collapse

Autor Tópico: Vega Hellion ou Tubertini Metal F1  (Lida 7752 vezes)

Offline carvalho

• Corvina
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:18 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Vega Hellion ou Tubertini Metal F1
« em: 16:48 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
Boas,
Tenho a hipótese de comprar estas canas em 2ª mão e preços aproximados, estou inclinado para a Tubertini, mas gostaria de ouvir opiniões. Ambas são de 4,20mts.
Obrigado
"Pescar não é ter paciência; ter paciência é a espera entre uma pescaria e outra"
Carvalho

Offline LuisMoreno

• Robalo
  • Competition is the dream
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:58 Sexta, 03 de Janeiro de 2014
Re: Vega Hellion ou Tubertini Metal F1
« Responder #1 em: 18:11 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
bem hellion com low rider, nao gostava muito, pelo qual adquiri uma com fuki kw , manga retratil e um punho para efetuar maior lançamento e digo que adoro a cana !
Competition is the dream

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 18:21 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
e canas totalmente opostas
a f1 é uma cana com um hibrido muito macio, apesar de aguentar muito.
a Hellion tem uma bela vara, uma cana para chumbadas mais pesadas, muito mais rija em comparaçao a f1.

depende muito do que queres numa cana, para que tipo de pesca vais usar
o que gostas numa cana.....

Offline LuisMoreno

• Robalo
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 18:25 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
ricardo, podes dizer que é mais rija que a F1 , mas talvez seja a F1 muito macia e não a helliion rija, eu tenho uma de 4,20 e foi a melhor cana que me passou pelas mãos ... simplesmento adoro-a grandes lançamento marca muito bem o peixe , é leve 495 gramas... muito porreira mesmo !
Competition is the dream

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 18:27 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
eu acho que tambem depende do tempo de uso e das pescas feitas... a hellion já saiu de venda há um tempo, a f1 ainda se encontra à venda... os componentes das canas são semelhantes?
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 18:33 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
nao, a f1 tem componentes fuji
a hellion tem componentes fraquitos
em falo rija em relaçao a F1
A Hellion e ja foi dito aqui montes de vezes é uma bela vara mal equipada, mas lança que é uma maravilha, marca, aguenta chumbo, vai para todo o lado.
mas esta descontinuada, se precisares de algo para ela nao será facil.

Offline LuisMoreno

• Robalo
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 18:38 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
a minha esta muito bem equipada, está um canão :D
Competition is the dream

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 18:45 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
Já tive uma pancada grande pela Hellion. Nunca a tive nem testei. Já a F1 tenho um conhecimento mais razoável, já lancei com ela. Em termos de passadores não há comparação e em virtude do mar manso que temos eu optaria pela F1
Nelson Peres

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 18:55 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
e olha que mesmo em mares fortes Nelson, tenho usado aqui no norte, e o mar aqui no pouco que tem dado para pescar sao mares de 3 metros ou quase, e tem-se porta-do lindamente a cana, tenho estado muito surpreso com o comportamento dela aqui.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já tive uma pancada grande pela Hellion. Nunca a tive nem testei. Já a F1 tenho um conhecimento mais razoável, já lancei com ela. Em termos de passadores não há comparação e em virtude do mar manso que temos eu optaria pela F1

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 18:55 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
podemos saber os preços das usadas? Nova a f1 custa uns 150€... e quanto custaria colocar uns passadores fuji bons na hellion?

Como diz o Nelson, o mar algarvio pede mais uma f1...
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 19:06 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
A hellion a comprar nova, na altura, e a meter Fuji ficaria mais cara que a F1
Nelson Peres

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 19:28 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
A hellion a comprar nova, na altura, e a meter Fuji ficaria mais cara que a F1

pois... neste momento tudo depende do preço das usadas....

Offline LuisMoreno

• Robalo
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 19:46 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
podemos saber os preços das usadas? Nova a f1 custa uns 150€... e quanto custaria colocar uns passadores fuji bons na hellion?

Como diz o Nelson, o mar algarvio pede mais uma f1...

foi investido na minha hellion de 4,2 uns kw fuji , manga retratil e punho, a birncadeira ficou na casas dos120 130 euros mas valeu bem a pena , maquina mesmo
Competition is the dream

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 20:08 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
Eu não sou dos fãs da F1. É uma cana interessante, mas nunca me encantou, talvez por pescar um pouco mais pesado que acho que ela rende.
A Hellion é uma cana fantástica para o preço que custava. Não tem passadores de alta qualidade, mas não os acho assim tão maus. São passadores que requerem cuidado. No entanto a escolha deve ser tida com base nas necessidades pessoais, e claro nas gramagens que vais usar mais.
Além disso depende do preço que te pedem.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline carvalho

• Corvina
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 22:11 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
Eu não sou dos fãs da F1. É uma cana interessante, mas nunca me encantou, talvez por pescar um pouco mais pesado que acho que ela rende.
A Hellion é uma cana fantástica para o preço que custava. Não tem passadores de alta qualidade, mas não os acho assim tão maus. São passadores que requerem cuidado. No entanto a escolha deve ser tida com base nas necessidades pessoais, e claro nas gramagens que vais usar mais.
Além disso depende do preço que te pedem.
Ainda vou tentar negociar mais um pouco, mas pedem-me cerca de €100 por cada uma. Eu faço 2 pescas distintas, uma na barra de Tavira, onde costumo utilizar chumbadas entre as 120g e 180g, dependendo da corrente, e na costa entre 120g e 150g, e aqui é que tentarei tirar mais partido de uma cana destas nos lançamentos.
Até comprava as 2 mas o €€€ escasseiam...
"Pescar não é ter paciência; ter paciência é a espera entre uma pescaria e outra"
Carvalho

Offline carvalho

• Corvina
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #15 em: 22:14 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
e olha que mesmo em mares fortes Nelson, tenho usado aqui no norte, e o mar aqui no pouco que tem dado para pescar sao mares de 3 metros ou quase, e tem-se porta-do lindamente a cana, tenho estado muito surpreso com o comportamento dela aqui.

É por isso que estou mais inclinado para a F1, mas tenho ouvido falar mesmo bem da Hellion que fiquei na dúvida.
Tenho de decidir rapidamente antes que a oportunidade acabe.
Carvalho

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #16 em: 22:41 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »

A f1 não conheço de manejar mas, a Hellion, pesco com uma desde 2011, é uma vara de categoria, boa lançadora, aguenta cargas bem altas, marca bem o peixe e, os passadores não sendo bons, com algum cuidado la vão durando, é a minha cana de todas as pescas, faz parceria com outra que por acaso é totalmente o contrário :join:

Terás de fazer a tua análise companheiro, que pretendes da cana, que pesca vais fazer mais assiduamente e tal...

Boas pescas :fixe:

Offline malena

• Robalo
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 22:54 Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 »
Eu já tive a F1 e não gostei para a pesca que faço; demasiado macia para os pesos que uso. Se for para usar até as 120grs é boa, acima disso não é a sua praia.
A hellion é precisamente o contrario: abaixo das 140grs nem arma. Agora em termos de vara é mesmo muito boa estando ao nivel de cana bem mais caras, pena os componentes.

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #18 em: 00:41 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
eu realmente nao acho que a F1 tenha medo de peso, até pelo contrario, lanço 150 grs com ela e bem, e lanço nao atiro para a frente.  e ela arma e de que maneira. Nao experimentei muito mais porque nao pesco com mais peso do que 160 grs em piramide.
Mas 150 grs, lança que é uma maravilha.
Contudo sim, a hellion é mais forte

Eu já tive a F1 e não gostei para a pesca que faço; demasiado macia para os pesos que uso. Se for para usar até as 120grs é boa, acima disso não é a sua praia.
A hellion é precisamente o contrario: abaixo das 140grs nem arma. Agora em termos de vara é mesmo muito boa estando ao nivel de cana bem mais caras, pena os componentes.

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #19 em: 00:54 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
já tive uma f1 metal surf, julgo que é a que está em causa, para mim peso é até 140 +-, tenho uma helion mas de 4,5 e trabalha bem com 160, mais não sei porque nem uso.

pelas chumbadas que dizes que usas compra a helion, embora eu goste mesmo das tubertini, e essa é uma cana bem dócil e leve muito agradável de usar.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline malena

• Robalo
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #20 em: 01:33 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
eu realmente nao acho que a F1 tenha medo de peso, até pelo contrario, lanço 150 grs com ela e bem, e lanço nao atiro para a frente.  e ela arma e de que maneira. Nao experimentei muito mais porque nao pesco com mais peso do que 160 grs em piramide.
Mas 150 grs, lança que é uma maravilha.
Contudo sim, a hellion é mais forte

A gramagem que uma cana aguenta a lançar é uma coisa outra será onde tem um comportamento mais adequado às suas carateristicas. Por ex: eu tenho além de hellions e muito mais canas, Tournament Caster 33 tubulares e hibridas da Daiwa. São canas que, e principalmente, as tubulares não lançam abaixo dos 140grs. É logico que se colocar-mos uma chumabada de 120 ela também lança mas não é o mais adequado às suas carateristicas.
Por outro lado, as F1 Metal, que penso ser do modelo que se fala, acima das 140grs é para esquecer, sendo 120+- o ideal.
Agora todas estas considerações depende de cada um, de como se lança e por ai fora.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 07:41 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
Não compreendo a razão de usares chumbo tão pesado aqui no Algarve ??? ??? Eu tambem pesco á entrada da barra, no rio onde a corrente é por vezes enorme e não tenho necessidade desses chumbos. Raramente vou as 140gr. Tu não usarás sempre o mesmo modelo de chumbada ?! Penso que talvez passará por aí senão vais ter que optar mesmo pela Hellion.
Nelson Peres

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 10:07 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
Não compreendo a razão de usares chumbo tão pesado aqui no Algarve ??? ??? Eu tambem pesco á entrada da barra, no rio onde a corrente é por vezes enorme e não tenho necessidade desses chumbos. Raramente vou as 140gr. Tu não usarás sempre o mesmo modelo de chumbada ?! Penso que talvez passará por aí senão vais ter que optar mesmo pela Hellion.

Havia pessoal a pescar ás corvinas no Tejo com 200grs e havia outros a pescar com 120grs, isto ao fundo, no mesmo dia e no mesmo local eheheheh
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline Nuno Carvalho

• Marlin
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #23 em: 13:00 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
A Tubertini F1 apenas conheço de ouvir falar/ler dela em alguns tópicos (cana bem equipada, macia, para gramagens 120 a 140).

A Vega Hellion conheço bem, pois tenho uma de 5 metros, e pesco com ela há 2 anos quando o mar assim exige.
É uma cana de categoria superior, com carbono de qualidade (C5), boa lançadora e que aguenta cargas altas, e que marca bem o peixe
O único aspeto menos bom da cana são de facto os passadores, que não sendo FUJI, é preciso algum cuidado na sua manutenção, e com isso vão durando até serem substituidos.
É a cana que me acompanha quando o mar está bruto (e na costa oeste isso é quase sempre), e que carrega bem 140 a 160 gramas.

No entanto, e por mais opiniões que vais tendo sobre os modelos indicados, acho que tens tu que fazer a análise e adequar o que pretendes da cana em função da pesca que vais fazer mais.

Cumprimentos

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #24 em: 14:00 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
isso da helion marcar o peixe é mais ou menos, muita gente refere isso, mas eu nem concordo.
Se for um peixe grande marca, mas qualquer uma faz isso, agora aqueles sarrabecos pequenos já é diferente, a F1 é muito superior nesse aspecto e tenho lá outra que ainda é mais.

Offline FRAPE

• Marlin
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #25 em: 14:10 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
 O carbono C5 da vega, não é grande coisa , é um carbono normalíssimo, o nanocarbono das potenzas , pra ai está bem, não é por acaso, que partiram para aí helións que se fartou, a mim calharam me duas, em 4,20 e 4,50.

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #26 em: 14:32 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
Francisco é verdade que partiram. Mas a quantos anos a Vega não tinha uma cana, com o numero de vendas da Hellion e com um grau de satisfação tão alto, como se pode constatar no geral.
Como sabes sou exigente e praticamente so compro material de gama média a alta e alta, mas a Hellion seria uma das poucas canas que eu seria capaz de comprar nestas gamas. Porque a achei nas vezes que a utilizei magnífica para o preço e dum equilibrio fantástico para uma vara de 145/120 euros ( 4.50 e 4.20 mt.).
O ratio de canas partidas para o numero de vendas é aceitável a meu ver, podia ser melhor, mas... Quem vende 300, tem que partir mais do que quem vende 30. É lógico.
E se eu dissesse o numero de varas de gamas altas que tenho conhecimentos que partiram, ficavam assustados.
Existe hoje em dia uma percentagem crescente de canas partidas, em quase todas as modalidades, por motivos distintos, mas óbivos.
estas duas varas tem qualidade, a hellion para mim é mais polivalente, a F1 apenas acho que marca bem e é dócil, mas não me encantou como referi.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Nuno Carvalho

• Marlin
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #27 em: 14:34 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
O carbono C5 da vega, não é grande coisa , é um carbono normalíssimo, o nanocarbono das potenzas , pra ai está bem, não é por acaso, que partiram para aí helións que se fartou, a mim calharam me duas, em 4,20 e 4,50.

Conseguiu partir 2 canas Vega Hellion?

e podemos saber em que elemento das canas isso aconteceu?

Online luis guerreiro

• Robalo
    • Atalaia - Montijo
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:11 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #28 em: 16:08 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »

Viva amigo Frape,

A que me passas-te em 2ªmão, também acabou por partir na zona do passador que tinha sido substituído...  :(

Abraço

Offline FRAPE

• Marlin
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #29 em: 18:25 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
Eu sempre gostei destas canas, pois como referi, pesquei muito tempo com 2 de 450 e uma de 420. As minhas
partiram na ponteira, mas na altura não as troquei por terem partido, aliás, gostava bastante de pescar com elas
pois para chumbos maiores, eram uma categoria. e sei de muita boa gente, que as tiveram e partiram. Por caricato que parece, uma vez confrontei um vendedor do Barreiro, se não tinham as helións á venda,disse- lhe, que a cana vendia bastante, eu próprio já tinha comprado 3. fiquei um pouco indignado na altura, a resposta do homem para mim:" Há
é daquelas que costumam partir muito". Eu fiquei a olhar para ele, pois ainda não tinha partido nenhuma  até aquela altura. Acabei mais tarde de vender, passei para as potenzas.

Offline carvalho

• Corvina
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #30 em: 19:44 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »

Não sei se já pescaste em Tavira, mas a barra é pequena e passa lá muita água, há malta que nem com 200gr consegue pescar. Ja tenho tentado vários chumbos, mas quando as marés são grandes não vale a pena.
Carvalho

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #31 em: 20:00 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »

Não sei se já pescaste em Tavira, mas a barra é pequena e passa lá muita água, há malta que nem com 200gr consegue pescar. Ja tenho tentado vários chumbos, mas quando as marés são grandes não vale a pena.
Acredito que sim... Se tens essa necessidade está escolhida a cana. Esta melhor preparada para o que tu queres. :fixe:
Nelson Peres

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #32 em: 21:20 Quinta, 13 de Fevereiro de 2014 »
ja experimentas te piramedes quadradas ?
ja pesquei ai varias vezes e nunca tive problemas, posso ter apanhado dias bons.
onde sentia mais dificuldades era na entrada da deserta, quando corria la , corria e nao era pouco

Offline carvalho

• Corvina
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #33 em: 00:28 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014 »
ja pesquei ai varias vezes e nunca tive problemas, posso ter apanhado dias bons.
onde sentia mais dificuldades era na entrada da deserta, quando corria la , corria e nao era pouco
Já, até as de "aranha" e não funciona. É conforme as marés.
Carvalho

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #34 em: 01:35 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014 »

ás vezes as de pera funcionam melhor...

Offline carvalho

• Corvina
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #35 em: 23:32 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 »

ás vezes as de pera funcionam melhor...

Por acaso ainda não experimentei, na próxima faço o teste...
Carvalho

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]