collapse

Autor Tópico: Pesca aos ciprinideos  (Lida 6949 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #15 em: 22:41 Sábado, 07 de Junho de 2014 »
Boas hoje perdi amor aos aerios e fui comprar material.Comprei 4 kg de engodo e cânhamo, além disso comprei um aroma..
Na loja disseram me para um kg de engodo juntar meio kg de cânhamo e depois no fim do engodo juntar um bocado do aroma.
Eu tive a ver na net a técnica de pesca a manhosa.Eu sei que em competição o pessoal acha isso de truque sujo, mas para mim é mais para divertir me com as lutas que as carpas dão.Conhecem essa pesca.Como é a boia penso que seja mais preciso a engodagem(no feeder não sei se lanço sempre para o mesmo sitio)  ;D
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #16 em: 22:54 Sábado, 07 de Junho de 2014 »
Sexta em principio devo estar já a praticar.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #17 em: 23:16 Sábado, 07 de Junho de 2014 »
Viva André.
Então sempre praticas boia  :boia: .Eu pensei que fosse feeder.
Assim já sabemos. :)

A pesca á manhosa não tem nada de mais.A diferença está que nessa pesca tem boia e no feeder não.
E nem sempre trás resultados, mas ok.
Quanto ao engodo, a utilidade do canhamo é de fazer mais rapidamente a digestão,deste modo têm fome mais cedo e vão comendo mais.Não necessitas de usar tanto. Podes usar o meio kg. em dois de engodo.Chega bem.
O aroma pode ser meio saco para os dois de engodo.E no fim um punhado de milho e um de trigo,mas no engodo já feito .

Não te esqueças da fisga e do trigo para estares sempre a enviar paparoca para 1m antes da boia.

Um abraço e boas carpas.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #18 em: 23:19 Sábado, 07 de Junho de 2014 »
Fisga não comprei  :(.Estava pensando em lançar coma mão mas não deve alcançar distância suficiente.Apesar de que eu na barragem vejo as carpas bastante perto da margem.Na manhosa o sinalizador da picada é a boia endireitar ou como na pesca ao fundo?
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #19 em: 23:48 Sábado, 07 de Junho de 2014 »
A fisga dá sempre geito para estares sempre a enviar trigo para antes da boia.
Sobre a boia ela afunda na mesma.Se só endireitar  é porque o peixe já fisgou no anzol mas ainda não "arrancou" ou ainda não sentiu a picada do anzol.
Podes ver as carpas na margem ,mas não vais pescar a elas aí , mas sim para dentro da barragem.
Não te esqueças, engodo no mesmo sítio onde vais pescar e depois sempre a fisgar trigo.
Mas em vez de pescares com o estralho assente no chão podias "sondar " o pesqueiro e colocares o anzol mesmo a "raspar" no fundo.Para a carpa eu acho melhor.

PS- pescas com carreto e á bolonhesa , não é ?
Se sim , tens que lançar sempre para o mesmo sítio,senão tens o engodo num sítio e estás a pescar para outro.!!

Um abraço
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #20 em: 15:33 Quarta, 11 de Junho de 2014 »
Isso, o segredo é lançar sempre para o mesmo local e engodar sempre para esse local. Não deves encher o fundo de engodo, vais engodando aos poucos e sempre para o mesmo sitio e pouco de cada vez senão espalhas o peixe.

A manhosa, ou burra como alguns lhe chamam tem como vantagem teres sempre o anzol no fundo com a altura da boia regulada ela autorregula-se evitando a sondagem correta do pesqueiro e corrigindo alguns erros. Funciona geralmente bem a não ser que esteja vento a empurrar a boia para a margem, ou estejas sempre a puxar linha. Assim a boia irá arrastar o anzol pela margem acima e fica com um arco de fio entre o anzol e a bóia (hummm será que está a entender). Esse arco vai dificultar a deteção da picada e atrasar a ferragem. Para colmatar este efeito é que geralmente se usam pesos mais pesaditos (15-20gr) do que nas outras artes de rio.

O pessoal da competição não olha de lado para essa arte... eles não podem é usar isso pois na pesca de competição não se pode ter os chumbos de calibragem a tocar no chão ou lá o que é, e por isso esta técnica é proibida em competição. Mas depende dos concursos, em concursos de amigos é o que mais se vê.

Quanto á fisga, dá sempre jeito por causa da precisão do lançamento do engodo. Ainda para mais se estiveres a pescar longe.

Quanto à boia, ela funcionará exatamente da mesma maneira que as fixas... se experimentares deslocar a boia com o fio em tensão verificarás que ela não corre. Isso deve-se às duas voltas que o fio dá na haste. Quando uma carpa fisgar, se não tiveres o tal arco entre a boia e o chumbo que está no fundo, o fio entra em tensão e a boia irá ser arrastada para o fundo como se de uma boia fixa se tratasse. Se tiveres o tal arco, ou a carpa ferra bem e não terás problemas em avistar a boia a fugir, ou ela não ferra bem e anda a debicar e tu nem sentes que lá anda peixe.

Espero ter ajudado mais do que complicado... entretanto, a precisão e método de engodagem bem como a precisão do lançamento serão certamente o mais importante para boas capturas.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #21 em: 18:53 Quarta, 11 de Junho de 2014 »
Sim percebi quase tudo à excepção das duas voltas que o fio dá na haste.Pode explicar.
Agora já tenho as bases, agora o resto é junto à agua.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #22 em: 17:35 Sexta, 13 de Junho de 2014 »
Desculpa... Erro meu: eu conhecia a manhosa como sendo a burra... mas não é.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Estava a descrever a burra que, como podes ver no link acima leva duas ou três voltas de fio na haste da boia.
Agora também eu aprendi... e desculpa se te induzi em erro

Tudo o resto que indiquei é valido especialmente a precisão e frequência da engodagem.

Cumprimentos e boas pescarias.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #23 em: 17:09 Sábado, 21 de Junho de 2014 »
Na semana passada lá fui eu.Um chibinho que é muito bom.
Pesquei ao feeder primeiro e deu para perceber a mecânica.Lancei sempre com a mesma força estiquei a linha e depois de estar esticada fiz um nó de correr junto ao rodizio do carreto para quando lançar de novo ter uma referencia para onde lancei.

Como não estava a dar nada e tive medo de ter dispersado a engodagem mudei de pesqueiro e pesquei a burra, só que lancei logo ao pé e lançava o engodo à mão.Não sei se estava errado.

O que achei estranho e que às vezes lançava engodo e via se logo as carpas a no pesqueiro e nesse dia nem sinal delas.Pesqueiro mal escolhido???

Venho vos pedir ajuda para escolher o pesqueiro.A zona é a barragem de Santa Clara.

Apesar de não ter apanhado nada gostei bastante, é bem mais relaxante que a pesca à amostra.
Ah esqueci me de dizer, mas a cana dobrou uma vez,agora o que foi não sei, talvez um cagado que andavam bastantes lá.
Quanto a achigãs a Catedral já teve dias muito melhores.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #24 em: 22:16 Domingo, 22 de Junho de 2014 »
Andrezio viva.
Tenho a ideia que a barragem de Santa clara estava com a cota de água muito subida.
Mas agora não sei.
Deixa ver se algém aparece.
Sobre pesqueiros pior.Só lá pesquei uma vez e já nem me lembro de que lado.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Jpst74

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Marco de Canaveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:06 Sexta, 28 de Junho de 2019
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #25 em: 17:28 Quinta, 05 de Setembro de 2019 »
Boa tarde a engodagem neste tipo de pesca em casos que não existe corrente, deve ser feita para cima da bóia? Para a frente ou para trás?
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #26 em: 18:05 Quinta, 05 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde a engodagem neste tipo de pesca em casos que não existe corrente, deve ser feita para cima da bóia? Para a frente ou para trás?

Se estivermos a pescar sem carreto e a uma distância equivalente ao comprimento total da cana, devemos engodar ligeiramente antes da bóia, porque no caso de o fundo do pesqueiro não ser direito e tender a inclinar para fora, o engodo ao chegar ao fundo vai rolar para fora e depois não há cana para lá chegar.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Jpst74

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Marco de Canaveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:06 Sexta, 28 de Junho de 2019
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #27 em: 18:15 Quinta, 05 de Setembro de 2019 »
É com cana de carreto com 5 metros, normalmente ao lançar lanço mais a frente de onde engodei e depois puxo para o local engodado (não sei se está correto fazer assim), neste caso lanço na mesma para trás da boia?
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Pesca aos ciprinideos
« Responder #28 em: 18:47 Quinta, 05 de Setembro de 2019 »
No caso de pescar com carreto é indiferente engodar para cima da bóia ou não. O que tem que ser feito é engodar sempre no mesmo local e o isco ser colocado no sitio onde está o engodo e para que isso aconteça é necessário que se sonde o pesqueiro de modo a ter a certeza que a zona onde estamos a pescar e na área circundante temos a mesma profundidade.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]