collapse

Autor Tópico: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.  (Lida 26506 vezes)

Offline jmlfernandes

• Boga
  • *
  • a tentar fazer um pouco de tudo...
    • LAGOA - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:47 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #15 em: 10:06 Segunda, 17 de Março de 2014 »
já à muitos anos atrás... vi pescadores em Santa Cruz a tratarem a picada do peixe aranha com esse método do cigarro... e se não me falha a memória... creio que antes ainda cortavam a zona da picada com a navalha, chupavam o sangue envenenado (que cuspiam fora de imediato) e só depois é que utilizavam o cigarro...
JMLFernandes@Algarve

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #16 em: 16:18 Terça, 18 de Março de 2014 »
Eu gosto mais da tecnica do CR7...é chuto lol!!!
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline Joao Rodrigues

• Marlin
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #17 em: 16:29 Terça, 18 de Março de 2014 »
Apanhados na praia, sem duvida que é uma boa tecnica!
O problema é quando numa embarcada tiras um com 30cm e estás a olhar para ele a 1 metro da cara........

Apanhei um à bastante tempo e não tinha como o tirar.....com bastante cuidado lá consegui tirar o anzol!

Dois dias depois fui comprar um alicate de pontas comprido (Rapala) só a pensar nisso!

Ainda hoje o tenho e já o usei varias vezes......por isso, aranhas e rascassos é logo alicate pela boca dentro.  :)

Ps.
Um Amigo e Mestre de uma embarcação (que até está aqui registado) por causa disso esteve 2 meses a levar cortizona! 3 meses depois ainda tinha o braço inchado.
Por causa disso e agora quando os tira, corta logo o mal pela raiz  ;D
João Rodrigues

Offline Joao Rodrigues

• Marlin
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #18 em: 16:30 Terça, 18 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O problema é quando numa embarcada tiras um com 30cm e estás a olhar para ele a 1 metro da cara........

Apanhei um à bastante tempo e não tinha como o tirar.....com bastante cuidado lá consegui tirar o anzol!

Dois dias depois fui comprar um alicate de pontas comprido (Rapala) só a pensar nisso!

Ainda hoje o tenho e já o usei varias vezes......por isso, aranhas e rascassos é logo alicate pela boca dentro.  :)

Ps.
Um Amigo e Mestre de uma embarcação (que até está aqui registado) por causa disso esteve 2 meses a levar cortizona! 3 meses depois ainda tinha o braço inchado.
Agora quando os tira, corta logo o mal pela raiz  ;D
João Rodrigues

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #19 em: 11:22 Sexta, 21 de Março de 2014 »

Ps.
Agora quando os tira, corta logo o mal pela raiz  ;D

Fonix 3 meses? Não dá mesmo para facilitar!!
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #20 em: 00:24 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Boas,

Bom artigo, vou aconselhar esse tratamento, entretanto no Sábado passado calharam-me 2 fisgados com amostra, são predadores vorazes, para cerca de 20 a 25 cms, dão luta.

Cumprimentos.

Offline João Pinto

« Responder #21 em: 10:14 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Consegui ser picado 2X em 5 minutos ao fazer 2 release da mesma espécie, no segundo usei um pano para não me acontecer o mesmo mas ele deu uma pirueta e acertou-me novamente, não fiz nada, aguentei até passar mas que doi lá isso doi e não é pouco

Offline pantao

« Responder #22 em: 10:20 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
E são mesmo vorazes por muito grande que seja o anzol eles embucham sempre!

Offline rolamento

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 21 de Janeiro de 2014
« Responder #23 em: 15:47 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Muito util, ainda ontem apanhei 8 aqui na praia do Ancão, apesar do cuidado levei uma ferroada dos ferrões das guelras, que doeu durante duas horas. Hoje ainda tenho um dos dedos inchado.
Sacana do bicho conseguiu furar uma toalha da praia grossa e ainda apanhar dois dedos.
Ainda assim, diversos companheiros dizem que é um óptimo petisco. Se apanhar mais vou experimentar.
Tira-se muito mais da pesca do que apenas peixe...

Offline Tavares Baptista

• Marlin
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
« Responder #24 em: 15:55 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Muito util, ainda ontem apanhei 8 aqui na praia do Ancão, apesar do cuidado levei uma ferroada dos ferrões das guelras, que doeu durante duas horas. Hoje ainda tenho um dos dedos inchado.
Sacana do bicho conseguiu furar uma toalha da praia grossa e ainda apanhar dois dedos.
Ainda assim, diversos companheiros dizem que é um óptimo petisco. Se apanhar mais vou experimentar.

Boas apanhas-te 8 e o que fizeste com eles?

Na maior parte das vezes quando apanho peixe-arranha eles vêem embuçados e não facilito e corto a cabeça, não é algo que queira fazer mas é perigoso...mas são muito bons para comer, carne muito branca, tanto podemos fritar as postas como coze-los por inteiro....
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.

Offline rolamento

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 21 de Janeiro de 2014
« Responder #25 em: 18:19 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Devolvi todos os que vieram embuçados tirei-lhes o anzol com o alicate de pontas o melhor que consegui esperando não fazer muitos estragos. Se não é para comer não é para matar.
Para a próxima vou provar o petisco.
Tira-se muito mais da pesca do que apenas peixe...

Offline ClaudioP

• Marlin
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #26 em: 11:31 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Boa explicação. Eu ainda acrescento um ponto mais e foi como curei a picada ainda no pesqueiro. a solução fica para a malta menos delicada e eu comprovo que dá certo...e se dá. Assim que picado, o ardor começa. Como sempre ingeri muitos líquidos enquanto pesco, comecei com uma urinadela em cima da picada e seguido do cigarro aceso. O peixe que me picou já era grande e a ferroada foi mais séria. Expremi a picada o que doeu muito e segui do calor do cigarro. Sei que meia hora depois, parecia mais uma picada de mosquito. O veneno que ficou já era muito menos e pouco senti, em relação a outras picadas de peixes.

Actualmente costumo ter sempre uma luva para a mão esquerda o agarrar, apertando os dois bicos nos opérculos e de lombo para cima a fim de cortar os bicos com a tesoura ( se for peixe maior) ou desembuchar o anzol ( se for peixe pequeno) a fim de o jogar ao mar.

Peixe aranha cozido até para bebés é bom. Carne mais macia que a da chaputa.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.

* Tópicos Recentes

Daiwa prime caster III por duas [Hoje às 17:00]

Fateixas triplas e duplas por cmov [16:18 Segunda, 27 de Outubro de 2025]

Douradas desde a praia por Bruno87 [12:26 Segunda, 27 de Outubro de 2025]

Spinning Figueira da Foz / Aveiro por rgomesrui [21:51 Domingo, 26 de Outubro de 2025]

Tamanhos anzol vs amostra por rvascov [19:12 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por MgoShipher [10:38 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Pesca em pato por PedroP95 [09:44 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]