua introdução nas várias bacias hidrográficas portuguesas:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Inserir Citação (seleção)

... foi introduzido no Continente para limitar as populações de gambúsias (Gambusia holbrokii), espécie que chegou em 1921 para ajudar a combater a malária na bacia mediterrânea.
Esta espécie, de pequeníssimas dimensões mas muito prolífica e voraz, destruía larvas de mosquitos nos campos de arroz. Teve uma óptima aclimatação tendo proliferado e encontrando-se, 10 anos depois, em vários rios portugueses.

Lourenço (2004) refere que entre 1958 e 2000, os serviços oficiais utilizaram mais de 270.000 juvenis de achigã para repovoamentos de várias massas de água de Norte a Sul do país. No Norte, o achigã começou por ser introduzido nos rios Tua e Douro e, no início dos anos noventa, na Albufeira do Azibo (Geraldes, 1999). Hoje, pode ser pescado em quase todas as albufeiras e rios de águas calmas de Portugal
tendo contribuído para a redução das populações de ciprinídeos autóctones.
...

Ora foi introduzido por entidades competentes com um propósito e foi estudada a sua introdução.

Das Carpas nem falo pois a sua introdução foi já há tanto tempo que nem há assim grandes fontes. Segundo alguns estudos, já no tempo dos Romanos por aqui andavam carpas.

Os outros, introduzidos por um tipo que até gosta de pescar essa espécie... devem ser eliminados.

Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [Hoje às 09:33]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 00:06]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]