collapse

Autor Tópico: Características Nylon \ Fluorcarbono  (Lida 6015 vezes)

Offline xpto

• Corvina
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:48 Quarta, 31 de Agosto de 2016
Re: Características Nylon \ Fluorcarbono
« Responder #60 em: 12:58 Terça, 24 de Janeiro de 2017 »

Gostava de ter a vossa opinião.

Na hora da escolha do fio para peixe grande, uns têm como prioridade o diâmetro do fio depois vem a resistência, outros é a marca e a resistência. Muitos pescadores  utilizam a velha máxima  equipa que ganha não se mexe, não estão para muito trabalho, escolhem sempre o mesmo.

A realçar que

Tomando como verdade a resistência anunciada ser em pesca (fio molhado) e “considerando que todos os fios em comparação satisfazem todas as outras variáveis”  , a logica da escolha  seria o de maior resistência independentemente da secção do fio (diâmetro).
Mas é aqui que tudo complica-se, a resistência publicada em terminadas marcas muitas das vezes não corresponde à verdade mais a perda da qualidade do nylon em molhado que muitas das vezes chegam a atingir mais de 60% da resistência mais a perda de diâmetro,  isto vai obrigar o  pescador a tirar as suas próprias conclusões independentemente do que vem no  rotulado. São os próprios pescadores que dão o aval final. Muitas marcas começam já a fazer enfase na sua publicidade que os  testes são efetuados pelos próprios  pescador como garantia da resistência e da qualidade do fio em detrimento dos testes efetuado pelas máquinas. Quanto a isto acho que as marcas começam a explorar a deficiente garantia e os erros que  muitas das vezes cometem  na falsa informação que vem nos rotulados e utilizam a logica do pescador que o melhor “ é aquele que é aprovado por ele, pelo pescador” para captarem mais vendas.
Mas este tipo de procedimento que o pescador é que tira as suas próprias conclusões cria um outro tipo de problema, o pescador só avalia o que conhece o que existe na comercialização local, ignorando e rejeitando todos os outros.

Quanto aos dois fios que aqui coloquei, em Espanha é muito utilizado o ION POWER FLUOR-X AWA-SHIMA na captura de grandes peixes, em Portugal o PLINE tem muita aceitação e reconhecido por parte de muitos pescadores como fio de boa qualidade.
Isto acontece mesmo dentro de Portugal , umas marcas/artigo são mais comercializadas no Sul do que no Norte e vise-versa, devido a isto os pescadores têm a sua opinião formada em relação ao que conhecem, o que é vendido localmente.
No exemplo que dei do fio da AWA-SHIMA em relação  ao PLINE a escolha recaiu após uma acesa discussão neste ultimo. AWA-SHIMA é uma marca reconhecida em Portugal mas o fio em questão nem por isso e equiparam a um de fraca qualidade, já em relação ao Pline a opinião é bem diferente e por isso justificam a sua preferência mesmo que a sua resistência anunciada seja inferior ao da ION POWER FLUOR-X da AWA-SHIMA.

…..  …. ….. ….. ..

Com tantas variáveis envolvidas muitas das vezes na troca de opiniões é difícil chegar-se a um consenso.

Para simplificar… faço a seguinte pergunta.

Entre dois fios com resistências e qualidade garantidas qual o que escolhiam para tirar um bom  peixe:.
1 . Fio mais fino e com mais resistência
Ou
2 Fio com maior diâmetro e resistência inferior.

Boas pescas!
Quando estou à pesca não estou no mar mas no céu

Offline joseferreira77

« Responder #61 em: 13:33 Terça, 24 de Janeiro de 2017 »
se me dás um mono mais fino e com mais resistência, escolho fino com mais resistência. sempre.

só no surfcasting é que te pergunto se dá para pescar com o dito fino (no caso de um estralho); as condições podem exigir mais grosso para não enrolar
mas mesmo assim, já que não disseste se é para procurar ou ou para trazer para casa o peixe, escolho o mais resistente.

provavelmente na embarcada a coisa segue também a mesma ideia.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xpto

Offline Paulo Bernardo

• Carapau
  • **
  • Mais importante que isca, é a paciência
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:14 Terça, 01 de Janeiro de 2019
« Responder #62 em: 18:59 Domingo, 15 de Dezembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
« Responder #63 em: 01:50 Domingo, 05 de Janeiro de 2020 »
Apenas para aguçar este tópico :P

Reparei que muitos perguntaram sobre como se prova a verdadeira resistência de um fio.

Se repararem algumas marcas que efectivamente se preocupam com esse assunto colocam a resistência em kg de peixe estimada e ao lado a resistência do fio segundo a norma ISO 2062

Esta norma é internacional e conheço muito bem porque trabalho na area da metrologia industrial e equipamentos de medição.

O teste é efectuado por uma máquina de tração em laboratório. Este valor é real e a certificação ISO é o sela de garantia da marca.

Apenas notar que nem todas as marcas apresentam a norma ISO e nao deixam de ser grandes marcas e/ou fios.

Offline to

• Carapau
  • **
    • viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:40 Sábado, 02 de Novembro de 2019
« Responder #64 em: 16:44 Domingo, 05 de Janeiro de 2020 »
 eu (que não sou pescador nem pecador) testei um fio multifilar 4X xinoca da seguinte forma:
 Tenho que deixar a roupa estendida.... só pode ser na cozinha, .... e agora..... vou estar fora 15 dias....  já sei tenho ali um fio novo...  vou testar a resistencia daquilo...... estico entre dois ganchos com um no cego...  deixo 10 camisas penduradas por cruzetas...  e tenho fé.... no fio claro!
17 dias depois estavam no mesmo sitio com a diferença que estavam mais baixas..... alongou o fio. 
Tudo impecável.  fio multi 4 X   e com diâmetro de 0.40 e cerca de 7/8 metros em duplicado. (roupa muito molhada inicialmente)

um destes dias encontrei um fio nailon de 0.40 que dizia 39 kg....  xinoca ....   achei aquele valor tão estranho!

Acho que (não é critica é constatação) como em outras coisas na vida se dá demasiado valor a produtos com nome, quando se sabe que o fabrico não tem segredos... existem produtos de maior qualidade a menor preço... basta cuscar.... é que as máquinas  são as mesmas, varia alguma química e muito markting...... 

Offline Costa_Vicentina

• Marlin
    • V.N.Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Terça, 14 de Janeiro de 2014
« Responder #65 em: 19:16 Quinta, 09 de Janeiro de 2020 »
eu (que não sou pescador nem pecador) testei um fio multifilar 4X xinoca da seguinte forma:
 Tenho que deixar a roupa estendida.... só pode ser na cozinha, .... e agora..... vou estar fora 15 dias....  já sei tenho ali um fio novo...  vou testar a resistencia daquilo...... estico entre dois ganchos com um no cego...  deixo 10 camisas penduradas por cruzetas...  e tenho fé.... no fio claro!
17 dias depois estavam no mesmo sitio com a diferença que estavam mais baixas..... alongou o fio. 
Tudo impecável.  fio multi 4 X   e com diâmetro de 0.40 e cerca de 7/8 metros em duplicado. (roupa muito molhada inicialmente)

um destes dias encontrei um fio nailon de 0.40 que dizia 39 kg....  xinoca ....   achei aquele valor tão estranho!

Acho que (não é critica é constatação) como em outras coisas na vida se dá demasiado valor a produtos com nome, quando se sabe que o fabrico não tem segredos... existem produtos de maior qualidade a menor preço... basta cuscar.... é que as máquinas  são as mesmas, varia alguma química e muito markting...... 

Tudo dito..acredito até que as mesmas fábricas que fabricam para as grandes marcas,seja fio,carretos e afins,depois escoam o mesmo produto com outros nomes..e isto acontece também cá a nivel de produtos alimentares..a mesma fabrica produz para dezenas de marcas,o produro é só o mesmo.Voltando aos artigos de pesca,temos é que dar com o bom produto no meio de tanta coisa made in china

Offline canivete

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #66 em: 09:55 Sexta, 10 de Janeiro de 2020 »
Aqui a questão fulcral é a que acho que não vamos conseguir responder... Pois não temos maneira de ver que fluorocarbonos são mais puros do que outros.

No meu caso uso fluor quase sempre, umas vezes por acreditar que é melhor e me dá mais capturas, mas outras pela sua quase nula memória o que para surfcasting é essencial.
Uma das razões porque uso fluo é exatamente por causa da memória a diferença na pesca embarcada é grande

Offline canivete

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #67 em: 09:58 Sexta, 10 de Janeiro de 2020 »
Se fosse pela invisibiidade não se usariam no tipo de pesca que pratico linhas de 0.23 exe:na ultima embarcada que fiz quem estava aos diversos fez muitaaaaaa diferença

cumpts

* Tópicos Recentes

Escolha acertada no meu primeiro conjunto de pesca embarcada? por João Gomes [Hoje às 01:02]

Onde andam os sargos da Roca? por carlosfishcarlos [23:36 Sábado, 22 de Fevereiro de 2020]

Bass Fly Fishing por kalvas [23:18 Sábado, 22 de Fevereiro de 2020]

2° dia ao corrico, 1° peixe por kalvas [23:07 Sábado, 22 de Fevereiro de 2020]

Acertei no conjunto??? por João Gomes [21:53 Sábado, 22 de Fevereiro de 2020]

Sunset - AMNESIA por Zé Maria [09:05 Sábado, 22 de Fevereiro de 2020]

Duvida entre dois carretos por Antonio.Silva [07:02 Sábado, 22 de Fevereiro de 2020]

Spining zona de setubal por Costa [21:47 Sexta, 21 de Fevereiro de 2020]

Interpretação do Windguru por carlosfishcarlos [14:17 Sexta, 21 de Fevereiro de 2020]

Nova cana para pesca embarcada por Sérginho5 [13:51 Sexta, 21 de Fevereiro de 2020]