collapse

Autor Tópico: O sarilho das linhas  (Lida 2662 vezes)

Offline PedrofrDuarte

• Robalo
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:41 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: O sarilho das linhas
« Responder #15 em: 13:05 Sexta, 10 de Março de 2017 »
Quanto a montagem não usei. Tenho só assim
Linha carreto um com yuki kenta da amarela 0.20 e outro com Flomax vermelho 0,25 e depois em ambos fio cônico Flomax e Urfe sem montagens.
Bons lances.
Pedro Duarte

Offline johnteixeira

« Responder #16 em: 15:56 Sexta, 10 de Março de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Linha carreto um com yuki kenta da amarela 0.20 e outro com Flomax vermelho 0,25 e depois em ambos fio cônico Flomax e Urfe sem montagens.

Como metes a linha das montagens no urfe ? Com um clip de engate ? é que os clipes só servem para enrolar. Isto estando a deduzir que é assim que fazes.

Como tempo fui me apercebendo que a melhor maneira é mesmo dar o nó  da linha do anzol directamente na argola do destorcedor do urfe/stooper . Enrola muito, mas muito menos.

Cumps

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 16:05 Sexta, 10 de Março de 2017 »
snaps de engate rápido o fio entra numa das argolas dos vega e enrola num ferrinho dos Blue Fox

Foto precisa-se.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 16:25 Sexta, 10 de Março de 2017 »

Como metes a linha das montagens no urfe ? Com um clip de engate ? é que os clipes só servem para enrolar. Isto estando a deduzir que é assim que fazes.

Como tempo fui me apercebendo que a melhor maneira é mesmo dar o nó  da linha do anzol directamente na argola do destorcedor do urfe/stooper . Enrola muito, mas muito menos.

Cumps

Qual a razão de colocar um clip no estralho?? mudar de estralho?? qualquer tipo de nó para ligar um estralho faz-se em 5/10 segundos. É só mais um empecilho.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #19 em: 16:35 Sexta, 10 de Março de 2017 »
Se estiver a iscar errado é outro grande problema
Pesca!!! Paixão de pai para filho.

Offline Peko

• Marlin
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
« Responder #20 em: 16:53 Sexta, 10 de Março de 2017 »
A maré a encher e Isco leve é o suficiente para tudo se embrulhar ..

Abraço
@brotherhood_boatfishing

Pica pexeeeeeeee!!!

Offline PedrofrDuarte

• Robalo
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 17:51 Sexta, 10 de Março de 2017 »

Cumps
O anzol é direto na Urfe com nó, se era isto que preguntas.
« Última modificação: 17:54 Sexta, 10 de Março de 2017 por PedrofrDuarte »
Bons lances.
Pedro Duarte

Offline PedrofrDuarte

• Robalo
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 17:53 Sexta, 10 de Março de 2017 »

Cumps

Qual a razão de colocar um clip no estralho?? mudar de estralho?? qualquer tipo de nó para ligar um estralho faz-se em 5/10 segundos. É só mais um empecilho.
Não uso clipe no estralho uso na madre para ligar a Urfe.
Bons lances.
Pedro Duarte

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #23 em: 18:05 Sexta, 10 de Março de 2017 »
Verifica se o destorcedor da urfe, onde prendes o estralho, está em condições. Por vezes com a salitre e a areia ficam presos. Talvez trocar esse destorcedos por um tamanho maior para destorcer melhor. Normalmente as urfes trazem uns micro destorcedores que eu acho demasiado pequenos para estralhos grossos e iscadas grandes.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline johnteixeira

« Responder #24 em: 20:48 Sexta, 10 de Março de 2017 »
Verifica se o destorcedor da urfe, onde prendes o estralho, está em condições. Por vezes com a salitre e a areia ficam presos. Talvez trocar esse destorcedos por um tamanho maior para destorcer melhor. Normalmente as urfes trazem uns micro destorcedores que eu acho demasiado pequenos para estralhos grossos e iscadas grandes.

Nem mais.

Offline PedrofrDuarte

• Robalo
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 23:11 Sexta, 10 de Março de 2017 »
Ok vou ver esses pormenores.
John uso destrocedor pois andar à comprar fios crônicos não sai barato. Mas vou tentar se enrolar menos é uma alternativa.
Hoje comprei uns rotores omega para umas montagens vamos ver no que dá.
Obrigado a todos pelos comentários.
Bons lances.
Pedro Duarte

Offline johnteixeira

« Responder #26 em: 23:18 Sexta, 10 de Março de 2017 »
as vou tentar se enrolar menos é uma altern

Eu também não uso fio cónicos, faço eu os chicotes com 0.40, porem, para clipar a linha do carreto com a minha linha das montagens( que tenho a parte) é um clip protegido com uma manga de silicone. e manga de silicone faz toda a diferença.
Cumps.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #27 em: 08:45 Sábado, 11 de Março de 2017 »
Ok vou ver esses pormenores.

Hoje comprei uns rotores omega para umas montagens vamos ver no que dá.
Obrigado a todos pelos comentários.

Nos dias que enrola muito, vais ver que essa opção resolve-te o problema. Eu tambem uso esses rotores mas lá está, as vezes o crossbead funciona melhor. Uma montagem funciona muito melhor quando enrola muito. Depois tens o tal aumentar diametro e diminuir o tamanho do estralho. Não há como falhar a usar minhocas como isco...
Nelson Peres

Offline joao.teodoro

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
« Responder #28 em: 00:45 Domingo, 12 de Março de 2017 »
Existem muitos factores a ter em conta, a maior parte já aqui falados, diametro do estralho, comprimento do estralho, tamanho da iscada e o tamanho do destorcedor. Todos eles acabam por ter a sua influência.

Eu ja usei montagens, do genero das usadas em competição, destinadas ao tipo de pesca que faço, neste momento, por falta de tempo (porque fazer montagens requer tempo, têm de ser pensadas e testadas) e devido a um problema de visão que me dificulta os trabalhos mais minusciosos decidi tornar as coisas mais simples, uso o sistema de stoppers, missanga e destorcedor no fim da ponteira conica. Outro dos factores que me leva a optar por este sistema é que por norma no inverno pesco apenas com um anzol, quando quero usar dois anzois, puxo os stoppers para cima e uso uma urfe.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Neste imagem vês tambem 3 tamanhos diferentes de destorcedor ao qual ligo o estralho, são o tamanho 8 6 e 4, tenho especial atenção no seu uso quando faço montagens, se as montagens que faço são para estralhos finos opto pelo destorcedor menor (8) se pelo contrario serao para usar com estralhos mais grossos opto pelo destorcedor maior (4). Como agora não estou a usar montagens opto pelo tamanho intermedio (6).

Quando pesco só com 1 anzol não gosto de usar estralhos muito curtos, normalmente 1,2m 1,6m ou 2m. Mas por norma, é o 1,6m. Vou variando a grossura dos mesmos, mas aqui o que me faz alterar os mesmos é o tipo de iscada, quando mais volumosa, mais grosso o estralho.

Outra coisa que podes fazer é por um chumbinho a mais ou menos 1 palmo do anzol.

Está opção é a mais comum, e usei bastante tempo assim, mas comecei a notar que ao apertar o chumbo a linha ficava fragilizada nesse ponto, em diametros mais grossos nao se sentia tanto, mas quando baixava o diametro do estralho cheguei a perder alguns peixes porque o fio se partia nessa zona.

Esta é a opção que uso hoje em dia, uma olivete de 1g ou 2g, pressa por stoppers, a vantagem aqui é que ao não apertares o chumbinho não danificas o estralho, além do mais, talvez pela forma da olivete e apôs alguns testes, notei que nas mesmas condições com o mesmo peso, estralho, isco, etc etc, enrola menos com o formato olivete, do que com o redondo.

Notas finais, não pesco na zona do oeste, mas pesco em sintra, se calhar não é tão duro como ai, mas é bastante duro, e não sou de ficar em casa quando o mar está mau. Os diametros que mais uso são o 0,33 0,40 e 0,50mm, mas há alturas em que pesco com 0,70mm, mas são situações quase (im)pescaveis e com iscos bem volumosos (choco/sardinha), já usei o Sufix invisible (dourado) mas já não se encontra a venda, tenho andado a usar o Daiwa Tournament FC que recomendo, há tambem o Flomax F117 que é bastante bom, mas este ultimo as bobines são maiores e levam a um investimento maior, dai estar a usar o Tournament FC da Daiwa agora.

Boas pescas ;)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: duas, PedrofrDuarte, Slater

Offline Pedroko

• Marlin
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
« Responder #29 em: 19:40 Segunda, 13 de Março de 2017 »
A tercina é uma boa maneira de prevenir enleios , fazes uma na ponta do estralho que não leva anzol e ligas ao destorcedor. Dá rigidez ao estralho e ajuda a mante lo afastado da madre.

* Tópicos Recentes

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [Hoje às 17:07]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [Hoje às 15:55]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 12:56]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]