collapse

Autor Tópico: Pesca em Setubal  (Lida 8086 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Pesca em Setubal
« em: 10:14 Quarta, 25 de Janeiro de 2017 »
Bom dia amigos, obrigado aos que me deram as boas vinda e a todos os que me puderem ajudar. Conforme disse na minha apresentação, gostaria se possível ajuda para esclarecer dúvidas desta actividade.
1- Ainda não consegui a resposta, para saber se saindo de Setúbal, numa embarcação Classe 5 (que pode navegar até 3 milhas de um porto de abrigo) indo para norte, se eu posso ir até Sesimbra, Cabo Espichel, ou até onde posso ir?
E para Sul, para o lado da costa de Troia/mar, até onde posso ir?

2 - Se eu quando estiver à pesca me apetecer dar um mergulho, posso fazê-lo, ou tenho condicionantes?

3 - Gostaria de me iniciar na pesca ao choco, que nunca fiz, poderiam dar-me algumas dicas, como fazê-lo, onde sempre na zona de Setúbal, e em que épocas?

Desde já o meu obrigado, depois porei outras dúvidas, e no que eu puder ajudar, disponham.

Abraços
João Belo

João Belo
 

Offline foquinha

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 18 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:59 Segunda, 25 de Janeiro de 2016
Re: Pesca em Setubal
« Responder #1 em: 10:45 Quarta, 25 de Janeiro de 2017 »
Sobre a época do choco já começou...
o restante não posso ajudar
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline Jppinto

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 134
  • Agradecido: 19 vezes
    • Setúbal, Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:31 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em Setubal
« Responder #2 em: 17:58 Quarta, 25 de Janeiro de 2017 »
Boas João,

Também sou de Setúbal, e também tenho um barco em classe 5. Vou tentar, dentro dos meus conhecimentos, responder ás tuas questões:

1) para Norte, não consegues ir até Sesimbra, em classe 5, excepto num período de Maio a Setembro, não tenho a certeza ao certo das datas, em que o Portinho da Arrábida abre como porto de abrigo, logo, a distância da saída do porto de Setúbal até Sesimbra, nunca ficas a mais do que 3 milhas de um porto de abrigo. Para sul, podes ir até ao depósito de água dos árabes.

2) quando estás á pesca, não podes dar um mergulho! Se estás á pesca, significa que estás a mais do que 300m da costa, só a essa distância é que podes fundear, logo só podes banhar-te a menos de 300m da costa.

3) choco há sempre todo o ano, na "época" dele há mais, e maiores. Essa época, normalmente, é a partir de agora, até para aí abril, Maio. Já se andam a apanhar alguns, e alguns bons. Podes pescar com cana ou pesca de mão, é uma questão de gosto. Pesca de mão, fios 0,80 para cima, para não embrulharem e não cortarem as mãos. Montagem, procura que vais encontrar. Locais há muitos, nos árabes ou, dentro do rio, bóia João Farto, toda a parte do Parque Urbano, Albarquel, Comenda, Gávea. Na Tróia, naquela baía ao lado da marina, frente aos Fuzileiros, etc.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

João Pinto
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Re: Pesca em Setubal
« Responder #3 em: 08:53 Quinta, 26 de Janeiro de 2017 »
Obrigado João Pinto, em relação à data em que o Portinho da Arrábida é considerado porto de abrigo, já descobri as datas de fonte segura, é desde o último domingo de Março, e o último de Outubro. Sendo pelo que me explicou, entre estas datas poderei ir até Sesimbra, pois existe este porto de abrigo intermédio, certo? E de Sesimbra para cima, dá para ir até ao Cabo Espichel??
Como não conheço essas zonas de Setúbal que me enumera, por acaso não sabe algumas coordenadas GPS, dessas zonas que me possa facultar?
Desde já obrigado pela ajuda.
Cumps
JB
João Belo
 

Offline Jppinto

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 134
  • Agradecido: 19 vezes
    • Setúbal, Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:31 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em Setubal
« Responder #4 em: 20:42 Quinta, 26 de Janeiro de 2017 »
De Setúbal a Sesimbra são 10 milhas. Como em classe 5 pode sair 3 milhas do porto de abrigo, tendo o Portinho como porto de abrigo a "meio caminho", nunca estás a mais de 3 milhas. De Sesimbra ao Cano Espichel não sei qual a distância mas, olhando para o mapa, julgo que não fique a mais de 3 milhas.
Coordenadas GPS não tenho pois não tenho GPS no meu barco ainda.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca em Setubal
« Responder #5 em: 20:54 Quinta, 26 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
2) quando estás á pesca, não podes dar um mergulho! Se estás á pesca, significa que estás a mais do que 300m da costa, só a essa distância é que podes fundear, logo só podes banhar-te a menos de 300m da costa.
Boas,

Desconhecia esta...
Não se pode banhar a mais de 300m da Costa?
Onde se pode encontrar essa informação?
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesca em Setubal
« Responder #6 em: 23:08 Quinta, 26 de Janeiro de 2017 »
Para fazer a medição das 3 milhas do limite do porto de abrigo não deve ser usado o limite do porto de abrigo que vem na carta náutica da zona de Setúbal (neste caso)?

Para o exemplo do deposito da agua bate certo por esta linha da mais ou menos as 3 milhas até la...

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Re: Pesca em Setubal
« Responder #7 em: 09:21 Sexta, 27 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
2) quando estás á pesca, não podes dar um mergulho! Se estás á pesca, significa que estás a mais do que 300m da costa, só a essa distância é que podes fundear, logo só podes banhar-te a menos de 300m da costa.
Boas,

Desconhecia esta...
Não se pode banhar a mais de 300m da Costa?
Onde se pode encontrar essa informação?
Boas, já recebi algumas informações das entidades responsáveis, e a resposta à minha questão (Qd estiver a pescar, fundeado, se me apetecer posso ir ao banho, ou há algumas restrições? questão foi:
R: Nada obsta com a pretensão, desde que garanta a segurança de pessoas e bens. Contudo fundear, só nos locais identificados nas cartas naúticas ofíciais.
Desta fiquei esclarecido, mas surgiu-me mais uma dúvida para a qual peço ajuda...
O fundeado, não é quando lançamos o ferro, por exemplo para fazermos pesca em qualquer lado??
O Fundeado tem outro significado??
Obrigado
Abraços
JB
João Belo
 

Offline J.Belo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:30 Terça, 24 de Janeiro de 2017
Re: Pesca em Setubal
« Responder #8 em: 09:38 Sexta, 27 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
De Setúbal a Sesimbra são 10 milhas. Como em classe 5 pode sair 3 milhas do porto de abrigo, tendo o Portinho como porto de abrigo a "meio caminho", nunca estás a mais de 3 milhas. De Sesimbra ao Cano Espichel não sei qual a distância mas, olhando para o mapa, julgo que não fique a mais de 3 milhas.
Coordenadas GPS não tenho pois não tenho GPS no meu barco ainda.
Obrigado J.Pinto, tens-me ajudado bastante.
Sabes se quando lanças o ferro, em qualquer zona (0 + de 300m da costa) para pescar, é considerado fundear certo??
Esse local tem que estar assinalado na carta náutica que podes fundear lá??
Que leis tão complicadas, o que me parecia acessível, dar umas voltinhas de barco e pescar 2 ou 3 peixitos...... Torna-se difícil e só surgem dúvidas.
Obrigado
Abraço
João Belo
João Belo
 

Offline MOTS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quinta, 07 de Março de 2019
Re: Pesca em Setubal
« Responder #9 em: 12:39 Terça, 26 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas João,

Também sou de Setúbal, e também tenho um barco em classe 5. Vou tentar, dentro dos meus conhecimentos, responder ás tuas questões:

1) para Norte, não consegues ir até Sesimbra, em classe 5, excepto num período de Maio a Setembro, não tenho a certeza ao certo das datas, em que o Portinho da Arrábida abre como porto de abrigo, logo, a distância da saída do porto de Setúbal até Sesimbra, nunca ficas a mais do que 3 milhas de um porto de abrigo. Para sul, podes ir até ao depósito de água dos árabes.

2) quando estás á pesca, não podes dar um mergulho! Se estás á pesca, significa que estás a mais do que 300m da costa, só a essa distância é que podes fundear, logo só podes banhar-te a menos de 300m da costa.

3) choco há sempre todo o ano, na "época" dele há mais, e maiores. Essa época, normalmente, é a partir de agora, até para aí abril, Maio. Já se andam a apanhar alguns, e alguns bons. Podes pescar com cana ou pesca de mão, é uma questão de gosto. Pesca de mão, fios 0,80 para cima, para não embrulharem e não cortarem as mãos. Montagem, procura que vais encontrar. Locais há muitos, nos árabes ou, dentro do rio, bóia João Farto, toda a parte do Parque Urbano, Albarquel, Comenda, Gávea. Na Tróia, naquela baía ao lado da marina, frente aos Fuzileiros, etc.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

João Pinto


Boa tarde,

Com embarcação de classe 5 pode-se ir até Galapos, Praia dos Coelhos ou mesmo até ao Portinho?

E se contornarmos a Tróia dá para se ir até à praia de SolTróia?

Obrigado pela atenção
MOTS
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pesca em Setubal
« Responder #10 em: 14:48 Terça, 26 de Março de 2019 »
Quanto ao que diz respeito a embarcações não te posso ajudar, quanto ao choco...

Andam lá o ano inteiro, sendo a época forte entre Março e Junho. Canas de 1.8m a 2.40m, há quem as prefira tipo pau, eu pessoalmente gosto macia e bastante parabólica para atenuar o repuxo do choco e evitar assim rasgar. Palhacos de várias cores, sendo a grande preferência dos pescadores os yozuris e Yamashitas, mas com palhaços de outras marcas e preços seguramente que tb os apanhas. É uma pesca feita em derivas. Zona da mitrena, troia, árabes, albarquel são zonas boas.
Montagem, tens várias por onde escolher. Eu uso uma pérola furada na madre a cerca de 20/30cm do clip da chumbada e meto um estralho de fio 0.30 ou 0.35 com cerca de 1m e na ponta um clip para o palhaço.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Pesca em Setubal
« Responder #11 em: 15:00 Terça, 26 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se estás á pesca, significa que estás a mais do que 300m da costa


é isso,é ir aos árabes em qualquer altura e ver barcos de covos e das redes tudo em cima de terra
 

Offline MOTS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quinta, 07 de Março de 2019
Re: Pesca em Setubal
« Responder #12 em: 15:29 Terça, 26 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se estás á pesca, significa que estás a mais do que 300m da costa


é isso,é ir aos árabes em qualquer altura e ver barcos de covos e das redes tudo em cima de terra


o que é os "árabes"???
 

Offline A Guedes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 180
  • Agradecido: 65 vezes
    • Alhos Vedros
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Domingo, 24 de Setembro de 2017
Re: Pesca em Setubal
« Responder #13 em: 17:25 Terça, 26 de Março de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
Citação de: jomartes em Hoje às 15:00
Citação de: Jppinto em 17:58  Quarta, 25 de Janeiro de 2017
Se estás á pesca, significa que estás a mais do que 300m da costa


é isso,é ir aos árabes em qualquer altura e ver barcos de covos e das redes tudo em cima de terra


o que é os "árabes"???

Penso ser a zona em frente a urbanização que se encontra entre Troia e a Comporta
 

Offline MOTS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quinta, 07 de Março de 2019
Re: Pesca em Setubal
« Responder #14 em: 11:13 Quarta, 27 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Citação de: jomartes em Hoje às 15:00
Citação de: Jppinto em 17:58  Quarta, 25 de Janeiro de 2017
Se estás á pesca, significa que estás a mais do que 300m da costa


é isso,é ir aos árabes em qualquer altura e ver barcos de covos e das redes tudo em cima de terra


o que é os "árabes"???

Penso ser a zona em frente a urbanização que se encontra entre Troia e a Comporta

Ah ok o, obrigado. Essa urbanização chama-se SolTróia.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]