collapse

Autor Tópico: Trabuco t force super iso vs power pro  (Lida 3399 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Trabuco t force super iso vs power pro
« em: 19:47 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Ola companheiros.

Pelo que ja repararam alguns de voces, eu sou novo nisto das canas supercasting e fios mono ou multi, porque sempre usei caneloes de 3 partes e fios relativamente baratos, 500Mts 8 euros, 1000 metros 10 euros, 0.45,0.50 etc.
E pelo peso desses canelões faz me mesmo doer as costas, e pelo que optei por uma cana supercasting levezinha para pescar no mar.
Estou muito indeciso nestes dois fios, porque gastar tanto dinheiro por um fio e depois nao gostar, é complicado porque o orcamento tambem nao o permite. Vou puxar os cordoes a bolsa para ter um fio que me permita fazer bons lancamentos e ter linha para tirar uns peixes jeitosos.
Porque o meu problema é que eu uso neste momento uma linha 0.50 porque pesco muito a noite, e tiro muitos safios, congros e robalos e tenho que ter uma linha jeitosa, mas no 0.50 como é muito grossa nao me deixa lancar muito longe, e como essas linhas sao relatiovamente finas e melhores quero optar por uma destas duas linhas que me parecem muito boas e pelo que me têm dito varias pessoas sao muito porreiras.
Ontem fui a uma loja de pesca e tive na mao estes dois fios, mas fiquei tao indeciso que nao comprei nenhum dos dois, mas pelo que me disse o senhor da loja de pesca, disse me que ambos sao muito bons, mas que optava pelo 0,35, 040 da trabuco ou o 0.23 da power pro.
Mas como tambem como uso chumbeiras 120, 150 tambem nao quero um fio que esteja sempre a rebentar sempre que lance.

A praia que pesco sempre é esta do linha abaixo, muita pedra, muito sargaço, este video foi feito a filmar uma baleia, mas dos videos que tentei encontrar é o que mostra melhor o mar para vos explicar em que condições eu pesco.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


E neste video como podem ver tem estado como estes dias...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O que me aconselham trabuco t force super iso 0,35 ou 0.40 ou power pro 0.23?
Peço ao pessoal que nao mencione outros fios senao ainda fico mais indeciso.

Obrigado a todos.
« Última modificação: 19:50 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 por pedro10braga10 »
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #1 em: 20:27 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Boas
Só uma correçãozinha não é supercasting é surfcasting ;D
Quanto às linhas alguém com mais experiência de certeza que te ajudará  :fixe:
Boas pescas
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #2 em: 20:28 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Ó povo do Norte, toca a falar eheheh
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #3 em: 20:31 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Só por curiosidade, alguém sabe o que aconteceu à pobre coitada da baleia?
 :-\
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #4 em: 20:31 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
pedra , sargaço, usar linhas finas com chicote nao será das melhores opçoes, porque o sargaço pela linha fora vai fazer muito peso e a possibilidade de perder muito material será enorme.

Para as chumbadas que usas, tens algumas opçoes

0,30 mm ou 0,35 mm da trabucco por exemplo e depois 15 metros de chicote que podes comprar os conicos ou podes usar uma linha 0,45 mm e faz practicamente o mesmo efeito.
desta maneira ganhas metros nos lançamentos e da-te mais segurança na pesca, se bem que se apanhares um safio maiorzito e ele entocar, será dificil de o tirar, mas isso acontece com estas linhas e com um 0,50 mm tb.

podes usar um 0,40 e pescar directo sem chicote, pode ser da trabucco, mesmo a lançar com 150 grs nao deves de ter nenhum problema

Podes usar o multifilamento esse da power pro.
eu gosto de usar multis, nao tenho os stress dos chicotes, de perder peixe por rebentar no nó, em zonas muito complicadas como essa prefiro o multi.
em zonas so de areia com aguas mais "faceis" uso monofilamento linhas finas , 0,22 ou 0,25 com chicote 0,45 mm.

por isso é opçao tua, com qualquer uma destas opçoes estrás bem servido.

com o multi tens de ter atençao a uma coisa, se a cana for muito rija a ponteira mexer mais, porque o multi é uma linha muito "seca" nao tem elasticidade nenhuma e com mares fortes sentes mais isso na ponteira.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #5 em: 21:28 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
O Pessoal da zona aconselhar-te-á melhor concerteza. Nas tuas opções, pescando no local onde pescas e em virtude da cana que compraste e preferia utilizar o Trabuco 0,30mm ou 0,35mm e depois utilizar 8 a 12 mts de 0,45mm a fazer de chicote. Podes comprar dos chicotes cónicos mas fica mais caro. O Trabuco é um fio com muita resistência.
Nelson Peres
 

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #6 em: 21:51 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Bem pelas dicas que me deram, vou comprar um 0.35 ou 0.40 da trabucco e usar 0.30 nos tensos.
Assim nao preciso de chicote e para as chumbeiras que uso 80,100,120 e muito raramente 150 serve.

Obrigado a todos, quem quiser dar a sua opinião é sempre bem vinda.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #7 em: 22:05 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Assim nao preciso de chicote e para as chumbeiras que uso 80,100,120 e muito raramente 150 serve.


e se apanhas muita alga é bom não ter chicote, costumam prender no nó, assim só vão ficar junto ao estralho e chumbada o que será mais fácil de resolver.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #8 em: 22:12 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Sargaço é o quê ?!! ???
Nelson Peres
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #9 em: 22:17 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sargaço é o quê ?!! ???

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

eheheh

= algas neste caso
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #10 em: 22:18 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sargaço é o quê ?!! ???

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

eheheh

= algas neste caso
:P :P :fixe: :fixe:
Nelson Peres
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #11 em: 22:27 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sargaço é o quê ?!! ???

Vê este episódio dos Caminhos da História Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #12 em: 22:29 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Lembrei-me agora, pesquisa também moliceiros
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #13 em: 22:46 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Para mim a melhor opção que tem a fazer é escolher o power pro em 0,28 já que nunca utilizou multifilamentos. É que o 0,23 parte muito facilmente no nó do chicote se ele não tiver bem feito... alem disso com o embater do nó nos passadores da cana vai fragilizando e se não o trocar de vez enquando com um esticão maior parte... o mesmo é válido para nylon fino com chicote.

Com o power pro 0,28 até pode usar à vontade chicotes de 0,60... mas já sabe... quanto maior for o comprimento do chicote menos lança mas tem a vantagem de ganhar elasticidade visto que o multifilamento não tem e por isso acaba por esforçar mais os estralhos.
A pescar com chumbadas pesadas não ganha muitos metros no lançamento por pescar com 0,28 em vez de 0,23, mas em termos de confiança a diferença é muita.

A segunda opção seria um bom 0,45 de nylon no carreto, mas tem a desvantagem no lançamento, no mar pegar mais no fio e de não ser boa ideia utilizar estralhos acima do 0,40.

Um conselho... treine bem o nó de união nylon-multifilamento pois com ele bem feito acaba por nem ser o ponto de rotura. Por exemplo comigo normalmente parte sempre ou algures no chicote por roçar na pedra, ou então no nó com o destorcedor que está na parte terminal do chicote.

 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #14 em: 22:48 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
um 0.40 ja te chega ja da para lançares o suficiente e matares peixe e aguenta bem com as chumbadas ;)
bora dar banho a minhoca
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Trabuco t force super iso vs power pro
« Responder #15 em: 23:07 Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
um 0.40 ja te chega ja da para lançares o suficiente e matares peixe e aguenta bem com as chumbadas ;)

O problema é que se ele também pesca aos safios, ter 0,40 no carreto depois não lhe permite usar estralhos mais grossos. E eu não aconselho nada pescar com estralho igual ou mais grosso que a linha do carreto se for de nylon, porque ao levar o nylon do carreto sempre ao limite cada vez que precisa de partir, até pode partir das primeiras vezes pelo estralho, mas depois ao fim de pouco tempo vai passar a vida a partir pelo fio do carreto uma vez que ele vai enfraquecendo.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]