Existem muitos factores a ter em conta, a maior parte já aqui falados, diametro do estralho, comprimento do estralho, tamanho da iscada e o tamanho do destorcedor. Todos eles acabam por ter a sua influência.
Eu ja usei montagens, do genero das usadas em competição, destinadas ao tipo de pesca que faço, neste momento, por falta de tempo (porque fazer montagens requer tempo, têm de ser pensadas e testadas) e devido a um problema de visão que me dificulta os trabalhos mais minusciosos decidi tornar as coisas mais simples, uso o sistema de stoppers, missanga e destorcedor no fim da ponteira conica. Outro dos factores que me leva a optar por este sistema é que por norma no inverno pesco apenas com um anzol, quando quero usar dois anzois, puxo os stoppers para cima e uso uma urfe.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Neste imagem vês tambem 3 tamanhos diferentes de destorcedor ao qual ligo o estralho, são o tamanho 8 6 e 4, tenho especial atenção no seu uso quando faço montagens, se as montagens que faço são para estralhos finos opto pelo destorcedor menor (

se pelo contrario serao para usar com estralhos mais grossos opto pelo destorcedor maior (4). Como agora não estou a usar montagens opto pelo tamanho intermedio (6).
Quando pesco só com 1 anzol não gosto de usar estralhos muito curtos, normalmente 1,2m 1,6m ou 2m. Mas por norma, é o 1,6m. Vou variando a grossura dos mesmos, mas aqui o que me faz alterar os mesmos é o tipo de iscada, quando mais volumosa, mais grosso o estralho.
Outra coisa que podes fazer é por um chumbinho a mais ou menos 1 palmo do anzol.
Está opção é a mais comum, e usei bastante tempo assim, mas comecei a notar que ao apertar o chumbo a linha ficava fragilizada nesse ponto, em diametros mais grossos nao se sentia tanto, mas quando baixava o diametro do estralho cheguei a perder alguns peixes porque o fio se partia nessa zona.
Esta é a opção que uso hoje em dia, uma olivete de 1g ou 2g, pressa por stoppers, a vantagem aqui é que ao não apertares o chumbinho não danificas o estralho, além do mais, talvez pela forma da olivete e apôs alguns testes, notei que nas mesmas condições com o mesmo peso, estralho, isco, etc etc, enrola menos com o formato olivete, do que com o redondo.
Notas finais, não pesco na zona do oeste, mas pesco em sintra, se calhar não é tão duro como ai, mas é bastante duro, e não sou de ficar em casa quando o mar está mau. Os diametros que mais uso são o 0,33 0,40 e 0,50mm, mas há alturas em que pesco com 0,70mm, mas são situações quase (im)pescaveis e com iscos bem volumosos (choco/sardinha), já usei o Sufix invisible (dourado) mas já não se encontra a venda, tenho andado a usar o Daiwa Tournament FC que recomendo, há tambem o Flomax F117 que é bastante bom, mas este ultimo as bobines são maiores e levam a um investimento maior, dai estar a usar o Tournament FC da Daiwa agora.
Boas pescas