collapse

Autor Tópico: Troca de registo de propriadade  (Lida 4077 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bruno_Rodrigues

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
  • Agradecido: 1 vezes
    • Linda-a-Velha
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:27 Quinta, 23 de Junho de 2016
Troca de registo de propriadade
« em: 00:32 Quarta, 08 de Março de 2017 »
Olá a todos.

Gostava que alguem me informa-se sobre o que devo fazer para trocar o registo de propriadade do kayak que vou comprar depois de amanha (já registado e com vistoria), existe algum formulário próprio para realizar essa permuta de donos, posso escolher uma capitania para o registo?

Gostava de saber esses detalhes para me preparar.

Uma outra pergunta, posso mesmo antes de ter os documentos da "máquina" em meu nome, pescar com ele?!

Desde já o meu obrigado.

Abraço e muitas pescas
 

Offline Saturno

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem sul do Tejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:49 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Troca de registo de propriadade
« Responder #1 em: 15:33 Sexta, 10 de Março de 2017 »
Boas,

Facilita o processo se a troca de registo for feita na capitania ou delegação marítima do registo existente, senão terá de ser alterado o registo da embarcação o que levará a novo nr de registo e troca de identificação no próprio kayak e presumo que nova vistoria para recolher as fotografias da embarcação.
Cumps.
 

Offline N Moreira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 218
  • Agradecido: 14 vezes
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Troca de registo de propriadade
« Responder #2 em: 17:41 Sexta, 10 de Março de 2017 »
fácil deslocas te a capitania onde o kayak já esta registado , com o proprietário anterior e registas o kayak em teu nome sem percas de tempo ou papelada para a frente ou para traz. em uma hora fazem isso tudo.

caso contrario tens que levar um papel especifico que existe para mudança de registo que se adquire na capitania em questão, esse papel tem que ir preenchido e assinado pelo antigo proprietário e não sei se não terás que ir reconhecer a assinatura do anterior proprietário para o papel ter alguma veracidade ,  reconhecimento, autenticação por parte da autoridade marítima no que toca a vontade de vender do anterior proprietário.

depois só tens que la ir a capitania e entregar esse papel e pagar o registo, depois mandam-te um livrete para casa, mas podes pescar com a guia na mesma.
 

Offline Bruno_Rodrigues

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
  • Agradecido: 1 vezes
    • Linda-a-Velha
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:27 Quinta, 23 de Junho de 2016
Re: Troca de registo de propriadade
« Responder #3 em: 13:07 Sábado, 11 de Março de 2017 »
Obrigada pelas respostas.
É isso mesmo que vou fazer, ir á capitania com quem me vendeu e lá preencher o modelo 5, para a troca do nome de registo.

Depois vou ter que lá voltar assim que o novo esteja pronto. Sim ir a Vila Franca, não sei se é assim em todas as capitanias, mas lá e assim.

Agora é por o plástico na água....

 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Troca de registo de propriadade
« Responder #4 em: 14:30 Sábado, 11 de Março de 2017 »
Boas

Normalmente o livrete novo tem obrigatoriamente de ser entregue pelos correios na morada de registo (é uma forma de comprovar a morada).

Para fazer o registo novo existem várias formas, umas mais práticas que outras.
- vão ambos, antigo e novo proprietário à capitania, fazem tudo na hora sem grandes burocracias.
- vai apenas um dos proprietários com a declaração de compra e venda, assinada e reconhecida por ambos e tambem cópia dos documentos pessoais de ambos.
- (como eu fiz) tratei de tudo por Mail e correio, contactei a capitania do registo anterior, enviei a papelada descrita acima e o modelo de registo de embarcação preenchido (disponível no site da Dgrm), recebi o livrete por correio e passado uns tempos passei então a embarcação para uma classe acima e aproveitei para passar o registo para a capitania da minha zona.

Com a guia já podes navegar à vontade.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline N Moreira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 218
  • Agradecido: 14 vezes
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Troca de registo de propriadade
« Responder #5 em: 17:51 Sexta, 17 de Março de 2017 »
boa proa amigo encontramos nos na agua :aplau: :aplau: :aplau: :aplau: :aplau: :aplau: :aplau:
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Troca de registo de propriadade
« Responder #6 em: 10:22 Quarta, 12 de Agosto de 2020 »
Resolvi rebuscar este tópico em vez de abrir um novo pois trata-se da mesma questão!

Recentemente adquiri um kayak para pesca que já se encontra registado na Capitania de Setubal, no entanto possui numero de registo anterior a 1 de Janeiro de 2019 altura em que entrou a nova legislação para embarcações de recreio.

Quanto tentei ir à capitania mudar o registo de propriedade fui informado que teria que primeiro solicitar um novo registo no portal BMar, e que só depois me poderia deslocar à capitania para fazer a troca de registo de propriedade!

Tentei argumentar que não fazia nenhum sentido pois o Kayak já estava registado e com tudo em ordem, mas foram irredutiveis.....tinha que fazer novo pedido de registo antes de poder mudar o titulo de propriedade!

Neste momento estou à espera que o pedido seja processado pela DGRM através do portal BMar, e cheira-me que assim que for à Capitania para trocar o registo de propriedade me vão obrigar a fazer nova inspecção por ter numero de registo novo, isto apesar  do Kayak ter atualmente inspeção até 2023! Enfim!

Fica o aviso a quem estiver para comprar Kayak (ou barco), se o registo for anterior a 2019 vão com certeza obrigar a pedir novo numero de registo no portal BMar antes de fazerem a troca de registo de propriedade!
 

Offline AndréCosta

Re: Troca de registo de propriadade
« Responder #7 em: 23:02 Quinta, 13 de Agosto de 2020 »
Vendi o meu na altura de pandemia onde tratei de tudo na capitania da trataria. Sem nenhum problema. Ainda nos informamos  que as vestorias agora eram de 10 em 10 anos  em barcos até 20anos. Se não estou em erro. Onde na próxima vesturia só tinha de pedir adiantamento da mesma sem qualquer custo devido a legislação em vigor. A única coisa que vi de diferente foi que o novo proprietário tinha de nomear 3 possíveis nomes para lançamento da nova matricula onde eu na minha mudança de nome nem o nome podia alterar sem nova vesturia.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]