collapse

Autor Tópico: alguma magoa  (Lida 1120 vezes)

Offline Vitor Castro

• Boga
  • *
    • Valença
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Terça, 28 de Fevereiro de 2017
alguma magoa
« em: 17:42 Sexta, 03 de Março de 2017 »
Olá pessoal, hoje vou desabafar com voçes para aliviar um pouco as minhas magoas, pois ultimamente tenho andado algo triste :( com a pesca e não é por falta de peixe porque até não tem corrido muito mal mesmo assim.
O que está a acontecer à uns tempos para cá, é que as nossas praias aqui do minho, foram "envadidas" por "pescadores" mais do interior, que vem em grupos, de 3, 4, 5, varios grupos, chegam cedo e toca a espalhar canas pela praia com distancias de 15 e 20 metros umas das outras. Ora quem não tem a possiblidade de ir muito cedo chega à praia e não tem onde colocar uma cana, ainda como não bastasse esta gente, vem equipadas com lanternas na cabeça que mais parecem verdadeiros holofotes e passam práticamente toda a noite com eles acesos, vão lançar acesos, vão colher acesos, estão a iscar virados para o mar,  somos encandeados mesmo a 100 metros de distancia porque não se preocupam para onde  viram a luz. Claro que alguns haverá, conscientes e respeitadores, mas maior parte deixam muito a desejar. A praia é de todos e todos são bem vindos, e chega para todos, mas assim não... >:( Espero que deitem a mão na consciência e  comecem a respeitar os outros pescadores quer com as distancias das canas, quer com o usos das lanternas que pelo que aprendi deve ser o mais discreto possivel. Não vos masso mais. Saudações...

Offline Tózé

• Robalo
    • Gondomar - Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:20 Terça, 05 de Abril de 2016
Re: alguma magoa
« Responder #1 em: 18:18 Sexta, 03 de Março de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
quer com o usos das lanternas que pelo que aprendi deve ser o mais discreto possivel. Não vos masso mais. Saudações...
Sem dúvida, alguns até se esquecem, de as desligar, e passam a noite a encandear tudo e todos, e com a potência de algumas lanternas, aquilo mais parece um farol...enfim, pescadores de fim de semana. Quanto à distância, já vai da consciência de cada um, e na minha opinião, se aparece um "colega pescador", fica bem, dar algum espaço para lançar, uma cana. Eu faço isso, mas isso sou eu e não somos todos iguais..

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 18:24 Sexta, 03 de Março de 2017 »
É uma situação chata, de facto. Talvez essa malta não se aperceba que a luz serve apenas para utilizar quando é mesmo necessário, talvez até nem façam com maldade a ocupação de todo o local. Em qualquer parte do mundo, seja no que for, cabe sempre mais um...

Fez algum tipo de abordagem ás pessoas em causa ?!
Nelson Peres

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 18:44 Sexta, 03 de Março de 2017 »
Infelizmente acontece um pouco por todo o lado.
No inverno nem tanto, mas no verão, e na minha, zona passa-se o mesmo.
É tudo uma questão de mentalidades, e acho que pouco ou nada há a fazer senão conviver com isso.
Afinal, como disseste e bem, a praia é de todos, se um tipo quer estar á pesca com a luz acesa, o que podemos fazer??
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
« Responder #4 em: 19:05 Sexta, 03 de Março de 2017 »
O conselho que sempre dei a pescadores que gostam de muita luz, é que deixem de pescar à noite.
De dia têm luz com fartura e ainda poupam uns trocos em lanternas e pilhas...  :twisted:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

Offline johnteixeira

« Responder #5 em: 20:19 Sexta, 03 de Março de 2017 »
O conselho que sempre dei a pescadores que gostam de muita luz, é que deixem de pescar à noite.
De dia têm luz com fartura e ainda poupam uns trocos em lanternas e pilhas...  :twisted:

Ora ai está ;)

De facto é algo muito comum em todo o lado, porem a minha solução é , ou chego mais cedo, ou nesses dias que penso haver enchente, se não posso ir cedo vou para praias que sei estarem mais descampadas. ;)

Porque, muito sinceramente, se quero da pesca, calma, tranquilidade e relax, não irá ser nos dias de "discoteca" .

Discotecas de pesca - Termo meu, montes de luzes em todas a direcções e dificuldade em encontrar um espaço.

(de facto os holofotes noturnos estão  em franca expansão, penso que quem não aprendeu a pescar com a velha guarda não conhece essa informação, no meu caso foi das primeiras coisas que me ensinaram )

Cumps.

Offline rui salmonete

• Marlin
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
« Responder #6 em: 20:34 Sexta, 03 de Março de 2017 »
Eu chamos-lhe arvores de Natal, estão sempre iluminadas, o pior e' que não sabem so' usar as lanternas para Iscar e se necessário desatar algum no'.
Isto tudo virados para terra, se possível.
Tal e qual como os condutores de fim de semana.
Eu nesses dias também vou para Pesqueiros que sei estão sempre bem mais desertos.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 20:42 Sexta, 03 de Março de 2017 »
É chato mas difícil de opor na questão da ocupação das praias.
Quanto às lanternas não deve ser de propósito mas incomoda claro.  Mas o peixe não vai ser mais nem menos por esse motivo.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline johnteixeira

« Responder #8 em: 20:51 Sexta, 03 de Março de 2017 »
Mas o peixe não vai ser mais nem menos po

Mais ou menos não será , mas quando estas a pescar perto ( mesmo a beira) em praias profundas em busca do robalo, não convém ir lançar com a lanterna ligada desde o momento da iscada até a colocação da cana.

E de facto existe ai gente que tem lanternas que mais parecem autênticos faróis de carro, parece que competem para ver quem tem a lanterna mais potente.

Cumps ;)

Offline joseferreira77

« Responder #9 em: 23:53 Sexta, 03 de Março de 2017 »
Opah é tramado. Etiqueta e civismo.  Vai ser complicado, mas vais ter que arranjar maneira de transmitir a coisa aos gajos. 

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #10 em: 14:59 Terça, 07 de Março de 2017 »

:aplau: :aplau: :aplau:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

* Tópicos Recentes

Passador fuji lowrider por buldog [Hoje às 19:14]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]