collapse

Autor Tópico: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.  (Lida 24788 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« em: 17:04 Sábado, 08 de Fevereiro de 2014 »
Boas!!


A designação de peixe-aranha engloba várias espécies. Em Portugal, a maioria das picadas deve-se ao peixe-aranha-menor (Echiictys vipera ou Trachinus vipera), que possui um espículo venenoso junto de cada opérculo branquial, e os 3 raios da primeira barbatana dorsal são também venenosos.
Vivem em fundos arenosos móveis, mas vêm muitas vezes às zonas costeiras onde estão a poucos centímetros de profundidade, semienterrando-se na areia podendo picar um membro de um animal que esteja na praia.
Espécie carnívora, ataca peixes e invertebrados que passem ao seu alcance, pois a sua imobilidade e cor, que o confunde com o fundo, tornam-no quase invisível para as presas. É frequente a sua captura com qualquer isco, sempre que se pesca em fundos de areia. É utilizado na culinária, nomeadamente nas caldeiradas e  fritadas.
Este peixe apresenta grande vitalidade, permanecendo vivo muitas horas após ser retirado da água e, mesmo depois de morto, a sua picada permanece venenosa por muito tempo.
A picada de peixe-aranha provoca uma dor violenta, intensa, intolerável, podendo durar 2 a 24 horas; é sujeita a exacerbações e irradia para a raíz do membro atingido, que fica edemaciado (inchado) e, por vezes, apresenta sufusões hemorrágicas.

Melhor maneira de tratar a picada de peixe-aranha:
A PIOR coisa que podem fazer é utilizar o "spray milagroso" (Cloreto de Etilo) que "trata" a picada do peixe aranha . Claro que as dores acalmam porque a zona que se borrifa fica quase "congelada"! Isto faz com que os vasos sanguíneos (cheios de frio) de "contraiam" (a chamada vasoconstrição) e o veneno fique "estático" no local da picada!!! O vinagre também é ineficaz!
Quando o efeito do spray passa (em poucos minutos), os vasos sanguíneos "retornam ao seu tamanho normal" (ocorre vasodilatação), a toxina flui rapidamente e à vontade pelo membro acima. O sintoma principal é a DOR, começando no local da picada e alastrando-se, acompanhando a progressão do veneno.

A toxina do peixe-aranha é destruída facilmente com a temperatura (com calor e não com frio!). Há quem diga que 40ºC (na toxina e não na pele) a destrói!
O tratamento preconizado, na maioria das vezes, é um escaldão ao membro à temperatura máxima que se conseguir! Boa... para além de se substituir uma dor por outra, iríamos começar a ver o pessoal de alguidar e CampingGaz na praia para ferver água :D
Felizmente que o veneno é trouxa e "morre" com temperatura elevada seja qual for a origem!

Como tal, o procedimento de "primeiros-socorros" para a picada do peixe aranha mais eficaz é: Um cigaro!!!
    1 - duas ou três passas no cigarro, para o borrão ficar grande e incandescente (dizem que a temperatura de um borrão de cigarro ronda os 700ºC);
    2 - aproximar o mais possível (SEM TOCAR) do local da picada e zona circundante;
    3 - repetir o procedimento duas ou três vezes (não esquecendo de ir dando umas passas valentes no cigarro - não se aconselha, mesmo sendo fumador, a "travar"este fumo, por causa da quantidade e temperatura a que está);
    - E "prontus", já tá!!!

Conselhos Finais:
1) ver se o(s) espículo(s) partiu e ficou na pele (é necessário tirar, mas não urgentemente - é tipo pico do ouriço do mar, já não está a "injectar" veneno);
2) desinfectar o local da picada (como se fosse uma vulgar ferida);
3) nas horas seguintes estar atento ao aparecimento de outros sintomas (inchaço, retorno alastrado da dor, derrames, náuseas, vómitos, etc.) e nesse caso recorrer imediatamente ao serviço de urgência do hospital mais próximo, pois para além do azar de ter sido picado, ainda tem, a piorar as coisas, uma sensibilidade exagerada à toxina (o que felizmente acontece a um número muito pequenino de pessoas) e isso requer tratamento e seguimento médico de emergência;
5) se alguém se aproximar de si com cloreto de etilo (o tal spray que "trata" a picada), mande-o ir "anestesiar... o peixe-aranha";
6) quando chegar à praia, se não o for, identifique logo os fumadores!!! ;D


Cumprimentos,
LMagina
« Última modificação: 17:15 Sábado, 08 de Fevereiro de 2014 por LMagina, Motivo: Algumas correcções »
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rafa

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #1 em: 18:02 Sábado, 08 de Fevereiro de 2014 »
Ja tinha ouvido falar mas aqui fica mais um esclarecimento muito bom :fixe: :fixe: :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #2 em: 18:31 Sábado, 08 de Fevereiro de 2014 »
nunca é demais relembrar
mas uma vez excelente
obrigado pela partilha de informação  ^-^ ^-^
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #3 em: 19:32 Sábado, 08 de Fevereiro de 2014 »

 Um desses malandros já me lixou, estava a tirá-lo do anzol, com um pano e cuidado mas piquei-me naquele lateral (opérculo branquial), num dos,... bem... estava a pescar mais uns amigos e foi uma pesca bem dolorosa, foram horas e horas em que a dor persistiu, foi bera.

 Para meu azar não conhecia essa do cigarro, até porque fumo e seria fácil aliviar a coisa :122:

 Para a próxima já sei (do cigarrito :join:) mas o melhor de tudo é um alicate e arrancar o gajo :fixe:

 
 

Offline carvalho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 293
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:18 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #4 em: 00:09 Quinta, 20 de Fevereiro de 2014 »
Excelente informação!  :D
"Pescar não é ter paciência; ter paciência é a espera entre uma pescaria e outra"
Carvalho
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #5 em: 00:28 Quinta, 20 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Os meus agradecimentos por mais esta informação, que para muitos era desconhecida, mas que por sinal a do cigarro eu sabia, agora só tenho um problema, já não fumo.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline meritoon

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 290
  • Agradecido: 9 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:57 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #6 em: 11:27 Quinta, 20 de Fevereiro de 2014 »
Já, tinha ouvido tanta coisa, e estava baralhado, quanto ao que fazer, se fosse picado.
Essa do cigarro é a primeira vez que tomo conhecimento e faz todo o sentido.
Obrigado pela explicação.

Ab
JM
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #7 em: 15:30 Quinta, 20 de Fevereiro de 2014 »
Luis vais fazer com que eu ande sempre com um maço de tabac0  quando for para a praia :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Alvaro Leite

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 228
    • Santa Maria da Feira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:26 Sábado, 25 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #8 em: 17:47 Quinta, 20 de Fevereiro de 2014 »
Belíssima informação Luís!
Obrigado pela partilha!
Vamos a elas antes que elas venham a nós!
 

Offline JorgeF

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 204
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #9 em: 11:12 Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 »
Muito obrigado pela partilha porque pessoalmente eu não sabia como se tratar em relação a picada do peixe aranha. Talvez felizmente por nunca ter sido necessário nem comigo nem com ninguém conhecido.
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #10 em: 11:20 Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 »
 :o :o :o Tenho de começar a pescar com fumadores!!! Belíssima informação, obrigado. Abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Costa_Vicentina

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 817
  • Agradecido: 33 vezes
    • V.N.Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Terça, 14 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #11 em: 01:41 Terça, 25 de Fevereiro de 2014 »
este verão pesquei um peixe que nunca tinha visto ao vivo e a cores..fui pegar(ainda estava no fio)...e toma lá uma ferruada...aguentei, chupei a cena...volto a aguentar(tinha chegado à puco tempo ao pesqueiro)...e passadas umas horitas passou...
 

Offline jorgekristovao

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 427
  • Agradecido: 9 vezes
    • Cartaxo-Peniche
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:06 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #12 em: 03:42 Sábado, 15 de Março de 2014 »
Bom tópico, eu por acaso ja sabia, mas muita malta desconhecia que é com o calor que elimina o veneno desse peixe.
Já que a ideia geral da malta para tudo é o GELO.
Abraço.
 

Offline savate

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
    • viana
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #13 em: 10:27 Sábado, 15 de Março de 2014 »
boa dica ... obrigado
 

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #14 em: 01:04 Segunda, 17 de Março de 2014 »
numa tarde cheguei a apanhar 3 e usei um pano que tenho sempre comigo para desferrar, as gaivotas agradeceram  ;D

 

Offline jmlfernandes

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • a tentar fazer um pouco de tudo...
    • LAGOA - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:47 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #15 em: 10:06 Segunda, 17 de Março de 2014 »
já à muitos anos atrás... vi pescadores em Santa Cruz a tratarem a picada do peixe aranha com esse método do cigarro... e se não me falha a memória... creio que antes ainda cortavam a zona da picada com a navalha, chupavam o sangue envenenado (que cuspiam fora de imediato) e só depois é que utilizavam o cigarro...
JMLFernandes@Algarve
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #16 em: 16:18 Terça, 18 de Março de 2014 »
Eu gosto mais da tecnica do CR7...é chuto lol!!!
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #17 em: 16:29 Terça, 18 de Março de 2014 »
Apanhados na praia, sem duvida que é uma boa tecnica!
O problema é quando numa embarcada tiras um com 30cm e estás a olhar para ele a 1 metro da cara........

Apanhei um à bastante tempo e não tinha como o tirar.....com bastante cuidado lá consegui tirar o anzol!

Dois dias depois fui comprar um alicate de pontas comprido (Rapala) só a pensar nisso!

Ainda hoje o tenho e já o usei varias vezes......por isso, aranhas e rascassos é logo alicate pela boca dentro.  :)

Ps.
Um Amigo e Mestre de uma embarcação (que até está aqui registado) por causa disso esteve 2 meses a levar cortizona! 3 meses depois ainda tinha o braço inchado.
Por causa disso e agora quando os tira, corta logo o mal pela raiz  ;D
João Rodrigues
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #18 em: 16:30 Terça, 18 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Apanhados na praia, sem duvida que é uma boa tecnica!
O problema é quando numa embarcada tiras um com 30cm e estás a olhar para ele a 1 metro da cara........

Apanhei um à bastante tempo e não tinha como o tirar.....com bastante cuidado lá consegui tirar o anzol!

Dois dias depois fui comprar um alicate de pontas comprido (Rapala) só a pensar nisso!

Ainda hoje o tenho e já o usei varias vezes......por isso, aranhas e rascassos é logo alicate pela boca dentro.  :)

Ps.
Um Amigo e Mestre de uma embarcação (que até está aqui registado) por causa disso esteve 2 meses a levar cortizona! 3 meses depois ainda tinha o braço inchado.
Agora quando os tira, corta logo o mal pela raiz  ;D
João Rodrigues
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #19 em: 11:22 Sexta, 21 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Apanhados na praia, sem duvida que é uma boa tecnica!
O problema é quando numa embarcada tiras um com 30cm e estás a olhar para ele a 1 metro da cara........

Apanhei um à bastante tempo e não tinha como o tirar.....com bastante cuidado lá consegui tirar o anzol!

Dois dias depois fui comprar um alicate de pontas comprido (Rapala) só a pensar nisso!

Ainda hoje o tenho e já o usei varias vezes......por isso, aranhas e rascassos é logo alicate pela boca dentro.  :)

Ps.
Um Amigo e Mestre de uma embarcação (que até está aqui registado) por causa disso esteve 2 meses a levar cortizona! 3 meses depois ainda tinha o braço inchado.
Agora quando os tira, corta logo o mal pela raiz  ;D



Fonix 3 meses? Não dá mesmo para facilitar!!
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #20 em: 00:24 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Boas,

Bom artigo, vou aconselhar esse tratamento, entretanto no Sábado passado calharam-me 2 fisgados com amostra, são predadores vorazes, para cerca de 20 a 25 cms, dão luta.

Cumprimentos.
 

Offline João Pinto

Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #21 em: 10:14 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Consegui ser picado 2X em 5 minutos ao fazer 2 release da mesma espécie, no segundo usei um pano para não me acontecer o mesmo mas ele deu uma pirueta e acertou-me novamente, não fiz nada, aguentei até passar mas que doi lá isso doi e não é pouco
 

Offline pantao

Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #22 em: 10:20 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
E são mesmo vorazes por muito grande que seja o anzol eles embucham sempre!
 

Offline rolamento

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #23 em: 15:47 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Muito util, ainda ontem apanhei 8 aqui na praia do Ancão, apesar do cuidado levei uma ferroada dos ferrões das guelras, que doeu durante duas horas. Hoje ainda tenho um dos dedos inchado.
Sacana do bicho conseguiu furar uma toalha da praia grossa e ainda apanhar dois dedos.
Ainda assim, diversos companheiros dizem que é um óptimo petisco. Se apanhar mais vou experimentar.
Tira-se muito mais da pesca do que apenas peixe...
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #24 em: 15:55 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito util, ainda ontem apanhei 8 aqui na praia do Ancão, apesar do cuidado levei uma ferroada dos ferrões das guelras, que doeu durante duas horas. Hoje ainda tenho um dos dedos inchado.
Sacana do bicho conseguiu furar uma toalha da praia grossa e ainda apanhar dois dedos.
Ainda assim, diversos companheiros dizem que é um óptimo petisco. Se apanhar mais vou experimentar.

Boas apanhas-te 8 e o que fizeste com eles?

Na maior parte das vezes quando apanho peixe-arranha eles vêem embuçados e não facilito e corto a cabeça, não é algo que queira fazer mas é perigoso...mas são muito bons para comer, carne muito branca, tanto podemos fritar as postas como coze-los por inteiro....
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline rolamento

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #25 em: 18:19 Domingo, 27 de Julho de 2014 »
Devolvi todos os que vieram embuçados tirei-lhes o anzol com o alicate de pontas o melhor que consegui esperando não fazer muitos estragos. Se não é para comer não é para matar.
Para a próxima vou provar o petisco.
Tira-se muito mais da pesca do que apenas peixe...
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: O Peixe-aranha e o tratamento da sua picada.
« Responder #26 em: 11:31 Sexta, 03 de Outubro de 2014 »
Boa explicação. Eu ainda acrescento um ponto mais e foi como curei a picada ainda no pesqueiro. a solução fica para a malta menos delicada e eu comprovo que dá certo...e se dá. Assim que picado, o ardor começa. Como sempre ingeri muitos líquidos enquanto pesco, comecei com uma urinadela em cima da picada e seguido do cigarro aceso. O peixe que me picou já era grande e a ferroada foi mais séria. Expremi a picada o que doeu muito e segui do calor do cigarro. Sei que meia hora depois, parecia mais uma picada de mosquito. O veneno que ficou já era muito menos e pouco senti, em relação a outras picadas de peixes.

Actualmente costumo ter sempre uma luva para a mão esquerda o agarrar, apertando os dois bicos nos opérculos e de lombo para cima a fim de cortar os bicos com a tesoura ( se for peixe maior) ou desembuchar o anzol ( se for peixe pequeno) a fim de o jogar ao mar.

Peixe aranha cozido até para bebés é bom. Carne mais macia que a da chaputa.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]