collapse

Autor Tópico: Iniciante no surfcasting  (Lida 2130 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline adgomes87

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:51 Sábado, 03 de Outubro de 2015
Iniciante no surfcasting
« em: 17:07 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
Boa tarde pessoal.

Iniciei-me no surfcasting a cerca de 6 meses no entanto os resultados a nivel de peixe não tem sido muito famosos, comecando a colocar em causa muita coisa, desde a habilidade do pescador (o mais provavel  :D), ao material, montagens, anzois, tudo um pouco.

Comecando pelas montagens e é onde tenho mais duvidas. Apenas sei fazer uma montagem, que consiste em 2 destrocedores triplos ligados pela madre de 0,5mm. Depois em cada destrocedor sai um estralho cada um com 1 anzol. Por ultimo ligo um dos destrocedores a linha do carreto e outro a uma chumbada. Gostava de saber o que acham da montagem e em que posso melhorar.

As linhas que tenho no carreto sao de 0,35 sendo tambem a mesma medida para os estralhos.

As iscas que tenho utilizando é casulo, bicha branca, ameijoa, e sardinha. Os anzois que tenho utilizado são o numero 1 e 3.

Os locais de pesca têm sido entre figueira da foz e mira.

Gostava que me pudessem dizer o que posso estar a fazer errado, o que posso melhorar.

Obrigado
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #1 em: 17:22 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
Dá uma olhadela neste tópico, especialmente no pdf, pode ser que te esclareça possíveis duvidas em relação a montagens.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nesta ciência não exata que é a pesca dá sempre para ir melhorando e a cada saída se aprende alguma coisa. Mais importante do que o material xpto é a leitura do mar, bastam uns metros ao lado para o sucesso ou para o fracasso.

O melhor conselho que te posso dar é insistires, explorares os pesqueiros, os tamanhos, diâmetros e tipos de montagem que melhor funcionam nessa zona (ou mesmo nesse dia) e os resultados aparecerão.

Não sei como são os teus pesqueiros, mas pesca sempre o fino que o mar e pesqueiro permitam.

Boas pescas  :fixe:
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

Offline johnteixeira

Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #2 em: 17:48 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
Ola, e bem vindo. Penso que no inicio o melhor será começar pelo simples e eficas.

"Comecando pelas montagens e é onde tenho mais duvidas. Apenas sei fazer uma montagem, que consiste em 2 destrocedores triplos ligados pela madre de 0,5mm. Depois em cada destrocedor sai um estralho cada um com 1 anzol. Por ultimo ligo um dos destrocedores a linha do carreto e outro a uma chumbada. Gostava de saber o que acham da montagem e em que posso melhorar."

Para mim destorcedor triplo é para esquecer xD é coisa mesmo que odeio ( Opinião pessoal, a quem use e goste, acho muito old school) Faz assim, na linha da madre , colocas um stooper daqueles que ja trazem (borracha-missanga-destorcedor-missanga-borracha) no final colocas o alfinete da chumbada e tens tudo feito. com o alfinete trocas as chumbadas, e o estralho metes pela madre por onde quiseres, mais em baixo ou mais em cima. Se quiseres dois estralhos metes dois stoopers pela madre. (não sei se sabes a que me refiro, coloco foto no final.

"As linhas que tenho no carreto sao de 0,35 sendo tambem a mesma medida para os estralhos." para começar esta bom, mas quando tiveres técnica certa e entenderes e sentires a necessidade de algo mais, depois vai se improvisando ;)

As iscas que tenho utilizando é casulo, bicha branca, ameijoa, e sardinha. Os anzois que tenho utilizado são o numero 1 e 3. " nada a apontar, porém, se não usares agulha de iscar, recomendo vivamente"

Deixo te a imagem de dois alfinetes para a chumbada e os stoopers onde colocas os estralhos.

Cumps. Alguma dúvida, diz.
« Última modificação: 17:50 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 por johnteixeira »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

Offline eau13356

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 42 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:21 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #3 em: 17:55 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
De facto as "montagens de um herege" são a bíblia para os iniciados. Eu também comecei há relativamente pouco tempo no surfcasting, e comecei a ter mais resultados quando simplifiquei a montagem. Experimenta usar apenas um anzol com destorcedor junto da chumbada. Também recomendaria reduzires a linha do carreto, 0.35 vai afetar os lançamentos. Eu uso multi 0.20 e vou mudar para 0.14...

A pesca involve muitas variáveis de pesqueiro para pesqueiro, nada como ir experimentado várias soluções. Neste forum vais encontrar muita informação, espreita tópicos mais antigos que encontras bons exemplos.

Cumprimentos
Sérgio
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

Offline Pr0teu

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 57
  • Agradecido: 3 vezes
    • Melides
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:44 Domingo, 11 de Setembro de 2016
Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #4 em: 18:13 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
Eu cada vez gosto mais dos urfes as vezes pensamos que por usar mais anzois a probabilidade de apanhar mais peixe vai aumentar secalhar até o contrário cada vez mais me convenço disso pelo menos agora no inverno com mares smp mexidos.  Experimenta usar urfes vais ver que gostas. [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87, Peko

Offline johnteixeira

Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #5 em: 19:35 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu cada vez gosto mais dos urfes as vezes pensamos que por usar mais anzois a probabilidade de apanhar mais peixe vai aumentar secalhar até o contrário cada vez mais me convenço disso pelo menos agora no inverno com mares smp mexidos.  Experimenta usar urfes vais ver que gostas. [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Também sou grande fã de urfes, e de inverno para mim são indispensaveis, de facto ou uso de metal como esse, ou o urfe invisivel feito de fio 0.50 que faço eu. depois uso dependendo do mar.

Eu por norma funciono assim, uma cana com 1 estralho e outra com dois estralho (cima e baixo) ou só um em cima, depois, vejo onde andam a picar, as vezes só picam em baixo , outra em cima, outra nos dois, só vou aumentando os estralhos se vir que esta mesmo peixe pelas aguas, pois ter mais estralhos sem saber se existe pescado é um desperdício de isca e um aumento de trabalho.

Cumps.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

Offline adgomes87

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:51 Sábado, 03 de Outubro de 2015
Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #6 em: 20:08 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
Obrigado a todos pelas respostas.

Sim eu no verão quando pescava so com um anzol com a lula ou pilado utilizava o urfe. Se calhar vou voltar a colocar uma cana com um anzol e a outra com dois.

Em relação as medidas, quais são as que utilizam para a madre e para estralhos? E em relação as montagens com a urfe?

Sobre aqueles stooper que me falaste, achas qie me consegues mostrar uma montagem feita para ter uma ideia de como se faz?
Obrigado
 

Offline johnteixeira

Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #7 em: 20:54 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado a todos pelas respostas.

Sim eu no verão quando pescava so com um anzol com a lula ou pilado utilizava o urfe. Se calhar vou voltar a colocar uma cana com um anzol e a outra com dois.

Em relação as medidas, quais são as que utilizam para a madre e para estralhos? E em relação as montagens com a urfe?

Sobre aqueles stooper que me falaste, achas qie me consegues mostrar uma montagem feita para ter uma ideia de como se faz?
Obrigado

Em relação ao stopper, neste video ele só tem a borracha, mas é igual, é passar tudo para a linha.   Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A medida dos estralhos já vai depender de como se encontra o mar e o diâmetro e tipo de linha que vais utilizar. Cada situação é especifica, mas assim ás 7 pancadas, não menos de 60 cm até 1 m a 1.20 com mar mais mexido. e com mar normal entre 1.20 a 1.50 mt.

Cumps.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20344
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #8 em: 21:20 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
A montagem não é o ideal, a linha do carreto também não, mas mesmo assim é o suficiente para apanhar peixe.
Acho que mesmo que o problema é o peixe.
O peixe têm andado afastado da costa, fazendo-se umas boas pescarias esporádicas.
Vai insistindo e pode ser que um dia destes dês com o peixe.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

Offline adgomes87

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:51 Sábado, 03 de Outubro de 2015
Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #9 em: 23:22 Domingo, 08 de Janeiro de 2017 »
Mais uma vez obrigado.

johnteixeira em relação ao stopper, como fazes para o fixar na linha e coloca-lo na posição que queremos?

Rider qual seria a montagem e a linha do carreto ideal que aconselharia?

Obrigado
 

Offline johnteixeira

Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #10 em: 01:46 Segunda, 09 de Janeiro de 2017 »
O stopper aperta de acordo com o diametro da linha, ele fixa sempre ( a borracha esta em aperto na linha) se o quiseres mexer na linha é so o mexeres de um lado para o outro. Por exemplo se apanhares peixe o mais provavel é o peixe o descer ate abaixo da chumbada =D

Neste video do luis moreno ele está a utilizar , dá uma olhada  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Por acaso o que ele está a utilizar no video é exactamente a montagem mais simples que te falei.

Cumps.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #11 em: 02:04 Segunda, 09 de Janeiro de 2017 »
o video que querias postar acho que era este

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

Offline johnteixeira

Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #12 em: 12:37 Segunda, 09 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o video que querias postar acho que era este

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



Não, era mesmo o que meti que é o primeiro video dele, nesse ele já usa o stopper em montagens previamente feitas e não quero confundir o adgomes87

Cumps ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

Offline adgomes87

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:51 Sábado, 03 de Outubro de 2015
Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #13 em: 22:46 Segunda, 09 de Janeiro de 2017 »
Obrigado, para a proxima ja vou exprimentar uma montagem dessas.

Acham essencial colocar uma linha mais fina no carreto e utilizar chicote?

Cumprimentos
 

Offline johnteixeira

Re: Iniciante no surfcasting
« Responder #14 em: 00:00 Terça, 10 de Janeiro de 2017 »
Para mares oeste e norte onde o mar mexe muito e um fio fino ajuda. sim. mas é algo para um nivel seguinte visto que também uma linha mais fina requer mais algum cuidado.

Acho que a que tens para iniciar chega. para gastar mais dinheiro vale mais ser depois ;).

cumps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: adgomes87

 

* Tópicos Recentes

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por José Couto [19:44 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]