collapse

Autor Tópico: Qual a diferença?  (Lida 4416 vezes)

Offline Miguel Reis

• Corvina
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Qual a diferença?
« em: 12:47 Domingo, 04 de Dezembro de 2016 »
Boas Pessoal, gostava que me explicassem qual a diferença entre SPINNING , BULDO, CORRICO, TROLLING E JIGGING , é que já tenho ouvido nomes diferentes para o que penso ser a mesma modalidade.
Obrigado  :D
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis

Offline Miguel Reis

• Corvina
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
Re: Qual a diferença?
« Responder #1 em: 14:40 Domingo, 04 de Dezembro de 2016 »
Então pessoal, ninguém me ajuda?
Miguel Reis

Offline Quantum

• Marlin
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 20:56 Domingo, 04 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Pessoal, gostava que me explicassem qual a diferença entre SPINNING , BULDO, CORRICO, TROLLING E JIGGING , é que já tenho ouvido nomes diferentes para o que penso ser a mesma modalidade.

Ora muito basicamente e resumidamente... 

-spinning é a pesca com amostras em que se ata a amostra directamente á linha principal e depois é lançar e recuperar.

-buldo é parecido mas usa-se principalmente na pesca com amostras mais leves (pingalins por exemplo) e recorre-se ao uso de uma boia de agua, vulgo buldo, para criar mais peso na montagem e assim ajudar nos lançamentos.

-corrico é semelhante ao buldo mas usa-se uma chumbada em vez do buldo, dando assim para pescar mais fundo, um pouco semelhante á montagem drop shot que usamos em agua doce.

-trolling é uma técnica que se usa a partir de uma embarcação e basicamente é a mesma montagem que se usa no spinning comum mas, em vez de se passar o tempo a lançar e recuperar a amostra, lança-se uma vez e depois "reboca-se" a amostra com o barco.

-jigging é uma técnica de pesca vertical, usa-se com zagaias, colheres e blade baits por exemplo, e consiste em fundear o barco sobre o pesqueiro, deixar a amostra afundar até ao fundo e depois animá-la com esticões da cana, assim uma espécie de animação iô-iô...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, Lawrence

Offline Ernesto Lima

« Responder #3 em: 21:21 Domingo, 04 de Dezembro de 2016 »
Boa noite Miguel.

Estava prestes a responder, mas o Quantum já o fez, e, na minha opinião, bem.

Quero só deixar aqui um apontamento relacionado com o Jigging que, de barco, no mar, podendo ser feita com o barco fundeado, é mais usual que se faça com o barco a derivar sobre as zonas quentes detectadas pela sonda. As derivas vão-se repetindo sobre as ditas zonas, onde se tentam colocar e animar as amostras.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Offline ajrs

• Marlin
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
« Responder #4 em: 22:35 Domingo, 04 de Dezembro de 2016 »
Miguel, ainda bem que perguntas-te  ;)
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 13:25 Segunda, 05 de Dezembro de 2016 »
Para mim e' tudo corrico.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Tiago Macedo

• Corvina
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:15 Sexta, 14 de Outubro de 2016
« Responder #6 em: 14:50 Segunda, 05 de Dezembro de 2016 »

-spinning é a pesca com amostras em que se ata a amostra directamente á linha principal e depois é lançar e recuperar.

-buldo é parecido mas usa-se principalmente na pesca com amostras mais leves (pingalins por exemplo) e recorre-se ao uso de uma boia de agua, vulgo buldo, para criar mais peso na montagem e assim ajudar nos lançamentos.

-corrico é semelhante ao buldo mas usa-se uma chumbada em vez do buldo, dando assim para pescar mais fundo, um pouco semelhante á montagem drop shot que usamos em agua doce.

-trolling é uma técnica que se usa a partir de uma embarcação e basicamente é a mesma montagem que se usa no spinning comum mas, em vez de se passar o tempo a lançar e recuperar a amostra, lança-se uma vez e depois "reboca-se" a amostra com o barco.

-jigging é uma técnica de pesca vertical, usa-se com zagaias, colheres e blade baits por exemplo, e consiste em fundear o barco sobre o pesqueiro, deixar a amostra afundar até ao fundo e depois animá-la com esticões da cana, assim uma espécie de animação iô-iô...

está praticamente tudo dito! eu por norma chamo corrico quando uso pingalim (borracha, raglou, redgill, refeel...), quer seja com chumbada, buldo, bombette, bola de golfe ... por norma cana mais longa que spinning (+-3,90), carreto ligeiramente maior  (tamanho entre 5000/6000)

Quem quer pescar há-de-se molhar.

Offline Miguel Reis

• Corvina
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 18:08 Segunda, 05 de Dezembro de 2016 »
E então assim o que se faz no Tejo às Corvinas encaixa em que modalidade, é que a mim parece ser uma mistura de spin com jig, não!?
Miguel Reis

Offline Lawrence

• Boga
  • *
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:56 Terça, 17 de Dezembro de 2024
« Responder #8 em: 13:14 Quarta, 19 de Fevereiro de 2025 »

E para que tipo de peixes se destina cada técnica?
Quem pesca ao buldo é para apanhar robalos, então por que nao praticar spinning? O peixe alvo é o mesmo.
O jigging  pelo que percebi é como na pesca ao chocos embarcada?

Abraço e bom topico

Offline Usersd

• Robalo
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
« Responder #9 em: 14:33 Quarta, 19 de Fevereiro de 2025 »
Hoje em dia tens tantas opções e tão variadas que não há uma linha certa a separar as técnicas.

O jigging geralmente é feito de barco. Mas tens muita gente a praticar shore jigging, que pesca com jigs feita de costa, e geralmente mais na horizontal devido a ser feita na margem.

Se eu espetar um buldo ou bóia de água  de 5 ou 10 gramas na cana de spinning, a maior parte das pessoas não lhe vai chamar buldo.

A malta que usa buldo para apanhar robalos, porque e que não usa amostra directa ao spinning?

São técnicas diferentes, com vantagens e desvantagens diferentes.
A vantagem mais evidente da pesca com buldo é poderes fazer lançamentos muito mais longos, mesmo com amostras mais pequenas por exemplo.

Offline Ernesto Lima

« Responder #10 em: 15:00 Quarta, 19 de Fevereiro de 2025 »
Boa tarde Lawrence.

Relativamente às técnicas enunciadas, pode talvez dizer-se que no spinning, buldo, corrico e trolling as amostras lançam-se e animam-se paralelas à superfície. a profundidades, maiores ou menores, conforme as condições se apresentarem, sendo os diferentes nomes aplicados conforme o que se usa para, em função do que se pretende face às condições de mar e vento, tentar o peixe de forma mais efetiva.

Relativamente ao Jigging, é uma pesca vertical, onde se usam amostras de maior peso permitindo, hoje em dia, pescar a profundidades significativas..., no limite mais fundo, há quem o faça na ordem dos 1000m, dependendo dos materiais em uso.

Com amostras idênticas às de Jigging vertical, mais pesadas que as de spinning e lançadas a partir de costa, o nome aplicado é Shore Jigging (Jigging de Costa).

Quanto à pesca ao choco, sendo vertical, as amostras são leves e arrastadas junto, ou pouco acima do fundo, denominando-se, hoje em dia, por Egging.

Quanto à pesca à Corvina, embora a profundidades relativamente pequenas, pode dizer-se que é um Jigging, independentemente de, entre outros tipos de amostras, também usarem vinis, sendo que estes, assim como inchikus e outros tipos de amostras, também se usam no Jigging Vertical mais profundo.

Não sei se apoiei ou compliquei, mas..., ando por aqui.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 18:03 Quarta, 19 de Fevereiro de 2025 »

A "coisa" está muito bem explicada de todas as formas, isto quanto a mim, claro.

Tem muitas variantes e nomes Ingleses como quase tudo e até pode confundir mas normalmente a cada pesca usamos só um método torna a "coisa" mais fácil.

Força.  :fixe:

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #12 em: 18:46 Quarta, 19 de Fevereiro de 2025 »
Para além das explicações já dadas, os materiais tb são diferentes, canas, carretos, linhas...
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

* Tópicos Recentes

Surfcasting na Praia do Meco por Rider [Hoje às 10:01]

Cana VEGA POTENZA S710 4.25MTR por cesarferreira2000 [18:01 Domingo, 27 de Abril de 2025]

Daiwa Liberty ou Vega Squaddra por CarlosF [23:53 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Sugestões Cana embarcada/Spinning por CarlosF [23:49 Sexta, 25 de Abril de 2025]

Montagem para Surfcasting (Simples e eficaz) por Bruno87 [22:51 Sexta, 25 de Abril de 2025]