collapse

Autor Tópico: Triplos - Owner vs VMC 9626ps  (Lida 10648 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ppdionisio

Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« em: 10:48 Quinta, 12 de Janeiro de 2017 »
Na sequência das 2 entradas anteriores, onde referi por diversas vezes, os triplos da VMC modelo 9626ps deixo um curto comparativo.


Na foto abaixo estão, da esquerda para a direita:


VMC 9626ps #1
VMC 9626ps #2
Owner  #2 (retirado de uma Lucky Craft Flashminnow 130 e desconheço o modelo. Parecem-me ST-46 mas não dou certeza)


VMC9626ps#1 - VMC9626ps#2 - Owner #2

A nível de tamanhos é perfeitamente visivel, a possibilidade de troca direta dos Owner #2 pelos VMC 9626ps #2. A nível de peso difere um pouco. Os VMC são mais pesados (0,4g no tamanho 2 e 0,7g no tamanho 1).


Owner #2 - Peso: 1 grama


VMC 9626ps #2 - Peso: 1,4 gramas


VMC 9626ps #1 - Peso: 1,7 gramas

Idealmente, a substituição dos triplos deve incidir em triplos de peso semelhante. Existem algumas amostras, como o caso da LC Flashminnow, que pelo excelente agarre que têm aceitam triplos de peso superior. Deixo esta nota porque, por exemplo, as LC devem ser das amostras em que mais vezes se coloca lastro nos triplos. Caso sejam substituídos por VMC 9626ps #1 a amostra ganha 1,4 gramas de peso, sem a necessidade de lastrar. É também importante validar que os triplos não se cruzam entre si, para evitar que fiquem presos um no outro.


VMC#1 - Owner #2 - VMC #2

Visto de cima, é possível validar que a abertura dos Owner (triplo do meio) é um pouco maior que no mesmo tamanho dos VMC (tamanho #2 no triplo mais à direita). É também, facilmente visível a grossura superior nos VMC.


Diâmetro Owner #2 - 1mm


VMC #1 - Diâmetro: 1,5mm (aproximadamente)


VMC #2 Diâmetro: 1,3mm (aproximadamente)


Se formos aos tamanhos mais usuais, o tamanho 4, temos os seguintes:


VMC 9626ps #4 vs Owner ST-46 #4

São os que mais substituo visto ter um ódio pessoal por estes Owner.

Em ambos os casos, a troca é directa, visto que têm exactamente o mesmo peso (0,9 gramas)


Owner ST-46 #4 - Peso: 0,9 gramas


VMC 9626ps #4 - Peso: 0,9 gramas

A nível de diâmetros também temos diferenças, com os VMC (apesar do mesmo peso) terem um diâmetro superior.


Owner ST-46 #4 - Diâmetro: 1mm


VMC 9626ps #4 - Diâmetro: 1,2mm (aproximadamente)

Vistos de cima, também é possível validar que a abertura nos VMC é menor, quando comparados com o mesmo tamanho nos Owner.


Owner ST-46 (esquerda) - VMC 9626ps (Direita)

Ao longo dos anos testei vários da Owner, VMC, Decoy, Vanfook, etc... Acabei por me fidelizar a estes pelos bons resultados que tive e pelos testes que fiz.

Além da excelente qualidade/preço, já que são triplos que custam pouco mais de 20 cêntimos cada unidade.

Deixo um video, de 2003, sobre a fábrica da VMC (para quem se interesse por esta parte de conhecimento)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zé Maria, Nelson Peres, dpeneireiro, JVieira, PedroMrDias, DGuerra, Paulo J Fernandes, Ricardo Nunes

Offline Tiago Macedo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 423
  • Agradecido: 24 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:15 Sexta, 14 de Outubro de 2016
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #1 em: 11:15 Quinta, 12 de Janeiro de 2017 »
Obrigado pela partilha e teste, esta nos planos a troca de alguns triplos nas amostras que possuo.
Quem quer pescar há-de-se molhar.
 

Offline José Grillo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 162
  • Agradecido: 4 vezes
    • Alcácer do Sal
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:42 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #2 em: 21:20 Quinta, 12 de Janeiro de 2017 »
Muito bom, Obrigado, já fazia falta aqui este tipo de comparação tão pormenorizada.
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #3 em: 00:59 Sexta, 13 de Janeiro de 2017 »
Mais uma boa partilha. Obrigado.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #4 em: 15:58 Sexta, 13 de Janeiro de 2017 »
Muito bom  :fixe: :fixe: :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #5 em: 22:47 Terça, 31 de Janeiro de 2017 »
Boa partilha!
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #6 em: 22:58 Terça, 31 de Janeiro de 2017 »
Boas

Excelente partilha!
Também apostei nos VMC, neste caso os  9617 PS.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #7 em: 11:34 Terça, 12 de Setembro de 2017 »
Agora pergunto: de onde vem esse ódio pessoal?

Sem experiência rigorosamente nenhuma, indo à loja adquirir triplos, olhava para os owner e para os vmc e compararia.

- Das primeiras coisas que repararia seria a espessura: dou sempre preferência a anzóis finos exceto se souber de antemão que dobram fácil demais. Tenho a sensação que um anzol fino ferra sempre melhor. E a questão de dobrar é um pau de dois bicos - quantas carpas já trouxe eu com o anzol 22 completamente direitinho mas com o lábio preso na barbela - um anzol que dobra não é um anzol que parte e muitas vezes, em alguns tipos de pesca, isso é importante.
Mas como são triplos para mar, em rocha, se calhar dobrar torna-se um empecilho e quando há prisões pode ser o cabo dos trabalhos.
No entanto e vislumbrando estas duas possibilidades por este ponto de vista, provavelmente o ponto iria para os owner para experimentar a real resistência dos mesmo (dar uma hipótese).

- Depois repararia na forma: parece-me que a forma dos owner é mais "matadora". Aquele ângulo mais acentuado entre a ponta do bico e o final da curva (os bicos estão mais para dentro), fazem-me questionar se o peixe não terá mais dificuldade em se libertar depois de ferrado e se a ferragem não será mais facilitada. O owner é um anzol mais à chinu, ou yamame não sei bem, mas que costumam ser dos meus formatos preferidos precisamente pela ferragem facilitada e desferragem dificultada.
Novamente ponto para owner.

- Marcas: owner e VMC são bem conhecidas e este capitulo dispensa bem comentários alongados.
Ponto para os dois.

- Acabamento: Os VMC têm muito melhor acabamento que os owner (vê-se ai numa dessas fotos). É claro que isso é secundário, mas os olhos também comem. Os VMC são grosseiros e a meu ver o grosso é "menos atraente", mas como disse: para rocha talvez faça sentido serem mais grossos.
Ponto agora para os VMC.

- Bico: Apesar de grossos os VMC são anzois conhecidos e símbolo de qualidade, tal como os owner. Aqui teria mesmo de testar ambos para saber qual o bico que resiste mais às abrasões pois não faço a mínima ideia.
Ponto para os dois.

- Por fim há a questão do preço: os owner (acho eu) serão mais caros. No entanto eu, em anzois não ligo ao preço pois sei bem que o barato sai caro... mas numa comparação justa os VMC sairiam a ganhar.
Ponto para os VMC.

Ora, neste contexto e repito, sem a mínima experiência dos dois triplos exceto ter boas referências de uns e outros, a votação estaria empatada.

Eu sem ser influenciado por fatores externos e neste cenário, conhecendo-me como conheço, traria os owner. No entanto, como já por aqui li algumas coisas, e sei a opinião de alguns utilizadores (tanto de mar como de rio), estou já com a opinião inquinada e certamente que quando for adquirir triplos serão VMC.

Gostava era de fundamentar com sentido esta escolha e por isso pedia a quem usa os dois e tem experiência com ambos e ódios especiais por uns ou outros (geralmente até é só por uns) que comentassem os pontos indicados.
Uma coisa é tirarmos medidas, pesos, formas... outra é descrever na prática os porquês de uns serem melhores que outros em função real.

Abraço

 

Offline ppdionisio

Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #8 em: 11:48 Terça, 12 de Setembro de 2017 »
Viva caríssimo,

O ódio prendem-se precisamente pela fragilidade dos Owner (pelo menos nesse modelo em especifico). Veio da utilização dos Owner e das más experiências de muitos anos...

Já perdi a conta aos peixes que perdi pelos Owner terem cedido e aberto ( só este ano já conto com 2. O ano passado além dos que abriram os Owner tive um que partiu mesmo )... Aconteceu-me uma única vez com os 9626 e estava bem ferrugento...

Nunca tive problemas com os VMC... Têm aguentado todos os peixes que tirei e nunca troquei 1 triplo por ter aberto, nem precisei de em ação de pesca pegar no alicate para o colocar no sitio...

A ter de lutar e apertar com 1 peixe capaz, prefiro 100x os 9626 e não os troco por nenhuns outros... Experimentei muitos... Mas como estes não encontrei nenhuns em qualidade/preço...

Mas lá está, é algo pessoal... Eu prefiro ter a certeza que o triplo não vai ceder (com espaço para trabalhar o peixe dificilmente o multi ou o leader cedem... já os triplos é outra conversa)...

Com a passagem por água doce os VMC aguentam bastante, ficam pretos, mas sem ferrugem... Os Owner já não é bem assim. O tratamento anti-corrosão é largamente superior nos VMC.

Em relação às ferragens, são poucas as vezes que falham... Quando falham é porque o peixe é pequeno e não tenho interesse em puxá-lo  ;D ;D Agora a sério, não são frequentes as desferragens ou mesmo o falhar a ferragem... Já tirei alguns pelo lombo/barriga com os VMC e cravam realmente bem e não perdem o bico facilmente nas pedras...

Mas cada qual com o seu...Aqueles dão-me confiança... 0 problemas e muito peixe que facilmente abriria os Owner...

Abraço

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dpeneireiro, Ricardo Nunes

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #9 em: 09:33 Quarta, 13 de Setembro de 2017 »
Agora sim, considero o tópico completo... uma opinião mais fundamentada de quem experimentou e sabe o que se passa na realidade e os quês e os porquês das coisas.

Senão o inocente iniciante questiona-se: mas porquê trocar triplos de amostras já de si tão caras??? Ou então tira só porque sim porque viu num tópico que era isso que se devia fazer. >:D >:D

Abraço e obrigado por mais esta lição/opinião.
 

Offline alaskaw0lf

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 10 vezes
    • HELLgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Quinta, 01 de Fevereiro de 2018
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #10 em: 00:06 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 »
Boas, antes de mais obrigado pelo excelente post :fixe:

Agora a questão: recentemente comprei uma Zig Walker 105F que vem equipada com os VMC 7547 TI Spark Nº2 e gostaria de obter algum feedback dos mesmos já que aparentam uma certa fragilidade

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
« Última modificação: 00:09 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 por alaskaw0lf »
Pescar é arte, gradar faz parte...
 

Offline tyntas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
  • Agradecido: 6 vezes
    • caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:34 Quarta, 03 de Outubro de 2018
Re: Triplos - Owner vs VMC 9626ps
« Responder #11 em: 21:02 Sexta, 28 de Dezembro de 2018 »
Boas, vou ter que substituir as fateixas e gostaria de saber onde posso comprar essas vmc 9626ps.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]