collapse

Autor Tópico: Mais uma grade.  (Lida 1322 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Mais uma grade.
« em: 21:36 Segunda, 06 de Fevereiro de 2017 »
Hoje fui mais uma vez passar três horas para gastar umas lindas petingas ao cair da noite.
Estava bom para pescar, mas ate' agora estas ferias foram cheias de grades.
Amanha vou outra vez, vamos a ver ate' quando estas grades vai persistir.
Um abraco a todos.
Rui.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Mais uma grade.
« Responder #1 em: 09:55 Terça, 07 de Fevereiro de 2017 »
A grade faz parte da pesca  ;D ;D por vezes é uma atraz da outra  :-\ :-\
"born to fish forced to work"
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Mais uma grade.
« Responder #2 em: 10:31 Terça, 07 de Fevereiro de 2017 »
Quantas vezes eu estou o triplo desse tempo e trago grade na mesma... é mesmo assim...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Mais uma grade.
« Responder #3 em: 11:03 Terça, 07 de Fevereiro de 2017 »
Bom dia pescadores,

Ás vezes tento perceber num teclado onde se deram essaa grades e em que condições de mar..Por vezes deviam dizer grade mas a data da ocurrencia, o dia da pesca.Porque ao analisar julgo que foi pescar nestes dias e nestas semanas com vagas de 9 metros periodos de vaga de 18 e que matam gente...
O peixe nestas condições afunda la muito fora nao abeira e se estao a pescar em barras ou barrinhas com estas aguas doces a montante...só se for para pescar umas enguias gordas com sardinha..
É  tempo de nao se ir ao mar.Temos de aceitar essa influencia nas nossas vidas de pescadores.
Grades existirão sempre,porque senao acabava-se o mistério da pesca. Deixava de ser pesca para ser rotina e rotina mata e cansa.
Ensinei muitos pescadores a evoluirem.Uns evoluiram para o mal e outros para o bem.
Passavam meses sem tirar um peixe ,um robalo de jeito e eu perguntava -lhes qual a analise que faziam do mar para irem pescar naquele momento a viverem a 100/150 kms da linha de agua....Era ao calha...o vicio era enorme e era ao calha....Uma vez perguntei a um deles...olhe estamos a ver esta praia ....esta sol , temos duas horas de agua a encher ....neste ponto de agua aonde sairão os robalos de noite????Em que ponto da praia..??? ....Não me soube responder...pescava assim ha anos....
Outras vezes vinham de varias partes do País e entusiasmados ja iam lançar. ..E eu perguntei...o que vai fazer???Pescar!!! Olhe sente-se aqui....está a ver aquele pescador ali em cima da pedra com a linha na agua ha tres horas???
-Sim!! Está a pescar!! -A pescar o quê? ??Agua...
Já o viu tirar algum peixe????-Não. ...
Entao ouça -me primeiro ,escute o mar,ponha as maos na água e diga se sente frio ,verifique a hora e a luz solar.Verifique se temos hoje lua nova e se é marés mortas.Olhe la para os cabeços la fora se estao babados de espuma.
Verifique se as suas botas afindam na areia da linha de agua...veja o período de vaga...veja a que horas pára o vento de noite....Que isco tem???Sardinha congelada.....Vá buscar ameijoa fresca da nossa ou navalha.Vamos apanhar bicha teagem de noite....tenho serrim de pinho do bom seco ao sol sem cheiros...
Que mês estamos??? Setembro...venha comigo e vamos à lota ver se os troles(linhas extensas iscadas com pilado) trouxeram robalos da beirada.....
Aqui ja nao existe petinga ,acabou....era mais facil deteta-los.....agora só la para o sul...Aqui está no Norte dificil para qualquer pescador...
Se eu vivesse onde você vive...eu dizia-lhe as grades.....
..
Abraço
Antonio Simões
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marco M, JoaoSantos, kalvas, Carlos_Jacinto

Offline pantao

Re: Mais uma grade.
« Responder #4 em: 11:59 Terça, 07 de Fevereiro de 2017 »
A pesca é isto mesmo, nada é certo e não vais encontrar nenhuma explicação lógica no teclado, nem em lado nenhum.
O que é certo hoje amanha já não é.
Eu pessoalmente e sendo do norte gosto do mar assim mexido, temos que adaptar a pesca as condições, com estas condições baixa mar e um buraco é certo que o peixe esta lá, temos é que adaptar o material, iscas e ter sorte
 

Offline joseferreira77

Re: Mais uma grade.
« Responder #5 em: 12:09 Terça, 07 de Fevereiro de 2017 »
pois é o teclado não responde às perguntas.  eu por vezes vou ao mar pescar mais para olhar para lá e estar na minha do que pescar. como o seu velhote a pescar água! claro que não vivo a 150kms e tenho a costa do guincho e a boca norte do tejo aqui perto.

mas fico curioso sobre o que será de esperar por ali na ericeira de onde veio o post, e agora que o mar andou por lá a remexer aquilo com força. o peixe volta ou foi para outro lado passar o inverno? será que fogem para dentro dos estuários mais rapidamente ou ficam por fora a comer em abundância tudo o que para lá fugiu?

gosto da ideia de ver o que as traineiras andaram a fazer, infelizmente não tenho muitos pescadores ou lota neste troço de costa.  mas bem esgalhada éssa ideia.

 

Offline N Moreira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 218
  • Agradecido: 14 vezes
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Mais uma grade.
« Responder #6 em: 16:33 Terça, 07 de Fevereiro de 2017 »
boas  :)

atsimoes peço desculpa mas o amigo é um teórico.

a pesca só é pesca, não só porque nos dá prazer pescar no ato de apanhar peixe, como também nos faz varias vezes a surpresa de não nos dar nada.

e considero que uma parte sem a outra a pesca não teria o mesmo gosto e significado para todos os pescadores.

aquilo que realmente dou de conselho ao amigo pescador rui salmonete, é que encare as coisas pela positiva, que sim que se questione se está a fazer alguma coisa errada quanto ao tipo de pesca local e hora;

mas o essencial será:

" pensar que a cada grade que tem na pesca, diminui a probabilidade de ter outra no dia a seguir"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pantao, NunoC, A_G_A

Online rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Mais uma grade.
« Responder #7 em: 17:17 Terça, 07 de Fevereiro de 2017 »
Obrigado pelas mensagens.
Ja' estava a ficar preocupado com a pesca a virar uma ciência exacta.
Hoje por teimosia fui exactamente para o mesmo local, o mesmo isco, a mare' estava com a mesma altura de agua e a subir.
Diferencas so' no horario, hoje fui de manha bem cedo e ontem fui ja' tarde quase de noite, e no isco que assim esteve congelado mais um dia, mas também ontem ja' era congelado.
Hoje nao se pode chamar exactamente Grade, pois apanhei um Robalote com 950 Gramas, com bastante batata ja' da' uma refeição para mim e para a patroa.
Desculpem nao ter tirado fotografia do bicho, mas como o tamanho não e' nada do outro mundo, amanha de manha vou tentar apanhar outro maior, e se vier outra Grade como ontem, a ciência que o explique, que eu vou para me distrair a ver o mar.
Ja' agora para informação não vivo a 150km do mar mas sim a 150 Metros.
Nao reparei se as botas afundam na areia, também nunca o fiz.
Pesco por prazer, muitos anos com muitos peixes apanhados tanto no Surf como na embarcada.
Nao me considero um sábio na matéria, mas de certeza que se fosse tudo so' pela teoria, não existiam metade dos pescadores, e os que existissem não teriam prazer em o fazer.
Um abraco a todos e muitas e boas pescarias e' o que lhes desejo.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Mais uma grade.
« Responder #8 em: 20:31 Terça, 07 de Fevereiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado pelas mensagens.
Ja' estava a ficar preocupado com a pesca a virar uma ciência exacta.
Hoje por teimosia fui exactamente para o mesmo local, o mesmo isco, a mare' estava com a mesma altura de agua e a subir.
Diferencas so' no horario, hoje fui de manha bem cedo e ontem fui ja' tarde quase de noite, e no isco que assim esteve congelado mais um dia, mas também ontem ja' era congelado.
Hoje nao se pode chamar exactamente Grade, pois apanhei um Robalote com 950 Gramas, com bastante batata ja' da' uma refeição para mim e para a patroa.
Desculpem nao ter tirado fotografia do bicho, mas como o tamanho não e' nada do outro mundo, amanha de manha vou tentar apanhar outro maior, e se vier outra Grade como ontem, a ciência que o explique, que eu vou para me distrair a ver o mar.
Ja' agora para informação não vivo a 150km do mar mas sim a 150 Metros.
Nao reparei se as botas afundam na areia, também nunca o fiz.
Pesco por prazer, muitos anos com muitos peixes apanhados tanto no Surf como na embarcada.
Nao me considero um sábio na matéria, mas de certeza que se fosse tudo so' pela teoria, não existiam metade dos pescadores, e os que existissem não teriam prazer em o fazer.
Um abraco a todos e muitas e boas pescarias e' o que lhes desejo.



Amigo Rui , se puder dar um salto a foz do lisandro , é uma praia em que por vezes há boas surpresas.

Antes do temporal andavam lá umas bailas de bom tamanho , desconheço como estará o pesqueiro actualmente , o temporal pode ter estragado os pesqueiros de luxo que por lá haviam.

Eu conto lá dar um salto no domingo, se o tempo permitir.

Um abraço e votos de muitas escamas
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Online rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Mais uma grade.
« Responder #9 em: 21:27 Terça, 07 de Fevereiro de 2017 »
Boas amigo Trindade.
Foi exactamente na Foz do Lizandro que eu fui.
Quando pesco ao Robalo vou sempre ou para la' ou para a praia de Sao Juliao.
Amanha de manha la' estarei outra vez.
Com grade ou sem grade o que importa e' o tempo que posso la' estar so' para mim.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Mais uma grade.
« Responder #10 em: 11:26 Sexta, 10 de Fevereiro de 2017 »
Um dia da pesca outro do pescador :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por ffgsoares [15:29 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [12:39 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]