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Autor Tópico: Ajuda - lubrificação do material  (Lida 5491 vezes)

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Offline johnteixeira

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #15 em: 21:38 Domingo, 29 de Janeiro de 2017 »
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Eu também utilizo spray de silicone... (3 em 1) para lubrificar ... :D

Mas tenho uma cana em que me estão a aparecer pontos de ferrugem debaixo do verniz e do fio de catrafiar... disseram-me que  experimenta-se vaselina liquida... podia ser que tira-se ... e também lubrifica!...

Aqui está o problema que falo: (passadores Fuji Inox e cana com menos de um ano...)

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Que cana é?
 

Offline ze carlos

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #16 em: 23:46 Domingo, 29 de Janeiro de 2017 »
esse fio de catrafiar é nilon ou é algum fio com liga metálica?

arranja um iman e coloca nessa parte se agarrar é porque contem malha de  ferro e nesse caso o melhor é tirares esse fio ou deixares que parta por ele

podes tentar passar com sonasol puro com um pano,mas corres o risco que o sonasol faça saltar o verniz da cana nessa zona
Abraço
 

Offline Rodolfo Rocha

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #17 em: 00:25 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Boas ,

Eu lavo as linhas só com agua doce.
Passadores meto um desoxidante durante 1minutos e lavo a cana com fairy, com a ajuda duma trincha para as zonas mais difíceis dos passadores e porta carreto e o resto com aquelas esponjas macias, prefiro sentir 0 gorguras .
Carreto lavo com um pano e alcool para tirar o badum todo , e utilizo um lubrificante da marca que trabalho para colocar na manivela , por vezes no fundo das bobines  pois está la um rolamento escondido que ajuda muito quando afinado para as linhas finas . O veio apenas limpo com um pano e o lubrificante , nao coloco as carradas pois o lubrificante e a massa do interior do carreto nao sao amigos .
« Última modificação: 00:29 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 por Rodolfo Rocha »
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline pantao

Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #18 em: 12:20 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Wd40 é o "oleo/lubrificante" mais vendido no mundo, mas até ser um lubrificante ainda falta mt, ninguém atesta o motor de um carro com wd40. Como foi dito para desapertar e dar uma lubrificação fraca temporária é bom.
O melhor anticorrosivo é a vaselina liquida, por o seguinte motivo, esta é condutora da corrente eléctrica.
A corrosão dos metais nada mais é do que a deslocação de iões, imaginem uma pilha, basicamente é o mesmo.
Este facto é agravado com o uso de metais diferentes. Nos barcos se misturarmos inox com alumínio, este dura poucos meses. Carretos, corpos em alumínio/rolamentos inox/rodas de corroa bronze, etc.
Com o uso de vaselina, fica tudo com o mesmo potencial elétrico, não existindo o efeito acima referido.(Razão porque se usa vaselina nos terminais das baterias).
Eu dentro dos carretos so massa em spray da kuber, ainda não encontrei nada melhor.
Rolamento anti reverso, oleo de maquina de costura.
O resto uma borrifadela com vaselina e de seguida passo um pano. 1 ou 2x por ano :-)
 

Offline Afons0

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #19 em: 12:34 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Ok, era a ideia que tinha... mas queria saber se alguém era da mesma opinião que eu!  >:D

A passagem de iões de um metal para outro é a corrosão galvânica (ocorre quando existe contacto entre um eletrólito corrosivo e dois metais. Este tipo de corrosão aumenta no material menos nobre (o ânodo), e diminui no material mais nobre (o cátodo).)

Pantão, uma questão!!!
Qual a vaselina que costuma utilizar? A das drogarias ou a das farmácias? ou é indiferente?...
Afonso
 

Offline duas

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #20 em: 12:49 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Eu antes de tentar disfarçar esse problema ia à loja mostrar.

Esse passador é Fuji, ou seja, é inox da melhor qualidade e não deveria oxidar assim. E também parece que o epoxi sobre o enrolamento não existe (o chinoca teve que se coçar e não teve tempo ;) ).

Para mim isso é um defeito de fabrico logo está coberto pela garantia.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
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Offline Afons0

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #21 em: 12:56 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Eu também acho... mas não me acredito que a marca se chegue à frente!... ou vai demorar uma eternidade...  :(

Mas não é chinoca!  >:D mas tem os olhos em bico  ;D ... é coreana!

Aqui vai outra foto:

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Afonso
 

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #22 em: 13:03 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
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Eu também acho... mas não me acredito que a marca se chegue à frente!... ou vai demorar uma eternidade...  :(

Mas não é chinoca!  >:D mas tem os olhos em bico  ;D ... é coreana!

Aqui vai outra foto:

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A marca é coreana mas a fábrica deve ser na china (até os iphones vêm da china).

Essa foto é outro exemplo de falta de epoxi sobre o enrolamento.

Eu tentava que a marca se chegasse à frente. Caso contrário mandava repor os passadores como deve de ser.
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Offline Rauven

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #23 em: 13:13 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Eu fiquei espentado com o uso do WD40, porque este assunto já foi falado aqui, e a maioria concorda que o uso do mesmo para a manutenção do nosso material de pesca não é o mais adequado a não ser como já foi dito, se for para aquela MANUTENÇÂO mais a fundo.
Ora vejamos,o WD40 é composto na sua maioria por destilados de petróleo e todos nós sabemos o que faz o petróleo certo?
Limpa e seca ou seja, remove as gorduras deixando as peças limpas, eu uso petróleo quando faço uma manutenção a fundo, para remover massas e oleós para depois aplicar novas massas e óleos, também podia usar o WD40 mas uma garrafa de petróleo é mais barata!!

Algumas transcrições da pagina oficial do WD40,

"WD-40® Produto Multiuso é óleo?
WD-40® Produto Multiusos não se classifica como óleo. Na realidade, WD-40® Produto Multiusos, é uma mistura de concentrados químicos complexos diluídos de alta qualidade. Não contém silicones ou lanolinas de qualquer espécie. É mais fino do que a água e penetra na peça, não deixando a mesma com aspecto de gordura como os óleos comuns."

"WD-40® Produto Multiusos lava a peça e tira a lubrificação?
WD-40® Produto Multiusos é um lubrificante para mecanismos de baixo atrito, como dobradiças, fechaduras, portões, etc. Em mecanismos de alto atrito (que pedem lubrificação pesada, como massa), WD-40 derrete a massa ou produtos “gordurosos”, limpando assim, a peça. Portanto, neste caso, utilize somente com a finalidade de limpeza e em seguida reaplique o lubrificante para alto atrito de sua preferência."

No caso do rodizio, se lá tivermos um rolamento e aplicarmos WD40, dá para perceber o que acontece, o rolamento seca e não é isso que queremos, os rolamentos têm massa lá dentro por alguma razão e isto é assim para tudo.
Para mim não há nada como lavar com água e se for para lubrificar, o óleo fino é o melhor, tanto no rodizio como no veio etc, mas apenas uma ou duas gotas, se for a mais o óleo vai misturar-se com as massas existentes no carreto e as propriedades e função das mesmas vão deixar de existir.

Um abraço


 

Offline Rodolfo Rocha

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #24 em: 13:17 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
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Eu também utilizo spray de silicone... (3 em 1) para lubrificar ... :D

Mas tenho uma cana em que me estão a aparecer pontos de ferrugem debaixo do verniz e do fio de catrafiar... disseram-me que  experimenta-se vaselina liquida... podia ser que tira-se ... e também lubrifica!...

Aqui está o problema que falo: (passadores Fuji Inox e cana com menos de um ano...)

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Boas,

Eu já reparei nisso também numa das minhas canas que por acaso está parada , e o problema é essa linha metálica que aperta o passador antes de levar a cola be-componente, e para enferrujar é porque a cola já não esta a vedar bem e está a apanhar oxigenio e/ou agua mesmo que não pareça a olho nu . 
O material de que é feito os fuji no máximo ganha um verdete quando o pessoal não cuida do material mas isso sai sem problemas, já a ferrugem depois de agarrar no passador só tirando ele, colocar a parte que esta tingida de ferrugem com desoxidante até desaparecer.
Neste momento substituo essa linha metálica por multifilar , assim nunca ganha nada de ferrugem e não deixa de ser resistente.
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #25 em: 13:21 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
Cada vez que se repõem passadores não se está a fragilizar o carbono?...  :o

Se pedir para reporem os passadores sou eu que estou a entrar com ...  :(
Afonso
 

Offline duas

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #26 em: 13:31 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
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Cada vez que se repõem passadores não se está a fragilizar o carbono?...  :o

Não.

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Se pedir para reporem os passadores sou eu que estou a entrar com ...  :(

Uns euritos.
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Offline Afons0

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #27 em: 13:35 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
 Caso a solução seja essa, onde me aconselham colocar?...
Afonso
 

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #28 em: 13:36 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
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Neste momento substituo essa linha metálica por multifilar

Epá, és capaz de ter razão... se aquela linha de cor metálica tiver algum metal na sua composição pode fazer electrólise com o metal do passador e provocar uma oxidação precoce.

Já aprendi mais uma coisa. Evitar comprar canas com os enrolamentos de cor metálica. ;)
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Offline duas

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Re: Ajuda - lubrificação do material
« Responder #29 em: 13:44 Segunda, 30 de Janeiro de 2017 »
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Caso a solução seja essa, onde me aconselham colocar?...

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Fica num mercado em Mem Martins. Além de talho e frutaria, tem uma loja de pesca e faz bom trabalho em canas no local. Se tiveres tempo até vês ele a fazer. ;)
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

 

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