collapse

Autor Tópico: Estreia e material...  (Lida 5825 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Estreia e material...
« em: 21:27 Segunda, 10 de Fevereiro de 2014 »
Boas pessoal

Dia 25 de fevereiro vou me estrear na embarcada... tenho umas questões... 1º tenho carretos de surfcasting com linhas com 0,18 0,20 e 0,25 e 0,45 mas tudo monofilamento. compensa comprar um multi 0,20 por exemplo que dê para embarcada e surfcasting com aguas calmas ou alguma das linhas antes referidas chega para a estreia? 2º tenho chumbadas de gota de 200 gr. e umas de surfcasting menores que 170. chega? em relação ás montagens eu tenho umas já feitas mas estava a pensar em mudar os estralhos para 0,25 fluor e fazer umas de origem tudo com fluor. vale a pena?

Obrigado desde já
Boas pescarias assim que o tempo deixe
Work to fish
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 405 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #1 em: 22:16 Segunda, 10 de Fevereiro de 2014 »
Olá Miguel
1º-tens alguem amigo que te empreste material(é a estreia podes não te adaptar)
2º-deduzo que seja aos diversos,um 0,14 chegaria mas como parece quereres utilizar o fio para outros fins,talvez um 18 um 19 maximo 20(multi) a esse muti deverás com um nó que pode ser o albright unir um chicote em mono na ordem de 0,30 de -+8 metros.
Vais a  «PESCA EMBARCADA» selecionas «MONTAGENS PARA PESCA EMBARCADA» para teres uma ideia do que precisas.
Vais precisar de uma cana,minimo 3 metros,carretos não sei o que tens,multi,fluo no minimo,duas medidas a titulo de exemplo:um 30 e um 28,micromissangas,crossbeads,anzois,exemplo:chinu,pode ser os sasame gokuboso, destrocedores,chumbadas várias entre :140 a  200g
Não sabendo como vais reagir e evitar empatar uns euros,não é a mesma coisa mas podes comprar 3 ou 4 montagens ja feitas.


cumpts


Manuel Matos
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Estreia e material...
« Responder #2 em: 09:13 Terça, 11 de Fevereiro de 2014 »
Em relação as montagens, vê este topico:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
(lê com calma pois tens lá grande parte da "biblia")

O resto, qualquer carreto serve para estreia, no entanto e se puderes, compra uma bobine de 100 ou 135 mts de multifilar na casa do 0,19 (é mais que suficiente) +/- € 20
(tens de ter em atenção que se o carreto for fraco, regula bem o drag para não o submeteres a muito esforço....não te esqueças que numa embarcada o carreto está sempre a trabalhar)

Mesmo que não te adaptes à embarcada, o fio é bom para pesca à boia.

Chumbadas das 140g a 200g (começas com 140g e se o mar correr muito vais aumentando)

Em relação à cana, se puderes pede uma emprestada. Se gostares e não "engodares", ai pensas em comprar uma (se precisares de ajuda, abre um topico novo que o pessoal da-te umas luzes)

Não te esqueças de levar Alicate, desembuchador, tesoura.
João Rodrigues
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #3 em: 19:47 Terça, 11 de Fevereiro de 2014 »
Boas,

O multi é importante mas não imperativo! mediante a profundidade que pescares...
Tenta saber a profundidade dos pesqueiros, se for até um máximo de 40m, para iniciares, acho desnecessário o investimento no multi, vais ter outras despesas mais importantes e tens de ter em mente que podes não "gostar" da experiência...
O carreto se for rápido, ratio > 5:1, tens de recuperar com muita calma, um mono 0,25>0,30 com drag afinado, serve para os diversos...
Diz qual o material que tens para darmos umas ideias mas penso que um carreto de surfcasting deve dar para iniciares, podes é chegar ao final do dia com uma tendinite.  ;D
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Estreia e material...
« Responder #4 em: 22:07 Terça, 11 de Fevereiro de 2014 »
Obrigado pelas dicas pessoal. Eu tenho amigos que me podem emprestar material. Eu tinha pensado usar uma cana da  VERET AQUIL 2,90m, o carreto que pensei utilizar é o vega cc 8000 , ou um seaside 6000 talvez com um multi de 0,18 que tb dá para o surfcasting com mar calmo. Em relação a iscos... pensei levar camarão, ameijoa (em salga), sardinha e talvez uns caranguejo. Montagens tenho umas da hiro (Madre 0,50 / Estralho 0,40 25cm / baixada de 30cm / espaço entre anzois 40) e da sasame (madre 0,40 e estralho 0,30) tudo em fluor mas ja andei a pesquisar  aqui as montagens do pesqueiro e pensei em reduzir o tamanho da espessura do estralho para 0,25 e talvez aumentar o comprimento do estralho talvez para 40cm... Muitas duvidas eheh O colete vou pedir emprestado a um amigo.

Abraços
 
Work to fish
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #5 em: 22:57 Domingo, 16 de Fevereiro de 2014 »
viva,

Tambem sou da opinião, que para a primeira vez, não te metas a gastar muito dinheiro em material, que podes não gostar e ficas com o dinheiro empatado, se tiveres algum colega que te possa emprestar o material é o ideal e assim já ficas com uma ideia para quando o comprares

tinhas falado no multifilar, se por acaso usares, não te esqueças de meter um chicote, é que faz a diferença

as chumbadas de um modo geral usa-se entre as 180 e 220 gramas

essas montagens na minha opinião são muito grossas

em relação ao isco, para te poder ajudar tens de primeiro dizer em que zona vais pescar é que varia um pouco


abraço
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Estreia e material...
« Responder #6 em: 09:41 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 »
Boas pessoal. Comprei um multi power pro 0,19. tenho entao multi no vega cc 8000 e num vega akada mt 40 que uso muito para boia. As montagens tambem me parecem mto grossas. Vou para Peniche mas queria ver se apanhava peixe de qualidade, queria mudar as montagens todas e possivelmente pescar so com 2 estralhos maiores.
Iscos fico á espera das vossas opinioes.
Work to fish
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Estreia e material...
« Responder #7 em: 10:06 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 »
O melhor carreto é o akada ou o cc 8000 ? Ambos têm 135 de multi e ambos com drag bem afinado. No cc 8000 meti um chicote de 0,35. So tinha mais um 0,50 que achei ser muito.
Work to fish
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #8 em: 11:39 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 »
Sinceramente não aconselho tentar só o peixe de qualidade - pargos - na primeira vez que se vai a uma pesca embarcada aos diversos. Passar uma ou duas ou mais horas sem apanhar nada enquanto o resto do pessoal apanha safias, choupas ou carapaus não é muito bom.
Em Peniche normalmente uso camarão, lingueirão, ameijoa, lula, sardinha e berbigão ( raramente levo todos para uma só pesca ). Já vi sair pargos com todo o tipo de iscos, mas dizem os livros que se deve pescar com sardinha.
Neste momento, pelo menos nos grupos com que saio, o camarão é o isco mais utilizado.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Estreia e material...
« Responder #9 em: 21:45 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 »
Bom dia Miguel30

Face à questão colocada, ao desenvolvimento das suas ideias e não colocando em causa as opiniões de todos os que já responderam, se vai pescar a Peniche numa MT, aos "diversos", entre outras, poderá optar por estas sugestões:

Sugestão 1. Alinha com o pessoal maioritário e pesca aos "diversos", com 3 estralhos, seguindo as medidas da madre, estralhos e tamanho dos anzóis que por aqui já lhe foram indicados pelo João Rodrigues, através do link para o tópico onde se encontram.
Neste caso, o camarão a ameijoa, o longueirão, a lula, vários anelídeos..., parece-me serem a melhor opção.

Sugestão 2. Se como referiu, pretende pescar a exemplares com 2 estralhos compridos, pessoalmente, na área de Sines, uso o seguinte:

Ponteira de amortecimento: 12 metros (versátil para profundidades diversas, atendendo à capacidade de sentir)

Baixada: 0,45mm, com 120 a 150 cm de comprimento, mono normal ou coated

Estralho de cima: 0,40mmm, com 60 a 80 cm em fluorocarbono

Estralho de baixo: 0,40mmm,  com 80 a 100 cm, em fluorocarbono

Comprimento do fio, entre a chumbada e a inserção do estralho de baixo: 25 a 40 cm

Anzóis: tipo Chinu; tamanho entre 4/0 e 6/0 (dependendo da isca e tamanhos em que quer iscar)

Chumbadas: Dependendo da profundidade, corrente, tamanho das iscadas e lugar em que ficar no barco... 100 a 250g ou mais. Isto porque, para além da variação de pesos face às 3 primeiras variáveis, se estiver a pescar a bombordo ou estibordo muito perto de outros pescadores, terá de adequar o peso para não se empachar com eles, já se ficar num lugar mais desimpedido como a Popa, poderá explorar para mais longe e com iscas maiores, usando chumbadas mais leves e estralhos mais compridos.

Iscas: Sardinha, Camarão inteiro (com ou sem casca), Cabeça e tripa de Lula ou tiras grandes penduradas e outras iscas de tamanho considerável e mais duras, como a Cavala fresca em filete ou caranguejo.

Optando por este tipo de pesca numa MT não direccionada para exemplares maiores, tendencialmente correrá 3 riscos:

a) Poderá estar a ver os outros a tirarem peixes diversos e você não, embora o Besugo por exemplo caia muito bem nesta montagem mesmo com anzóis grandes.

b) Nomeadamente usando sardinha, poderá estar a engodar para outros e de repente vê um Pargo cair num companheiro que está na sua linha de aguagem a pescar com anzóis e iscos pequenos, nomeadamente se pescar nas laterais no barco

c) Pode ser você, com muita paciência a tirar os exemplares do dia, coisa que numa 1.ª vez poderá não ser fácil manter.

Sugestão 3. Não pesca com uma nem com outra, usando neste caso uma montagem intermédia, de dois ou três estralhos, sendo os de cima com 40cm  e o de baixo 50/60cm, em diâmetros também intermédios (0,30 a 0,35mm) e com anzóis entre o n.º 2 e 2/0, de cima para baixo.

Neste caso, aumentam as hipóteses de variar iscas maiores e menores, não ficando impedido pelo tamanho dos anzóis de ir capturando o que vier e permitindo, na minha opinião, apresentar melhor a isca no que respeita a exemplares maiores ou até outros.

Para todos os efeitos, deverá ir observando o que se passa à volta e adequar as montagens e iscadas, em função dos seus resultados e dos outros, ao longo da jornada.

Muito sinceramente parece-me que cada dia de pesca tem uma personalidade própria em que o comportamento do pescador também é, na minha opinião, um factor muito importante, pelo que tem dias em que nada funciona. Por tal, haverá que estar atento e diversificar não só ao nível dos materiais e iscas, mas também olhando a nossa actuação de forma crítica, atendendo a que muitas vezes será aí que estão sediadas as razões principais do sucesso ou insucesso duma pescaria.

Nota: As medidas referidas não são "nariz de santo", assim como as sugestões de iscas.

Cumprimentos

Ernesto Lima
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Estreia e material...
« Responder #10 em: 09:36 Terça, 18 de Fevereiro de 2014 »
Caro Ernesto, excelente ajuda.
Obrigado pela partilha que certamente irá ajudar o criador do topico, mas tambem muitos outros companheiros.
João Rodrigues
 

Offline Ernesto Lima

Re: Estreia e material...
« Responder #11 em: 11:52 Terça, 18 de Fevereiro de 2014 »
Não tem de quê João Rodrigues...   :)
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Estreia e material...
« Responder #12 em: 21:05 Terça, 18 de Fevereiro de 2014 »
Muito obrigado pela ajuda Sr Ernesto Lima , João Rodrigues, Braga entre outros. Sem duvidas que fiquei bem mais esclarecido. Penso que disseram quase tudo ;) Vou tentar seguir com a estratégia inicial dos diversos e quem sabe depois tentar uma montagem mais especifica para peixe de qualidade. Iscos levarei sardinha, lingueirão, caranguejo, camarão e talvez bibi ou americano. Já agora... Bucho de polvo alguém já usou em embarcada? Chicote 0,35 chega?

Cumprimentos
Work to fish
 

Offline Ernesto Lima

Re: Estreia e material...
« Responder #13 em: 22:38 Terça, 18 de Fevereiro de 2014 »
Boa noite Miguel30

Sobre a questão do "Sr", esqueça lá isso... Ernesto é suficiente. ;)

Quanto ao chicote, se se refere ao monofilamento que vem desde o multi até à baixada, penso que será suficiente 0,35mm, considerando a pesca aos diversos.
O nome que lhe chamo é ponteira de amortecimento e para exemplares costumo usar 0, 45 (o mesmo diâmetro da madre). Digo isto só por uma questão de identificação... não tenho nada contra "chicote".

Quanto ao bucho de polvo, só como isca, é excelente, no entanto não faz pesqueiro. Isto é, se cair num pesqueiro em que os grandes não andem por lá, o bucho de polvo só iscado, dificilmente atrairá peixes de longe.

É uma excelente isca em dias de muito roubo, por ser dura e resistir bem aos ataques dos "gaiatos", assim como também muito boa quando a pescar encostada a uma isca de cheiro atractivo, como por exemplo a Sardinha.

Num barco de recreio com dois ou três pescadores, costumo trabalhar o pesqueiro iscando sardinha e deixo uma cana a pescar sózinha iscada com bucho de polvo ou outra isca dura, como lula inteira, cavala fresca ou caranguejo inteiro e os resultados já se mostraram bastante interessantes, atendendo a que asseguramos isca atractiva durante mais tempo.
Numa MT, se vir que tem muito peixe miúdo a subir ou a roubar, então será uma boa aposta aguardar um bocado com uma boa iscada de bucho do dito.
Também na hora em que pára para almoçar, poderá ser uma boa aposta deixar a cana a pescar sózinha com tal iscada (de modo a não se empachar com outros) e sempre de olho na cana, pois peixe grande que por ali apareça, provavelmente poderá escolher essa isca, muito por se manter durante mais tempo, para além de ser um bom pedaço.

Um último pormenor... se começar a sentir toques de peixe miúdo na iscada de bucho, não tente ferrar logo, deixe comer que talvez venham outros toques e a surpresa seja maior.

Resumindo, o Bucho de Polvo tem-se mostrado uma boa isca para o Pargo, entre outros, e, principalmente por ser rija, uma boa isca para quando tem muito peixe miúdo a devorar iscas.

Em quantidades consideráveis (10 a 20 buchos), também é um bom engodo se os cortarmos em bocados grandes e formos largando para o fundo, antes e durante a acção de pesca, coisa que numa MT, não se fará individualmente por não sabermos se tal engodagem não se vira contra nós.

Numa primeira embarcada, vamos cheios de planos, sonhos com peixes enormes e coisas do género, normalmente querendo fazer as pescas todas do mundo num só dia e nem nos apercebemos disso porque estamos a viver sensações espectaculares.
Por vezes, alguma atenção descontraída, insistência e variação de iscadas, mesmo diferentes de todos os outros e fazendo ouvidos moucos a frases do tipo "hoje não há peixe", "o peixe não quer comer" e etc.; fazem acontecer a denominada... "sorte de principiante"

Não imagina o quanto já aprendi com principiantes a actuarem assim...

Se não falarmos entretanto que tudo corra pelo melhor.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #14 em: 22:43 Terça, 18 de Fevereiro de 2014 »
Bela intervenção Ernesto. Gostei de ler e agradeço o contributo :fixe: :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Ernesto Lima

Re: Estreia e material...
« Responder #15 em: 23:24 Terça, 18 de Fevereiro de 2014 »
Não tem de quê Nelson. :)


Cumprimentos
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Estreia e material...
« Responder #16 em: 18:56 Quinta, 27 de Fevereiro de 2014 »
Boas pessoal !

Venho contar então como foi a estreia... foi complicada, muito complicada... eheh
O mar esteve com aviso amarelo, ondulação de 4 a 5 metros na zona de Peniche. O meu estomago não aguentou e de 2 companheiros idem...
Foi um mau dia para a estreia, foi pena mas assim que o mar acalme vou tentar de novo... Não sei  se serei estúpido ou corajoso...
De resto, o pessoal que conseguiu pescar safou-se com carapaus, chopas, umas safias e 3 parguetes, acho que até um ruivo saiu.
Obrigado de qualquer modo por todas as dicas
Bons dias de pesca meus amigos ;)

Miguel
Work to fish
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #17 em: 19:10 Quinta, 27 de Fevereiro de 2014 »
Melhores dias virão companheiro :P Acontece. Agora aguenta por um dia mais calmo  :)) e logo tentas de novo. Eu não gosto de ir pescar de barco por causa desse problema de estomago  8) 8)
Nelson Peres
 

Offline Ernesto Lima

Re: Estreia e material...
« Responder #18 em: 22:49 Quinta, 27 de Fevereiro de 2014 »
Boa noite Miguel.

De facto iniciações com mar desse não são grande ideia. Congratulo-me por saber que continua com vontade de ir.

Sobre a questão do enjoo não pense que tal é assim um problema que não se possa resolver.

Digo-lhe que pessoalmente tive uma luta de anos contra tal mal e encaro-o com respeito, pensando que é um erro grande para qualquer homem do mar pensar que nunca enjoará  mesmo que tal nunca lhe tenha acontecido.

Sem pretender desviar a atenção do pessoal para fora do "Pesqueiro" e, por ser algo extenso, não estar a repetir o que já escrevi, deixo-lhe um artigo sobre o assunto que talvez contribua para a eventual luta contra esse mal.

Pode ver aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O artigo é de 2008 e a introdução não terá grande interesse, pelo que o ideal é saltá-la.

Abraço

« Última modificação: 22:51 Quinta, 27 de Fevereiro de 2014 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #19 em: 00:24 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014 »
Boas,

Infeliz estreia mas ainda bem que continua decidido a dar uma nova oportunidade e com mar mais simpático pode vir a ter um dia bastante agradável.

Nunca cheguei a enjoar mas tive uma ocasião que andei perto.
Já vi pessoas mesmo doentes a bordo e é por isso que encaro essa condição com bastante seriedade.

Mais uma boa contribuicao do amigo Ernesto.
Ensinaram me quanto fiz o curso de patrão, que toda a gente enjoa, até os velhos lobos do mar, apenas uns podem enjoar em poucos minutos e outros precisar de anos seguidos de mar para acontecer...
É uma situação resultante de um desiquilibrio dum órgão do ouvido interno que todos temos.

Força aí e lembra-te que para a próxima será melhor!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Pinhas75

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 23
    • Coruche
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:48 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #20 em: 00:27 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014 »
Boas,

O enjoo é realmente algo que não podemos prever.

Podemos tomar algumas precauções, mas nunca é 100% certo.

Acontece a todos, a mim ainda não aconteceu, mas também já rondou a situação.

No entanto, vais ver que da próxima vai correr melhor.

Abraço
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Estreia e material...
« Responder #21 em: 09:14 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal !

Venho contar então como foi a estreia... foi complicada, muito complicada... eheh
O mar esteve com aviso amarelo, ondulação de 4 a 5 metros na zona de Peniche. O meu estomago não aguentou e de 2 companheiros idem...
Foi um mau dia para a estreia, foi pena mas assim que o mar acalme vou tentar de novo... Não sei  se serei estúpido ou corajoso...
De resto, o pessoal que conseguiu pescar safou-se com carapaus, chopas, umas safias e 3 parguetes, acho que até um ruivo saiu.
Obrigado de qualquer modo por todas as dicas
Bons dias de pesca meus amigos ;)

Miguel

Boas
Fico contente por quereres insistir e tentar novamente.
Em relação aos "engodos", felizmente ainda não me aconteceu....o que não quer dizer que algum dia não seja dia "santo"! Já andou lá perto, mas quando assim é, como uma buchazita, bebo agua e a coisa passa.
Agora, pelo que dizes, faz-me um bocado de confusão barcos sairem para o mar com ondulação de 4 a 5 metros, para mais nas Berlengas que não é nada facil.
Espera mais um mês ou dois e com o bom tempo vais ver que não queres outra coisa.
João Rodrigues
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #22 em: 10:07 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
faz-me um bocado de confusão barcos sairem para o mar com ondulação de 4 a 5 metros
João, eu também saí no sábado, o mar estava para aí de 4 metros, mas sem vento. Fazia uma vaga larga, não incomodava muito. Para veres, fomos até ao Cerro, cerca de 90 minutos de viagem.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Estreia e material...
« Responder #23 em: 10:15 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
faz-me um bocado de confusão barcos sairem para o mar com ondulação de 4 a 5 metros
João, eu também saí no sábado, o mar estava para aí de 4 metros, mas sem vento. Fazia uma vaga larga, não incomodava muito. Para veres, fomos até ao Cerro, cerca de 90 minutos de viagem.

Okay. Se assim foi, no problem!
João Rodrigues
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Estreia e material...
« Responder #24 em: 23:13 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Viva

Antes de mais nada, parabéns pela estreia, apesar de não ter sido a ideal, mas o que interessa é não desistires e ires ateimando

apenas te queria dar um concelho, se não me engano és de Lisboa, para começares este tipo de pesca começaste por um mar muito complicado, tenta sair em Setubal, é muito mais calmo, para te iniciares é o ideal
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [21:09 Quarta, 01 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]